1)Pessoal, tinha ficado de resumir o livro Wealth, War and Wisdom por aqui. São tantas informações que fica difícil. O link abaixo mostra todos os meus destaques do livro. Dá para ter uma boa idéia do livro inteiro, mas nessa thread vou dar uma pincelada.
dropbox.com/s/cbt9q3y5t34q…
2)Basicamente o livro analisa principalmente a 2a guerra mundial, como o mercado se comportou e quais as melhores maneiras de preservar sua riqueza.
O mercado, "the wisdom of crowds" conseguiu prever quase sempre os pontos de virada da guerra, msm com fake news vindo dos governos
Dec 4, 2020 • 4 tweets • 2 min read
1) Início de mês é momento de fechamento mensal.
Em 2020, apesar da volatilidade, minha carteira está dando +15%. 2) Minha carteira em vermelho continua conseguindo pegar upside da renda variável brasileira e global, com menos risco. Se IBOV disparar, não tem jeito, vou ficar para trás mas não imagino que lá fora desabe com ibov subindo.
Nov 3, 2020 • 6 tweets • 2 min read
ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA E DA CARTEIRA DE ETFs
Após nova análise da oferta de ETFs sediados na Irlanda, que reacumulam seus dividendos e pagam menos IR sobre os ativos americanos, aqui vão meus top picks:
IWDA, IWQU, VDVA, USSC, XMED, IJPA, IFSW, EIMI
(CONT)
Basicamente criei a composição entre esses ETFs com a idéia de fazer quase um "equal-weight" entre países, deixando EUA um pouco mais presentes que o restante, dado que representam quase 60% do mercado de renda variável global.
(CONT)
Sep 20, 2020 • 9 tweets • 2 min read
1) Essa thread terá uma explicação, um exemplo atual e um pedido e será sobre VOCÊ, investidor pessoa física e sua liberdade de ESCOLHA.
Assunto: MÁS PRÁTICAS DAS CORRETORAS/BANCOS
2) Há muito tempo que os distribuidores de fundos criam fundos espelham que investem no mínimo 95% no fundo original, colocando um nome a mais no nome do fundo (Advisory para XP, Access para BTG, etc.). A desculpa é que assim eles conseguem remanejar clientes nesse fundo (...)
Sep 3, 2020 • 6 tweets • 3 min read
1) Chegou a hora de calcular a rentabilidade e a distribuição das classes de ativos dentro da minha carteira. Não faço isso com a intenção de ficar fazendo muito trade ou rebalanceando frequentemente, já que é sabido que rebalanceamentos frequentes não geram retorno adicional. 2) Ainda estou migrando lentamente meus investimentos para gestão passiva, mas assumo que com os índices americanos de mkt cap nas máximas, só tenho coragem de aportar em outras regiões e/ou ETFs não por valor de mercado e sim por outros fatores (Value, small caps, multifactor)
Jul 1, 2020 • 6 tweets • 2 min read
FECHAMENTO DA CARTEIRA MAIO/JUNHO 2020
Apenas para os 2 ou 3 que costumam me perguntar como foi minha carteira mensalmente, vou continuar colocando aqui.. kkk
Em maio rendeu 0,8% e em junho 3,49%..
Estou no meu all-time-high, ultrapassando os 128% de janeiro/20 (desde junho/14).
Minha carteira hoje está assim. Atingi 30% em ETFs passivos. Os ativos em moeda estrangeira correspondem a 38,4%. A maior parte da rentabilidade desse mês veio das ações lá fora (11%) e ouro dolarizado (14%). Ações BR deu 7%. Multimercados 1,23%. (CONT.)
Mar 30, 2020 • 8 tweets • 2 min read
1) Mês não finalizou completamente mas devido ao caos aqui em casa, já fechei o balanço para analisar minha carteira de aposentadoria. Como se trata de um mês especial, a thread vai ser mais longa.
2) Resultado do mês: -10,94%, tendo até então +- 45% em fundos multimercados, 27% em fundos de ação BR e 5% em etf smal11.
Fiquei felicíssimo com o resultado da minha carteira nesse crash. Minha carteira não caiu tanto pq tinha adam, tinha spx; ouro em dólar;
Mar 6, 2020 • 8 tweets • 2 min read
1) MELHOR MANEIRA PARA SE INVESTIR NO EXTERIOR
Sem enrolações, após considerar muitas possibilidades e à pedidos, vou tecer alguns comentários sobre investir no exterior - Veja abaixo
2) Lá fora, pela liquidez do mercado ser muito maior, pequenos desvios de valuation / preço dos ativos costuma ser "corrigido" em pouco tempo. Com isso, a % de gestores ativos que batem seus índices é muito pequena.
Investiremos então em GESTÃO PASSIVA.
Dec 28, 2019 • 5 tweets • 2 min read
Após muito tempo procurando (e não achando), achei um ETF maravilhoso para o que eu queria:
- Domiciliado na Irlanda ou Luxemburgo (benefícios fiscais)
- Que reacumule seus dividendos (assim não pago 30% sobre eles)
- Que investisse em mercados emergentes mas não na China
(CONT.)
O nome dele é Lyxor MSCI Emerging Markets Ex China UCITS ETF.
Contempla todas essas características. Problema - patrimônio de 68 mi de libras apenas, mas em geral eles oferecem uma liquidez razoável.
Taxa de adm de 0,3%. (CONTINUA).
Oct 9, 2019 • 19 tweets • 5 min read
Quem sou eu para te ensinar isso!? Mas vou falar aqui como diversos autores americanos montam uma carteira de investimento de longo prazo, que é como eu acredito. Já aviso que será longo porque é a tentativa de explicação de toda uma filosofia de vida/investimentos. Bora lá:
Bases filosóficas p/ montar uma carteira:
- Market timing de curto prazo não existe.
- Ciclicidade de médio/longo prazo existe.
- Situações novas fugindo da ciclidade também existe.
- Nada garante que qq ativo vai se comportar no futuro igual se comportou no passado, mesmo ações.
Sep 19, 2019 • 8 tweets • 6 min read
*DISCUSSÃO*
Fazer caixa para comprar na baixa ou aportar todo mês independente do preço? ofdollarsanddata.com/even-god-could…
(CONTINUA)
Nesse estudo em relação ao SP500, o autor comparou um aporte mensal sempre igual, independente do preço ("dollar cost average"-DCA) com o maior trader que poderia existir: aquele q faz caixa e compra na exata mínima entre o últ topo e sua superação posterior ("buy the dip")-CONT.