PFF para Todos Profile picture
Ativista de Proteção Respiratória, especialmente valvulada, Vacinação, Medidas de Combate à Pandemia e de Volta ao Normal.
SENJO.DOT Profile picture 1 subscribed
Jan 30, 2022 5 tweets 2 min read
Sobre Excesso de Mortes no Final do Ano no Rio:

Entre 22 de dezembro e 31 de dezembro tivemos uma média móvel de 0 óbito por/com COVID-19 no Rio, porém o número de mortes ainda foi 18,26% maior do que em 2019. Mesmo retirando as causas de morte associadas a doenças respiratórias ainda assim foram 8,2% mais mortes que 2019.
Jan 30, 2022 6 tweets 3 min read
Sobre a Ômicron No Rio:

Há pelo menos uma semana os índices da cidade vêm melhorando.

A 2ª semana de 2022 teve o recorde de positividade desde a onda da delta, com 46%, caindo para 43% e depois 37%. (Positividade é o índice mais "ao vivo" que temos.) Em 21 de janeiro tivemos o recorde de internações deste ano, com 559 internados.

O pico das UTIs foi em 23 de janeiro com 363 pacientes.
Oct 17, 2021 7 tweets 3 min read
# Sobre Risco de Contágio no Manuseio das PFFs

Há bastante tempo sabemos que a transmissão do SARS-CoV-2 se dá, principalmente, através de aerossóis suspensos no ar, mas ainda havia preocupação de que o manuseio da PFF pudesse ser arriscado. Há também algum tempo, falamos aqui que o uso **estendido das PFFs** (usar a mesma PFF, sem fazer rodízio) teria o benefício de reduzir o custo inicial e descomplicar o uso, aumentando, ao meu ver, a aderência à proteção respiratória efetiva.

Oct 16, 2021 4 tweets 1 min read
Já temos indícios críveis de que as vacinas perdem efetividade, de forma significativa, com o passar do tempo ou estamos tirando conclusões apenas com base em queda dos anticorpos? (Que naturalmente caem?) Só me lembrou desse erro no passado:
Oct 15, 2021 5 tweets 1 min read
Exercício sobre Eliminação e Erradicação de Doenças:

Em qual estágio você acha que estamos em relação à Poliomielite no Brasil? E em relação à Varíola no Brasil?
Oct 3, 2021 8 tweets 3 min read
Hoje vou num aniversário.
Depois posto que protocolos foram seguidos para reduzir os riscos pela organização da comemoração e que protocolos adicionais eu segui para reduzir os meus riscos, por conhecer meus riscos.

Conheça seus riscos!
Diminua seus riscos!
#novosprotocolos Escudos para o evento:
Filtro P3 para respirador elastomérico com diafragma de voz.
PFF2 com adaptação para prender na orelha.
Máscara de procedimentos.

Armaduras:
D1 de AstraZeneca há 4 meses.
D2 de Pfizer há 5 semanas.
Oct 3, 2021 5 tweets 2 min read
Um motivo para ficar feliz:
O número de mortes no Brasil continua caindo.

— Ah, mas está caindo menos do que antes.
É verdade. Até porque aqui a estratégia governamental foi focar em vacinas. Não houve quarentena coletiva, nem aumento de outra medida não farmacológica. Quando puxamos o gráfico de mortes por semana (que é menos sensível à variações), a tendência de queda fica mais visível.

E porque a velocidade da descida caiu?
Há uma série de fatos possíveis:
• Presença massiva da delta no sudeste e no sul… (Nas outras regiões não há dados.)
Oct 1, 2021 5 tweets 2 min read
PEGAMOS COVID-19 PELA ROUPA?

Resumindo: MUITO PROVAVELMENTE NÃO! Não precisa deixar a roupa de quarentena, muito menos lavar a roupa ao chegar em casa.

