@camisaoito Profile picture
Futebol. https://t.co/ZnivOmOSpZ
Jul 20, 2023 14 tweets 3 min read
Aproveitar que tem uma galera discutindo essa onda de hate em cima do futebol feminino pra falar sobre um ponto que considero essencial nessa treta.

O problema dos caras com futebol feminino não é a qualidade, é o racha que a modalidade faz na fortaleza de masculinidade deles. Image O futebol sempre foi considerado um esporte masculino (e heterossexual, claro) que propicia aos meninos, desde muito pequenos, a construção e o fortalecimento da masculinidade socialmente aceita, da macheza.

Enquanto as meninas ganham bonecas, eles ganham bolas.
Nov 3, 2022 17 tweets 5 min read
O fascismo usa o futebol, mas teme as torcidas. Um esporte de massa com é o futebol é o espaço perfeito pra disseminar suas ideias autoritárias e excludentes, usando a paixão dos torcedores como via de aproximação, mas uma multidão junta ainda é perigoso. Image Bolsonaro vestiu a camisa de quase todos os clubes do Brasil (dos grandes se salvou o São Paulo). Por qual motivo? Nas redes, torcedores comemoraram a honra de ter o presidente com as cores do seus clubes de coração. O ato, no entanto, não era genuíno. Image
Jul 13, 2021 13 tweets 6 min read
Você é um jovem jogador de 18 anos, joga num time grande do seu país e do nada é sequestrado por mafiosos locais e é obrigado a trocar de time. Daria um excelente enredo de filme, mas isso aconteceu na vida real e com um jogador famoso. Segue o fio: O ano era 1999. Dimitar Berbatov tinha estreado como profissional um ano antes, mas já fazia muito sucesso. O jogador com passagens por Manchester United e Monaco iniciou sua carreira no CSKA Sofia, da Bulgária, e foi exatamente lá que essa história toda aconteceu.
Jul 12, 2021 8 tweets 4 min read
Marcus Rashford, de 23 anos, Jadon Sancho, de 21, e Bukayo Saka, de 19, foram vítimas de diversos ataques racistas em suas redes sociais após perderem os pênaltis que deram à Itália o título da Eurocopa na tarde de ontem. ⬇️ Logo após o fim da partida, os três jogadores ingleses receberam uma enxurrada de comentários que os discriminavam não por qualquer mérito profissional, mas sim por serem negros.
Jan 13, 2021 10 tweets 5 min read
A Chapecoense tem uma das histórias mais bonitas do futebol. Quando foi fundada, em 73, os maiores clubes do seu estado já existiam há décadas. Com uma ascensão meteórica, conquistou a simpatia de torcedores de diversos clubes bem antes do capítulo mais triste da sua trajetória. O principal símbolo do clube, o Índio Condá*, já traz em si uma mensagem poderosa de coragem, luta, resistência. E foram dessas coisas que a Chape precisou ao longo do caminho árduo que é ter sucesso no futebol.
Oct 23, 2020 11 tweets 4 min read
Imagine só, um moleque preto e pobre, nascido no interior, que se mudou para a cidade grande ainda criança e jogava futebol na rua com bola de meia porque não tinha dinheiro para comprar uma bola, bola mesmo. Essa história é comum e pode ser a de milhões de meninos brasileiros. O futebol tem a ver com sonho, e talvez tenha sido por isso que o moleque mineiro de pele negra e sem dinheiro no bolso tenha insistido em continuar driblando e fazendo gols para além das ruas da capital, mesmo quando esfregavam na cara que aquilo não era pra pessoas como ele.
Aug 22, 2020 12 tweets 4 min read
Muita gente por aqui gosta e quer aprender sobre tática e outros assuntos do futebol para trabalhar na área e/ou gerar conteúdo. Existem alguns cursos online com preços variados sobre isso e vou colocar alguns deles aqui. Segue: Masterclass em análise técnica e tática de futebol

Um curso para conhecer a profissão de analista e ter um norte sobre o que fazer para o caso de querer trabalhar com isso

