David Ágape Profile picture
Jornalismo investigativo e memes. Sou o carinha do Twitter Files Brazil e da Vaza Toga 2.0 Manda email no davidagape@proton.me
7 subscribers
Sep 8 6 tweets 3 min read
Exclusivo

Um laudo pericial independente identificou indícios de fraude temporal no relatório da PF usado por Alexandre de Moraes para justificar a operação contra empresários bolsonaristas em 23 de agosto de 2022.

Segue o fio!

ainvestigacao.com/p/exclusivo-pe…Image Seja nosso apoiador!

Receba as últimas notícias direto na sua caixa de email. (apenas cartão):

Pix: ainvestigacao.com@gmail.com

Bitcoin: bc1q0jr2g3cqdelxpmr0jsmdprd5cy4cv52fgl0l3e
Ethereum: 0x82c5c25FAB4d28C6862b4D54489a9244751C18FF ainvestigacao.com/subscribeImage
Sep 8 5 tweets 2 min read
Na nossa última reportagem da série Vaza Toga, contamos em @a_investigacao_ a história da chamada “PF confiável”.

Segue o fio pra entender! Image Depois da operação de 23 de agosto de 2022, Letícia Sallorenzo quis saber se seria possível “colocar as mãos” no celular de Meyer Nigri, fundador da construtora Tecnisa. Também perguntou a Tagliaferro se o aparelho estava sob custódia de uma “PF confiável”. Ele respondeu que sim.
Sep 8 9 tweets 3 min read
Hoje teremos mais uma reportagem da Vaza Toga! Mas para vocês entenderem direitinho o contexto do caso, leiam as nossas reportagens sobre o tema!

Segue o fio! Image Antes, considere apoiar o nosso trabalho! Apoie quem investiga o que ninguém mais tem coragem de investigar.
Sep 6 7 tweets 3 min read
Exclusivo:

Em agosto de 2022, oito dos maiores empresários do país acordaram com a PF em suas portas. A ordem veio de Alexandre de Moraes, baseada apenas em uma reportagem de jornal.

Os bloqueios de redes sociais e contas bancárias cortaram a voz e a força financeira de um grupo que seria decisivo no apoio a @jairbolsonaro, justamente na semana do primeiro debate presidencial.

Novas mensagens da Vaza Toga corroboram as denúncias de Eduardo Tagliaferro (@edutagli) no senado e mostram indícios de que, depois da operação já cumprida, Moraes pressionava seus assessores a fabricar relatórios retroativos. O objetivo: dar aparência de legalidade a uma decisão que já estava tomada.

Segue o fio!

ainvestigacao.com/p/vaza-toga-a-…Image Antes, peço que considerem apoiar A Investigação. Vocês já conhecem nosso trabalho, sabem que fazemos um jornalismo corajoso e verdadeiro, que revela o que os poderosos querem esconder.
Sep 4 5 tweets 2 min read
Recentemente, o influenciador Brunno Sarttori, conhecido por deepfakes contra Bolsonaro e pela militância pró-Lula, foi condenado pela Justiça a indenizar integrantes do movimento Gays com Bolsonaro, fundado por @domlancellotti, após associá-los ao nazismo.

Mas os bastidores da sentença revelam muito mais: jatinhos de luxo, lobistas perigosos e conexões internacionais que chegam até a China.

Segue o fio!Image Antes, considere apoiar o nosso trabalho!

A Investigação é um site de jornalismo investigativo independente que não recebe recursos de partidos, governos ou grandes corporações. Nosso compromisso é exclusivo com os leitores.
Sep 3 5 tweets 2 min read
Exclusivo: identificamos o infiltrado no grupo de empresários bolsonaristas — que incluía Luciano Hang e virou alvo de Alexandre de Moraes após reportagem do Metrópoles.

A revelação surgiu a partir do depoimento de Eduardo Tagliaferro no Senado.

