Arqueo & Espírito Profile picture
Divulgação de história, arqueologia e antropologia das Américas Pré-Colombianas. @precolombismos
Eduardo Pontes Profile picture Veronica Morais #FREEPALESTINE Profile picture 2 subscribed
Jan 12 5 tweets 3 min read
🆕❗️

Um sistema de centros urbanos Pré-Colombianos foi encontrado no Vale Upano, na Amazônia equatoriana.

Pesquisadores, com a ajuda do LIDAR, revelaram uma paisagem antrópica com aglomerados de plataformas monumentais, praças e ruas seguindo um padrão específico entrelaçado com drenagens e terraços agrícolas, bem como estradas que percorrem grandes distâncias.

A ocupação data de cerca de 500 AEC até entre 300-600 EC, sendo mais antiga do que a grande maioria das sociedades amazônicas.Assentamentos encontrados pelos sensores de radar no Vale.
Foto de um complexo de plataformas de terra no Vale.
Escavações no Vale Upano já ocorrem há 30 anos e desde então foram encontrados montes organizados em torno de praças centrais, cerâmicas decoradas com tinta e linhas incisas e grandes jarros contendo restos de chicha, mas com o LIDAR, foi possível ter uma noção geral da região.

A equipe identificou 5 grandes assentamentos e 10 menores em 300 km2 no Vale Upano, cada um densamente repleto de estruturas residenciais e cerimoniais.
As cidades são intercaladas com campos agrícolas retangulares e cercadas por terraços nas encostas onde plantavam safras, incluindo milho, mandioca e batata-doce, encontradas em escavações anteriores.

Estradas largas e retas ligavam as cidades umas às outras e as ruas passavam entre as casas e os bairros dentro de cada povoado.Mapa dos complexos de montes e terraços artificiais.
Jul 12, 2023 16 tweets 6 min read
Em 12 de julho de 1562, o frade espanhol Diego de Landa, em um ato único, queimaria livros e artefatos Maias em praça pública na cidade de Maní em uma tentativa de “remover o demônio do coração dos nativos”.

O que o levou ao ato e o que foi perdido?

Segue o fio!👇📖 ‘auto de fé de Maní’; artista desconhecido. Diego de Landa nasceu na cidade de Cifuentes, na Espanha, em 1524; em 1541 ele ingressou na Ordem do Frades Menores, uma ordem religiosa e franciscana em Toledo.

Em 1549, de Landa desembarcou em Mérida para trabalhar no convento de San Antonio de Padua em Izamal, Yucatan. Retrato de Diego de Landa.
Mar 29, 2023 16 tweets 7 min read
As áreas de floresta amazônica foram conhecidas pelos Incas como ‘Antisuyu’ e, ao contrário do que se é pensado, as regiões andina e amazônica sempre estiveram bastante interligadas.

Como se deu a relação entre os Andes e a Amazônia no período Pré-Colombiano?

Segue o fio!👇🌳 Colagem feita a partir de uma foto da floresta amazônica, Tupac Yupanqui no centro e detalhes iconográficos na arte colonial entre Incas e ‘Antis’. Os Andes e a Amazônia no período Pré-Colonial não foram separados culturalmente, estavam ligados por extensas redes de comércio que também conectavam línguas, costumes e histórias entre diversos grupos sociais nestas regiões, gerando dinâmicas políticas de influência mútua.
Foto de paisagem andina.
Foto de paisagem amazônica.
Mar 18, 2023 14 tweets 5 min read
O El Niño é um fenômeno que consiste no aquecimento incomum das águas do Pacífico Equatorial, alterando a temperatura e aumentando o índice pluvial nas regiões costeiras.

Qual foi o impacto deste fenômeno nas sociedades Pré-Hispânicas na Costa Norte do Peru?

Segue o fio!👇🌧 Esquema explicando o El Niño a partir do mapa do Peru na Am A Costa Norte do Peru é caracterizada por ser um deserto árido, assim como uma planície aluvial, cortada por rios que descem dos Andes e desaguam no Oceano Pacífico.

Há milhares de anos, os povos locais construíram canais para extrair água destes rios e direciona-las aos campos. Mapa da ocupação Moche, uma das principais civilizações Foto da geografia no norte do Peru, mostrando a aridez do de
Mar 17, 2023 4 tweets 2 min read
De tempos em tempos essa imagem costuma aparecer em páginas do tipo então vale ressaltar que este monumento faz parte de um parque temático moderno perto de Cusco chamado Apukunaq Tianan, além do mais, a escultura não é de adobe, mas esculpida em pedra, e não é dos tempos Incas. A confusão que estas páginas provavelmente fazem é em relação ao nome do local em inglês, conhecido como “abode of the gods” (morada dos deuses), o “abode” provavelmente foi confundido com “adobe”, um material de construção composto principalmente por argila, areia e água.
Feb 21, 2023 5 tweets 3 min read
O que essas artes católicas tem em comum com a época pré-hispânica? 🤔

Durante o período colonial, a Nova Espanha encarregou aos indígenas especialistas na arte plumária a produzirem obras com imagética cristã, que seriam destinadas para além do continente americano.