Quer se proteger?
Vacina + PFF + Ventilação + Distanciamento Data vênia, há alguns problemas nos artigos citados e nas conclusões feitas.

O 1º avalia um risco teórico de contaminação em TRABALHADORES DA INDUSTRIA DE PELE. Se não é o seu caso, não se aplica a você. Digo que o risco é teórico porque saber que ainda tem vírus X dias depois…
Sep 6, 2021 12 tweets 3 min read
Vacina + PFF + Ventilação + Distanciamento Físico é o que funciona, o resto é teatro da higiene.

— Ah, mas microorganismos circulam de outras formas.
É verdade, mas se você não fazia as outras coisas antes da pandemia, não precisa fazer agora. Você lavava o saco da batata palha antes da pandemia? Então pode continuar. Se não, não.

Você chegava em casa e tirava toda a roupa na entrada e corria pro banho antes da pandemia? Então pode continuar. Se não, não.
Sep 6, 2021 6 tweets 2 min read
ANVISA tá que tá (e tá certa nas decisões):
• Nega liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes e dá esporro no Butantan; (Inclusive lembrando que a liberação emergencial pode ser revogada…)
• Interdita 12 milhões de doses que foram feitas em local não aprovado; • Vai pro meio de campo e impede o jogo.

Feliz da ANVISA agindo com isenção e fazendo seu papel, mas triste do cara lá tá com máscara de Lupo e o outro fazendo ao menos um double mask. (Equivalente à PFF1.)
Sep 5, 2021 6 tweets 2 min read
Há muitos e muitos anos atrás este perfil pseudônimo pôde dar uma pequena contribuição para colocar este vídeo do Drauzio Varella no YouTube da Firma™ (da época).

A mensagem era simples:
Transar sem camisinha gera DÚVIDA. A ideia na época era reduzir a quantidade de pessoas que viviam com HIV sem saber e mostrar como a camisinha evitava dor de cabeça.

Se usasse, você não precisaria se preocupar. Não ficaria com dúvida.

Penso que a mesma ideia se aplica à COVID-19, ainda mais com a vacinação.
Sep 4, 2021 6 tweets 2 min read
Um comparativo entre vacinação (ao menos D1) por faixas etárias entre Rio e Reino Unido, aproximado:

>80: 95% — 94%
75-79: 100% — 95%
70-74: 95% — 94%
65-69: 100% — 91%
60-64:100% — 88%
50-59: 100% — 85%
40-49: 100% — 74%
30-39: 92% — 58%
18-29: 88% — 43% ImageImage Levando em consideração que o Reino Unido está oferecendo vacina a todos acima de 18 anos há uns bons meses, e que houve uma redução entre a D1 e a D2 para 8 semanas (antes 12 semanas), vemos a dificuldade que eles estão tendo de subir a vacinação dos mais jovens.
Aug 20, 2021 17 tweets 5 min read
O GABARITO:

Quando pensamos na filtragem de um respirador é importante lembrar da função que eles desempenham.

O respirador é para permitir que o ar passe com facilidade (respirabilidade) e ao mesmo tempo bloquear partículas nocivas de serem respiradas (filtragem). Quando se fala que uma PFF1 tem uma filtragem mínima de 80% é para entendermos que se houvesse 10.000 partículas nocivas no ar, 2.000 não seriam filtradas pela PFF e seriam respiradas por você.

Na PFF2, com 94%, 600 partículas não seriam filtradas e seriam respiradas.
Aug 19, 2021 6 tweets 1 min read
Quiz para os seguidores:
Se uma PFF2 tem filtragem mínima de 94% e PFF3 de 99%, quantas vezes mais a PFF3 filtra em relação à PFF2? Se uma PFF1 tem filtragem mínima de 80% e PFF2 de 94%, quantas vezes mais a PFF2 filtra em relação à PFF1?
Aug 12, 2021 5 tweets 3 min read
Uma reflexão:
Falar que dar uma 3ª dose, com outra fabricante, para os muito idosos que tomaram Coronavac é falar mal da Coronavac? Não. Nem se você ignorar a caracterização: PARA OS MUITOS IDOSOS.

