Anderson Lueders Profile picture
Sócio e Cogestor da Real Investor. Autor do livro Investindo em Small Caps.
ftatsch Profile picture Luiz Moreira Profile picture 3 subscribed
Feb 29 5 tweets 1 min read
As altas dos ativos que mais nos deixam tranquilos são as decorrentes de bons resultados, em empresas crescendo a lucratividade, mas com multiplos de empresas ruins. Daí o mercado reage com a " surpresa'. É muito bom também quando ocorre um movimento da empresa que deixa escancarado o valor dos ativos. Ocorrem altas fortes e a margem de segurança permanece com a mudança de patamar do negócio.
Mar 18, 2023 12 tweets 2 min read
Desânimo no mercado financeiro. Pregando no deserto. Escrevo em fóruns desde 2.006 e invisto desde o ano 2.000, e por isso passei por ciclos de euforia na bolsa e da mais pura depressão.  O Sr. Mercado é realmente um maníaco depressivo.
Dec 4, 2022 5 tweets 1 min read
Ao investir, você vai perceber que o Sr. Mercado fará o seguinte, mesmo em empresas com boa situação patrimonial:

Estará confiante para comprar um ativo imobiliário com cap rate de 8% e com medo quando atingir 16%; Estará confiante ao comprar uma empresa de construção civil a 150% do NAV e com medo ao pagar 35% do NAV;

Estará confiante ao comprar uma empresa de utilities a 8% de TIR real e com medo ao atingir 14% da mesma métrica;
Mar 26, 2022 6 tweets 1 min read
Até o início da pandemia existia um ciclo muito claro em diversos segmentos que estava longe de chegar ao fim e daria um belo retorno adicional. A pandemia, no entanto, impactou profundamente a realidade de mercado, e devido a incerteza de sua durabilidade e seus efeitos, surgiu uma profusão de narrativas a respeito do "novo normal".
Feb 5, 2022 15 tweets 2 min read
A lógica nos investimentos, aliado à probabilidade e ao comportamento.

Existem fatores essenciais para que sejam tomadas boas decisões de investimento. Dentre elas, cito três: Lógica, probabilidade e comportamento. A capacidade de ter os 3 juntos produz bons investidores.
Jan 6, 2022 4 tweets 1 min read
a) Shopping com cap rate de 15;
b) Construtora e escritórios a 40% do NAV;
c( Banco com ROE de 15% e a 60% do valor patrimonial;
d) Empresa de tecnologia a 3 vezes EV/EBITDA;
e) Empresas de commodities a 2,5 vezes EV/EBITDA; f) Indústria a menos de 4 vezes EV/EBITDA mesmo com benefício do câmbio;
g) varejo a menos de 10 vezes o lucro normalizado e do valor patrimonial e com uma década de crescimento;
h) seguradora com P/L normalizado abaixo de 10 e com ativação do ganho financeiro com a SELIC.
Nov 13, 2021 10 tweets 2 min read
Essa temporada de balanços, como todas as demais, sempre trazem importantes ensinamentos. Aqui vão algumas reflexões: 1) Quando você investe em ativos com expectativas muito infladas de desempenho e paga por isso muito antecipadamente, ha um elevado downsizing quando elas não se confirmam. Leve sempre em consideração esse risco ao fazer investimentos;
Sep 11, 2021 7 tweets 1 min read
Ha 3 ou 4 anos o sentimento dominante no mercado é de que a energia elétrica teria uma queda acentuada nos preços com a grande quantidade de projetos eólicos e solar somados a uma economia anêmica no Brasil. O que vemos atualmente, no entanto, é uma explosão de preços que vai gerar forte lucratividade a quem está exposto ao mercado spot. Justamente "o risco a ser evitado".
Jan 30, 2021 10 tweets 2 min read
2 coisas interferem bastante no mercado financeiro e seus preços: disseminação de opiniões e estratégias que modificam o fluxo de capital para os ativos: por exemplo, algum agente interpreta um fato como positivo e ha reação exagerada a isso. De outra forma, ha informações silenciosas que passam despercebidas como ultimamente tem se dado com ativos com TIR Real de 2 dígitos num mundo de juros reais negativos. Essas oportunidades estao nos balanços e nas analises de dados.
Jan 1, 2021 10 tweets 2 min read
Para muitas empresas em 2020 tudo jogou a favor: câmbio, deslocamento de demanda não recorrente (distanciamento social mudou prioriedades de gastos no curto prazo): muitas dessas empresas subiram 50 a 200%... até mais... mas muito disso é sorte e circunstância e não competência; Por outro lado em muitos negócios tudo jogou contra: falta de produtos, encarecimento cambial; distanciamento afetando a demanda. Muitas dessas empresas caem 20 a 50% mesmo com quedas de apenas 10% do faturamento no momento: culpa da empresa? Não. Circunstância também.
Oct 17, 2020 5 tweets 1 min read
Continua....

Mais da metade dos investidores no Brasil entraram nos últimos 3 anos, empurrados pela baixa da taxa de juros, e seguem a onda dominante, com pouca capacidade crítica e dificilmente consultam as fontes primárias. Margem de segurança é um tema totalmente desprezado. No passado, o novo ópio já foram a telefonia, o biodiesel de mamona, as commodities, a indústria, a construção civil, os bancos médios, enfim, vários negócios da economia teriam esse ceú de brigadeiro que se coloca no preço de alguns segmentos hoje.
Oct 17, 2020 25 tweets 3 min read
Leitura e sentimento de mercado.

Há 20 anos, em agosto, iniciei os investimentos diretamente na bolsa de valores. De lá para cá acompanhei atentamente 2 informações muito valiosas: fontes primárias, ou seja, diretamente nos balanços e nos dados econômicos; b) opiniões e expectativas dos agentes de mercado e sua enorme influência no preço dos ativos, e que ganharam uma proporção nunca vista na era das redes sociais, fazendo mais preço no mercado do que as fontes primárias.
Apr 26, 2020 9 tweets 2 min read
Vivemos um momento de grande incerteza na área de saúde, econômica e política no Brasil que levou a nossa bolsa a maior queda em dólar no ano em comparação aos pares (pouco acima de 50%). Esta não é a primeira vez que vivemos essa situação no nosso país. Somos prodígios em construir crises novas sem nem ao menos sair das anteriores. Vivemos nossa adolescência. E isso afeta decisivamente o emocional, a disposição em assumir risco e a motivação.