Segue!👇🪶 A Missa de São Gregório, 1539.  (Musee des Amériques, AucSão João Evangelista (Nova Espanha, século XVII).Juan Bautista Cuiris, Retrato de Cristo, 1590. (Museu Kunsth‘Cristo Bom Pastor e duas cenas da vida de São João Bati A arte plumária na Mesoamérica era bastante apreciada, sendo usada para uma diversidade de propósitos, sejam eles decorativos ou cerimoniais, e utilizando das penas de pássaros tropicais, entre eles o Quetzal.

Os artesãos encarregados desta área eram chamados de Amantecas. Escudo plumário na coleção do Museu Welt, Viena.
Feb 3, 2023 8 tweets 8 min read
Jan 6, 2023 17 tweets 6 min read
‘Kambô’ é o nome dado tanto para uma medicina quanto para um ritual entre diversas comunidades indígenas amazônicas, como os Katukina.

A prática consiste na aplicação da toxina da espécie Phyllomedusa bicolor na pele com o objetivo da eliminação da ‘panema’.

Segue o fio! 🐸👇 A: Phyllomedusa bicolor. B: Coleta da secreção da pele da O objetivo do fio é apresentar, por uma visão etnográfica, o ritual entre os Katukina e os problemas advindos de seu uso em contextos urbanos e não-indígenas.

Para isso, usarei como referência os trabalhos de Edilene Coffaci de Lima, professora da UFPR e autoridade no tema. Edilene Coffaci de Lima junto de Nivaldo Rodrigues da Silva
Jan 5, 2023 5 tweets 2 min read
🆕❗️

Um novo estudo sugere uma forma de proto-escrita desenvolvida por humanos da era do gelo onde marcações de 20.000 anos formavam uma espécie de calendário lunar e que desenhos rupestres também foram usados para registrar informações sobre os ciclos reprodutivos dos animais. Exemplos de representações de animais associados a sequên Os resultados do estudo mostram que os caçadores-coletores da era do gelo foram os primeiros a usar um calendário sistêmico e marcas para registrar informações sobre os principais eventos ecológicos dentro desse calendário, antecedendo outros registros em 10.000 anos.
Oct 6, 2022 4 tweets 2 min read
O que as fontes nos mostram X O que geralmente é apresentado: Detalhe do Códice Florentino mostrando um grupo de músicos Há um imaginário em relação aos penachos, muito popularizados pelos “concheros” que costumam se apresentar em Plazas nas cidades mexicanas mas que reforçam um estereótipo antigo visto que os penachos eram usados em contextos específicos e não eram tão extravagantes. Foto de um grupo de Concheros.Performance de dança relacionada aos guerreiros águia e ja
Aug 25, 2022 12 tweets 4 min read
Você sabia?

Teotihuacan contava com um sistema de habitação social igualitário, conhecido pelos arqueólogos como “complexo de apartamentos”.

Essas unidades residenciais abrigavam quase toda a população da cidade, estimada em mais de 100.000 habitantes.

Segue o fio!👇🏘 Reconstrução digital de Teotihuacan mostrando um complexo Mapa arqueológico do urbanismo de Teotihuacan. A cidade de Teotihuacan foi planejada com layout de grade e são ao todo mais de 2.000 grandes, espaçosos e luxuosos conjuntos habitacionais multi-familiares que se assemelham à apartamentos e abrigavam pelo menos 90% da população, mostrando um urbanismo bastante igualitário. Mapa urbano de Teotihuacan.
Aug 17, 2022 24 tweets 0 min read
Aug 15, 2022 8 tweets 3 min read
Mito ou realidade? 🤔

Os Maias jogavam o jogo de bola com cabeças e crânios humanos?

Mito! Este é mais um de diversos mitos e desinformações sobre as sociedades mesoamericanas e, esse em especial, foi muito popularizado por guias turísticos aos visitantes em Chichén Itzá. Representação de um jogo de... As bolas usadas nestes jogos eram feitas de borracha, do látex de árvores como a Castilla elastica, algumas eram produzidas misturando o látex com o suco da videira de glórias-da-manhã, que contém um produto químico que torna a borracha menos quebradiça e mais saltitante. Exemplo de bola de borracha...
Aug 10, 2022 52 tweets 17 min read
O tópico dos sacrifícios humanos é, sem dúvidas, o mais conhecido e polêmico tema ao falarmos sobre a Mesoamérica e muitos são os mitos e estereótipos em torno de um assunto extenso e de natureza tão complexa.

