Jornalista, cientista político, professor na PUC-SP, diretor da Repórter Brasil, colunista do @UOLNoticias
Aug 9, 2021 • 6 tweets • 1 min read
Um comboio de veículos blindados, com tanques de guerra e lança-mísseis, vai atravessar a Esplanada dos Ministérios e estacionar no Palácio do Planalto nesta terça. Demonstração de força? Pelo contrário: mostra uma frágil masculinidade e impotência diante do cargo (1/6)
"Isso remonta rituais de exibição de potência, típicos de regimes autoritários que precisam mostrar exuberância do poder tangível. Precisam estar sempre ostentando uma arma, uma motocicleta, um tanque para provar a força", afirma o psicanalista Christian Dunker (2/6)
Jun 22, 2020 • 9 tweets • 2 min read
Uma bomba está para ser votada no Senado, reduzindo a liberdade nas redes: o relatório de Angelo Coronel ao PL que trata de fake news. Ao contrário do texto original, c/foco na transparência e identificação de robôs, o relatório vai num caminho inverso, diz a @cdr_br (1/9)
O texto do Coronel promove a vigilância massiva, abre espaço para criminalizar usuários de Internet e pode se transformar, se aprovado, na pior lei do mundo sobre discursos e liberdade de expressão na Internet, algo típico de países autoritários (2/9)
Apr 29, 2020 • 7 tweets • 2 min read
E DAÍ? - Após menosprezar o coronavírus e bombardear sistematicamente as medidas de isolamento social que ajudam a reduzir a quantidade de óbitos, Bolsonaro fez graça ao ser questionado sobre o número recorde de mortes pela pandemia. Mais uma vez (1/7)
"E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre", disse o PRESIDENTE. O governo divulgou que 474 óbitos foram registrados nas últimas 24 h. No total, são 5.017 mortos até agora. Mas estudos apontam que o número real pode ser nove vezes maior. (2/7)
Apr 12, 2020 • 13 tweets • 2 min read
Coronavírus não dá a mínima se você acredita nele ou não para poder te infectar - afinal, é um vírus. Ou seja, atinge tanto os que menosprezam a doença, dificultando seu combate, quanto aqueles que entendem a sua gravidade e respeitam as recomendações de isolamento social (1/13)
Só por conta disso, a situação já seria injusta. Mas o discurso negacionista, ainda por cima, responsabiliza terceiros pelos problemas que ajudou a criar. E toda vez que a realidade o desmente, ele se adapta e segue contrariando a ciência (2/13)
Aug 23, 2019 • 10 tweets • 2 min read
Bolsonaro chegou lá, o mundo inteiro só fala dele. E levou só 8 meses. Deveria sentir orgulho. Isso é fruto de seus discursos (que excitaram pecuaristas, garimpeiros e madeireiros) e suas ações (que enfraqueceram fiscalização e monitoramento da Amazônia). Realmente, um mito.
Bolsonaro conseguiu uma façanha: levou o Brasil a perder protagonismo no combate global às mudanças climáticas e respeito na área ambiental por parte de outras democracias, correndo o risco de nos tornar um pária internacional e ver limitado nosso acesso a mercados (2/10)
Apr 5, 2019 • 17 tweets • 4 min read
Confesso que tenho cada vez menos paciência para casos patológicos de burrice violenta. Aquela que não fica no seu cantinho, mas mostra os dentes e morde. O orgulho de ser "burro" mostra que o poço não tem fundo no Brasil (siga a thread)
Antes de mais nada, burrice não é a falta de um conhecimento específico. Um camponês pode não saber navegar na internet. Mas duvido que vc saiba produzir comida como ele. A beleza da sociedade é a complementaridade dos saberes, a ponto de precisarmos uns dos outros.