Segue o fio. Image Revelar o que os poderosos querem esconder não é fácil. Por isso, preciso de sua ajuda:
Sep 2 11 tweets 4 min read
Já publicamos em @a_investigacao_ tudo o que vocês precisam saber sobre o julgamento do @jairbolsonaro que ocorre agora.

Foram várias reportagens, que você não lerá em outro lugar, detalhando como estes inquéritos estão cheios de ilações e teses absurdas. Coloquei todas neste fio.Image Antes, considere apoiar o nosso trabalho. Tá difícil, eu sei. Mas sua pequena contribuição nos ajuda a continuar revelando o que eles querem esconder.
Aug 26 5 tweets 2 min read
Enquanto o Congresso discute #anistia para os presos do 8 de janeiro, um advogado aponta outro caminho: anular todos os processos.

Silvio Kuroda (@SilvioKuroda), especialista em Direito Público, diz que a vice-PGR Lindôra Araújo — a promotora natural — foi afastada em manobra política, abrindo espaço para que o subprocurador Carlos Frederico, interessado em uma vaga no STJ, assumisse denúncias sem legitimidade.

O resultado? Um tribunal de exceção.Image Leia a entrevista completa em @a_investigacao_
ainvestigacao.com/p/processos-do…
Aug 22 6 tweets 2 min read
Exclusivo:
Em agosto, um avião cargueiro russo sancionado pelos EUA pousou em Brasília e ficou 3 dias parado na Base Aérea, sem qualquer registro na Anac deixando um mistério no ar.

@a_investigacao_ obteve documentos inéditos da FAB que mudam o rumo da história: a operação foi planejada oficialmente, não uma simples escala técnica.

Segue o fio. 👇

ainvestigacao.com/p/exclusivo-do…Image Antes, um lembrete: cansado de ser o último a saber? Apoie quem investiga por você!
Aug 14 4 tweets 2 min read
🚨 Exclusivo: Todas as certidões da Vaza Toga 2

Eu e @EliVieiraJr publicamos agora todos os nomes que receberam “certidões” secretas do TSE — usadas para manter presos do 8 de Janeiro, muitas vezes com base apenas em opiniões políticas.

📄 Cada nome tem número SEI, que permite a qualquer advogado exigir do TSE e STF a íntegra dessas certidões e explicações dos motivos de não terem sido anexadas aos processos

🔍 Agora a informação está nas suas mãos. É hora de pedir respostas.

👉 Leia: [ainvestigacao.com/p/exclusivo-to…]

#VazaToga2 #8deJaneiroImage @EliVieiraJr
Aug 12 9 tweets 5 min read
O Metrópoles publicou agora um áudio inédito de uma conversa entre o juiz Airton Vieira e o Eduardo Tagliaferro. Na gravação, Vieira relata estar sob forte pressão física, psicológica e emocional, afirma que havia ultrapassado o próprio limite e que cogitou antecipar seu retorno ao cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo, mas recuou para não deixar Moraes “na mão” em meio a um momento de crise.

Mas a revelação mais importante ficou perdidinha ali no meio, justamente pelo fato de o Metrópoles se recusar a falar da Vaza Toga. Vieira confessa ter ficado incomodado com a intromissão do Moraes nas audiências de custódia.

Segue a transcrição do áudio na íntegra:

Bom dia, Eduardo. Tudo bem? Olha, realmente a coisa está feia, viu? Eu não estou aguentando mais — em termos físicos, psicológicos, emocionais. Eu não consigo dormir sossegado. Eu não tenho tranquilidade.

Eu tô perdendo completamente a higidez mental, o pouco que eu ainda tinha, viu? Realmente, a coisa tá feia. É o que você disse aí, realmente. Porra.

Até depois, em questões de audiência de custódia, sabe, ele vem dando palpite. Espera um pouco, né?

Olha, eu não sei como vai evoluir isso, honestamente falando, mas eu sei que eu já cheguei ao meu limite — aliás, já ultrapassei o meu limite faz tempo. E é que agora eu tô numa situação, né? Eu havia pensado, já tinha decidido antecipar a minha passagem, né? Eu falei: “Bom, agora que a temperatura vai diminuir...”, etc., etc. Só que voltou a subir de uma forma exponencial.

