Eliane Brum Profile picture
Diretora de redação de Sumaúma - jornalismo do centro do mundo. Escritora, autora de Banzeiro òkòtó e Brasil construtor de ruínas, colunista do El País
RUTH SALDANHA Profile picture 1 subscribed
Jan 29, 2023 9 tweets 2 min read
"Genocídio e negacionismo andam juntos", nos ensina @Deisy_Ventura . Vou fazer um fio com algumas frases deste artigo brilhante e certeiro. Íntegra aqui:
sumauma.com/negar-um-genoc… "Denunciar um genocídio ou um crime contra a humanidade, seja qual for a formação ou a história de quem denuncia, implica a conversão automática em 'militante'."
Oct 17, 2022 9 tweets 4 min read
Aqui vão algumas reportagens que fizemos, p/ mostrar o que está acontecendo aqui, na Amazônia, neste momento. Infelizmente conseguimos cobrir apenas 0,0001% do necessário. Começando pelos exilados dentro de seu próprio país.
sumauma.com/passei-a-eleic… Dois bilhões de árvores foram assassinadas no governo Bolsonaro.É um holocausto.E não apenas de árvores, mas de seres vivos q as habitam e se relacionam e trocam com todos os outros, numa conversa viva,q produz vida. 2 bilhões de mundos foram assassinados.
sumauma.com/dois-bilhoes-d…
Oct 17, 2022 6 tweets 1 min read
Lula deveria estar muito melhor preparado para ataques óbvios de Bolsonaro.Bolsonaro criminalizou todos os moradores das favelas. O q fez em todo o governo e seguirá fazendo. O que me deixa perplexa é perceber c/a Amazônia só apareceu uma vez,só na fala de Lula, em todo o debate. A Amazônia deveria estar no centro deste debate, porque a forma c/ é tratada é determinante de tudo o que foi discutido ou deveria ter sido, como fome, racismo e pobreza. A crise climática, que bate na porta, é atravessada por raça, gênero, classe e espécie.
Aug 29, 2022 8 tweets 2 min read
E...no primeiro debate das candidatas e candidatos à presidência do Brasil, a palavra "Amazônia" não foi pronunciada, nem a palavra "indígena", nem a palavra "racismo". Não havia nenhuma pessoa negra no centro dos acontecimentos, e as pessoas negras são a maioria da população. Há um recorde de candidaturas indígenas nessa eleição, a maioria de mulheres, mas isso não apareceu. Meio ambiente foi mencionado de forma superficial, mas cobriram o "agronegócio" de elogios e uma jornalista chegou a fazer propaganda para a tragédia chamada Ferrogrão.
Jun 16, 2022 5 tweets 3 min read
Esta é uma guerra. Bruno Pereira e Dom Phillips são vítimas de guerra. Precisamos lutar pela vida: 1) só existirá justiça para Dom e Bruno quando o crime for elucidado e os mandantes identificados, julgados e punidos;
(Segue o fio)
#JusticaParaDomEBruno 2) é obrigatório virar cada voto nesta eleição. Se quisermos seguir vivos, Bolsonaro NÃO pode ser reeleito nem podemos permitir que dê um golpe;
#ForaBolsonaro
#JusticaParaDomEBruno
Jun 7, 2022 33 tweets 5 min read
NOTA PÚBLICA
Exigimos celeridade do Governo Brasileiro nas buscas
pelo indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips!
A seguir, a nota da Univaja contando a real situação em campo. UNIVAJA (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), Opi (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato) e COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) informam que Bruno Pereira e Dom Phillips seguem desaparecidos