Marize Schons Profile picture
Socióloga - Professora - melhor me seguir no Instagram @ marizeschons
Oct 3, 2022 16 tweets 3 min read
O que aconteceu com o NOVO?
Antes de tudo, precisamos entender a premissa básica da política;

A função das eleições numa democracia é selecionar um governo. Portanto, todo o partido procura maximizar o apoio político, sendo objetivo principal é a reeleição através de votos. Eleitores são recursos escassos disputados pelos partidos políticos dispostos ideologicamente em termos relativos entre direita, centro e esquerda

A disputa na política não ocorre apenas entre a direita e a esquerda. A disputa política acontece também dentro do próprio espectro.
Sep 9, 2022 4 tweets 1 min read
A monarquia inglesa não é uma instituição medieval. A instituição da qual a rainha fez parte, na verdade, remete a formação do Estado Moderno, por isso, a estabilização das fronteiras, a soberania sobre os “statos” territoriais, formação da nação e do exército permanente. É exatamente a formação do Estado inglês com a dinastia Tudor um dos principais marcadores do fim da ordem medieval da cristandade latina, para o começo de uma ordem baseada no sistema de Estados Europeus.
Sep 8, 2022 8 tweets 2 min read
Um resumo do resumo do resumo. Mas só para esclarecer alguns termos técnicos que aparecem confusos nas redes…

1- A monarquia na Inglaterra é do tipo Constitucional. 2- Monarquia e democracia não são necessariamente termos antagônicos. Assim como a existência de uma república imediatamente não cria uma democracia, como é o caso da República chinesa por exemplo (apesar do nome hehhe)
Sep 8, 2022 7 tweets 1 min read
Por que a morte da rainha importa?

1- As relações entre os Estados não são baseadas nos simples interesses pragmáticos que administram as capacidades militares e garantem a manutenção da soberania. 2- A estrutura do poder precisa ser entendida também a partir dos valores e interesses comuns que formam padrões de conduta e práticas sociais desejáveis.
Apr 24, 2022 6 tweets 1 min read
Vou traduzir esse Tweet para muitos que não entenderam o que o stalinista millennium está dizendo:

1- Le Pen não é opção
2- Macron tmb
3- pq a democracia não é opção para jones.

Para jones a opção justa seria a ruptura com a democracia, a superação da mesma, pois a democracia corresponde ao projeto burguês liberal. É por isso que Marx em Crítica a Filosofia de Direito de Hegel rompe com qualquer possibilidade de revolução a partir do próprio Estado (moderno, soberano, burguês).
Oct 7, 2021 7 tweets 3 min read
- Ong (Girl Up) cria um projeto para conter a pobreza menstrual.
- essa ONG, por sua vez, é financiada por várias grandes empresas, inclusive o grupo P&G
- O grupo P&G é uma multinacional que produz e distribui no mundo vários bens de consumo, especialmente de higiene e cosmético - uma das empresas vinculadas à esse grande grupo é a marca conhecida de absorvente Always.
- A Always, por sua vez, na sua página do Instagram comemorou o “grande passo para combater a pobreza menstrual”. Pq será?
Oct 7, 2021 5 tweets 1 min read
O militante brasileiro médio (de qualquer ideologia):

1 - propõem soluções insustentáveis e com altos custos q só funcionariam em um mundo ideal
2- fica sempre na expectativa de arranjar um carguinho na nova melhor burocracia de todos os tempos da última semana 3- não produz riqueza
4- mas moraliza e chama de ganancioso quem produz
5- quer distribuir renda
6- mas desde q a renda distribuída nao seja a sua própria
7- acha q o mercado paga pouco
8- por isso pede para papai conseguir um cc com o amigo vereador
Oct 12, 2020 9 tweets 4 min read
@msarsur Marcelo. Você não pode mudar os fatos que compõem a história das ideias, nem o curso da História da Filosofia, de acordo com as tuas preferências políticas. Sinto muito, isso é pouco científico e nada técnico. @msarsur O “pensamento liberal” n só é um conjunto de ideias políticas. O pensamento liberal é uma tradição de pensamento que reúne pensadores em um determinado contexto historico — pós id média, dando as bases ideológicas da Id Moderna e tendo seus desdobramentos na Id. Contemporânea.