Roberto Ellery Jr Profile picture
Professor do Dept. de Economia da Universidade de Brasília.
Aug 2, 2023 6 tweets 1 min read
1/6 O aumento de receita necessário para viabilizar o arcabouço fiscal, que ainda nem foi aprovado, fica cada dia menos provável. No jornal leio sobre planos do governo para estimular setores abrindo mão de receitas. 2/6 O governo está usando a Petrobras para mascarar a inflação. Deu (muito) errado das outras tentativas, mas dessa vez dizem que não vai ter problemas.
Jan 22, 2022 8 tweets 1 min read
1/8 É errado sugerir que os erros de previsão em 2021 foram devidos a má fé ou incompetência de quem fez as previsões. A questão é mais profunda. 2/8 Modelos macroeconômicos tipicamente são construídos com a premissa que movimentos de curto prazo são decorrentes de variações na demanda agregada, é o conhecido “o curto prazo é keynesiano e o longo prazo é clássico” que está nos melhores manuais de macroeconomia.
Nov 10, 2021 4 tweets 1 min read
1/4 A PEC aprovada pela Câmara legaliza calote de precatórios, fura o teto de gastos e dificulta a elaboração do orçamento, me parece justo afirmar que é uma das maiores contrarreformas dos últimos anos. 2/4 Um retrocesso apresentado em nome dos pobres, como de costume, mas que não passa um arranjo para evitar os custos da disciplina fiscal.
Oct 27, 2021 5 tweets 1 min read
1/5 Soube que José Márcio Camargo sugeriu um aumento de no mínimo 3% na meta para Selic. Se foi isso mesmo ele está certo por pedir o choque e por usar o prestígio dele na academia e no mercado para dizer que o rei está nu. 2/5 O choque de oferta da pandemia e crise hídrica joga a inflação para cima, a política fiscal joga a inflação para cima e a política monetária, com juros abaixo da taxa neutra, joga a inflação para cima. Alguém tem que colocar alguma pressão para baixo e essa é a tarefa do BC.
Sep 23, 2021 9 tweets 2 min read
1/9 Estou acompanhando a grita a respeito da previsão da SPE de crescimento superior a 2% em 2022. Como sou chato e não sou pago para fazer previsões vou bater na velha tecla de que não dá para saber. 2/9 Minha leitura é que a taxa de crescimento de longo prazo (na falta de nome melhor, para os iniciados estou falando da taxa no caminho de crescimento equilibrado) do Brasil é em torno de 1% ao ano.
May 19, 2020 6 tweets 1 min read
1/6 Participação em reportagem do Jornal Hoje a respeito da lei que cria crédito para microempresas. Aproveito para deixar um apelo ao Congresso: é necessário derrubar o veto ao prazo de carência.

globoplay.globo.com/v/8564350/ 2/6 Esse não é um programa de estímulo, ao contrário, é um programa de desestímulo no sentido que oferece alternativas para que empresas fiquem sem funcionar durante a pandemia.
Apr 15, 2020 12 tweets 2 min read
1/12 No curso de Macroeconomia I que ofereço na pós-graduação da UnB (depois de uns dez anos com Macro II retornei ao curso ano passado) tem um exemplo para ilustrar modelos de geração superpostas onde ocorre hiperinflação com oferta de moeda constante. 2/12 O exemplo não é meu, peguei do curso do Randall Wright, o "truque" para que isso aconteça é simples: a demanda de moeda está indo para zero.
Nov 10, 2019 11 tweets 2 min read
Dez frase perdidas em uma tarde de primavera em São Bernardo... 1/10 "Todo dia eles falam 'caiu a taxa de juros'. Mas a taxa de juros que cai é a Selic, que a taxa que paga o juros do governo. Eu quero saber se os juros do seu cartão de crédito caíram."
Luís Inácio "esqueci quanto era a taxa de juros no meu governo" Lula da Silva.
Oct 20, 2019 10 tweets 2 min read
1/10 A estratégia de bloquear recursos no começo do ano, lá por março ou abril, e liberar no final do ano é prática comum na administração pública, comum e extremamente ineficiente. 2/10 Suponha que o amigo é diretor de unidade em uma universidade federal e espera um orçamento de cem mil para o ano. Até março fica tudo meio incerto por conta da burocracia, quando os recursos são confirmados você começa a determinar como serão gastos em uma série de reuniões.
Jun 3, 2019 9 tweets 2 min read
1/9 Cerca de 85% da construção de navios do mundo está concentrada em três países: China, Japão e Coreia do Sul. Mesmo assim um tecnocrata em Brasília resolve que por ter uma grande costa ou por ser a terra do Medina que é um grande surfista o Brasil deveria produzir navios. 2/9 O sujeito leva a ideia para um político que encontra empresários para tocar a empreitada. Não com dinheiro deles, é claro, com dinheiro do governo, subsídios, garantia de compra dos navios e coisas do tipo. Os empresários são doadores para campanhas do partido do governo...