Museu do Holocausto Profile picture
Primeiro Museu do Holocausto no Brasil. Espaço de educação, memória e pesquisa sobre a Shoá. Agende sua visita no site https://t.co/okHRVioWtV.
Aug 6 7 tweets 1 min read
Como encontrar fontes confiáveis sobre o Holocausto?

+ A imagem tem um fundo cinza escuro com manchas claras, lembrando um quadro de sala de aula recém-apagado. No centro, em letras brancas, está a pergunta: "Como encontrar fontes confiáveis sobre o Holocausto?". Ao lado de “Confiáveis”, uma flecha amarela destaca a palavra em um traço que lembra giz. Como determinar o que é uma boa história?

- Identifique a qualidade e integridade da fonte, seja artigo ou livro.

+
Mar 1 7 tweets 1 min read
Fascismo originalmente designa o Partido Nacional Fascista da Itália, liderado por Mussolini.

+ No entanto, no período entre as duas guerras mundiais surgiram ainda diversos movimentos semelhantes, com peculiaridades nacionais, sobretudo em regiões marcadas pelo ressentimento por derrotas militares, modernizações excludentes e democracias frágeis.

+
Jan 22 7 tweets 1 min read
A fala do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores e ex-deputado federal José Genoino, que sugere boicote a "determinadas empresas de judeus", é mais um exemplo do antissemitismo explícito de setores da sociedade.

Explicamos 🧵

+ Boicotes são ferramentas usadas para pressionar governos e grupos políticos. Judeus não são, porém, nenhum deles. São uma população plural que se encontra nas mais diversas posições políticas. Adotar um boicote com este critério é uma prática que tem nome: antissemitismo.

+
Oct 9, 2023 19 tweets 3 min read
⚠️🧶
Com espanto e indignação, o Museu do Holocausto tomou conhecimento de imagens e relatos de uma atividade ocorrida no Colégio Estadual Marquês de Caravelas, em Arapongas (PR), ligada a um projeto sobre a Segunda Guerra Mundial.

Educadores: segue fio longo e necessário.

+ O caráter deturpado da atividade, realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio, leva o Museu a apontar os equívocos pedagógicos da proposta.
Além disso, ressaltamos nossa preocupação quanto à reprodução dessa metodologia em outras partes do Paraná e do Brasil.

+
Sep 11, 2023 9 tweets 2 min read
⚠️🧶
A Riachuelo não é a primeira loja de fast fashion que utiliza dessa estética em suas peças.
Mas por que a imagem incomoda?
As respostas têm a ver com MEMÓRIA, HISTÓRIA e SEMIÓTICA.
Sigam o fio!

+ Image Roupas listradas são usadas em prisioneiros com o objetivo de segregá-los e facilitar a identificação e o reconhecimento.
Tais uniformes são impessoais e retiram a individualidade, servindo ainda como forma de humilhação. Listras também são fáceis e baratas para produzir.

+ Image
Sep 5, 2023 9 tweets 2 min read
⚠️🧶
O tenista alemão Alexander Zverev jogava pelas oitavas-de-final do US Open quando ouviu algo vindo da arquibancada.
"Ele acabou de dizer a frase de Hitler mais famosa que existe neste mundo. Isto é inacreditável", afirmou o alemão ao árbitro.

+ Agentes de segurança foram acionados, identificaram o autor do grito na primeira fila e o conduziram para fora do Flushing Meadows Park, em Nova York.
O que o homem disse?
"Deutschland über alles". Alemanha acima de tudo.
E qual o problema disso?

+
Aug 9, 2023 4 tweets 1 min read
⚠️🧶
O mito antissemita medieval e moderno que associa os judeus à riqueza e ao poder financeiro (e consequentemente político) foi intensamente utilizado pelo partido nazista.
Segundo eles, os judeus teriam um poder econômico desproporcional à sua presença populacional.

