Investor, teacher and writer. MSc at Economics working in a oil company. Loving History, macroeconomics, behavioral economics and financial markets.
Jan 12, 2024 • 4 tweets • 6 min read
1) Pensamento Linear num Mundo Não Linear
Com base em evidências arqueológicas, os primeiros primatas, uma ordem de mamíferos que inclui os seres humanos, já viviam por este planeta há dezenas de milhões de anos. Já o uso do fogo, um marco significativo na evolução humana, data de cerca de dois milhões de anos. O Homo Sapiens, a nossa espécie, que vem do latim “homem sábio”, tem uma idade estimada em 200 mil anos. Agora pense em como o planeta mudou nos últimos 200 anos. É razoável pensar que o nosso software esteja, de alguma forma, um pouco ultrapassado, não?
Conforme falamos em “Savanas Africanas, Leões e os Seus Investimentos”, diversas características inatas que nos ajudaram a evoluir como espécie, hoje nos atrapalham nos investimentos, assim como em questões envolvendo incerteza de modo geral. Neste artigo, vamos tratar da nossa dificuldade em enxergar relações não lineares. Sim, isso mesmo, você é muito bom em desenhar linhas retas, em pensar de modo aditivo, mas péssimo em interpretar relações dessa natureza. Pega um café, eu vou te provar isso agora! 😅2) Digamos que você gerencie dois modelos de frotas: um SUV que faz 5 km p/ litro e um sedã que faz o dobro (10 km/litro). Ambas as frotas possuem um número igual número de carros e viajam cerca de 10 mil km por ano. Em busca de uma transição energética justa e sustentável, você pretende substituir um dos modelos por veículos mais econômicos em termos de combustível. O que é melhor?
1 – Trocar o SUV que faz 5 km p/ litro para outro modelo que faz 10 km p/ litro.
2 - Trocar o sedã que faz 10 km p/ litro para outro modelo que faz 50 km p/ litro.
Intuitivamente, a opção 2 parece a mais correta. Uma economia adicional de 40 km/litro parece muito melhor que uma de 5 km/litro. A economia em termos percentuais também é maior. Essa é fácil, hein. Agora vamos fazer a conta e descobrir porque a opção 1 que é a correta.
Se você roda dez mil km por ano num carro que faz 5 km/litro, então você gasta 2 mil litros por ano (10 mil dividido por 5). Passar para um veículo que faz 10 km/litro vai te fazer gastar apenas mil litros por ano (10 mil dividido por 10) em vez de 2 mil litros, uma economia de mil litros. Já trocar um carro que faz 10 km/litro por um que faz 50 km/litro vai te fazer gastar 200 litros (10 mil dividido por 50) em vez de mil litros, economizando apenas 800 litros por ano. Como a opção 1 economiza mil litros e a segunda 800 litros, claramente a primeira é melhor. Veja a tabela abaixo.
Se você é como a maioria das pessoas, você errou porque entendeu que a relação entre o número de litros utilizados e o consumo de combustível é mais simples do que realmente é de fato. A relação entre as variáveis não é linear como o gráfico 1 abaixo, e sim como o gráfico 2.
Se você ainda está tendo problemas para entender, a culpa não é sua. Nosso cérebro simplesmente adora fazer linhas retas. Décadas de pesquisa em psicologia cognitiva já mostraram que a mente humana tem dificuldades em compreender relações não lineares.
Apr 21, 2023 • 18 tweets • 6 min read
a) Azarados Não Contam as Suas Histórias
Giacomo Casanova, mais conhecido como Casanova, foi um lendário mulherengo e aventureiro italiano do século XVIII. É conhecido pelas inúmeras amantes e conquistas amorosas, incluindo mulheres nobres, prostitutas e até mesmo freiras.
b) Dotado de uma personalidade ousada, estava sempre procurando novas experiências e emoções, o que o levava com frequência a situações perigosas e até escandalosas. Desde então, a sua história tem sido retratada em diversos livros, filmes e peças de teatro.
Apr 29, 2021 • 7 tweets • 4 min read
1/6) Da Lei dos "Grandes" aos "Pequenos" Números
A animação mostra a retirada de bolas vermelhas e azuis de uma caixa, com reposição. A medida que as retiradas aumentam, o número de bolas retiradas azuis e vermelhas convergem para 50%. #estatística#economiacomportamental
2/6) Esta convergência entre o nº da amostra e as probabilidades subjacentes ficou conhecida como "Lei dos Grandes Números" (#LGN), e foi provada pelo famoso matemático, e também percursor de uma notável família de matemáticos brilhantes, o suíço Jakob #Bernoulli, no século XVII.
Oct 30, 2020 • 28 tweets • 8 min read
1) Cassinos, Previsões e os Retornos no Mercado
Será que é preciso acertar previsões de maneira consistente para ganhar dinheiro no mercado? Estariam os retornos de alguma maneira relacionados a habilidades de prever o futuro?
2) Luís Stuhlberger, gestor do famoso fundo Verde, a julgar pelo episódio #32 do @stockpickers_, acredita que sim:
“Eu parto do princípio que a gente deve prever o futuro...
Jun 6, 2019 • 11 tweets • 5 min read
1) A invenção do xadrez e a compreensão da #convexidade
Conta Beremiz Samir, o Homem que Calculava, que o #xadrez foi inventado por um jovem brâmane com o fim de distrair o seu monarca, devastado pela morte de seu único filho numa decisiva batalha. #economiacomportamental2) Em pouco tempo, o Rei viu que no xadrez, tal como na batalha vencida, o sacrifício de um príncipe é, por vezes, imposto como uma fatalidade, para que dele resultem a paz e a liberdade de um povo. #ohomemquecalculava