How to get URL link on X (Twitter) App
Um dos estilos artísticos mais utilizados nas cerâmicas mochicas ficou conhecido como “pinturas de linha fina” e nelas são retratadas diversas cenas do mundo mitológico, ritual e cotidiano Moche.https://twitter.com/arqueoespirito/status/1740398853457924505

Escavações no Vale Upano já ocorrem há 30 anos e desde então foram encontrados montes organizados em torno de praças centrais, cerâmicas decoradas com tinta e linhas incisas e grandes jarros contendo restos de chicha, mas com o LIDAR, foi possível ter uma noção geral da região.
As cerimônias de sacrifício (tema da apresentação) é considerada a principal narrativa, frequentemente aparecendo na arte desta sociedade.
Diego de Landa nasceu na cidade de Cifuentes, na Espanha, em 1524; em 1541 ele ingressou na Ordem do Frades Menores, uma ordem religiosa e franciscana em Toledo.
Os Andes e a Amazônia no período Pré-Colonial não foram separados culturalmente, estavam ligados por extensas redes de comércio que também conectavam línguas, costumes e histórias entre diversos grupos sociais nestas regiões, gerando dinâmicas políticas de influência mútua. 
A Costa Norte do Peru é caracterizada por ser um deserto árido, assim como uma planície aluvial, cortada por rios que descem dos Andes e desaguam no Oceano Pacífico.
https://twitter.com/fasc1nate/status/1636441112725340180A confusão que estas páginas provavelmente fazem é em relação ao nome do local em inglês, conhecido como “abode of the gods” (morada dos deuses), o “abode” provavelmente foi confundido com “adobe”, um material de construção composto principalmente por argila, areia e água.



A arte plumária na Mesoamérica era bastante apreciada, sendo usada para uma diversidade de propósitos, sejam eles decorativos ou cerimoniais, e utilizando das penas de pássaros tropicais, entre eles o Quetzal.
O objetivo do fio é apresentar, por uma visão etnográfica, o ritual entre os Katukina e os problemas advindos de seu uso em contextos urbanos e não-indígenas.
Os resultados do estudo mostram que os caçadores-coletores da era do gelo foram os primeiros a usar um calendário sistêmico e marcas para registrar informações sobre os principais eventos ecológicos dentro desse calendário, antecedendo outros registros em 10.000 anos.
Há um imaginário em relação aos penachos, muito popularizados pelos “concheros” que costumam se apresentar em Plazas nas cidades mexicanas mas que reforçam um estereótipo antigo visto que os penachos eram usados em contextos específicos e não eram tão extravagantes. 

A cidade de Teotihuacan foi planejada com layout de grade e são ao todo mais de 2.000 grandes, espaçosos e luxuosos conjuntos habitacionais multi-familiares que se assemelham à apartamentos e abrigavam pelo menos 90% da população, mostrando um urbanismo bastante igualitário.
As bolas usadas nestes jogos eram feitas de borracha, do látex de árvores como a Castilla elastica, algumas eram produzidas misturando o látex com o suco da videira de glórias-da-manhã, que contém um produto químico que torna a borracha menos quebradiça e mais saltitante.
O Thiago fala, em geral, sobre o Tzompantli, uma estrutura feita com fileiras de crânios em Tenochtitlan, inclusive cita o artigo feeding the gods, da science, dizendo que comprova as crônicas espanholas, que estimaram aproximadamente 130 mil crânios humanos. Vamos aos fatos👇
Os indígenas dos Andes Centrais já estavam ressecando alimentos, especialmente, tubérculos, bem antes dos Incas, com registros arqueológicos de Chuños desde a época da cultura Tiahuanaco. https://twitter.com/arqueoespirito/status/1336834607732453378
O vídeo é informativo na medida do possível sobre o tema (mesmo com alguns pontos passíveis de críticas) e a animação é muito bacana. https://twitter.com/arqueoespirito/status/1309248965913849860