Students For Liberty Brasil Profile picture
🏆 Student Award da Atlas Network 🎓 +1000 liberais treinados 👇 Garanta seu ingresso para a LibertyCon!
Jan 11, 2022 8 tweets 2 min read
Poucas coisas estão distantes do Brasil quanto o livre mercado.

Temos posições lamentáveis no Índice de Liberdade Humana do Fraser Institute, no Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation, e no Doing Business do Banco Mundial.

Duvida? Estas atitudes comprovam isso👇 No livro "O mistério do capital: por que o capitalismo dá certo nos países desenvolvidos e fracassa no resto do mundo", o economista peruano Hernando De Soto diz:
Jan 10, 2022 8 tweets 2 min read
Porque você deve ler Karl Marx 👇 E não apenas Marx, mas também Friedrich Engels, Domenico Losurdo, Vladimir Lenin e muitos outros.

Porque você precisa conhecer os inimigos da liberdade se quiser fugir dos jargões.
Oct 26, 2021 6 tweets 1 min read
5 LIVROS LIBERAIS PARA QUEM NÃO É LIBERAL Como liberais nós defendemos o direito de qualquer um não ser liberal, afinal, não é sobre a nossa liberdade, mas sobre amar e defender a liberdade alheia.

Mas se você quer falar mal do liberalismo com propriedade, aqui vão 5 bons livros para você iniciar seus estudos:
Oct 25, 2021 6 tweets 1 min read
Por que os políticos não podem controlar os preços?

Preços são apenas informações que dizem quanto um bem é demandado e sua respectiva oferta. + O preço de um produto sobe quando sua demanda é maior que a oferta e diminui quando a oferta é maior que a demanda.

Pode parecer algo simples, mas é essencial para nossa economia funcionar bem. +
Feb 24, 2021 8 tweets 2 min read
UMA VOZ CONTRA A ESCRAVIDÃO: a história do liberal José do Patrocínio

Seus discursos insuflavam multidões denunciando o sofrimento dos escravizados - e a escravidão como prática de sociedades atrasadas.

Segue o 🧶👇 A eloquência e ferocidade na tribuna renderam-lhe o apelido de “Tigre”. Era “o tumulto feito homem”, nas palavras do acadêmico Araripe Júnior.

Foi nas letras, no entanto, que Patrocínio deu sua mais importante contribuição à causa abolicionista.
Feb 23, 2021 5 tweets 1 min read
O maior custo no preço do combustível ainda vem de impostos. Em média, os estados cobram 29% de ICMS. A União, por sua vez, entre CIDE, COFINS e PIS/PASEP pega mais de 16% do valor do final do produto.

(segue o fio...) Para piorar, a insegurança política impede que novos concorrentes entrem no mercado de refino de petróleo.

Apesar do monopólio ter sido extinto há 20 anos, as sucessivas intervenções do governo no setor afugentaram a concorrência.
Feb 23, 2021 7 tweets 2 min read
CATÃO, O JOVEM: um verdadeiro herói da liberdade ⬇️

Catão, o Jovem nasceu em 95 a.C. – e viveu os momentos finais da República Romana. ⁣

Adepto do estoicismo, Catão levou uma vida austera. Sua reputação como incorruptível era lendária. (segue o 🧶👇) Também eram notórias seu zelo pelo dinheiro do pagador de impostos - e sua defesa dos limites às ações das autoridades romanas. ⁣

Quando Júlio César cruza o Rio Rubicão e inicia o golpe que daria fim a República Romana, Catão foi o responsável pela resistência.

(...)
Feb 22, 2021 4 tweets 1 min read
Caso McLaurin: quando um indivíduo venceu a segregação estatal

Até 1948, o estado de Oklahoma proibia que negros e brancos fossem educados juntos... (segue o 🧶) Image No momento da foto, o estudante George W. McLaurin já havia conseguido com sucesso a declaração de inconstitucionalidade da lei segregacionista e matriculou-se na Universidade de Oklahoma.

Para impedir que ele se "misturasse" com os alunos brancos, outra lei foi feita. (...)
Sep 25, 2020 8 tweets 2 min read
Uma história que envolve Ludwig von Mises, sua fuga do nazismo, e o Batman?

Sim, ela existe e foi publicada pela DC Comics.

Segue o fio 👇 A história se chama “O Batman de Berlim”, foi escrita e ilustrada por Paul Pope, publicada em 1988 na série “The Batman Chronicles” e toma como base um acontecimento real.

Em 1938, com ascensão do nazifascismo na Alemanha, Ludwig von Mises fugiu de Viena, Áustria. (+)
Sep 23, 2020 5 tweets 1 min read
Você conhece Teoria de Mudança Social de F.A. Hayek?

Segue o fio 👇 Hayek era um polímata. Além da Economia, dedicou sua carreira a pesquisar temas que iam da Psicologia ao Direito.

Um de seus achados foi publicado no artigo “Os Intelectuais e o Socialismo” (1949). Nele, Hayek descreve como a ideologia do estado máximo se tornou predominante.
Sep 23, 2020 6 tweets 1 min read
Você já imaginou como controlar o preço de um único produto pode ter consequências desastrosas?

No início da década de 1920, Ludwig von Mises desenvolveu sua teoria sobre o intervencionismo.

Segue a thread para entender mais 👇 Ele não apenas falou sobre os efeitos da intervenção estatal, mas mostrou como o intervencionismo tem uma dinâmica própria.