Adultos e jovem-adultos devem evitar a Coronavac? Claro que não… … até porque ela tem baixíssima reatogenicidade e uma boa proteção contra hospitalizações e óbitos nessa faixa etária.

Mas seria melhor parar a vacinação dos mais jovens para dar a 3ª dose para os muito idosos? Na minha opinião NÃO. Explico o porquê:
Aug 11, 2021 4 tweets 2 min read
Da newsletter da @luizacaires3:

Manchetes sobre a delta; sobre vacinação (vencida, por exemplo); sobre os sommeliers (menos de 10%); e sobre pequenos estudo de eficácia de anticorpos neutralizantes têm gerado um ruído enorme em busca de cliques. Numa pandemia é normal que haja demora na consolidação das informações e enquanto essa consolidação não acontece, devemos agir com base no princípio da precaução (@schrarstzhaupt).
E é importante que notícias sejam apresentadas com o devido contexto, sem sensacionalismo.
Jun 13, 2021 7 tweets 3 min read
AMANDO a rinha de vacinação entre prefeitos e governadores. É isso que queremos!

Queremos o país inteiro querendo ganhar do @FlavioDino que já está vacinando gente com menos de 30.

Agora tem gente perguntando, como é possível?
Tá rolando o milagre da multiplicação das doses? Segundo dados consultados no site do @vacinacovidbr, até o final de setembro, em doses contratadas, teremos mais vacina do que o necessário para dar 2 doses em 75% dos adultos.

Por isso que é perfeitamente possível vacinar todos os adultos com ao menos uma dose até setembro.
Jun 12, 2021 11 tweets 3 min read
Uma Reflexão sobre o Caso Fernanda Torres.

A colunista @OliveiraFabia_ do jornal @jornalodia relatou que a atriz foi ao hospital, mas ñ tomou a vacina pq buscava se vacinar com a Pfizer.

Informa também que segundo o MS não é possível escolher a vacina.

Vi alguns comentários por aqui que a atriz, como formadora de opinião, fez um grande desserviço ao popularizar o ata de ser sommelier/degustadora de vacina.

Em primeiro lugar, é importante relatar que a atriz não fez uma publicação informando que preferiria uma vacina a outra.
Jun 11, 2021 4 tweets 3 min read
Colaboramos c/ a reportagem da @peroLaras p/ o @g1 a respeito de máscaras PFFs, elastoméricas e valvuladas.

Fazemos sempre a observação que os estudos mais recentes indicam que as valvuladas protegem os outros mais do que as de tecido e de procedimentos.

g1.globo.com/bemestar/coron… E a conclusão lógica é que para não recomendarmos as valvuladas (já que não protegem o máximo possível os outros), deveríamos também não recomendar as de tecido e de procedimentos (o que seria um contrassenso).

Mas, a @anvisa_oficial consegue fazer isso de boa.🤡
Jun 11, 2021 7 tweets 3 min read
Um comentário sobre a cortina de fumaça de hoje:

Obviamente q a fala do presidente, p/ + idiota, mentirosa ou factóide q possa ser, tem o poder de trazer o assunto p/ pauta nacional e hoje mesmo já teremos pessoas que já tiveram COVID-19 ou vacinadas querendo não usar máscara. Tendo a pensar que essas já são pessoas que não gostam de usar máscara e usam qualquer uma, de qualquer jeito, só para constar.

Acho que o foco não precisa/deve ser nessas pessoas. Elas sempre existem e fazem parte de algo comum à saúde pública.
Jun 9, 2021 4 tweets 2 min read
Começo de um sonho… Máscara FFP2, com elástico de orelha, não certificada no Brasil.❌
Escudo facial.✅
Touca.🤡