E agora eu fico constrangido de antecipar qualquer coisa, porque passaria a impressão de que eu estaria saindo, pulando do barco justamente no momento, talvez, de maior tempestade. Isso eu acho desagradável. Eu não faria, né, deixando, no caso, o ministro na mão. Mas está muito, muito, muito difícil.

Minha família está sendo extremamente prejudicada. E toda essa situação, além de tudo, né, do trabalho. Porque, se a situação do trabalho fosse boa, tudo bem. Mas essa situação... sabe? Pressão para tudo quanto é lado, cobrança, o que a gente fala não tem crédito, tudo é para anteontem. Estamos cercados também de gente que, como você escreveu aí em cima, sabe?

Então, é muito difícil. Muito difícil.Image Agora deixo algumas observações:

1- Nós revelamos na Vaza Toga 2.0 que quando Vieira finalmente resolveu deixar o posto de juiz auxiliar de Moraes, voltando a ser desembargador no TJSP, ele mandou a mensagem no grupo do Whatsapp das audiências de custódia: “Despeço-me aqui, singelamente, pois nos demais grupos já estou me despedindo... Que nas audiências de custódia possamos dar a cada um o que lhe é de direito: a prisão! 😜😜😜😜😜”

2- Na Vaza Toga de @ggreenwald e @FabioSerapiao Vieira aparece dando instruções de como falsificar a origem de relatórios para justificar prisões e proibições de conteúdo, coordenou a censura extraoficial e pediu a criação de e-mails anônimos para “aquecer” denúncias.

Ele reconheceu a ilegalidade do esquema e temia ser exposto — o que acabou acontecendo.

Em um chat em grupo, quando Tagliaferro levantou preocupações sobre a falta de conteúdo incriminatório em um caso que ele estava montando contra a @RevistaOeste, Vieira encorajou a fabricação: “Use sua criatividade... rsrsrs”.
Aug 1 5 tweets 2 min read
Em junho, estive em Londres onde apresentei a uma plateia de ativistas da liberdade de expressão de todo o mundo os 8 passos usados para transformar o Brasil em uma juristocracia.

Este relatório é resultado de anos de pesquisas.

📑 Leia agora: [] ainvestigacao.com/p/manual-brasi…Image Para vencer um inimigo, é preciso primeiro conhecer suas táticas e o objetivo de suas ações. Só assim é possível se preparar e derrotá‑lo.

De volta ao Brasil, transformei tudo em um relatório exclusivo que revela como nos tornamos um laboratório de controle da informação.
Jul 30 6 tweets 2 min read
A militância petista está comemorando aos gritos que, graças ao Lula, o Brasil “saiu do Mapa da Fome” e que 33 milhões de pessoas passavam fome no governo Bolsonaro.

Nessa reportagem, eu mostro que essa narrativa cai por terra quando se olha os dados. Image A questão é simples: eles comparam duas pesquisas com metodologias e períodos completamente distintos.

->A 1ª, foi realizada na época da pandemia, com amostras mais concentradas no Norte e Nordeste.
->A 2ª, da FAO, usa outro método e médias trienais que suavizam os picos. Image
Image
Jul 26 8 tweets 4 min read
A esquerda está gritando em “defesa da soberania nacional” por causa das taxas e sanções dos EUA.

Na verdade, os mesmos que hoje fingem nacionalismo são os que entregam o Brasil para interesses estrangeiros. Sim, entregaram uma boa porção do país de graça. Segue o fio.
ainvestigacao.com/p/soberania-pa…Image Antes de continuar.

Você já é assinante de A Investigação? Se ainda não é, peço que considere apoiar nosso trabalho. Temos muitas histórias cabeludas pra contar! Mas sem apoio não dá. Posso contar com você?ainvestigacao.com/subscribe
Jul 23 7 tweets 2 min read
Um fio breve pra vocês saberem quem é o Leandro Demori. Dispenso maiores comentários. Image
May 18 5 tweets 2 min read
Nas eleições de 2022, os EUA agiram nos bastidores para influenciar o resultado das urnas no Brasil.