Primeiro, uma intervenção é decretada por algum motivo, como o preço de algum produto subir.
Sep 17, 2020 4 tweets 1 min read
De acordo com o Banco Mundial, é mais fácil fazer negócios nos países abaixo do que no Brasil:

🇳🇿 1º Nova Zelândia
🇩🇪 22º Alemanha
🇻🇳 70º Vietnã
🇸🇳 123º Senegal
🇧🇷 124º Brasil

Fonte: Ranking Doing Business 2020. Hoje, apenas uma fração dos empreendedores consegue comemorar seu 1º aniversário.

Altos impostos e regulamentações excessivas trabalham contra quem acorda cedo, trabalha, gera renda e empregos.
Sep 11, 2020 6 tweets 1 min read
Você conhece Deirdre McCloskey? Uma das acadêmicas liberais mais respeitadas do mundo ela já veio no Brasil algumas vezes - e nos deixou lições importantes sobre o que é liberalismo e o que é ser um liberal.

Aqui vão 5 dessas lições 👇 "A ideia principal do liberalismo é que não haja hierarquias: homem sobre mulher, heterossexuais sobre gays ou Estado sobre indivíduos.
Sep 9, 2020 4 tweets 1 min read
Se você quer empreender no Brasil, é bom estar preparado para esse desafio.

Na última terça-feira (1/9), o CEO da Multilaser Alexandre Ostrowiecki indicou na semana “Encontre Sua Jornada” três livros que toda pessoa que quer empreender deveria ler. São eles: ➡️ “O lado difícil das situações difíceis” – Ben Horowitz
➡️ “Sete hábitos das pessoas altamente eficazes” – Stephen R. Covey
➡️ “A marca da vitória” – Phil Knight

Essas não foram suas únicas dicas. (+)
Sep 8, 2020 5 tweets 1 min read
Sobre os culpados da inflação, o economista Milton Friedman tem um recado importante:

"Nenhum governo aceita que é o responsável por uma inflação. Sempre arranjam alguma desculpa – comerciantes gananciosos, sindicatos turrões, consumidores compulsivos, árabes, a chuva. (+) Sem dúvida que comerciantes são gananciosos, sindicatos são duros, consumidores são compulsivos, árabes aumentam o preço do petróleo e, de vez em quando, chove mesmo. (+)
Aug 27, 2020 5 tweets 1 min read
Entre os dias 1 e 5 de setembro, o SFLB promoverá a semana “Encontre Sua Jornada”.

Serão cinco dias com palestras e atividades que não falarão apenas sobre a liberdade, mas como ela é uma importante aliada para o seu desenvolvimento pessoal. O evento é 100% online e 100% gratuito.

Você pode realizar sua inscrição na última hora, mas isso significa que perderá o “Aquecimento – Encontre Sua Jornada”, uma série de conteúdos pensados para fazer você ainda aproveitar as palestras ainda mais!
Aug 26, 2020 9 tweets 2 min read
3 direitos inalienáveis são citados nominalmente na Declaração de Independência dos Estados Unidos: vida, liberdade, e a busca pela própria felicidade.

Usualmente, falamos dos primeiros 2 direitos, mas relegamos o papel de coadjuvante “a busca pela própria felicidade”. Um erro! A primeira grande causa liberal/libertária da história foi a tolerância religiosa.

Como movimento político, lutamos para que as pessoas pudessem expressar sua fé. Mais do que isso, lutamos para que as pessoas pudessem se afirmar, e dizer que aquele era o seu jeito de ser feliz.
Aug 26, 2020 5 tweets 2 min read
Você já viu o corte blindado?

Invetado por Ariel Barbeiro, o corte virou um sucesso instantâneo - e marca a história de superação do seu invetor.

Se liga na thread 👇 Image Aos 19 anos, Ariel foi preso por tráfico de drogas. E foi no presídio que descobriu a barbearia como sua futura profissão.

Saindo da prisão, pegou emprestado uma máquina de corte e começou a cortar cabelos de graça para conquistar clientes - e se profissionalizar.
Aug 20, 2020 7 tweets 2 min read
5 GRANDE DIFERENÇAS ENTRE A ESCOLA E O MERCADO DE TRABALHO

A thread 👇 1. Obediência x Produtividade

No sistema escolar, seguir todas as regras, e responder como é esperado, são comportamentos premiados.

No mercado de trabalho, por outro lado, o comportamento premiado responde apenas uma pergunta: funcionou bem?
Aug 12, 2020 6 tweets 2 min read
Você deveria ler menos notícias - e começar a ler mais livros?

A Associação Americana de Psicologia (APA), revelou que metade dos americanos fica mais ansiosa acompanhando as notícias do dia. Há a necessidade de estarmos "atualizados" sobre tudo, mesmo sobre aquilo que não podemos mudar. Não à toa, os sentimentos associados ao ciclo de notícias usualmente envolvem frustração, raiva, e, sobretudo, impotência.
Jul 15, 2020 5 tweets 2 min read
“O estado de bem-estar social sempre foi julgado por suas boas intenções, e não por seus maus resultados." - Thomas Sowell

Veja essas 5 citações de Thomas Sowell sobre o estado de bem-estar social: Image “O estado de bem-estar é o jogo mais antigo do mundo. Primeiro, você leva o dinheiro das pessoas em silêncio, e então você dá um pouco dele de volta para de forma extravagante.” - Thomas Sowell