David Ágape Profile picture
Jornalismo investigativo e memes. Sou o carinha do Twitter Files Brazil e da Vaza Toga 2.0 Manda email no davidagape@proton.me
7 subscribers
Oct 13 7 tweets 2 min read
Exclusivo:

Um registro do Departamento de Justiça dos EUA mostra que a Edelman, agência de relações públicas contratada com recursos da ONU, promoveu a Janja como porta-voz internacional da COP30.

No e-mail, enviado em 22 de setembro, a primeira-dama é descrita como “voz central” da conferência.

Além do e-mail comprometedor, nesta reportagem, você entenderá a extensão do "gabinete paralelo" e a influência de Janja na presidência da República.Image Na sexta-feira, nossa equipe enviou questionamentos ao Itamaraty e à Secom sobre o contrato e o uso de recursos da ONU. Não tiovemos resposta.

Mas, no domingo, feriado de 12 de outubro, foi divulgado na imprensa um decreto, assinado por Lula em 28 de agosto, que autoriza servidores públicos a assessorar a primeira-dama em “atividades de interesse público”.
Oct 9 8 tweets 4 min read
Você não precisa morar na China pra viver sob vigilância.

Neste relatório, mostro que nossas mensagens em grupos de WhatsApp e tuítes podem estar sendo analisados neste exato momento por um sistema de vigilância digital criado por Tribunais, ONGs e empresas privadas.

Segue o🧶 Image Antes, considere apoiar o nosso trabalho! Venha nos ajudar a contar o que eles querem esconder.

Pix: ainvestigacao.com@gmail.com

Bitcoin: bc1q0jr2g3cqdelxpmr0jsmdprd5cy4cv52fgl0l3e Ethereum: 0x82c5c25FAB4d28C6862b4D54489a9244751C18FF Image
Sep 8 6 tweets 3 min read
Exclusivo

Um laudo pericial independente identificou indícios de fraude temporal no relatório da PF usado por Alexandre de Moraes para justificar a operação contra empresários bolsonaristas em 23 de agosto de 2022.

Segue o fio!

ainvestigacao.com/p/exclusivo-pe…Image Seja nosso apoiador!

Receba as últimas notícias direto na sua caixa de email. (apenas cartão):

Pix: ainvestigacao.com@gmail.com

Bitcoin: bc1q0jr2g3cqdelxpmr0jsmdprd5cy4cv52fgl0l3e
Ethereum: 0x82c5c25FAB4d28C6862b4D54489a9244751C18FF ainvestigacao.com/subscribeImage
Sep 8 5 tweets 2 min read
Na nossa última reportagem da série Vaza Toga, contamos em @a_investigacao_ a história da chamada “PF confiável”.

Segue o fio pra entender! Image Depois da operação de 23 de agosto de 2022, Letícia Sallorenzo quis saber se seria possível “colocar as mãos” no celular de Meyer Nigri, fundador da construtora Tecnisa. Também perguntou a Tagliaferro se o aparelho estava sob custódia de uma “PF confiável”. Ele respondeu que sim.
Sep 8 9 tweets 3 min read
Hoje teremos mais uma reportagem da Vaza Toga! Mas para vocês entenderem direitinho o contexto do caso, leiam as nossas reportagens sobre o tema!

Segue o fio! Image Antes, considere apoiar o nosso trabalho! Apoie quem investiga o que ninguém mais tem coragem de investigar.
Sep 6 7 tweets 3 min read
Exclusivo:

Em agosto de 2022, oito dos maiores empresários do país acordaram com a PF em suas portas. A ordem veio de Alexandre de Moraes, baseada apenas em uma reportagem de jornal.

Os bloqueios de redes sociais e contas bancárias cortaram a voz e a força financeira de um grupo que seria decisivo no apoio a @jairbolsonaro, justamente na semana do primeiro debate presidencial.

Novas mensagens da Vaza Toga corroboram as denúncias de Eduardo Tagliaferro (@edutagli) no senado e mostram indícios de que, depois da operação já cumprida, Moraes pressionava seus assessores a fabricar relatórios retroativos. O objetivo: dar aparência de legalidade a uma decisão que já estava tomada.

Segue o fio!

ainvestigacao.com/p/vaza-toga-a-…Image Antes, peço que considerem apoiar A Investigação. Vocês já conhecem nosso trabalho, sabem que fazemos um jornalismo corajoso e verdadeiro, que revela o que os poderosos querem esconder.
Sep 4 5 tweets 2 min read
Recentemente, o influenciador Brunno Sarttori, conhecido por deepfakes contra Bolsonaro e pela militância pró-Lula, foi condenado pela Justiça a indenizar integrantes do movimento Gays com Bolsonaro, fundado por @domlancellotti, após associá-los ao nazismo.

Mas os bastidores da sentença revelam muito mais: jatinhos de luxo, lobistas perigosos e conexões internacionais que chegam até a China.

Segue o fio!Image Antes, considere apoiar o nosso trabalho!