Nesta investigação, detalho as reuniões secretas com o governo americano e campanhas orquestradas por ONGs para a censura. Image 🔎 O que você vai encontrar no texto:
✅ O pedido do STF a Washington para conter a oposição
✅ As visitas secretas de agentes da CIA, Departamento de Estado e Defesa ao Brasil
✅ A atuação de ONGs americanas
✅ O Brasil como laboratório para censura
Mar 25 6 tweets 4 min read
Sobre o "julgamento do golpe" de hoje. Produzi em @a_investigacao_ uma série de 4 reportagens que demonstram, de forma clara, as diversas lacunas e inconsistências nas investigações da PF, além de revelarem as intenções obscuras por trás desse inquérito.

Segue o fio: Reportagem 1

Na primeira reportagem, demonstrei que a investigação usa termos vagos, correlações frágeis e suposições como se fossem provas. Faltam provas materiais, conexões claras e evidência de intenção prática.

A narrativa do plano contra Alexandre de Moraes é central, mas não se sustenta nos documentos. O relatório é recheado de especulações e não apresenta prova de que houve, de fato, planejamento para atacar o ministro.

ainvestigacao.com/p/kids-pretos-…
Mar 17 9 tweets 3 min read
18 mil ou 400 mil? Depois de toda manifestação é sempre a mesma discussão de quantas pessoas participaram.

O motivo é simples: mais do que o discurso ou a pauta defendida, é o tamanho da mobilização que define o peso político dos organizadores e sua capacidade de barganha.

Bolsonaro é um dos poucos políticos no Brasil (e do mundo) capazes de arrastar multidões. Esse é seu maior trunfo – e ele sabe disso. Curiosamente, aqueles que dizem que o ato em Copacabana "flopou" são os mesmos que não conseguem reunir meia dúzia de pessoas em uma kombi.

No entanto, é inegável que o número de participantes em manifestações tem diminuído. Abaixo, listo alguns dos prováveis motivos para isso:Image 1- Medo

Hoje, vivemos em um estado de exceção, um Regime ainda sem nome, mas que governa com base no medo.

Muita gente acha arriscado participar de manifestações, considerando que a cúpula do Regime já atingiu políticos e bilionários (como @LucianoHangBr e @elonmusk).
Mar 10 8 tweets 5 min read
Jornalismo pressupõe não apenas relatar eventos, mas investigar os fatos. Uma apuração mínima demonstra que a afirmação abaixo é falsa.

Resumo: o Ministério da Defesa não publicou mensagem pedindo que Bolsonaro desse golpe. Provavelmente o canal foi hackeado.

Siga o fio. Image No dia 7 de novembro de 2022, o perfil do Ministério da Defesa no Twitter fez a publicação abaixo anunciando o resultado do seu relatório sobre as eleições. A publicação direciona para o canal do ministério no Telegram.
Jan 10 7 tweets 18 min read
Vou colocar aqui a transcrição do anúncio oficial do Zuck na íntegra em inglês e sua tradução em português.

Muita gente tem deturpado ou mal interpretado o que ele disse.

Atenção aos detalhes grifados por mim, este anúncio é o mais importante da década. Hey everyone. I want to talk about something important today because it's time to get back to our roots around free expression on Facebook and Instagram. I started building social media to give people a voice. I gave a speech at Georgetown five years ago about the importance of protecting free expression, and I still believe this today, but a lot has happened over the last several years.

There's been widespread debate about the potential harms from online content. Governments and legacy media have pushed to censor more and more. A lot of this is clearly political, but there's also a lot of legitimately bad stuff out there. Drugs, terrorism, child exploitation. These are things that we take very seriously, and I want to make sure that we handle responsibly. So we built a lot of complex systems to moderate content, but the problem with complex systems is they make mistakes even if they accidentally censor just 1% of posts. That's millions of people, and we've reached a point where it's just too many mistakes and too much censorship.

