Leda Paulani Profile picture
economista, mas toco de ouvido um pouco de filosofia; professora da USP
Mar 31, 2023 5 tweets 1 min read
(1/5) Não poderia terminar o dia de hoje (na realidade já é amanhã...🙃) sem deixar algumas palavras sobre o arcabouço fiscal que o Ministro Haddad deu a público hoje.+ (2/5) Acho que não exagero se disser que a equipe da Fazenda conseguiu dar nó em pingo d’água para compatibilizar um desenho de regra fiscal não totalmente avesso ao mercado (financeiro) com o necessário espaço para o cumprimento das promessas de Lula, sobretudo no plano social.+
Mar 25, 2023 4 tweets 1 min read
(1/4) Uma das coisas mais interessantes sobre a atual conjuntura econômica de nosso país foi dita pela economista indiana Jayati Ghosh no Seminário sobre Desenvolvimento promovido recentemente pelo BNDES. Disse ela: + (2/4) o Brasil é um país masoquista: sem ter dívida líquida externa, tendo dívida interna baixa e sem ter exigências do FMI, se autoimpõe a tarefa de gerar superávits primários em meio a tantas demandas sociais e à necessidade de elevar o investimento público.+
Nov 18, 2022 13 tweets 3 min read
1/13 Há 3 dias escrevi no jornal GGN um artigo intitulado: "grande mídia ou grande terrorismo?" Trato ali da incrível caixa de ressonância q a gde mídia corporativa representa p/ o pensamento econ. ortodoxo e ultraliberal, que busca preservar a riqueza financeira de poucos.(+) 2/13 Terminei o artigo dizendo: "Se aos poucos devemos nos livrar do terrorismo bolsonarista, o contrário deve acontecer c/ o terrorismo econômico. Ele vai recrudescer e não seria tão bem-sucedido sem a ajuda do parceiro de sempre… uma mídia a serviço do Brasil, para poucos."(+)
Oct 9, 2022 13 tweets 3 min read
1/13 Foram necessários um sem-número de estudos de renomados professores de universidades tb internacionalmente renomadas p/ q se chegasse a uma "espantosa" conclusão: "há uma dimensão supraindividual na determinação da pobreza." Nossa! Que coisa, hein!? Mas não nos enganemos.+ 2/13 Segundo Samuel Pessoa, essa seria a "verdade da esquerda". Os + desavisados poderiam pensar que o professor Pessoa, conhecido por suas posições ultraliberais, teria finalmente encontrado um ponto em comum com o tipo de pensamento q ele combate cotidianamente. Só que não..+
Apr 3, 2022 15 tweets 3 min read
1/15 O grande economista e meu amigo Paulo Nogueira Batista diz neste artigo instigante que há uma pergunta que não quer calar, sobretudo no debate que divide os heterodoxos: há ou não um limite para a sustentabilidade da dívida pública? 2/15 Ele dialoga aqui sobretudo com aqueles que defendem a Moderna Teoria da Moeda (MMT na sigla em inglês), para os quais esse limite é um preconceito ortodoxo, uma vez que o Estado que se endivida na sua própria moeda, soberanamente emitida, não tem como “quebrar”.
Jun 29, 2021 12 tweets 2 min read
Considerações sobre afirmações de André L. Resende no Roda Viva e a Modern Money Theory (MMT).
André é um economista refinado, que discute de forma elegante e vem desafiando o mainstream por sua defesa da MMT. A discussão sobre esse tema no Brasil foi introduzida por ele.(+) 2 Foi muito oportuna essa atualização do debate q ele patrocinou e, dado o atraso e o primarismo congênito dos economistas e analistas q a midia em geral escuta, a MMT é uma arma estratégica importante p/ lutar contra o austericídio. Mas expresso aqui minhas discordâncias.(+)
Feb 22, 2021 18 tweets 4 min read
1 Peço licença para entrar no assunto q tem rendido muita polêmica graças a um tweet do querido @silviolual: o neoliberalismo. Afora os desaforos com os quais, como ele próprio já explicou, não se abala nem um pouco, muita coisa já foi escrita aqui, concordando ou discordando. 2 Pode ser q eu vá chover no molhado, e pode ser q alguém já tenha escrito s/ isso, pq foram inúmeras manifestações e certamente nem todas chegaram até mim. Se assim for, desculpem.
Penso q, se introduzirmos explicitamente no tema o elemento Estado, as coisas ficam mais claras.
Jan 6, 2021 5 tweets 1 min read
"O Brasil está quebrado e eu não consigo fazer nada". Mais uma declaração polêmica de quem está onde não devia. A estupidez condiz com quem a pronunciou e vai jogar lenha na fogueira do terrorismo econômico, que grassa no Brasil há décadas, ora mais, ora menos intenso. (+) Desta vez, o terrorismo econômico, engordado por essa estultice de que "está quebrado" servirá para "justificar" a genocida política de extinção do Auxílio Emergencial em pleno recrudescimento da pandemia. (+)
Nov 8, 2020 9 tweets 2 min read
Há uma certa discussão na esquerda sobre se devemos ou não soltar rojões pela vitória de Biden.
Sobre isso penso que é preciso deixar claras algumas coisas:
1) Os EUA são uma potência imperialista; em decadência, é certo, mas imperialista. (+) 2) Desse ponto de vista, pouca diferença faz, para a América Latina, por exemplo, quem está no comando lá. Sempre se acompanha as eleições americanas com interesse, é claro, mas, por isso, eu nunca me preocupei de fato com seu resultado.(+)
Sep 12, 2020 4 tweets 1 min read
Exato, mas a retração da oferta se deve ao fato de vários países produtores, por conta da situação anormal de pandemia, terem reduzido sua oferta de arroz ao mercado internacional para, estratégicamente, preservarem maiores quantidades para seu consumo interno. Segue O Brasil fez exatamente o inverso. A exortação foi quase 10 vezes maior neste ano do que em 2019. Os nossos produtores, muito preocupados com seus compatriotas, não desperdiçaram a chance de lucrar como nunca com a subida de preços do produto no mercado externo.