Monica de Bolle, PhD Profile picture
PIIE Senior Fellow. Biomedical Grad Studies Immunology and Microbiology, Georgetown University. Biomed and Econ. Tweets with mindfulness.
May 26 12 tweets 3 min read
Álcool e Câncer de Mama

É fundamental conscientizar as pessoas, sobretudo as mulheres, a respeito da associação entre ingestão de álcool e risco de câncer de mama.

Este fio é uma continuação do que fiz mais cedo.

Aqui, um bom estudo-resumo de 2020:

ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P… É razoavelmente bem documentada a relação entre o consumo de álcool e o câncer de mama apesar dos mecanismos ainda não serem totalmente compreendidos.

Quando metabolizamos álcool, nosso corpo produz acetaldeído. O acetaldeído é um carcinógeno.

+
May 26 6 tweets 1 min read
Consumo de álcool por mulheres

Aqui nos EUA, como também na Europa, há uma vasta documentação (estudos científicos, reportagens, coleta de dados) sobre o brutal aumento do consumo de álcool por mulheres. A tendência, que precede a pandemia, se agravou nos últimos dois anos.

+ Há vários estudos científicos mostrando os danos do álcool para a saúde das mulheres. Entre eles está o risco mais elevado de câncer de mama para quem consome álcool de forma moderada. Consumo moderado = 1 taça de 125ml de vinho por dia ou 1 copo de cerca de 200ml de cerveja.

+
May 25 12 tweets 2 min read
MONKEYPOX

Vi que no Brasil já começam a surgir notícias alarmantes e muita confusão/desinformação nas redes. No meu perfil há dois fios sobre monkeypox e uma gravação (Spaces) feita no último domingo.

Nesse fio, algumas informações adicionais.

Segue MUTAÇÕES I

Como já havia falado, o vírus que causa monkeypox (MPXV) possui genoma extenso (cerca de 200kb comparado aos 29kb do SARS-CoV-2). Além disso, trata-se de um vírus de DNA.

O genoma codifica mecanismos de reparo do DNA, o que significa baixo número de mutações.

Segue
May 19 10 tweets 2 min read
O que é Monkeypox?

Monkeypox é uma doença causada por um vírus do gênero Orthopoxvirus, o mesmo da varíola. A doença é parecida com a varíola e os hospedeiros naturais do vírus são roedores (apesar do nome).

1/10 A doença é transmitida por contato com fluidos contaminados. Isso inclui: gotas inaladas de saliva, fluidos infectados em superfícies, transmissão sexual. A doença pode ser leve, moderada, ou severa. Como a varíola, alguns desenvolvem quadro hiperinflamatório perigoso.

2/10
May 19 14 tweets 2 min read
Monkeypox has now been found in London, Lisbon, Madrid, Stockholm, Boston, Quebec, Rome.

Poxviruses that infect humans are from the same genus, Orthopoxviruses. As a result, they share similar surface molecules and genomic features.

1/11 By sharing similar features, Orthopoxviruses can be targeted by the same vaccines and antivirals. Vaccines and antivirals for smallpox work for monkeypox. There are currently two vaccines approved for smallpox:

1. ACAM2000
2. JYNNEOS

2/11