Bernardo Cotrim Profile picture
Carioca, rubro-negro, socialista, jornalista e pai do Pedro. Não necessariamente nessa ordem...
Sep 12, 2021 9 tweets 2 min read
A tentativa neoliberal de capturar a indignação generalizada contra o governo Bolsonaro fracassou. Atos esvaziados, apesar do investimento financeiro e da pressão midiática sobre a esquerda, mostraram que o "Bolsonarismo sem Bolsonaro" tem margem de manobra pequena. (1) O domingo nem acabou, mas a tentativa de imputar ao PT a responsabilidade sobre o fracasso de hoje - discurso de alguns liberais do baixo clero - soa patética pra qualquer pessoa com um mínimo de honestidade intelectual. O "grito dos excluídos das urnas" flopou sozinho. (2)
Sep 9, 2021 8 tweets 2 min read
Sobre o ato do dia 12:
A "pressão" para os partidos de esquerda, movimentos e frentes reunidas na Campanha Fora Bolsonaro engolirem suas pautas e participarem de um "grande ato" de unidade protagonizado pelos neoliberais é um movimento pra constranger e silenciar a disputa. (1) Reduzir Bolsonaro ao comportamento autoritário só interessa aos defensores do programa do governo. Bolsonaro é um miliciano corrupto, mas é também o condutor da refundação neoliberal do Estado - esta apoiada pelos proponentes do ato (MBL, tucanos e genéricos). (2)
Aug 30, 2021 36 tweets 12 min read
Procrastinação de hoje: VALENDO! Image 1- Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta (1973)
Porque o "Clube da Esquina" não foi apenas um par de discos, foi praticamente um movimento. Esse daí é uma das maiores pérolas que os anos 70 nos proporcionaram. Simplesmente maravilhoso!
May 12, 2021 42 tweets 9 min read
41 discos pra celebrar a trilha sonora destes 41 anos de tropeços pelo mundo. Som na caixa:
1-open.spotify.com/album/6FCzvata… 2-open.spotify.com/album/6fQElzBN…
May 10, 2021 6 tweets 2 min read
Um patrocínio não é só dinheiro em caixa. É também associação de imagem. A se confirmar o novo contrato entre Flamengo e Havan, Landim passará pra História não como o presidente de uma fase gloriosa de títulos, mas como o que transformou o Flamengo num instrumento do regime. 🧵 A Havan é um símbolo da decadência que vivemos. A empresa acumula processos trabalhistas, por fraude e sonegação, enquanto seu dono patético e cafona, não satisfeito em desfilar como um periquito reaça, é suspeito inclusive de financiar a máquina de comunicação bolsonarista. 🧵
Jan 14, 2021 7 tweets 2 min read
A morte é um projeto. As queimadas, o aumento da brutalidade policial e tentativa de dar-lhes autonomia, a negação dos direitos humanos em cada discurso e cada ação, a falta de seringas, de vacina, de oxigênio, a abundância de cloroquina superfaturada, a pilha diária de mortos. A morte é um projeto. O incentivo às armas, os cortes no SUS, o desemprego, o aumento da fome, da miséria, do racismo, da violência de gênero, da corrupção, os negócios da milícia e do tráfico, a negação da ciência, o obscurantismo religioso e seus negócios mafiosos, a mentira.