Em um ensaio de 1995, Umberto Eco listou 14 características do fascismo. Eco afirma que elas não precisam estar todas presentes simultaneamente. Aqui vão elas. Quantas temos no Brasil de Bolsonaro? 1. O culto à tradição;
...
2. A rejeição da modernidade pois a cultura do Ocidente está depravada; 3. O culto da ação sem reflexão intelectual prévia; 4. Discordar é trair, não cabe ao militante questionar contradições no discurso; 5. Racismo e xenofobia;
...
Nov 30, 2020 • 17 tweets • 4 min read
Enquanto a grande mídia decreta novamente a derrota do PT, o partido se renova (segue o fio)
Após as eleições de 2018, João Victor Motta, um jovem dirigente do Diretório do PT Paulistano convocou um Seminário Estratégico da Juventude do PT para debater estratégias e nesse encontro foi lançado o Representa, um movimento de formação política de jovens lideranças.
Nov 16, 2020 • 19 tweets • 10 min read
O PT tem 54 deputados e o PSOL 10. Nesse 1o turno o PT elegeu 178 prefeitos e o PSOL 4. O PT teve cerca de 7 mi de votos e o PSOL 2 mi. Mais de 2.600 vereadores foram eleitos pelo PT e 84 pelo PSOL.
Para Moro, Merval e cia. o PSOL se tornou o partido mais relevante da esquerda
As eleições ainda não acabaram. Daqui há 14 dias, 57 cidades voltarão às urnas no 2o turno.
Quem são os 15 candidatos do @ptbrasil que continuam em campanha:
May 17, 2020 • 5 tweets • 1 min read
Paulo Marinho, 68, foi um dos mais importantes e próximos apoiadores de Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018: "Eu olhava o capitão, com aquele jeito tosco dele, e algumas coisas me chamavam a atenção"(segue)
"Por exemplo: ele era incapaz de agradecer às pessoas. Chegava uma empregada minha, servia a ele um café, um assistente entregava um papel, e ele nunca dizia um obrigado. Eu nunca ouvi, durante o ano e meio em que convivi, ele expressar a palavra obrigado a alguém."
Mar 3, 2020 • 11 tweets • 2 min read
Uma das acusações feitas pelo “juiz” Sergio Moro à Lula durante seu julgamento foi sobre a nomeação dos diretores corruptos da Petrobras (fio)
Lula nunca nomeou nenhum diretor e gerente corrupto diretamente. Todos eram funcionários de carreira e as promoções foram avaliadas e aprovadas pelo Conselho de Administração
Feb 18, 2020 • 5 tweets • 1 min read
“O erro da ditadura foi torturar e não matar” ...Silêncio
“Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff” ...Silêncio
“Eu jamais ia estuprar você porque você não merece” ...Silêncio
“Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre” ...Silêncio
“Por isso o cara paga menos para a mulher (porque ela engravida)” ...Silêncio
“Foram quatro homens. A quinta eu dei uma fraquejada, e veio uma mulher”...Silêncio
“Para mim é a morte. Digo mais: prefiro que morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. ...Silêncio
Jun 14, 2019 • 18 tweets • 4 min read
Na madrugada de 6 de julho de 2005, tropas da Minustah (Missão de Estabilização da ONU no Haiti), comandadas pelo exército brasileiro, fizeram uma operação de “pacificação” na maior favela da capital haitiana, Porto Príncipe, conhecida como Cité Soleil. (segue o fio...)
A operação, batizada de “Punho de Ferro”, coroou a cruzada do comandante brasileiro, Augusto Heleno para restaurar a ordem no país depois que o presidente haitiano foi deposto por insurgentes. Heleno declarou a ação uma sucesso.