Cesar Grafietti Profile picture
Economista. Consultor de Gestão e Finanças do Esporte. Sócio da consultoria Convocados (https://t.co/rrjrtpQlob). O futebol fora das 4 linhas.
Amando Ramos 🔴⚫️ Profile picture Wilson Profile picture 2 subscribed
Dec 27, 2023 5 tweets 2 min read
Se você ler em algum lugar que o trabalho do depto de futebol de um clube tem que ser independente do CEO, e que este só deve cuidar de outros temas, então pode ter certeza que a pessoa pensa o futebol como na década de 80.
(+) As melhores gestões do futebol tem centralidade no CEO, e o Diretor Esportivo - competente - se submete às regras gerais "da firma", obedecendo orçamento, metas, e seguindo um DNA esportivo definido pelo Conselho de ADM, e não na cabeça do executivo amigo de agentes.
(+)
Dec 8, 2021 5 tweets 1 min read
Tudo que você queria saber sobre a SAF, mas ninguém consegue te explicar.
...
1. Ao transferir ativos para a SAF e deixar as dívidas na associação (ativo podre), os 20% de receitas que devem ser enviados pela SAF para a Assoc devem pagar toda a dívida? 2. A SAF é sucessora das dívidas da Assoc, mesmo que elas tenha ficado na parte podre? Ou seja, elas precisam ser pagas pela SAF de qualquer maneira?
Oct 24, 2020 6 tweets 1 min read
Sobre o refinanciamento de dívidas fiscais do Cruzeiro
...
O clube fez o que tinha que fazer. O Corinthians utilizou mesmo procedimento recentemente. Tudo certo, e agora outros clubes seguirão o mesmo caminho.

Mas há alguns fatores que merecem atenção:

(+) 1. Na lei que cria a Transação Tributária (utilizada pelos clubes), há uma vedação de acesso: ser "devedor contumaz". Mas a lei não define o que é devedor contumaz, dizendo que a definição virá em lei complementar. Ou seja, todos podem enquanto não há esta definição.

(+)
Oct 31, 2019 10 tweets 2 min read
Sairam os números do Flamengo de Set/19. Para ajudar no debate segue uma análise bastante sucinta. Primeiro, um alerta: como sempre, faço um ajuste nas Receitas com Venda de Atletas. Os clubes apresentam os valores brutos, e depois colocam como Despesas as comissões e % de outros clubes. Não está errado, mas dá uma sensação errada, afinal, o clube não pode reter esses valores.
Sep 7, 2019 12 tweets 3 min read
Voltando ao tema das Cotas da TV

Para quem não entendeu, não defendo o modelo atual de distribuição. Inclusive porque não tenho elementos para julgá-lo. Não consigo avaliar se é o mais justo. Mas o conceito de justiça precisa ser amplo.(1) Mostrei que se seguirmos uma justiça plena, o valor deveria ser dividido igualmente entre os 20 clubes e isso impactaria positivamente mais os que recebem menos hoje que os grandes que já estão na média. Mas para alguns não é justo receber o mesmo que um clube regional. (2)
Sep 6, 2019 12 tweets 2 min read
Entramos em Setembro e muitos clubes de futebol brasileiro apresentam atrasos de todos os tipos. E agora, mais que nunca, a desculpe é a forma de distribuição dos direitos de TV. Vamos esclarecer algumas coisas para quem ainda insiste em usar esse tema como desculpa. (1/x) Surgiu a ideia de os direitos deveriam ser iguais, considerando que o Flamengo ganha valor desproporcional. Primeiro, ignoram que o Corinthians recebe valor semelhante. Mas o "problema" é o Flamengo, pois os demais clubes do RJ estão em enormes dificuldades. (2/x)
Jul 21, 2019 9 tweets 2 min read
Análise Eco-Financeira dos Clubes Brasileiros do Itaú BBA
...
Depois de apresentada a análise deste ano, deixe-me passar por alguns pontos que podem ser curiosos e ajudam a entender alguns temas.

Vamos lá: 1. Por que só em Julho? Os balanços saem até 30/Abril. Cada balanço leva pelo menos 8 horas para ser planilhado e analisado. Há muitos ajustes para se entender o clube e depois criar algo que permita compará-los. Daí tem que montar a base de dados, fazer os gráficos, escrever...
Dec 9, 2018 7 tweets 2 min read
Vamos falar sobre o estudo a respeito da nova distribuição dos direitos de TV para o Brasileirão a partir de 2019. Estudo que foi feito em conjunto com a equipe do @alex_rangel_br , Pedro Daniel e Gustavo Hazan, da EY Brasil.

Algumas reflexões importantes a respeito do estudo: 1. O resultado é fruto de uma pesquisa junto a dados da imprensa e clubes.
2. Trata-se de uma projeção, e como tal o objetivo não é acertar na mosca, mas mostrar a tendência. Significa que haverá sim diferenças conforme apresentados, mas que podem ser maiores ou menores.
Nov 19, 2018 5 tweets 2 min read
Thread sobre Investimentos em Atletas Profissionais dos Maiores Clubes Brasileiros. Considerei o período entre 2012 e 2017. Falta 2018, mas porque poucos clubes divulgam dados, como CRF, FFC, SCCP, GFBP e SCI, que merecem aplausos pelo respeito ao torcedor. Dados acumulados entre 2012 e 2017. Notem dois clubes: Palmeiras, que cresce muito a partir de 2015 e Flamengo, que só começa a investir em 2016 e tem salto em 2017. O Palmeiras termina o período como maior investidor e o Flamengo é o 6º entre os 9 clubes.