Ricardo Bernardo Profile picture
La vie est ainsi faite à coups de petites solitudes ~ Roland Barthes
Mar 15, 2023 20 tweets 8 min read
Who am I ? - O Retrato na Fotografia.
(Robert Cornelius, auto retrato, 1839) Foi o retrato que popularizou a fotografia e a história deste “género” confunde-se com a história daquela. O retrato remete-nos de forma inexorável para questões ontológicas, de identidade e da relação com o outro.
Mar 14, 2023 10 tweets 5 min read
Corria o ano de 1941 quando um contabilista americano da Chrysler Motors, com 29 anos de idade, decide frequentar um workshop de fotografia lecionado por Ansel Adams. O contabilista chamava-se Harry Callahan e, amanhã, cumprem-se 24 anos desde da sua morte. Com exceção do workshop que fez com Ansel Adams não se lhe conhece formação em fotografia, prática que desenvolveu de forma auto didacta com tal sucesso que em 1946 dirige o departamento de fotografia do Instituto de Design de Chicago.
Mar 13, 2023 10 tweets 4 min read
Duelos y Quebrantos
Sebastián Bruno - fotógrafo (também realizador e professor), Espanhol/ Argentino.
Entre 2013 e 2018, realizou as fotografias que integram este “Duelos y Quebrantos”, título de tradução difícil e que dá nome a um prato da cozinha tradicional “Manchega”. Image Duelos y Quebrantos é o nome de um prato tradicional da cozinha “Manchega”. Uma espécie de omelete com mioleira de cordeiro. Um prato historicamente oferecido a muçulmanos e judeus quando se convertiam ao cristianismo, como símbolo de desistência da sua anterior religião. Image
Mar 12, 2023 60 tweets 14 min read
Maria Eugenia Reya Campos e o advento da fotografia em Portugal. Uma (pequena) Thread no feminino que, por ser domingo, se chama “SHE´S A FEMME FATALE” Desde o início da “invenção” da fotografia em 1839, mulheres, em todo o mundo, dedicaram-se à atividade fotográfica de forma continuada, seja do ponto de vista artístico, seja como forma de subsistência. Porém, a historiografia apropriada para as incluir, permanece ausente.
Oct 31, 2021 19 tweets 7 min read
Voltemos aos fantasmas e à fotografia...
(F.: Clergyman Ralph Hardy) Ao contrário do cinema cuja associação ao espectral é feita a partir da projecção de imagens (que ressuscitam a cada exibição) e ainda pelo ondular das respectivas "sombras", a fotografia fá-lo a partir da paralisação do tempo.
F.: António Carrapato
Oct 30, 2021 20 tweets 8 min read
Excelente dia para partilhar algumas notas acerca de cinema, fotografia e fantasmas, seguindo de perto o trabalho de Margarida Medeiros e José Bértolo (links no final). Sentem-se que a thread é longa e está assombrada...!
(F.:Helen Levitt) Image Partiremos da ideia de que o cinema (excluindo-se a animação) possui uma matriz fotográfica. Ideia aliás aprofundada por André Bazin no célebre artigo sobre a “ontologia da imagem fotográfica”, debatendo-se com a “objetividade essencial” comum às artes do cinema e da fotografia. Image