Leonardo Leite Profile picture
Sou professor de economia, tricolor 🇮🇹 e pai 👨‍👩‍👧‍👦. Opiniões aqui são bem pessoais. Faz o L!
Sep 13, 2022 14 tweets 4 min read
Terminei de ler o artigo sobre escravidão e Revolução Industrial britânica.  Criativo, original e desafia historiadores econômicos conservadores que ignoram a escravidão colonial para explicar o avanço do capitalismo inglês. Segue o fio-resenha... Eles testam a hipótese de Eric Williams de que a riqueza acumulada com escravidão  através  do comércio triangular foi importante no financiamento dos investimentos que acabaram desembocando no que chamamos de Revolução Industrial entre final século 18 e começo do 19.
Jun 1, 2022 5 tweets 2 min read
Meu ponto no Jornal dos Economistas foi o seguinte: EUA atacam o sistema monetário (sanções contra Rússia) e o sistema comercial (sanções contra China) porque estão perdendo a guerra tecnológica, que tem efeitos disruptivos. E quem sair na frente nesse campo vai colocar suas empresas em condições de ganhar lucros extraordinários e gerar capacidade ociosa nas concorrentes, concentrando para si a maior parte dos futuros fluxos de mais-valor que serão distribuídos sob essa nova base técnica.
Oct 14, 2021 11 tweets 3 min read
Sabe o que mais causa inflação nos países periféricos? O imperialismo! Vou explicar. No World Economic Outlook dessa semana, aquela publicação semestral do FMI, tem um capítulo só sobre inflação, que é o tema quente da economia mundial. Eles dividem os países em 3 grupos: economias avançadas (AE), economias emergentes (EM) e países de baixa renda (LIDC). E não é novidade que a inflação nos países periféricos (EM e LIDC) é sempre maior que nos países imperialistas (AE), como dá pra ver no gráfico.
Sep 21, 2021 5 tweets 2 min read
O @EleuterioPrado mostra que o capitalismo parece estar num beco sem saída, cuja expressão contemporânea deve ser uma severa estagflação pelos próximos anos. aterraeredonda.com.br/a-ameaca-da-es… O raciocínio é muito inteligente e depende de uma constatação teórica: a expansão da oferta de mercadorias depende da taxa de acumulação que, por sua vez, tem como limite superior a taxa de lucro.
Oct 21, 2020 18 tweets 5 min read
CURSO SOBRE A DIALÉTICA DA DEPENDÊNCIA DE RUY MAURO MARINI

Coloquei na rede os vídeos que gravei sobre o texto Dialética da Dependência do Marini para uma disciplina de graduação. São aproximadamente 55 min de exposição divididos em 5 vídeos. youtube.com/channel/UC_-Ml… A produção dos vídeos foi a 4 mãos. Fiz os roteiros e a gravação e o inestimável @doistss fez umas magias bacanas na edição. Por exemplo, as pequenas passagens do texto que eu leio aparecem transcritas na tela graças a ele. Valeu, @doistss !
Jul 7, 2020 26 tweets 6 min read
O neoliberalismo morreu. Como aquela planta que está com as raízes podres: continua de pé, mas já morreu. Morte matada pelo capital, o que significa que não temos nada a comemorar. Vou compartilhar nessa MEGA thread hipóteses abertas que demandam investigação mais cautelosa. 👇 1. O neoliberalismo, como uma fase do capitalismo, nascido dos escombros da crise dos anos 1960/70, se consolidou COMBINADO com outros dois processos: revolução tecnológica e globalização.