Repórter e roteirista. Faço reportagem, documentário e podcast. Colaboro com @tvglobo @natgeo @revistapiaui @guardian
Nov 15, 2022 • 10 tweets • 4 min read
Eu achei curioso aquele navio no meio da Baía de Guanabara, então peguei um barco, fui até lá e tive a surpresa: havia gente morando lá dentro. Ele não estava abandonado e seu dono sonhava vê-lo em alto mar. Hoje esse navio bateu na ponte Rio-Niterói.
oglobo.globo.com/rio/embarcacao…
Eu e o fotógrafo e amigo Custódio Coimbra pegamos o barco na Ilha do Fundão. A ideia era observar o navio de perto, ver seu estado, fotografá-lo e voltar pra redação. Então Pedro, o barqueiro, disse que "aqui tem q tomar cuidado com os piratas", e a história começou a melhorar.
Oct 4, 2022 • 9 tweets • 4 min read
Acabo de saber da morte do Márcio, pai do Hugo, jovem que morreu de covid. Márcio é o homem que recolocou essas cruzes na areia de Copacabana após um bolsonarista tirá-las do lugar - as cruzes representavam vítimas da covid, e essa se tornou uma das imagens + fortes da pandemia
Na época, eu e @tomphillipsin escrevemos no @guardian sobre Márcio e seu filho. No fim da matéria, ele contou que sonhou com Hugo na véspera da morte. No sonho, os dois estavam deitados numa cama de hospital, abraçados. "Foi tão real", ele contou.
Conheci Moïse quando fui à favela Cinco Bocas, em Brás de Pina, fazer uma reportagem sobre a vida dos congoleses no Rio. Acabei me aproximando de um dos seus melhores amigos. Chadrac me apresentou a vários conterrâneos. Na hora do almoço, convidei-o para comer. Ele agradeceu...
... mas recusou: não se sentiria bem almoçando em um restaurante enquanto amigos passavam fome. Fomos então ao supermercado e enchemos um carrinho de comida. Comecei a entender ali quem eram aqueles imigrantes: se um come, todos comem. Se um passa fome, todos passam fome.