+ Um estudo realizado na @LondonU, no entanto, apontou que os judeus – cerca de 0,8% da população alemã – detinham entre 0,9% e 1,6% do capital do país, ou seja, uma fatia somente ligeiramente acima de sua proporção demográfica.

+
Aug 9, 2023 8 tweets 1 min read
Nascida em 1924, a jovem Madeleine Riffaud vivia uma vida feliz ao lado de seu amado avô e de seus pais professores. No entanto, a crueldade da Segunda Guerra Mundial separou essa convivência familiar.

+ Descrição da imagem: ilustração colorida. Trata-se de uma das páginas do livro. A ilustração, com a predominância das cores azul e branca, revela a garota Madelaine entre soldados nazistas. Posteriormente, sua batalha contra a tuberculose confinou Madeleine em um sanatório.

+
Jul 31, 2023 16 tweets 3 min read
⚠️🧶
Em 2023, o Museu do Holocausto ainda precisa vir a público apontar equívocos e a gravidade de falas como a desse jovem deputado.
Seu discurso vai além da discussão clássica sobre a liberdade de expressão - que, pela enésima vez, destacamos que não é plena e irrestrita.

+ Não vamos nos ater aos limites da liberdade de expressão, tema que já foi amplamente discutido aqui em outras ocasiões - inclusive em outro caso de repercussão midiática, ocorrido no ano passado.



+
May 17, 2023 4 tweets 1 min read
Cédula de vinte “Mark” (“Marcos”), do Gueto de Lodz, parte do acervo do Museu do Holocausto de Curitiba.

O Marco do Gueto de Lodz foi criado após um decreto de 08 de Julho de 1940, que aboliu o Reichsmark como moeda oficial do local.

+  Descrição da imagem: fotog... Neste contexto, os habitantes do gueto foram obrigados a trocar todo o seu dinheiro pelo novo marco.

Para manter a ficção do autogoverno judaico em Lodz, foram emitidas notas de 50 pfennig (centavos) e 1, 2, 5, 10, 20 e 50 marcos.

+
May 17, 2023 4 tweets 1 min read
Concretizando nossos três pilares fundamentais - Memória, Educação e Pesquisa - indicamos a leitura de artigos científicos!

+ Descrição da imagem: montag... No artigo “Jean Améry e o advento da vítima ressentida”, Monica Grin apresenta a história do sobrevivente Jean Améry, um escritor e ativista político austríaco que teorizou sobre a experiência nos campos de concentração nazistas e sobre a luta pela dignidade humana.

+
May 16, 2023 7 tweets 2 min read
Thomas Geve tinha apenas 13 anos quando entrou pelos portões de Auschwitz-Birkenau. Separado de sua mãe na chegada, teve que cuidar de si mesmo no campo Auschwitz I, destinado para homens.

+   Descrição da imagem: mont... Quando foi liberado de Buchenwald, em 11 de abril de 1945, era um veterano com 15 anos de idade que sobrevivera corajosamente por 22 meses à terrível vida em três campos de concentração e de morte nazistas.

+
May 16, 2023 9 tweets 2 min read
Negacionismo do Holocausto é a alegação mentirosa de que o genocídio de cerca de 6 milhões de judeus perpetrado pelo regime nazista e seus colaboradores não teria ocorrido, +  Descrição da imagem: arte ... com variações de que o número de mortos estaria propositadamente exagerado, que teriam morrido de doenças ou como vítimas “comuns” da guerra (negando, portanto, o caráter planificado do extermínio) ou que as câmaras de gás não teriam existido.

+
May 2, 2023 7 tweets 2 min read
Neonazismo é a tentativa protagonizada por alguns grupos extremistas de tentar reviver e atualizar a ideologia nazista na atualidade. Central nesses grupos, relativamente fragmentados, é o ideal de supremacia branca ou da raça ariana.

+  Descrição da imagem: arte ... Diversos grupos neonazistas se articulam em fóruns virtuais ou presenciais, pregando – e muitas vezes praticando – o ódio a judeus, negros, estrangeiros, comunidade LGBTQIA+, feministas, pessoas ligadas à esquerda do espectro político e outros alvos, a depender do contexto.

