Bruxa Profile picture
Passando pano para Alexandre de Moraes desde junho de 2021; tiete de Flavio Dino desde dezembro de 2022.
May 24 18 tweets 4 min read
1) QUANDO O TEXTO ALTERA A MATEMÁTICA

Já que tem muita gente nova por aqui, que chegou depois do post do exercício de redação, vou fazer outra thread que mostra como o editor, quando quer, altera até a nossa percepção numérica 2) 1 jornal de BSB estampou em sua capa impressa em março: “Servidor do GDF terá reajuste de 18%. União fecha em 9%.”
Esse título dá a entender q o aumento do GDF é o dobro do oferecido pela União. Mas, na prática, n é. O próprio jornal diz q n é, mas de forma que o leitor n leia Image
May 22 9 tweets 3 min read
1) EXERCÍCIO DE REDAÇÃO
Você é jornalista. Está cobrindo o G7. Apurou q o governo brasileiro ofereceu 2 horários a Zelensky, a postas fechadas, sem fotos, para encontro. Zelensky não foi e não avisou nada.
Qual título vc coloca no seu texto? 2) A Folha fez assim: transformou verbo em substantivo: o verbo fala do fim do G7. encontrar virou encontro. Frustrar virou frustração. Assim, vc dilui a força da ação, e mocoza o agente-sujeito da ação ImageImage
Mar 21 13 tweets 4 min read
1) Tem uma coisa que me assustou tanto quanto o resultado dessa pesquisa Ipec: foi a reação de vocês à pergunta.
Então, vamos lá, e tragam suas respectivas orelhas pra eu puxar.
Foram apresentadas várias proposições aos entrevistados, e eles tinham e dizer 2) o tanto que concordavam ou discordavam dessas afirmações.
Uma das frases apresentadas foi: “O Brasil corre o risco de virar um país comunista”
Não importa se você acha essa proposição absurda, ou descabida, ou desmedida, ou [insira aqui o adjetivo que você bem entender].
Jan 11 11 tweets 3 min read
1) O que temos aqui é bem alarmante - para a população brasileira e para as autoridades que estão cuidando disso (agora a gente pode usar o plural, pois temos @FlavioDino e @RicardoCappelli , mais o diretor novo da PF, cujo nome me escapa, além de @alexandre de Moraes). 2) Vamos ao texto da insuspeita (pra essas coisas) @VEJA:

A) “Pesquisa realizada pelo instituto Atlas apontou q 75,8% da população discorda dos atos golpistas protagonizados p bolsonaristas no último domingo. Outros 18,4% concordam c a balbúrdia terrorista, enqto 5,8% n sabe.”
Jan 10 8 tweets 2 min read
1) Como vocês sabem, eu sou bruxa 😎. E sei ler o futuro no meu caldeirão.
(É que não tem graça dizer que eu tenho acesso a algumas informações que, por serem desencontradas e precisarem de mais dados para fazerem sentido, eu tenho q aguardar pra ver o que vai acontecer.) 2) Mas, enfim. Tava lá eu vendo o futuro se desenhar no meu caldeirão. Última vez q isso aconteceu, foi com Roberto Jefferson. Meu caldeirão tava desenhando a prisão dele para depois das eleições.
Oct 24, 2022 15 tweets 3 min read
GET IN THE RING
1) Agora vamos respirar fundo e pensar com 1 cafezinho:
Eu sabia há 1 semana q Jefferson voltaria pro xilindró assim que acabasse o processo eleitoral. Avisei q a movimentação de vídeos dele, fustigando Xandão, para além de criminosa (ele tá proibido de usar redes 2) sociais pois em prisào domiciliar), estava fora dos padrões. Ele tinha o claro objetivo de provocar o ministro. Fez uns cinco ou seis vídeos xingando Xandão de tudo quanto era nome. E nenhuma reação de nosso careca favorito. Aí veio a quinta-feira.
Oct 23, 2022 5 tweets 1 min read
““O Supremo Tribunal Federal manifesta seu veemente repúdio à agressão sórdida e vil, expressão da mais repulsiva misoginia, de que foi vítima a Ministra Cármen Lúcia em função de sua atuação jurisdicional, no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral.
Condutas covardes dessa natureza são inadmissíveis em uma democracia, que tem como um de seus pilares a independência da magistratura. Não há como compactuar com discurso de ódio, abjeto e impregnado de discriminação, a atingir todas as mulheres e ultrapassar os limites civilizatórios.
A Ministra
Oct 22, 2022 4 tweets 1 min read
1) O Tribunal Superior Eleitoral repudia a covarde e abjeta agressão desferida contra a Ministra Cármen Lúcia e tomará todas as providencias institucionais necessárias para o combate a intolerância, a violência, o ódio, a discriminação e a misoginia que são atentatórios à 2) dignidade de todas as mulheres e inimigos da Democracia, que tem, historicamente, em nossa Ministra uma de suas maiores e intransigentes defensoras.

