Mossoráyê Profile picture
Cato e coleto histórias populares da África e do Oriente Médio e conto aqui.
Veronica Morais #FREEPALESTINE Profile picture 1 subscribed
Apr 2, 2021 20 tweets 7 min read
Oi gente! Vocês conhecem a história da Revolução do Haiti? Sabia que ela teve muitas pitadas de macumba? Que isso inspirou uma revolta aqui no Brasil?
Essa semana falei disso com meus alunos e conto aqui para vocês também! O Haiti é um país com uma história maravilhosa e trágica. Colônia francesa no Caribe, gerava riquezas para a metrópole principalmente pela produção de cana-de-açúcar. A mão de obra era em sua maioria absoluta escravizada, com as violências que a gente já conhece.
Feb 22, 2021 16 tweets 5 min read
Para que serve estudar religiões e crenças antigas na África e no Oriente Médio? E astrologia medieval?
Para além de saber se seu crush vale a pena na perspectiva do século X, temos ideias SENSACIONAIS sobre como o amor e o sexo eram pensados naquele momento.
Vem comigo! Image A astrologia no Oriente Médio medieval era bastante parecida com a nossa, como expliquei nesse fio aqui. Os signos eram os mesmos! Peixes, o signo desse mês, era visto como contraditório: apesar de ser abençoado, representava também o fim das coisas.

Image
Feb 3, 2021 15 tweets 6 min read
Por quantas aventuras um homem tem que passar para conseguir ser livre?
Parece música do Bob Dylan - mas o causo historiográfico de hoje é um documento contando como João José, homem livre, negro, no século XVIII, passou por UMA VIAGEM GLOBAL para se ver livre. O documento foi divulgado pelo professor @ThiagoKrause2 e está no Arquivo Histórico Ultramarino Português. Ele conta que João José nasceu livre em Havana, então um importante centro de construção naval. João é descrito como "um homem preto" e trabalhava nos navios.
Jan 15, 2021 10 tweets 5 min read
Pessoal, se liguem nessa história DOIDA:
Imagina que você é um africano morador de onde hj é o Mali, no século XV. Você era chegado em rezar para ancestrais, aquela macumba esperta, mas chegaram os árabes com o comércio, falaram de Alá, você achou bacana e acabou se convertendo. Image Pois bem, o sincretismo é forte nessa época, apesar de vc ser um muçulmano exemplar. Lembra mt sua tia de Curicica que sempre vai a missa - mas, qudo a coisa aperta, reza para Alá, Iemanjá, Cosme e Damião, São Jorge,e para o boneco do Darth Vader que seu sobrinho deixou por perto
Dec 14, 2020 6 tweets 2 min read
Sabiam que Islâmicos na idade média eram chegados em astrologia? E que previam um monte de caos durante eclipses, como o de hoje?
O professor @aaolomi é A autoridade sobre isso e explicou como podemos ver o fenômeno celeste de hj pelos olhos dessa comunidade no passado. Para início de conversa, o norte da África e o Oriente Médio tinham, na Idade Média, interpretações sobre os astros e o futuro que influenciaram bastante a Europa. Para vocês terem uma ideia, os signos são os mesmos!
Dec 2, 2020 13 tweets 5 min read
Oi pessoal! Hoje é dia 2, dia de causos africanos e suas influências pelo mundo.
Vou contar hoje uma história narrada por meu professor Marcos Alvito da UFF. A pergunta dele é deliciosa: seriam os gregos antigos macumbeiros? Quando a gente pensa na relação da Europa com a África na modernidade, a tendência é sempre da dominação desta por aquela. Os horrores do colonialismo contemporâneo, contudo, são só a ponta do iceberg de um loooongo processo de interação e cruzos.
Nov 22, 2020 14 tweets 4 min read
Oi gente! Hj eu quero falar de gênios, sincretismo e de uma mulher-aparição que perseguia espanhóis colonizadores no norte da África.
Quando a gente fala dessa região, se trata de um espaço com grande hibridismo: ali, o Islã encontrou religiões locais e rolou uma mistura boa. Isso é interessante por que a gente às vezes acha que o Islã é uma religião monolítica ou que só aqui no Brasil nós tivemos práticas religiosas sincréticas. Que nada! Nas minhas pesquisas eu até achei pai de santo muçulmano na Nigéria (juro!).
Nov 20, 2020 14 tweets 4 min read
Gente, primeiro causo. Escutei essa do Jean, um refugiado do Congo aqui do RJ. Conheci ele na região da Gamboa no início do ano. Ele me contou que essa história está há tempos na família dele, do avô do avô do avô. Da época que os belgas ainda eram colonizadores e senhores de lá. Diz ele que, na parte sul do país, onde o avô-do-avô-do-avô morava, o administrador era um belga deveras violento. Maltratava e açoitava a todos. Ele adorava dizer, além disso, que não conseguia identificar um congolês do outro, "vocês são todos horrendos e iguais!"
Nov 20, 2020 7 tweets 2 min read
Queridos, em um dia tão difícil como hj, inauguro meu projetinho: Mosároyê ("senti sua falta", em iorubá). Ele tem como objetivo compartilhar histórias populares, causos e relatos de países da África e do Oriente Médio, usando dessas narrativas para falar mais sobre esses lugares Image Nos últimos meses, entrevista refugiados, professores, políticos, um monte de gente! Usei whatsapp, skype, telefone ... Fui coletando histórias destes lugares e tentando saber mais sobre eles. Se você gosta dos meus causos, acho que vão adorar o que vou colocar aqui!
Jul 26, 2020 15 tweets 4 min read
Oi gente! Causo novo e, já aviso aos amigos, será um dos últimos dessa história da fazenda. O ponto final está chegando e quero que esse ciclo se feche bonitinho. A história de hj aconteceu no fim da década de 1960, duas semanas antes do meu avô e avó desistirem e se mudarem. Tia Denise conta que em um determinado momento, ela acha que em abril daquele ano, os "homens" da casa começaram a mandar ela e irmã dormirem assim que o sol se punha. Ela já era deficiente visual nessa época e lembra de ficar sentada na cama por horas até o sono bater.
Jul 11, 2020 23 tweets 6 min read
Oi pessoal! Hj o causo vem mais cedo e em um formato diferente. Fui falar com a Tia Denise sobre o que ela lembra daquela época e as coisas foram mais intensas do que eu pensava. De qqqlr forma, a história de hj vai para a @veiadoscausos, musa e muso dessa rede! Para quem não leu as demais histórias, elas estão organizadinhas no tweet fixado ali de cima. Fui falar com a Tia ontem. Duas quadras daqui, tempos que não ia. Chegando lá, encontrei ela sentada na frente do pequeno prédio de 3 andares onde mora há tempos.
Jul 5, 2020 26 tweets 7 min read
Oi amigos! Histórias do vô chegando!
Hj falei com meu avô e acabei de sair do telefone com minha mãe tb. O causo é complexo pq acabei tendo que ouvir os dois sobre aquele tempo - e eles têm memórias diferentes. Falei com o vô sobre a qntidade de gente linda mandando bj. Fui lendo os nomes, @veiadoscausos, @LisandraP_MS, @tatizinhaf , @AmarinaLobo, @mamaisou e mais um monte que listei. "Ô povo com nome engraçado", rs. Ficou rindo de bobo como ñ via faz tempo.