Diletante Profile picture
Aug 23, 2023 23 tweets 8 min read
Carmo Afonso (@carmoafonso): O pacote Mais Habitação não é nada socialista: não se atreveu a interferir com a famosa “lei Cristas”, que agilizou despejos e fomentou a especulação imobiliária, e vai manter os vistos gold. A sério que chamam a isto marxismo?
publico.pt/2023/08/23/opi… Carmo Afonso (@carmoafonso): Uma das leituras deste verão foi um livro do intelectual católico Thomas Merton "Nenhum Homem É Uma Ilha". Defende o autor que para nos conhecermos a nós próprios não nos devemos basear nas reações que provocamos nos outros.
publico.pt/2023/08/23/opi…
Apr 30, 2023 7 tweets 3 min read
"É assim q funciona a investigação científica", diz @Ric_Marchi, o pseudo investigador que promove, defende, desculpa, entrevista, explica, traduz, o partido racista e neofascista.

Deixo aqui algumas informações sobre a cientificidade da sua obra. 🧵 A “verdade” do Chega.
"O livro de Riccardo Marchi é um mero exercício panegírico ao Chega. É pouco para um cientista social, mas chega perfeitamente como panfleto partidário."
Pela @marinacostalob.
publico.pt/2020/08/11/opi…
2/
Apr 28, 2023 23 tweets 13 min read
Carmo Afonso (@carmoafonso): o vice-presidente do PSD afirma que não lhe cabe avaliar se o Ch#g@ é ou não racista e xenófobo.
O PSD está preparado para fazer o entendimento que a maioria do país teme e de que o Ch#g@ se gaba à boca cheia.
publico.pt/2023/04/28/opi… Carmo Afonso (@carmoafonso): Convido-vos a ler a entrevista de Miguel Pinto Luz (M.P.L.), na Hora da Verdade, neste jornal. É um perfeito resumo do posicionamento do PSD em relação ao Chega e das razões para continuarmos aqui.
publico.pt/2023/04/28/opi…
Apr 3, 2023 35 tweets 12 min read
Ricardo Paes Mamede: O neoliberalismo não nos faz bem.
Isto não é uma sociedade decente. O bem comum não é isto. Faz sentido que os neoliberais não queiram que os chamemos pelo nome. O que têm para oferecer não é bonito.
publico.pt/2023/04/03/eco… Ricardo Paes Mamede: Houve um tempo em q os neoliberais gostavam q os tratassem pelo nome. Num ensaio escrito mt antes de o neoliberalismo triunfar Milton Friedman, um dos seus ideólogos, apresentava a doutrina como uma fonte maior de esperança no futuro.
publico.pt/2023/04/03/eco…
Apr 3, 2023 20 tweets 11 min read
Carmo Afonso (@carmoafonso): Moedas (...) apoia uma dúzia de empresários, mas não os milhares que afirmam não ter casa para viver; faz a apologia da propriedade privada como sendo sagrada e confia no mercado para resolver o problema.
publico.pt/2023/04/03/pol… Carmo Afonso (@carmoafonso): Carlos Moedas esteve na manifestação dos empresários do alojamento local. Explicou que o fez porque há muita gente que tem no sector o seu “ganha-pão” e que sem este negócio não conseguiriam “chegar ao fim do mês”.
publico.pt/2023/04/03/pol…
Nov 1, 2022 16 tweets 5 min read
🧵#Brasil - comentários sobre eleições e o futuro (31.10.2022)