A utilização de agressões machistas e misóginas demonstra a insignificante estatura moral e intelectual daqueles que,
Oct 21, 2022 20 tweets 4 min read
1) Nóis tarda mas não faia. O posto prometido sobre o Valadão:
O firehosing evangélico
A movimentação dos evangélicos em prol da campanha de Bolsonaro tá adquirindo contornos preocupantes q, muito provavelmente, culminarão/contribuirão com algum tipo de confusão no 2º turno. 2) Não vou cravar q td começou ontem, mas vou apontar q o movimento d ontem do pastor André Valadão foi crucial. O vídeo por ele postado é muito bem produzido. Recebeu a legenda “A pedido do TSE minha retratação. Compartilhem minha retratação.”
Oct 20, 2022 13 tweets 3 min read
1) Hoje eu chorei copiosamente no plenário do TSE. De alegria.
Foi a votação a AIJE apresentada pelo PT solicitando a remoção de vários perfis das redes sociais e a remoção de um "documentário" da Brasil Paralelo. Relator da AIJE, ministro Benedito Gonçalves. 2) O ministro Gonçalves, mesmo resumindo, levou muito tempo apresentando o voto. Disse q o relatado era grave, descrevia o processo pelo qual inúmeros conteúdos, mesmo proibidos pela justiça, eram repassados sem piedade no Telegram etcetcetc.
May 22, 2022 44 tweets 8 min read
**** ALERTA DE TEXTÃO ALERTA DE TEXTÃO***
(Traz pipoca reforçada, porque issaqui deu cinco páginas de Word!) 1) Narrativa é o escambau, o que existe é o discurso do golpe
Bolsonaro tá pouco se lixando pro processo eleitoral brasileiro.
A ele só interessa dizer “eu desconfio, logo não presta”. É a antessala do golpe.
May 21, 2022 6 tweets 2 min read
1) Semana passada eu disse ao ministro @alexandre q eu n tinha moral nenhuma para recriminá-lo por trocar Norberto Bobbio por Umberto Eco ao lembrar a frase do último, de que a internet deu voz a imbecis. disse q confundo o nome do filho com o do cachorro, mas acabo d fazer pior. 2) tb contei aqui que peguei um monte de ivros da biblioteca de meu falecido tio Mário. Entre eles, dois exemplares do Pierre Bourdieu: O Poder Simbólico e Razões Práticas.
Oct 6, 2021 15 tweets 4 min read
Bora lá que a Thread da pesquisa Quaest vai ser longa. Pega a pipoca e acompanha: 1) Me recuso a analisar dados d pesquisas a partir do divulgado pela velha imprensa. Então, os dados já revelados ontem pco me importam. Tem dados mto + preciosos q, se juntados c outras infos q já circulam, revelam q há placas tectônicas se movendo no cenário político nacional
Jul 31, 2021 13 tweets 3 min read
1) o Twitter não pode ser privado dessas histórias maravilhosas do André Gabeh 2) Eu era backing vocal do Cidade Negra, né? Há anos. Trabalhei com eles na turnê do cd QUANTO MAIS CURTIDO MELHOR (guarde esse nome). O filme ORFEU , com Tony Garrido tinha acabado de ser lançado.
Uma vez chegamos em uma cidade do interior do Brasil e a principal repórter,
Jul 11, 2021 8 tweets 2 min read
1) O fenômeno/escândalo Cambridge Analytica, capitaneado por Steve Bannon, deixou como legado uma série (posto que surgidos quase que como uma linha de produção seriada) de líderes de governo criados e mantidos em ambiente de redes sociais 2) De Trump e Bolsonaro, passando por Orbán, ou o italiano cujo nome me escapa no momento, chegando a esta coisa daí, Nayib Bukele, de El Salvador. Todos se fiam e se sustentam em ambiente de redes sociais, e por/para isso criam processos decisórios próprios, “livres de estado”.
Jul 10, 2021 6 tweets 1 min read
1)Phopholetys, diquinha da bruxa:
O Demonho do Cercadinho fala em voto “auditável”, e n voto impresso.
NÃO CAIAM NA ESPARRELA DE REPETIR ESSA ESDROVENGA, POR FAVOR!
Auditar = verificar, conferir. Logo, pedir q voto seja “auditável” é positivo - MAS NESSE CASO É PEDIR PRA FRAUDAR. 2) Ao encampar o discursinho DE BOSTA do Demonho, a gente se esquece que a urna eletrônica é, POR DEFINIÇÃO, AUDITADA.
Jul 9, 2021 6 tweets 2 min read
i) A pesquisa Datafolha delineou magistralmente QUAIS FRAMES SÃO ASSOCIADOS pela população brasileira ao frame Jair Bolsonaro. ii) ou seja: a quais ideias vc associa o nome “Jair Bolsonaro”?
As ideias associadas pela maioria da população ao presidente são de SEMÂNTICA NEGATIVA.
Jul 9, 2021 11 tweets 2 min read
A) Sobre a apuração do TSE em 2014, esta reportagem, originalmente publicada em O Globo, dá a dimensão da apuração dos votos. Dilma virou às 19:32, com quase 90% dos votos apurados

