⚠️Ano 2000- Reações de alguns presos assistindo ao programa do Ratinho, que exibiu em rede nacional as sessões de tortura feita por Marcelo Borelli à uma criança de 3 anos.
O crime ocorreu pois Marcelo queria se vingar de um ex aliado que o roubou, então, descontou em sua filha.
Não durou muito para Marcelo ser preso, e, consequentemente, ser jurado de morte por outros detentos, inclusive pelo chefão do Comando Vermelho, Fernandinho Beira Mar.
Ao chegar na carceragem da Policia Federal, Marcelo foi espancado por 28 detentos, incluindo Beira Mar.
Sep 28, 2023 • 4 tweets • 4 min read
Maria do Pó, a mulher mais procurada do Brasil e considerada a rainha das fugas em penitenciárias.
Sua primeira aparição na mídia foi em 1999, quando a mesma foi presa na região de Campinas ( SP ), com 340kg de cocaína. Mesmo sendo pega em flagrante, ela foi liberada pelos policiais civis que a prenderam.
Então, a droga apreendida com ela foi encaminhada para o Instituto Médico Legal de Campinas, mas sumiu misteriosamente alguns dias depois. Segundo a polícia, Maria subornou os policiais presentes e conseguiu recuperar toda sua carga.
Após recuperar sua carga, não demorou muito para Maria ser presa novamente. Foi então que em fevereiro de 1999 ela foi capturada, em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.
A narcotraficante ficou presa pouco mais de um mês. Foi então que ela conseguiu fugir da Penitenciária Feminina do Tatuapé atirando contra os agentes penitenciários, em 28 de março de 1999. Ninguém explicou como a presidiária teve acesso a uma arma de fogo na cadeia.
A fuga da criminosa foi mais um escândalo. O primeiro já tinha sido a liberação dela, por policiais civis de Campinas, após ter sido flagrada com 340 kg de cocaína. Para a Polícia Federal, a prisão da foragida era uma questão de honra.
Aug 30, 2023 • 7 tweets • 3 min read
Em setembro de 1987, tripulantes do navio Solana Star despejaram na costa brasileira cerca de 15 mil latas que continham em cada uma 1,5kg da melhor maconha prensada.
As 18 primeiras latas foram encontradas no dia 25 daquele mês, por pescadores no município de Maricá, no Rio. +
O produto partia da Tailândia rumo aos EUA. Durante a viagem, a embarcação passou por algumas tormentas em alto mar e precisou parar no Brasil para realizar reparos.
O navio tinha cerca de 22 toneladas de maconha, embaladas a vácuo, numa lata semelhante as de leite em pó. +
Aug 22, 2023 • 5 tweets • 3 min read
Ano 2000- Reações de alguns presos assistindo ao programa do Ratinho, que exibiu em rede nacional as sessões de tortura feita por Marcelo Borelli à uma criança de 3 anos.
O crime foi feito pois Marcelo queria se vingar de um ex aliado que o roubou, então, descontou em sua filha.
Não durou muito para Marcelo ser preso, e, consequentemente, ser jurado de morte por outros detentos, inclusive pelo chefão do Comando Vermelho, Fernandinho Beira Mar.
Ao chegar na carceragem da Policia Federal, Marcelo foi espancado por 28 detentos, incluindo Beira Mar. Na +
Jul 11, 2023 • 4 tweets • 2 min read
Em novembro de 1969, um policial era morto durante troca de tiro com bandidos na cidade de São Paulo.
No dia de seu enterro, compareceram 80 policias, e em um "juramento macabro", prometeram não só vingar a morte do companheiro, mas sim matar 10 bandidos a cada 1 militar morto.
Em 72 horas a promessa foi cumprida, sendo considerada a maior demonstração pública das forças do Esquadrão da Morte, cujo as violências começaram ser conhecidas em 65.
As vítimas recebiam uma placa com a sigla "E.M", e o anúncio de onde seus corpos eram desovados saia na rádio.
Jun 16, 2023 • 6 tweets • 3 min read
Em 2008, 3 jovens chegaram de táxi em uma praça localizada no alto da Providência, após frequentarem um baile no Morro da Mangueira.
Lá eles foram abordados e agredidos por um grupo de soldados do exército que estavam na comunidade para uma ação social de reforma de casas. +
Após as sessões de espancamento, eles foram levados dentro de um jeep para uma base do quartel no Santo Cristo. A mãe de um deles, vê o filho no quartel e é orientada a esperá-lo na 4° DP.
Mas, ao sair do quartel, os militares foram vistos entrando no Morro da Mineira, favela +
Jun 3, 2023 • 6 tweets • 3 min read
5 meses antes de ser preso pelo assassinato da vereadora Marielle, Ronie Lessa enviou um raro registro via Whatsapp para um amigo.
Na imagem aparece Lessa, o ex capitão Cláudio e mais 6 policiais. Eles faziam parte da PATAMO 500, uma patrulha que mesmo virando lenda dentro da PM
provocava terror nos moradores de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro no fim dos anos 90. Atualmente, Lessa e Cláudio estão presos.
Um pelo assassinato de Marielle, e o outro cumprindo pena de 30 anos por ser o mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em 2011.
Jun 1, 2023 • 4 tweets • 2 min read
Durante buscas da Polícia Civil na casa de Ronie Lessa, foi encontrado uma carteirinha do ano de 1989, quando o mesmo era filiado ao grupo de extermínio "Scuderie Le Cocq".
O grupo foi fundando em 1965 por Pm's para vingar a morte do detetive Milton LeCocq e outros policias.
Ronie é um velho conhecido da justiça. Quando ainda estava no BOPE, foi investigado por suspeitas de ligação com o jogo do bicho, principalmente com o bicheiro Rogério de Andrade, trabalhando até como segurança.
Em 2020, foi indiciado por tráfico internacional de armas. Ele é +
May 31, 2023 • 7 tweets • 4 min read
Os principais mentores do furto ao Banco Central de Fortaleza:
Alemão - responsável por recrutar os demais criminosos. Segundo investigações, ficou com o maior valor do roubo e destinou mais de 10 milhões de reais ao PCC. Ele foi preso 3 anos pós crime, mas, em 2017, tentou +
fugir de uma penitenciária cearense e foi baleado. Com isso, foi transferido para presídio federal no mesmo ano.
Atualmente integra o "Conselho do Comando Vermelho", e tem apoio de Fernandinho Beira Mar, assistência da "caixinha" do CV e os mesmos advogados dos outros líderes. +
May 30, 2023 • 8 tweets • 4 min read
Era madrugada do dia 6 de agosto de 2005 quando uma quadrilha invadiu o Banco Central de Fortaleza e furtou 3,5 toneladas de cédulas de 50 reais. Na época, a quantia chegou a R$ 164 milhões.
Se fossem empilhadas, as notas chegariam a uma altura de quase 33 metros. +
3 meses antes do crime, os ladrões alugaram uma casa com distância de um quarteirão do banco, e, para disfarçar, transformaram a residência em uma empresa de fachada que produzia grama natural sintética. Assim, as ações dos bandidos passava despercebido.