Nuno de Melo Profile picture
Os homens não podem melhorar uma sociedade ateando fogo nela: precisam buscar suas antigas virtudes e trazê-las de volta à luz.
Jun 24, 2025 11 tweets 2 min read
A INTELIGÊNCIA DO CONSERVADOR

1. Observe com atenção a intelecção do conservador brasileiro. Se afirmamos que o Estado deve investir na alta cultura e no esporte como instrumentos legítimos de soft power — armas discretas mas poderosas na guerra invisível pela influência global; 2. ele retruca com o automatismo do catecismo liberal: "isso não é função do Estado". Quando se propõe a restauração da monarquia, não por esteticismos, mas como a melhor forma de Estado para resistir à guerra cultural e às medidas ativas do serviço de inteligência estrangeiro;
Jun 23, 2025 13 tweets 3 min read
O VIRALATISMO DA DIREITA BRASILEIRA

1. Quando vemos brasileiros ocupando-se com ardor religioso da política cotidiana dos EUA, com fatos políticos próprios do contexto americano, nós estamos testemunhando a falência de um projeto de país e a degeneração espiritual de um povo. 2. Quando vemos influenciadores debatendo com euforia de lamber os lábios sobre Trump, celebrando com sorrisos a supremacia bélica dos EUA, defendendo com brilho nos olhos mais uma exibição de músculos do Tio Sam, nós vemos covardes existenciais mais do que patéticos, trágicos.
Jun 19, 2025 23 tweets 4 min read
TEATRO DAS TESOURAS: RAZÃO E FINALIDADE

1. As repúblicas estão presas em um ciclo político dialético artificialmente construído. O processo teve início com o advento dos dogmas revolucionários do liberalismo político consagrados nas Revoluções Inglesa (1688) e Francesa (1789). 2. Tais eventos promoveram a substituição das bases naturais da ordem social — alicerçados na autoridade espiritual e política, nas decisões locais e orgânicas, na devoção à continuidade histórica e ao enraizamento cultural — por abstrações ideológicas artificiais, a saber:
Nov 15, 2024 30 tweets 5 min read
FATOS HISTÓRICOS DE LESA-PÁTRIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

1. Nos 80 do séc. XIX ocorreu a infiltração positivista na Escola Militar da Praia Vermelha pelo Cel. Benjamin Constant. Uma geração de oficiais foi formada com caráter revolucionário, ateísta e republicano iluminista. 2. O Golpe da República de 1889 foi impetrado não só por paixões ideológicas dos cadetes do Cel. Constant e dos liberais maçons da Bucha paulista, mas também por influência americana da Doutrina Monroe (ethos republicano-protestante) e seus fins geoestratégicos e neoimperiais.
Nov 12, 2024 9 tweets 2 min read
QUEM É BOLSONARO?

1. O Bolsonaro é aquele que foi ungido para ser comandante, mas, em vez de assumir a missão de liderança, avoca a função de um sentinela de ameias, soa o berrante e avisa a tropa que o inimigo chegará às portas e que fará isso e aquilo para lhe destruir. 2. Quando o inimigo finalmente chega, em vez de orientar os oficiais no tabuleiro de guerra, pôr os homens em ordem e prepará-los para o embate, o Bolsonaro foge com o seu corcel, deixando a tropa desordenada e desprotegida no campo de batalha.
Oct 23, 2024 10 tweets 2 min read
BOLSONARO E AS TRAIÇÕES

1. As traições nos círculos de poder sempre existiram. Mas o que se destacou no Governo Bolsonaro foi o excesso delas, da parte de generais, de despreparados agraciados com cargos de responsabilidade e da permanência de lealistas petistas no Executivo. 2. O que isso revela? Ora, o excesso de traições é anormal e, portanto, revela um alto índice de turnover. Primeiro, a falta de confiança dos subordinados nas habilidades do líder para atingir os resultados almejados, de modo a lhes causar insegurança, incertezas e desistências.
Mar 30, 2022 12 tweets 2 min read
O PIOR CEGO É AQUELE QUE...

O fato do cargo de Presidente de uma República (presidencialista ou parlamentarista) ser de natureza periódica (no Brasil, oito anos), o Presidente em exercício jamais terá a independência para ter a coragem para promover as mudanças vitais ao país. Durante o exercício do mandato o Presidente goza de prerrogativas do cargo, como a impossibilidade de ser preso por crime comum, além de ligeira direção das FA e de grande parte do controle financeiro do Estado, o que lhe ajuda a governar e proteger a sua vida e de familiares.