Roberto Kaz Profile picture
Combater Bolsonaro: gostoso demais
Nov 2, 2023 12 tweets 2 min read
3 pitacos sobre o caso piauí, por um ex-repórter que tem muito afeto pela revista (disclaimer: ainda sou redator do piauí herald; sou parte interessada).

1 - Edição não é censura. E o Toledo, editor experiente que é, sabe disso melhor que ninguém. Explico: Censura seria caso o Toledo houvesse comunicado da sua decisão antes à chefia. Mas ele escolheu se demitir publicamente, pelo foro, sem comunicar à redação. Logo, a redação tem o direito de escolher como comunicar essa decisão. +
Jul 13, 2023 5 tweets 2 min read
Imagina que uma empresa privada resolve fazer um buraco na rua, sem autorização, em frente à sua casa. Imagina que a rua é tombada.

Mal comparando, é o que ocorreu no Pão de Açúcar, no RJ. Um bem público, natural e tombado foi decepado para receber 4 tirolesas para o turismo. + Image Acontece que o Pão de Açúcar é um bem da União - ou seja, de todos os brasileiros -, tombado pelo Iphan, e patrimônio mundial reconhecido pela Unesco.

Mas a Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que administra o bondinho, tratou-o como um bem privado. Acabou investigada pelo MPF + Image
Dec 19, 2022 12 tweets 4 min read
Um fio com as capas mais interessantes de jornais, mundo afora, retratando a vitória do Messi (e da Argentina, nesta ordem).

Começo pela França, claro, pra quem a notícia é a derrota.

1 - Libération. Foto perfeita, que de tão perfeita me pergunto até se é montagem. 2 - Le Parisien. Dá a impressão de ser ainda durante a batida dos penalties, possivelmente depois dos erros da França, dada a postura do Mbappé.
Jun 25, 2022 5 tweets 2 min read
O cidadão de bem, em seu esplendor. Acabo de ser largado com malas, numa avenida erma a caminho do aeroporto de Manaus, por um 🚙 da @Uber_Brasil. Ele usava camisa de uma festa evangélica, falou disso, o papo naturalmente migrou p/ a prisão do Milton Ribeiro e daí p/ Bolsonaro. Era como se eu falasse com um bot, impermeável a qq evidência do real. “Pq não investigam a Petrobras?” Argumentei que foi a empresa mais investigada. “O PT matou 18 mil pessoas a mais com a H1N1 do que Bolsonaro com a Covid-19.” Isso em Manaus, epicentro da tragédia Pazuello.
Jun 25, 2022 16 tweets 8 min read
Voltei ontem de Atalaia do Norte, de onde consegui postar pouco por conta do sinal precário (o upload de uma única foto leva longos minutos). Então posto agora um resumo do que vimos e descobrimos por lá, eu, o @oliverlaughland e o Danilo do Carmo.

#JusticaParaDomEBruno Começamos por Tabatinga, cidade mt violenta, na fronteira do Brasil com Peru e Colombia. Na véspera, um homem havia sido executado a tiros num restaurante em Letícia (a cidade colombiana, onde se chega com um reles atravessar de rua). Morreu tb uma turista holandesa
Jun 10, 2022 7 tweets 3 min read
Amanhã vai rolar um evento quase sem precedentes pra quem trabalha com ecologia. Um animal extinto na natureza - a ararinha azul - voltará a voar livremente, depois de 22 anos em que só existiu em cativeiro. Acompanho essa história desde 2015, quando escrevi sobre Presley, uma ararinha já idosa, que havia sido "achada" na casa de uma senhora, nos EUA, e repatriada para o Brasil, na esperança de ajudar a salvar a espécie, que tinha cerca de 100 exemplares.
piaui.folha.uol.com.br/materia/presle…
Jun 6, 2022 7 tweets 3 min read
Carta da minha amiga Alessandra Sampaio, mulher do Dom Phillips:

"Quero implorar às autoridades brasileiras que busquem meu marido, Dom Phillips, e seu parceiro de expedição, Bruno Pereira, com urgência. No momento em que faço este apelo, eles já estão desaparecidos há mais de + 30 horas no Vale do Javari, uma das regiões mais conflagradas da Amazônia. Na floresta, cada segundo conta, cada segundo pode ser vida ou morte. Sabemos que, depois que anoitece, se torna muito difícil se mover, quase impossível encontrar pessoas desaparecidas. Uma manhã +
Sep 28, 2021 8 tweets 2 min read
De quando o jornalismo ERRA FEIO. Hoje o @JornalOGlobo publica uma matéria que fala de infanticídio entre os indígenas suruwahás.

Obviamente não vou defender infanticídio, mas posso apontar as omissões que tornam essa reportagem bem irresponsável + Entre os suruwahás existe ou existia (não sei dizer) uma prática de matar crianças nascidas com algum tipo evidente de doença ou má-formação. Sob qualquer ponto de vista humanitário, é uma prática horrorosa.

Mas neste caso, o buraco (antropológico e jurídico) é mais embaixo +