+
Feb 9, 2023 13 tweets 3 min read
A tese de que políticas de desarmamento da população durante o regime nazista, e especificamente dos judeus alemães, teriam desempenhado algum papel relevante no Holocausto NÃO ENCONTRA LASTRO HISTÓRICO.
Sigam o longo fio!🧶

+ Esse argumento equivocado surge de tempos em tempos, desde os anos 1980, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil.
O caso mais conhecido continua sendo o do advogado Stephen Halbrook, cujas teses são muito criticadas por historiadores.

+
Jan 9, 2023 7 tweets 2 min read
Jerzy (Jorge) Zalszupin Z''L nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1º de junho de 1922, em uma família judia bem integrada na sociedade polonesa. Ele era adolescente quando, em 1939, começou a 2ª Guerra Mundial.

+ Descrição da imagem: montagem de fotografias coloridas lad Diante do avanço nazista, sua família decidiu deixar a Polônia enquanto havia tempo. De carro, atravessaram a fronteira com a Romênia.
Sobreviveram ao Holocausto em Bucareste, escondendo o fato de que eram judeus. Lá, Jorge também estudou Arquitetura.

+ Descrição da imagem: fotografia em preto e branco de Jorge
Jan 9, 2023 10 tweets 2 min read
Dois brasileiros receberam oficialmente o título de “Justo entre as Nações”: o embaixador brasileiro na França Luiz Martins de Souza Dantas e a funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, Aracy Moebius de Carvalho.

+  Descrição da imagem: arte gráfica. Ao fundo, por sob um Luiz Martins de Souza Dantas intercedia em favor dos perseguidos emitindo vistos “irregulares” de próprio punho, mesmo com orientação oficial contrária.

+
Dec 13, 2022 11 tweets 3 min read
Impressiona a desfaçatez e a quantidade de informações falsas, argumentos deturpados e fatos históricos corrompidos nessa thread.
Sempre com honestidade e responsabilidade, cabe ao Museu elucidar e alertar quanto às desonestidades que nos dizem respeito.
Segue o fio!🧶
+ O primeiro argumento insinua que Hitler teria sido preso e solto por "juízes nazistas" por razões ideológicas, na contramão das provas.
Hitler, no entanto, não foi preso e simplesmente solto. Ele foi considerado culpado por liderar o Putsch da Cervejaria e condenado em 1924.
+ Bundesarchiv_Bild_119-1486
Dec 13, 2022 4 tweets 1 min read
Está no ar o número 13 da Revista de Estudos Judaicos, do Instituto Histórico Israelita Mineiro (IHIM)!

+  Descrição da imagem: arte gráfica, com a predominância Em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba, a nova edição da Revista, tendo em vista o aspecto fundamental de conhecer e promover pesquisas realizadas sobre o Holocausto e a História Judaica no Brasil, apresenta trabalhos que promovem um panorama destes estudos no país.

+
Dec 13, 2022 10 tweets 2 min read
Matthias Sindelar é uma lenda do futebol austríaco. O atacante — apelidado de “Der Papierene” (o Homem de Papel) — foi protagonista de grandes feitos da seleção semifinalista da Copa de 1934 e campeã da Copa Intercontinental da Europa Central de 1936.

+ Descrição da imagem: fotografia em preto e branco. Em prim O craque, no entanto, mostrou uma incomum coragem fora de campo.

Adolf Hitler, assim como a maioria dos ditadores, sabia do poder de mobilização do esporte e, por isso, desejava fazer da Alemanha uma potência em todas as modalidades.

+
Dec 10, 2022 11 tweets 2 min read
Hoje, comemoram-se 73 anos que a Declaração Universal do Direitos Humanos foi redigida. Image O documento, redigido em 10 de dezembro de 1948 por um comitê internacional de especialistas, estabelece uma série de direitos fundamentais aos quais deveriam ter acesso todos os seres humanos incondicionalmente, +