Vamos desmistificar e entender a razão dessa prática.

Segue o fio!👇 As evidências mais antigas de sacrifícios humanos na região vem de Tehuacán, México, com sociedades caçadoras-coletoras (6000-4800 AEC).

Com o passar dos séculos, sociedades mesoamericanas foram se transformando política e religiosamente e o ato se torna cada vez mais complexo. Três imagens:  No canto sup...
Jul 26, 2022 8 tweets 2 min read
Jul 15, 2022 14 tweets 5 min read
A BRUTALIDADE DA CIVILIZAÇÃO ASTECA - THIAGO BRAGA (BRASÃO DE ARMAS E IM...

Não conheço o trabalho do Thiago Braga, então não irei entrar nesse mérito, mas esse corte está cheio de erros graves que perpetuam uma ideia estereotipada dos astecas.

Segue👇 Thumb do vídeo citado. O Thiago fala, em geral, sobre o Tzompantli, uma estrutura feita com fileiras de crânios em Tenochtitlan, inclusive cita o artigo feeding the gods, da science, dizendo que comprova as crônicas espanholas, que estimaram aproximadamente 130 mil crânios humanos. Vamos aos fatos👇 Tzompantli e Templo Mayor no Códice Tovar.
Jul 6, 2022 16 tweets 7 min read
Uma técnica pré-hispânica andina utilizada até os dias de hoje pela NASA ao mandar astronautas para missões espaciais: A liofilização, conhecida pelos Incas como ‘Chuño’.

Esse método de desidratação de alimentos permitia que uma batata, por exemplo, durasse 20 anos!

Segue!👇🥔 Indígenas no Peru fazendo o Chuño/BBC. Os indígenas dos Andes Centrais já estavam ressecando alimentos, especialmente, tubérculos, bem antes dos Incas, com registros arqueológicos de Chuños desde a época da cultura Tiahuanaco.
Os Incas adotaram e aprimoraram tais técnicas agrícolas dando especial atenção às batatas.
Apr 15, 2022 8 tweets 3 min read
Os Maias NÃO desapareceram, existem outras formas de chamar atenção para o período do colapso Maia clássico sem apelar para o apagamento étnico de uma cultura ainda viva.

Esse é um cuidado que comunicadores com grande influência devem ter ao se referir a tais temas. capa do vídeo do Canal Nostalgia com o título “COMO OS M O vídeo é informativo na medida do possível sobre o tema (mesmo com alguns pontos passíveis de críticas) e a animação é muito bacana.

É muito importante que comunicadores tenham um diálogo conjunto da antropologia para não reforçarem crenças e propagandas anti-indígenas.
Apr 14, 2022 4 tweets 2 min read
Os espelhos de obsidiana foram importantes objetos ritualísticos usados pelos Mexicas.

Ao aponta-los para o céu, o artefato atrai, reflete e contribui positivamente para enfraquecer os raios do sol, direcionando sua luz e calor de volta para a terra.

📷: @/sookiedoll Sobre os espelhos como artefatos ritualísticos:
Mar 23, 2022 23 tweets 9 min read
O filme Apocalypto (2006) dirigido por Mel Gibson retrata a civilização Maia em seu período final e é a obra cinematográfica mais conhecida e influente sobre o tema até os dias de hoje.

No entanto, o filme apresenta diversos erros históricos e problemáticas.

Segue o fio!👇 Capa do filme. É importante na thread se atentar a linha do tempo:

O filme alega se passar em 1502, logo após o período pós-clássico Maia, que se inicia por volta do ano 900.

O pós-clássico começa após o chamado “colapso Maia”, quando a maioria das grandes cidades começam a ser abandonadas. Cronologia da cultura Maia.
Jan 7, 2022 5 tweets 2 min read
Esta imagem do Códice Florentino, aparece no final de uma seção sobre ervas medicinais, poderíamos assumir que esta é uma cena comum de um fazendeiro mexica (asteca) colhendo uma grande fruta ou um vegetal de algum tipo.

Mas, na verdade, é um meteorito!

👀👇 Fazendeiro retirando o meteorito do solo. O quiauhteocuitlatl, "ouro da chuva", é um raro meteorito (palasito) siderólito, conhecido por conter cristais de olivina pretos e amarelos.

Essas pedras preciosas eram associadas pelos mexicas aos relâmpagos e às pedras lançadas pelos tlaloque (divindades da chuva). Foto do meteorito.