💸 R$9,90

go.hotmart.com/B39963780C?dp=1
Jun 16, 2020 41 tweets 11 min read
Há um mistério envolvendo o ex-jogador etíope Behailu Fekadu que já dura 70 anos. Presente na primeira convocação da Seleção, o zagueiro desapareceu em 1950 e sua história, embora desconhecida por muitos, é motivo de curiosidade para quem ouve falar. Tive acesso ao caso do Behailu Fekadu enquanto fazia pesquisas sobre o futebol no continente africano. Em português não existe absolutamente nada e tive que traduzir muitas coisas do amárico, língua falada no país. Cada vez que lia, ficava mais interessada.
Jun 5, 2020 29 tweets 13 min read
Significados dos escudos de Seleções pelo mundo. Segue: México

O escudo da seleção mexicana possui elementos da cultura do país. A ave na parte superior também aparece na bandeira do país e representa a lenda de que Huitzilopochtli, o deus da guerra, a enviou como sinal aos astecas indicando onde deveriam construir a capital do país.
May 29, 2020 22 tweets 12 min read
Se a relação entre futebol e política gera controvérsias, quando o assunto é futebol e economia o entendimento é mais claro. Um dos caminhos que ajudam a entender as transformações econômicas do Brasil nos últimos tempos é analisar os patrocínios nas camisas dos clubes. Segue: Começando pelo período pós-ditadura (a partir de março de 1985), o Brasil tinha uma economia completamente instável, altos índices de inflação, aparecimento de moedas, ou seja, um cenário péssimo para empresas, tanto estrangeiras quando nacionais, investirem em futebol.
May 12, 2020 10 tweets 4 min read
A Iugoslávia foi um país que existiu na Europa e gerou diveros conflitos separatistas. Dela surgiram algumas repúblicas bem conhecidas hoje em dia e isso, claro, influenciou o futebol. Segue a thread: Formado por territórios da Áustria-Hungria e do Império Otomano, o país reunia alguns povos com etnias e religiões diferentes. Essa multiplicidade de culturas gerava conflitos que eram contornados pelo marechal Jozip Tito.
Apr 22, 2020 12 tweets 4 min read
"Se não fosse a Elza, o Mané tinha morrido há muito tempo"

Elza Soares foi casada com o histórico jogador Mané Garrincha por 16 anos. Passou por muitos momentos complicados ao lado dele - acusada de roubar o homem de outra, teve a casa apedrejada, foi agredida fisicamente. Sua história com Garrincha começou em 62, e foi a Copa do Mundo que os aproximou. Elza foi, junto com outros artistas, fazer um show na concentração da Seleção. Ele já era festejado no Brasil como um grandíssimo jogador. Ela ainda estava no início da carreira.
Apr 14, 2020 22 tweets 9 min read
A Revolução Russa é um dos marcos da História e, claro influenciou diretamente no futebol do país. Com Lenin e Stalin, surgiram os times do exército, das indústrias de automóveis e de aviação, das companhias ferroviária e de eletricidade. Segue o fio: Em 1917, durante a I Guerra Mundial, um grupo de revolucionários insatisfeitos com as condições de vida no país comandado pelo czar (imperador) Nicolau II, iniciou movimentos grevistas e uma onda de protestos pelo país, obrigando Nicolau II a abdicar do trono.
Mar 16, 2020 10 tweets 4 min read
A história da taça Jules Rimet é trágica e cômica ao mesmo tempo. Criada em 1930, foi guardada em uma caixa de sapatos e ficou escondida embaixo da cama, depois sumiu e foi encontrada enrolada em jornais por um cachorro que passeava com seu dono, e, por último, derretida. Segue: A taça era belíssima. A deusa grega Nice (Nike), que representava vitória e glória, estava presente no centro. Com 30 cm e 1,80 kg de ouro, a Jules Rimet foi criada na primeira Copa (1930). Para que pudesse ficar definitivamente com um país, a seleção deveria ser campeã 3 vezes.
Mar 7, 2020 9 tweets 4 min read
Dia de jogo é uma felicidade para a maioria de nós. O que não sabemos é o quanto isso pode ser ruim e perigoso para muitas mulheres. No Brasil, o Cadastro Nacional de Violência Doméstica registra aumento no número de agressões em dias de jogos. Na Inglaterra chega, o índice cresce 26% em dias de jogos da Seleção e chega a incríveis 38% de aumento quando os Lions perdem. Esses números ilustram como o futebol está envolvido com as piores faces da masculinidade. Derrota de time não é desculpa para descontrole e violência!
Mar 3, 2020 16 tweets 4 min read
Por que a Copa Libertadores da América se chama assim?

