Escritor e realizador (do premiado @appaixonadosrtp). Game Designer. Parte do podcast @numasociedade. Ícone por @daysillustrates, header por @joanaafonso.
Feb 24, 2022 • 14 tweets • 3 min read
Eu não culpo ninguém que se refugie numa narrativa simples. É sempre mais confortável achar que o mundo não é complexo e pior, é viciante sentirmo-nos justificados que o nosso lado afinal tinha razão, apesar do ceticismo saudável (e experiência) que dificulta as narrativas (1/13)
fáceis. Estamos rodeados de media que legitimam certas formas de poder (mal) como a económica, financeira ou mediática enquanto condena (bem) as militares e repressivas, embora apenas de um lado. Não há problema que do lado da NATO se matem, torturem civis, ou haja nazis ou(2/13)
Feb 24, 2022 • 4 tweets • 1 min read
Diz muito quando face a uma tragédia o instinto não é procurar soluções e respostas mas criticar o PCP e exigir ao PCP satisfações. Mostra a nossa impotência, como não há nada que possamos fazer, atacamos o que está próximo como se fosse proxy do Putin. Não é. 1/4
A posição do PCP e um comunicado em que não têm uma condenação do Putin como deviam não causaram o ataque à Ucrânia hoje. Mas no twitter vivemos num mundo de fantasia em que achamos que ter opiniões morais “correctas” (dúbio neste caso) muda alguma coisa. 2/4
Feb 22, 2022 • 4 tweets • 1 min read
Quanto custaria o cheque-ensino? Ora, a teoria é pegar nos 6200€ que supostamente "custa" um aluno do público e dar a todos os colégios privados por cada aluno. Vamos presumir que todos aceitam. Isso são 107 410 alunos do privado para um total de 1 056 543 612€ anuais.
O orçamento total do ministério da educação é: 7,8 mil milhões. Esta medida aumentaria o orçamento inteiro em 13%. Todos os anos. Para sempre.
Primeira pergunta Jerry Springer “por que é que AC é um obstáculo”?
CM elogia a Geringonça , critica maiorias absolutas.
CM diz que não teremos maioria absoluta, logo convém discutir soluções para o dia seguinte à volta de saúde e trabalho.
JAF repete que AC foi obstáculo, CM repete que não.
AC diz que não quer maioria absoluta como um objectivo em si e diz que foi o BE a romper a negociação 🤷🏻♂️
LIVRE com Rui Tavares e CDS com Francisco Rodrigues dos Santos
Rui Tavares tenta falar do resto do programa mas querem falar do RBI. Bom spin “passou a falar do RBI em vez da prisão perpétua”.
RT lembra que à direita nunca se pergunta quanto custa. Lembra que o PSD/CDS deu 30 milhões aos mais ricos na Câmara de Lisboa e ninguém perguntou nada. Quando é para dar aos mais pobres há muitas perguntas.
Pergunta ao FRS onde vê a ideologia de género e sexualização da escola.
PSD com Rui Rio e IL com João Cotrim de Figueiredo.
Começa com uma excelente piada com o Rui Rio a dizer que é um social democrata e que há tanto socialismo em Portugal que pode concordar com a IL em cortar e privatizar.
JCF diz que o PSD não é alternativa e aponta que Rui Rio está a fazer uma campanha “prudente” e falta-lhe coragem.
A Clara de Sousa está a ajudar o Rui Rio coitadinho, bem precisa, até lembra o elogio de JCF a RR.
Rui Rio lembra o buraco nas finanças e a injustiça da flat tax.
Começamos pela votação do orçamento com o Adelino a fazer de Jerry Springer “por que é que o BE foi irresponsável?”
Adelino não quer saber, quer o soundbite de “o BE foi irresponsável”
Este argumento de “abriu a porta à direita” por muito que também não queira um crescimento da direita é pouco democrático. Não é o BE que vota na direita, se a direita cresce é porque as pessoas votam nela 🤷🏻♂️ a esquerda (e o PAN) têm de ter é respostas melhores.
Jan 10, 2022 • 5 tweets • 1 min read
3 debates hoje
⭐️ BE-PAN na RTP3 às 18:15
⭐️ PSD-IL na SIC às 21h
⭐️ CDS-LIVRE na TVI24 às 22h
Antevisão ⬇️
⭐️ BE-PAN na RTP3 às 18:15
O BE pode aproveitar aqui a trajectória descendente do PAN e o seu histórico ecológico para ganhar uns pontos. Atacar a contradição básica que o PAN não tem soluções que combatam as causas da emergência climática porque não é anticapitalista, por ex.
Primeira pergunta sobre a eco-geringonça a Rui Tavares (PS-PAN-PEV-LIVRE) porque excluir Bloco e PCP?
Rui Tavares diz que não exclui ninguém que responda ao tempo presente, defenda causa ecológica. Quem virou a página da austeridade tem de virar a página do extrativismo, poluição, mau ordenamento, etc, baseada numa economia do conhecimento e descarbonização.
AV muito triste por ser excluído por alguém que diz que vota muito com o PS, a IL.
CH tenta colar com a IL ao PS, ao PAN mas no fim diz que admite viabilizar um governo de direita (cough Açores cough).
Chama à IL partido dos privilegiados (telhados de vidro)
Ri em voz alta (e o JCF parece também ter rido) quando AV agrupou “os menos privilegiados e empresários”
PS com António Costa e CDS com Francisco Rodrigues dos Santos.
Primeira pergunta sobre médicos de família. Costa começa por mostrar solidariedade com a SIC/Expresso depois do ataque.
AC diz que recuperou médicos de família face à troica
AC fala das medidas do PS para melhor cobertura e contratar mais profissionais, mantendo que é uma prioridade para o PS.