Ontem foi dia de festejar. É grande a felicidade pela vitória de Lula. É sobretudo enorme a alegria e alívio pela derrota de Bolsonaro.
Hoje é dia de continuar a lutar.
1/
O novo fascismo representado pelo bolsonarismo no Brasil não acabou, como não tinha acabado com o fim da ditadura. E o chão fértil para este novo tipo de fascismo continua lá, como em muitos outros países.
2/
Oct 31, 2022 5 tweets 4 min read
#LulaPresidente2022
Um caminho difícil. Uma vida. #LulaPresidente2022
Um caminho difícil. Uma vida. #DilmaRousseff
Sep 16, 2022 24 tweets 13 min read
@carmoafonso: O imposto sobre lucros extraordinários e a temível esquerda radical.
O que mais será preciso para convencer um governo socialista a tributar lucros desmedidos e que até já foram chamados “imorais” pelo secretário-geral das Nações Unidas?
publico.pt/2022/09/16/opi… Carmo Afonso (@carmoafonso): Quando começámos a falar de imposto sobre os lucros extraordinários das empresas ligadas ao sector da energia aconteceu aquilo que vai sendo hábito: foi recebida como uma proposta de esquerda radical... (1/2)”.
publico.pt/2022/09/16/opi…
Sep 16, 2022 4 tweets 1 min read
Quanto ao imposto sobre os lucros extraordinários das energéticas, não se pense que a Comissão Europeia ou FMI ganharam de repente alguma consciência social-democrata.
Infelizmente, a posição é fruto da necessidade e não da escolha. Tal como foi o apoio do Estado na pandemia.
1/ É uma decisão q tomam contrariados. Em determinadas situações, estas instituições neoliberais têm de recorrer à intervenção do Estado na economia (e não apenas ao papel disciplinador do Estado de q tanto gostam), dado q o "funcionamento do mercado" dos liberais é uma mentira.
2/
Sep 14, 2022 22 tweets 12 min read
@carmoafonso: O resultado de tratar como negócio o que deveria ser assegurado pelo Estado está à vista: os estudantes não têm alojamento ou encontram-no a preços inacessíveis.
publico.pt/2022/09/14/opi… @carmoafonso: Esta semana a porta-voz da Ass. Lisbonense de Proprietários admitiu q pudesse ser lida como “olho por olho e dente por dente” a decisão concertada dos proprietários de não colocar casas no mercado de arrendamento e sobretudo para estudantes.
publico.pt/2022/09/14/opi…
Sep 13, 2022 4 tweets 1 min read
Jean-Luc Godard, Le Mépris, 1963. Jean-Luc Godard, Le Mépris, 1963.
Sep 6, 2022 5 tweets 2 min read
Explicador: pagamento único de 125 euros é muito inferior ao poder de compra perdido. esquerda.net/artigo/explica… O pagamento extraordinário de €125 a todos os não-pensionistas que recebam até €2700 mensais foi apresentado pelo Governo como um “apoio eficaz” para fazer face à perda de poder de compra das famílias. esquerda.net/artigo/explica…
Sep 6, 2022 5 tweets 2 min read
Explicador: redução do IVA da energia só se aplica a uma parte da fatura. esquerda.net/artigo/explica… 1. A redução da taxa de IVA da eletricidade para 6% só se aplica aos consumos mais baixos (até 100 kWh de energia elétrica consumidos em cada mês, desde que a potência contratada não supere os 6,9 kVA). esquerda.net/artigo/explica…
Sep 6, 2022 21 tweets 12 min read
@josesoeiroporto: Não admira q Marcelo, o presidente eleito com o apoio arrebatado de Costa e de Santos Silva, aplauda o pacote e diga q “o PSD ajudou imenso” e q há entre estas medidas e a política da direita um “consenso implícito”. Ele sabe do que fala. expresso.pt/politica/2022-… @josesoeiroporto: uma das medidas destaca-se como ex-líbris de uma certa forma de governar: a “meia pensão” extra para os pensionistas, em outubro, com a redução da atualização das pensões a partir de janeiro, que terá repercussão perpétua no seu valor. expresso.pt/politica/2022-…
Sep 6, 2022 17 tweets 6 min read
Francisco Louçã: Uma intrujice de milhões e tostões no milagre da rosa. expresso.pt/opiniao/2022-0… Francisco Louçã: É um tremendo sinal dos tempos que, nestes momentos de dificuldades, o governo se sinta à vontade para usar malabarismos que anunciam soluções mágicas, jogando com meias palavras e procurando criar ilusões monetárias. expresso.pt/opiniao/2022-0…
Sep 5, 2022 6 tweets 4 min read
Carmo Afonso (@carmoafonso): Dedicado a Beatriz Lebre.
A mãe de Beatriz Lebre escreveu uma carta a Nick Cave. Deu passos em volta daquilo que a filha amava. É uma forma de a encontrar. É importante fazer alguma coisa, uma ação, para redimir o luto. publico.pt/2022/09/05/opi… Carmo Afonso (@carmoafonso): Quando acontece uma tragédia como a que aconteceu a Beatriz Lebre, assassinada por um colega da faculdade em 2020, há um derramamento de matéria corrosiva. publico.pt/2022/09/05/opi…
Sep 4, 2022 4 tweets 1 min read
O modo como esta gente, do alto dos seus salários milionários, fala do combate à inflação. Para Pedro Norton (telejornal, RTP) "as medidas de combate à inflação não devem (...) impedir algum estímulo à racionalização do consumo". Ou seja, é bom q as pessoas tenham menos dinheiro. "Estímulo à racionalização do consumo".
(Pedro Norton, telejornal, RTP)

Nada de apoiar demasiado, é bom que as pessoas tenham menos dinheiro e sejam obrigadas a consumir menos, fazendo escolhas.
Sep 4, 2022 18 tweets 7 min read
"O problema da Saúde também é falta de dinheiro. O Serviço Nacional de Saúde está a atravessar momentos muito difíceis por falta de profissionais, de recursos e, acima de tudo, por falta de medidas políticas." esquerda.net/artigo/explica… "O que se passa com o SNS?

O Serviço Nacional de Saúde está a atravessar momentos muito difíceis por falta de profissionais, de recursos e, acima de tudo, por falta de medidas políticas." esquerda.net/artigo/explica…
Sep 3, 2022 7 tweets 1 min read
O primeiro-ministro Marcelo Rebelo de Sousa avançou algumas pistas sobre as medidas de combate à inflação que o seu governo vai tomar no conselho de ministros de segunda feira.
1/
Já o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se satisfeito por "governo e oposição estarem a apresentar medidas de combate à inflação".
2/
Sep 2, 2022 10 tweets 6 min read
@carmoafonso: “Se tudo subiu, porque é que as rendas não devem também ser atualizadas?”
[Porque] desde há muito o desequilíbrio tem vindo a acentuar-se no que tem a ver com salários e rendas. O aumento dos primeiros não acompanhou o aumento das segundas. publico.pt/2022/09/02/opi… @carmoafonso: É previsível que no início do próximo ano, e atendendo aos números da inflação deste ano, as rendas aumentem 5,43%. Tratar-se-á do maior aumento dos últimos trinta anos, num mercado que já está fora de pé para a maioria dos portugueses. publico.pt/2022/09/02/opi…
Sep 1, 2022 18 tweets 6 min read
Um excelente artigo da Helena Lopes, sobre o projecto político (escondido) da SEDES: políticas neoliberais, negando as restrições colocadas pela crise climática, deixando a maioria das decisões sobre o futuro e a sociedade às grandes empresas e abdicando da garantia do bem comum. Helena Lopes: Baseando-se na visão da sociedade que deseja construir, um projeto político define os objetivos e as políticas públicas necessárias para o concretizar. publico.pt/2022/09/01/opi…