How to get URL link on X (Twitter) App
O Haiti é um país com uma história maravilhosa e trágica. Colônia francesa no Caribe, gerava riquezas para a metrópole principalmente pela produção de cana-de-açúcar. A mão de obra era em sua maioria absoluta escravizada, com as violências que a gente já conhece.
A astrologia no Oriente Médio medieval era bastante parecida com a nossa, como expliquei nesse fio aqui. Os signos eram os mesmos! Peixes, o signo desse mês, era visto como contraditório: apesar de ser abençoado, representava também o fim das coisas. https://twitter.com/NossoLeste/status/1338543764147757064
O documento foi divulgado pelo professor @ThiagoKrause2 e está no Arquivo Histórico Ultramarino Português. Ele conta que João José nasceu livre em Havana, então um importante centro de construção naval. João é descrito como "um homem preto" e trabalhava nos navios.
Pois bem, o sincretismo é forte nessa época, apesar de vc ser um muçulmano exemplar. Lembra mt sua tia de Curicica que sempre vai a missa - mas, qudo a coisa aperta, reza para Alá, Iemanjá, Cosme e Damião, São Jorge,e para o boneco do Darth Vader que seu sobrinho deixou por perto
Para início de conversa, o norte da África e o Oriente Médio tinham, na Idade Média, interpretações sobre os astros e o futuro que influenciaram bastante a Europa. Para vocês terem uma ideia, os signos são os mesmos!
Quando a gente pensa na relação da Europa com a África na modernidade, a tendência é sempre da dominação desta por aquela. Os horrores do colonialismo contemporâneo, contudo, são só a ponta do iceberg de um loooongo processo de interação e cruzos.
Isso é interessante por que a gente às vezes acha que o Islã é uma religião monolítica ou que só aqui no Brasil nós tivemos práticas religiosas sincréticas. Que nada! Nas minhas pesquisas eu até achei pai de santo muçulmano na Nigéria (juro!).
Diz ele que, na parte sul do país, onde o avô-do-avô-do-avô morava, o administrador era um belga deveras violento. Maltratava e açoitava a todos. Ele adorava dizer, além disso, que não conseguia identificar um congolês do outro, "vocês são todos horrendos e iguais!"
Nos últimos meses, entrevista refugiados, professores, políticos, um monte de gente! Usei whatsapp, skype, telefone ... Fui coletando histórias destes lugares e tentando saber mais sobre eles. Se você gosta dos meus causos, acho que vão adorar o que vou colocar aqui!