Pergunta para FRS pergunta porque o PSD/CDS não resolveu isso no poder. Desculpas do costume e elogio ao saque que Passos Coelho e Portas fizeram.
Jan 9, 2022 • 7 tweets • 2 min read
Três debates hoje, incluindo um com bolinha vermelha (deve ser por isso que é tão tarde)
⭐️PS - CDS (21 horas SIC)
⭐️IL - Chega (22 horas RTP3)
⭕️PAN - Livre (23 horas SIC Notícias)
Antevisão⬇️
⭐️PS - CDS (21 horas SIC)
Considerando que FRS se elegeu como campeão contra o socialismo e a extrema-esquerda, vou presumir que vai ficar muito vermelho e acusar o António Costa de muita coisa. Já António Costa está a enfrentar um partido e líder descredibilizado.
Dec 31, 2021 • 6 tweets • 4 min read
Agradeço ao Jornal de Negócios pela inspiração. Escolhi 14 pessoas cujas ideias para o país gostava de ouvir. Tentei escolher pessoas de diferentes classes, experiências e ideologias, mas representativos de várias áreas de conhecimento e de trabalho. No sentido dos ponteiros:
Beatriz Gomes Dias (@BGomesDias)
Guadalupe Amaro (@rainhapura)
Mamadou Ba (@mbbarkere)
Mário Macedo (@Mmacedo_tweets)
Pacheco Pereira
Paula Cardoso (setentaequatro.pt/paulacardoso)
Rui Tavares (@ruitavares)
Margarida Nogueira (@margaridang_)
(2/5)
Sep 27, 2021 • 26 tweets • 8 min read
Vamos a uma análise de Lisboa, a surpresa da noite?
Como é que Medina passa de quase maioria absoluta e de liderar todas as sondagens, de ser apontado como vencedor de debates até pelo comentariado de direita… para um discurso de concessão? Divisão da esquerda? Qualidades (1/25)
do Moedas?
Então, comecemos por Carlos Moedas. Ao contrário de há 4 anos, os dois principais partidos de direita (PSD/CDS) concorreram coligados. A eles juntam-se MPT, PPM e Aliança. No entanto, concorre pela primeira vez a IL e o CH, dispersando o voto da direita e (2/25)
Sep 26, 2021 • 24 tweets • 4 min read
Bem, prontos para uma noite longa de autárquicas? Podem vir discutir para esta thread. Resultados e sondagens daqui a nada!!
Jfc, Lisboa. Empate técnico Moedas/Medina. Vai mesmo ser uma noite longa. Será que Moedas conseguiu consolidar o voto da direita ou o relaxamento da esquerda face à eventual vitória de Medina dispersou o voto?
Apr 3, 2021 • 12 tweets • 2 min read
Eu percebo o imperativo moral que guia muita gente na questão de países como a Venezuela ou a Coreia do Norte. Muita gente cresceu, como eu, a ouvir as justificações americanas para intervenções militares e sanções no afeganistão, iraque, irão, etc. É humano querer ajudar (1/12)
quem está em sofrimento e qualquer democrata deve ser contra abusos autoritários e ataques aos direitos humanos que consideramos universais. O que não percebo é, primeiro, a selectividade. Se um critério (comete abusos antidemocráticos e de direitos humanos) é o suficiente (2/12)
Mar 22, 2021 • 5 tweets • 3 min read
Estava a ver vídeos a comparar as versões do Justice League no youtube e apareceu-me o anúncio mais incel de sempre (haverá alguma relação?). Um “sistema” que promete a homens baixos (muito reforçado este ponto), gordos, pobres ou velhos que consigam qualquer mulher, até a (1/5)
ex-namorada ou raparigas que o deixaram na “friend zone”. Ataca todas as inseguranças cliché (estou surpreendido de não falar de calvície) para tentar sacar dinheiro a homens solitários, mencionando repetidas vezes o vício em pornografia e a falta de sorte ao amor. Vai (2/5)
Mar 21, 2021 • 10 tweets • 4 min read
Então aqui está um truque que vos tentam impingir: então mas vamos buscar os impostos àquela fatiazinha pequenina de pessoas? São tão poucos! Nunca vai chegar! O problema é quando vamos ver a riqueza que detêm realmente.
Whaaa? Em Portugal, apenas 10% das pessoas detém mais de 50% da riqueza total do país? E os 50% de baixo têm MENOS de 10% da riqueza total?
Feb 21, 2021 • 23 tweets • 5 min read
Pessoal da propaganda pró-capitalismo gosta de dizer que o sistema recompensa “inovações” ou “ideias” que melhor servem a sociedade. O vídeo do instituto + iniciativa liberal diz o mesmo. Já sabemos que não é um sistema que promova inteligência, esforço ou “mérito”. A (1/22)
existência de heranças desprova ser uma pré-condição necessária. E nenhum pró-capitalista é anti-herança, porque esta é um incentivo útil. A herança promete que a morte não desfaz o trabalho de um indivíduo e que a descendência terá uma segurança económica que o “self-made”(2/22)
Jan 6, 2021 • 19 tweets • 6 min read
João Ferreira e Tiago Mayan na TVI24!
João Ferreira num caloroso debate com a moderadora sobre as medidas de emergência que são necessárias (mas não o estado de emergência, que não evitou este brutal aumento de casos). Há alguma regra sobre não deixar o João Ferreira acabar um pensamento ou...? #presidenciais2021
Jan 6, 2021 • 15 tweets • 3 min read
MARCELO e AV na SIC agora!
Marcelo a mandar bocas a AV sobre as suas tendências megalomano-messiânicas religiosas. Mas não consegue condenar AV. Normaliza-o, mas torna mais difícil de AV o atacar porque não se pode fazer de vítima. Claro que isso não o impediu de fazer porque é um palhaço. 🤡