Tiago Torrent Profile picture
Cognitive Linguist doing research on NLP with Frames and Constructions @FrameNetBrasil and @GlobalFrameNet. Co-author of Copilots for Linguists (he/him).
Mar 7, 2022 19 tweets 6 min read
O que um modelo computacional da cognição linguística 💻🧠 pode dizer sobre a genialidade de três grandes compositores brasileiros da atualidade? Sim, eu estou falando @FrameNetBrasil e de @marisamonte @carlinhosbrown e @arnaldo_antunes. Senta que lá vem 🧶 1/ Comecemos pela música que motivou o fio. É uma das minhas favoritas da Marisa Monte. Dessas de ouvir no repeat até pensar que daria um bom exemplo pra ilustrar como a @FrameNetBrasil pode capturar efeitos de sentido geniais. Trata-se de O Bonde do Dom. 2/
Aug 31, 2021 11 tweets 3 min read
Se Gil fosse compor o clássico Cérebro Eletrônico 🧠💻hoje, a letra seria meio diferente: ele não é mais mudo 👅 e ele já anda 🦿. De resto, continua certo o Gil! A começar pelo fato de o cérebro eletrônico não saber que “ele” se refere a ele mesmo e não ao Gil na frase acima. Mas não é só essa a limitação da #IA. Sim, o cérebro eletrônico comanda, manda e desmanda, em especial a partir de aplicações construídas sobre datasets enviesados, como muito bem demonstrado no fabuloso @CodedBias. Mas só a gente que é humano pode pensar se Deus existe.
Jul 17, 2021 10 tweets 2 min read
Por que essa frase é bizarra? 🤪 Quer dizer, em termos linguísticos, porque do ponto de vista da sociologia está bem óbvio… E se eu te dissesse que tem um paper emblemático do Fillmore que explica isso com um toque de humor? 😁 Segue o fio 🧵 Pra começar, temos que concordar que, do ponto de vista estritamente lógico, a frase é verdadeira. Quem acumula menos dinheiro 💰, em termos estritamente formais, fica mais pobre. Mas Tiago, alguns perguntariam, não seria melhor dizer “fica menos rico”? Claro! - eu vos diria.
Jul 16, 2021 19 tweets 6 min read
TGIF: the second episode of #NLProcFridays is here!
Sextou com o segundo episódio das #SextasdePLN! Ep. 2: Know your venue 📗🧑‍🏫, frame your research 🖼
Conferences and journals have a mission to serve well-defined scientific communities. Hence, choosing the venue to which you’ll submit your research paper is a key factor for the success of the whole publication enterprise!