The recent elections also feel like a cultural tipping point towards, once again, prioritizing speech. So, we're going to get back to our roots and focus on reducing mistakes, simplifying our policies, and restoring free expression on our platforms. More specifically, here's what we're going to do.

First, we're going to get rid of fact-checkers and replace them with community notes similar to X starting in the US. After Trump first got elected in 2016, the legacy media wrote nonstop about how misinformation was a threat to democracy. We tried in good faith to address those concerns without becoming the arbiters of truth, but the fact-checkers have just been too politically biased and have destroyed more trust than they've created, especially in the US. So, over the next couple of months, we're going to phase in a more comprehensive community notes system.

Second, we're going to simplify our content policies and get rid of a bunch of restrictions on topics like immigration and gender that are just out of touch with mainstream discourse. What started as a movement to be more inclusive has increasingly been used to shut down opinions and shut out people with different ideas, and it's gone too far. So, I want to make sure that people can share their beliefs and experiences on our platforms.

Third, we're changing how we enforce our policies to reduce the mistakes that account for the vast majority of censorship on our platforms. We used to have filters that scanned for any policy violation. Now, we're going to focus those filters on tackling illegal and high-severity violations, and for lower-severity violations, we're going to rely on someone reporting an issue before we take action. The problem is that the filters make mistakes, and they take down a lot of content that they shouldn't. So, by dialing them back, we're going to dramatically reduce the amount of censorship on our platforms. We're also going to tune our content filters to require much higher confidence before taking down content. The reality is that this is a trade-off. It means we're going to catch less bad stuff, but we'll also reduce the number of innocent people's posts and accounts that we accidentally take down.

Fourth, we're bringing back civic content. For a while, the community asked to see less politics because it was making people stressed, so we stopped recommending these posts, but it feels like we're in a new era now, and we're starting to get feedback that people want to see this content again. So we're going to start phasing this back into Facebook, Instagram, and Threads while working to keep the communities friendly and positive.

Fifth, we're going to move our trust and safety and content moderation teams out of California, and our US-based content review is going to be based in Texas. As we work to promote free expression, I think that will help us build trust to do this work in places where there is less concern about the bias of our teams.

Finally, we're going to work with President Trump to push back on governments around the world. They're going after American companies and pushing to censor more. The US has the strongest constitutional protections for free expression in the world. Europe has an ever-increasing number of laws, institutionalizing censorship, and making it difficult to build anything innovative there. Latin American countries have secret courts that can order companies to quietly take things down. China has censored our apps from even working in the country. The only way that we can push back on this global trend is with the support of the US government, and that's why it's been so difficult over the past four years when even the US government has pushed for censorship.

By going after us and other American companies, it has emboldened other governments to go even further. But now we have the opportunity to restore free expression, and I'm excited to take it. It'll take time to get this right, and these are complex systems. They're never going to be perfect. There's also a lot of illegal stuff that we still need to work very hard to remove. But the bottom line is that after years of having our content moderation work focused primarily on removing content, it is time to focus on reducing mistakes, simplifying our systems, and getting back to our roots about giving people voice. I'm looking forward to this next chapter. Stay good out there, and more to come soon.
Dec 31, 2024 17 tweets 7 min read
Retrospectiva 2024

Esse foi um ano incrível. Cheio de lutas, mas também de vitórias. No final do ano passado, coloquei como meta tornar @a_investigacao_ referência em jornalismo investigativo no Brasil. Olha, acho que posso dizer que conseguimos.

Segue o fio... Image Não tem como falar de jornalismo investigativo em 2024 sem falar de Twitter Files. Quem diria que uma ideia que eu tive geraria um efeito dominó, expondo as engrenagens ocultas por trás da censura estatal no Brasil e abrindo um debate global sobre a liberdade de expressão?

A investigação que conduzi em colaboração com @shellenberger e @EliVieiraJr revelou como o judiciário brasileiro atuou para a remoção de conteúdos, bloqueios de contas no Twitter, violando o Marco Civil da Internet e a Constituição Brasileira.Image
Image