Mais uma vez, a História responde. Segue o 🧶: O nome da competição mais importante do continente homenageia quem lutou pela emancipação dos países da América Latina, sendo os mais conhecidos Simón Bolívar e San Martín.

Nos séculos XVIII e XIX, muitos países eram colonizados pela Espanha, formando a América Espanhola.
Feb 28, 2020 16 tweets 3 min read
Em conversa com uma amiga que é historiadora, gosta, mas não acompanha muito futebol, ela me perguntou

- Nanda, pq nenhuma seleção africana conseguiu vencer a Copa do Mundo?

Fiquei pensando sobre isso e não a respondi de imediato, porque achei que precisava pensar. Segue: Pois bem, pensei e, claro, não cheguei a conclusões, mas fiz considerações sobre o assunto. Em primeiro lugar, me vem à cabeça toda a questão de exploração dos países africanos por parte dos europeus. Por muito tempo os povos e os territórios foram violentados.
Feb 6, 2020 16 tweets 6 min read
Essa imagem causa estranhamento. Talvez as pessoas só sintam pelo Pelé, maior jogador brasileiro, estar vestindo o uniforme da arquirrival da nossa seleção. Mas há outro ponto nela: um jogador negro com a camisa da Argentina. Pense em quantos você já viu. Agora segue o fio: Segundo estudos, a população negra da Argentina é de, no máximo, 6% (pode ser de 21% em alguns locais específicos do interior), o que provoca algumas indagações, visto que o país foi explorado pela Espanha e chegou a ter cerca de 50% da população composta por negros escravizados.
Dec 28, 2019 8 tweets 3 min read
O Santa Cruz lançou uma camisa em homenagem aos 40 anos do título da Fita Azul. Muitos de vocês, jovens que são, provavelmente nunca ouviram falar desse título. Segue uma breve explicação sobre essa honraria do século passado. Image A Fita Azul era entregue aos times que disputavam jogos contra equipes do exterior, no modelo de excursões, e voltavam sem ter perdido um jogo sequer. A Confederação Brasileira de Desportos - CBD (atual CBF) era responsável por entregar a fita, mas desistiu depois de um tempo.
Nov 30, 2019 12 tweets 4 min read
O ano era 1974. Manchester United x Manchester City faziam mais um clássico no Old Trafford. 56 mil pessoas nas arquibancadas com sentimentos diferentes: o lado vermelho lutava contra o rebaixamento, já o azul poderia ter o prazer de jogar uma pá imensa de terra no grande rival. Os times tinham criado algumas chances, mas até os 80 minutos o placar não tinha se movimentado. Foi aí que, em um contra-ataque, uma das maiores histórias do futebol começou a ser escrita.

O Manchester City roubou a bola no meio campo e saiu em velocidade para o ataque.
Nov 19, 2019 12 tweets 3 min read
Voltemos ao ano de 1929.
Sem televisão e, até então, sem transmissão por meios de comunicação, quem quisesse ver futebol tinha que ir aos locais onde as partidas eram disputadas. Naquele ano, as coisas começaram a mudar. Um concurso para locutor de rádio foi realizado pela Rádio Educadora Paulista, e o jovem Nicolau Tuma, 18 anos, estudante de Direito, venceu. Algum tempo depois, foi o primeiro a narrar um jogo de futebol transmitido pelo rádio - apenas os principais lances foram falados.