No país da democracia dos rabos presos e contra-presos
Nov 3, 2022 • 5 tweets • 1 min read
As pessoas não estão loucas por acaso.
Foram anos de lavagem cerebral de algoritmos de rede social alimentando vieses de confirmação.
A internet permitiu q as pessoas possam escolher no que querem acreditar conforme seus temores e conjunto de crenças - e ainda criar grupos.
Logo, a sensação de que essa gente vive num mundo paralelo não é por acaso. A retroalimentação constante de teses conspiratórias estapafúrdias e de slogans vazios criou uma espécie de Brasil alternativo, e vai ser um baita desafio resgatar essas pessoas.
Oct 25, 2019 • 11 tweets • 2 min read
Sobre MAVs/milícias digitais e etc.
Eu JAMAIS me referi publicamente ao ativismo digital como MAV ou milícia digital. Nunca gostei da expressão "miliciano digital" porque acho que acaba englobando gente que, de maneira orgânica e legítima, usa suas redes pra defender o governo.
MAV não é um termo conceitualmente errado, porque significa Militância em Ambiente Virtual. Não é exatamente isso que alguns perfis fazem de maneira consciente? Mas ainda assim evito utilizar o termo porque é pejorativo, uma vez que remete às MAVs financiadas do petismo.
Aug 3, 2019 • 8 tweets • 2 min read
Enquanto eu almoçava, estava passando Sai de Baixo na TV do restaurante. Fiquei refletindo que hoje em dia esse tipo de humor não tem mais espaço e tentando imaginar o motivo além daquele já conhecido: o politicamente correto. Mas pq essa transformação se deu tão rápido?
A resposta veio rápido na minha cabeça: as mídias sociais. Foram elas que ajudaram a pavimentar o politicamente correto. Em 1996, quando Caco Antibes era "machista" ou "ofendia pobres", o único jeito de um ofendidinho se manifestar era enviando carta pra Globo.
Jun 11, 2019 • 15 tweets • 3 min read
Como personalidades da política brasileira reagiriam ao fim do mundo:
Andreazza: Finalmente as hostes bolsonaristas poderão celebrar a revolução transformadora que tanto desejam: o meteoro é fruto do ódio às instituições e assassinará todas as reputações do planeta de uma só vez. Nós avisamos. Tem método.
May 18, 2019 • 9 tweets • 2 min read
1 - É evidente que o governo encontra dificuldades por conta de uma cultura de fisiologismo arraigada na política brasileira. Mas depois de obter algumas opiniões de quem está de dentro (e tem muita vontade de ajudar), me parece que REALMENTE falta diálogo.
2 - Se o grau de animosidade dentro da própria bolha da direita é absurdo e ninguém se entende mais, imagine como estão os não ideologizados e nem tão simpatizantes do governo. O que está se praticando não é a nova política, mas a anti-política - e isso é muito ruim.
Mar 28, 2019 • 8 tweets • 2 min read
1 - Um dos problemas do governo Bolsonaro é a ideologização excessiva. Existe a intenção de promover uma grande virada à direita sem gradualismos, e a estrutura está reagindo. Parece que não existe a menor intenção de trabalhar em silêncio.
2 - Como bom gramsciano, o petismo sempre soube agir na calada da noite promovendo sua revolução silenciosa à esquerda sem chamar muita atenção. Caiu quando uma presidente ideológica demais (e incompetente) começou a abrir a boca. Jogou luz sobre tudo que vinham fazendo.
Mar 23, 2019 • 6 tweets • 1 min read
1 - Vou escrever algo que talvez desagrade alguns... Mas acho que é necessário. Não sei se vai fazer alguma diferença prática, visto que sou uma gota no mar de opiniões, mas fica a minha contribuição.
2 - Quando algum tweet meu de teor mais crítico viraliza, recebo algumas respostas que considero absolutamente desnecessárias, marcando a arroba dos políticos mencionados e acrescentando xingamentos.
Mar 8, 2019 • 4 tweets • 1 min read
Aconteceu uma parada bizarra agora comigo! Segue a thread...
Um amigo me mandou essa mensagem de zoeira aqui no Whatsapp:
Minutos depois, eu estava lendo o site antagonista e adivinha a propaganda que apareceu pra mim... isso mesmo, propaganda de maiô!
Tenho recebido alguns comentários petistas reclamando que minha animação é "parcial".
Em primeiro lugar, como já disse aqui: não tenho nenhum compromisso com imparcialidade. Quem tem que ser imparcial são os veículos de imprensa e as redações - e eles não são.
Em segundo lugar, é necessário rever esse conceito de imparcialidade.
Ser isento não corresponde a dizer que dois lados são iguais quando um deles é notoriamente CRIMINOSO e ILEGAL. A imparcialidade deveria ser a descrição objetiva de fatos, sem se preocupar com equilibrar A e B