Samuel Pancher Profile picture
Jornalista retratando a realidade distópica no @metropoles Contato: sampancher7@gmail.com
Feb 24, 2023 8 tweets 3 min read
Essa thread é pra mostrar como a imprensa brasileira passou o dia reproduzindo propaganda russa sobre uma suposta aceitação do Governo Putin em “analisar” uma proposta de Paz do Brasil. Todos se basearam nessa “reportagem” da Agência Tass.

A Tass sequer pode ser considerado um veículo jornalístico. É uma agência de propaganda do Kremlin.

Eles destacam a seguinte fala do vice-chanceler russo: “Moscou analisa iniciativas de paz do Brasil sobre a Ucrânia”
Jun 15, 2022 7 tweets 3 min read
No @Metropoles, minha apuração sobre as “Brigadas Digitais” da CUT.

Grupos de WhatsApp - supostamente criados para combater Fake News - são usados para envio de material favorável a Lula.

Empresas foram contratadas para fazer disparos na plataforma 👇🏻 Um exemplo da atuação: no dia 12 de junho, tive acesso a uma planilha com dezenas de sugestões de tweets favoráveis a Lula.

No dia seguinte, os textos - sem qualquer alteração - foram replicados centenas de vezes aqui na plataforma.
Apr 4, 2022 4 tweets 2 min read
Castanhari está nos trending topics.

Alguns estão chamando Castanhari de nazista.

O motivo? Castanhari citou o Holodomor em um vídeo e os negacionistas históricos se recusam a acreditar que isso existiu. Essa matéria do Fantástico gerou a mesma revolta nessa galerinha. Percebam que é um fato histórico, mas eles dizem que é “desinformação”.

Mas é uma explicação objetiva do que Stalin fez com a Ucrânia.

globoplay.globo.com/v/10255247
Nov 7, 2021 4 tweets 1 min read
Existem várias formas de se lidar com as coisas.

Alguns externam tudo o que sentem, outros traçam paralelos com sua própria existência, outros se retraem.

Faço parte do último grupo. Sempre fui adepto da retração e da reflexão. Essa reflexão gera algumas conclusões. A principal delas é: quantos lutos coletivos vivemos nos últimos tempos? Quantos lutos individuais? Quanta dor poderia ser evitada?
Jun 28, 2021 4 tweets 1 min read
Lazaro matou e estuprou mulheres. Foi preso e fugiu. Chances lhe foram dadas, mas era um psicopata diagnosticado.

Se houve abuso da polícia que apure-se, mas é bem provável que alguém com esse perfil tenha sim partido pra o confronto.

Revidar agressão é justo e o dever da PM. Já citei o protocolo que as polícias devem seguir diversas vezes aqui para mostrar abusos cometidos pela PM.

O que deveria se questionar nessa história é como o sistema penal que encarcera ladrão de margarina deixou um psicopata diagnosticado voltar às ruas para matar e estuprar
Jun 9, 2021 4 tweets 2 min read
O ministério paralelo viu na falta de oxigênio de Manaus a chance de provar que seu ‘tratamento precoce’ funcionava. Médicos confessam que foram enviados à cidade pelo Ministério da Saúde.
O resultado foi morte.

Apuração minha no @Metropoles Dentro de uma unidade de saúde, uma médica enviada pelo Ministério da Saúde faz a pregação do inexistente tratamento precoce. O rosto da funcionária com uniforme da prefeitura de Manaus é de exaustão.
Em 3 dias, o Brasil se chocaria com as imagens que viriam da capital amazonense
May 29, 2021 6 tweets 2 min read
Pra galera debatendo abordagem policial: aquele de preto sou eu, em 2015, acompanhando um treinamento promovido pela PM de SP.
Sim, o policial pode abordar qualquer um e você não deve resistir à abordagem, mas existem regras nessa averiguação. 1-) Arma se aponta só pra quem te oferece risco iminente (Tentou fugir ou não deixa as mãos em local visível). É um aviso de que vc pode atirar.
2-) Só se atira quando alguém faz menção de pegar algo na cintura, ou está armado e coloca a vida do policial - ou terceiro - em risco.
May 29, 2021 4 tweets 1 min read
Procedimento equivocado em diversos níveis. Principalmente por apontar a arma para alguém porque a pessoa ‘ousou’ questionar o motivo da abordagem Percebam que o outro policial não aponta a arma em nenhum momento, apenas a segura.
Os dois passaram pelo mesmo treinamento, mas só um segue corretamente.
Apr 13, 2021 4 tweets 2 min read
No parlamento francês, o primeiro ministro do país cita o Brasil como exemplo de que a hidroxicloroquina não funciona contra a Covid-19 e anuncia a restrição de voos vindo do país.

Ao falar do remédio, arrancou risadas dos colegas. Ao falar da restrição, arrancou aplausos Agradecendo ao @MarceloLins68 e ao @Rochinhaemparis pelo help na tradução
Mar 6, 2021 6 tweets 3 min read
5 de janeiro é meu aniversário. Mas isso é só uma coincidência.

5 de janeiro de 2021 é o dia anterior à invasão ao capitólio que resultou em mortes e uma tentativa de golpe nos Estados Unidos

(Segue abaixo) A imprensa americana reporta que no dia 5 houve uma reunião no Trump Hotel que foi apelidada de “conselho de guerra”

Embora neguem que o encontro aconteceu, vários aliados de Trump (incluindo seu filho) foram vistos no hotel naquele dia:

alreporter.com/2021/01/27/pho…
Jun 25, 2020 4 tweets 1 min read
O homem na sanfona é o Presidente da Embratur Sim, ele foi lá só pra isso
Jul 22, 2018 13 tweets 4 min read
Tive a ideia de lançar uma thread aqui: os absurdos na vida de um estudante de jornaismo.

SE ACHEGUEM Teve esse dia em que aprendi muito