douradosnews.com.br/noticias/dilma… B) o que aconteceu? Os primeiros votos a entrar, e entraram rápido, foram os votos do centro-sul, logo depois das 17h de Brasília, em horário de verão, onde Aécio levou com ampla margem. A diferença entre Dilma e Aécio era significativa.
Jun 21, 2021 7 tweets 2 min read
1) Todo mundo viu o destempero do Demônio do Cercadinho hoje. Todo mundo já falou que ele cresceu pra cima de uma mulher, que ele foi grosso e estúpido com a imprensa, que ele reagiu com autoritarismo, etc e tal. 2) Então, vamos falar de outro detalhe da fala dele:
“A imprensa está destruindo a família brasileira”.
Entendam: pra gente, que não está na onda dele, isso é jus esperneandi.
May 30, 2021 15 tweets 3 min read
1) Tem uma série de coisas a se falar sobre a não-manchete das capas de hoje de Globo e Estadão. 2) Em primeiro lugar, são atitudes que se igualam, em ridículo à capa de A Tarde (jornal de propriedade de ACM) no dia seguinte ao depoimento de Toninho Malvadeza a uma CPI qualquer nos anos 1990:
May 27, 2021 5 tweets 1 min read
1) OK, falar das questões fálicas da capitã cloroquina é bem divertido, a ridicularização ajuda a desconstruir a seriedade do lado de lá e configura uma relação hierárquica na qual somos intelectual e racionalmente superiores a eles.

Mas ponham reparo no seguinte: 2) Enquanto falamos dos bilaus imaginários de dona Mayra, deixamos de falar que ela defende o uso mortífero de um medicamento não recomedado para um suposto tratamento de uma infecção viral perigosíssima.