A Investigação é um site de jornalismo investigativo independente que não recebe recursos de partidos, governos ou grandes corporações. Nosso compromisso é exclusivo com os leitores.
Sep 3 5 tweets 2 min read
Exclusivo: identificamos o infiltrado no grupo de empresários bolsonaristas — que incluía Luciano Hang e virou alvo de Alexandre de Moraes após reportagem do Metrópoles.

A revelação surgiu a partir do depoimento de Eduardo Tagliaferro no Senado.

Segue o fio. Image Revelar o que os poderosos querem esconder não é fácil. Por isso, preciso de sua ajuda:
Sep 2 11 tweets 4 min read
Já publicamos em @a_investigacao_ tudo o que vocês precisam saber sobre o julgamento do @jairbolsonaro que ocorre agora.

Foram várias reportagens, que você não lerá em outro lugar, detalhando como estes inquéritos estão cheios de ilações e teses absurdas. Coloquei todas neste fio.Image Antes, considere apoiar o nosso trabalho. Tá difícil, eu sei. Mas sua pequena contribuição nos ajuda a continuar revelando o que eles querem esconder.
Aug 26 5 tweets 2 min read
Enquanto o Congresso discute #anistia para os presos do 8 de janeiro, um advogado aponta outro caminho: anular todos os processos.

Silvio Kuroda (@SilvioKuroda), especialista em Direito Público, diz que a vice-PGR Lindôra Araújo — a promotora natural — foi afastada em manobra política, abrindo espaço para que o subprocurador Carlos Frederico, interessado em uma vaga no STJ, assumisse denúncias sem legitimidade.

O resultado? Um tribunal de exceção.Image Leia a entrevista completa em @a_investigacao_
ainvestigacao.com/p/processos-do…
Aug 22 6 tweets 2 min read
Exclusivo:
Em agosto, um avião cargueiro russo sancionado pelos EUA pousou em Brasília e ficou 3 dias parado na Base Aérea, sem qualquer registro na Anac deixando um mistério no ar.

@a_investigacao_ obteve documentos inéditos da FAB que mudam o rumo da história: a operação foi planejada oficialmente, não uma simples escala técnica.

Segue o fio. 👇

ainvestigacao.com/p/exclusivo-do…Image Antes, um lembrete: cansado de ser o último a saber? Apoie quem investiga por você!
Aug 14 4 tweets 2 min read
🚨 Exclusivo: Todas as certidões da Vaza Toga 2

Eu e @EliVieiraJr publicamos agora todos os nomes que receberam “certidões” secretas do TSE — usadas para manter presos do 8 de Janeiro, muitas vezes com base apenas em opiniões políticas.

📄 Cada nome tem número SEI, que permite a qualquer advogado exigir do TSE e STF a íntegra dessas certidões e explicações dos motivos de não terem sido anexadas aos processos

🔍 Agora a informação está nas suas mãos. É hora de pedir respostas.

👉 Leia: [ainvestigacao.com/p/exclusivo-to…]

#VazaToga2 #8deJaneiroImage @EliVieiraJr
Aug 12 9 tweets 5 min read
O Metrópoles publicou agora um áudio inédito de uma conversa entre o juiz Airton Vieira e o Eduardo Tagliaferro. Na gravação, Vieira relata estar sob forte pressão física, psicológica e emocional, afirma que havia ultrapassado o próprio limite e que cogitou antecipar seu retorno ao cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo, mas recuou para não deixar Moraes “na mão” em meio a um momento de crise.

Mas a revelação mais importante ficou perdidinha ali no meio, justamente pelo fato de o Metrópoles se recusar a falar da Vaza Toga. Vieira confessa ter ficado incomodado com a intromissão do Moraes nas audiências de custódia.

Segue a transcrição do áudio na íntegra:

Bom dia, Eduardo. Tudo bem? Olha, realmente a coisa está feia, viu? Eu não estou aguentando mais — em termos físicos, psicológicos, emocionais. Eu não consigo dormir sossegado. Eu não tenho tranquilidade.

Eu tô perdendo completamente a higidez mental, o pouco que eu ainda tinha, viu? Realmente, a coisa tá feia. É o que você disse aí, realmente. Porra.

Até depois, em questões de audiência de custódia, sabe, ele vem dando palpite. Espera um pouco, né?

Olha, eu não sei como vai evoluir isso, honestamente falando, mas eu sei que eu já cheguei ao meu limite — aliás, já ultrapassei o meu limite faz tempo. E é que agora eu tô numa situação, né? Eu havia pensado, já tinha decidido antecipar a minha passagem, né? Eu falei: “Bom, agora que a temperatura vai diminuir...”, etc., etc. Só que voltou a subir de uma forma exponencial.

E agora eu fico constrangido de antecipar qualquer coisa, porque passaria a impressão de que eu estaria saindo, pulando do barco justamente no momento, talvez, de maior tempestade. Isso eu acho desagradável. Eu não faria, né, deixando, no caso, o ministro na mão. Mas está muito, muito, muito difícil.

Minha família está sendo extremamente prejudicada. E toda essa situação, além de tudo, né, do trabalho. Porque, se a situação do trabalho fosse boa, tudo bem. Mas essa situação... sabe? Pressão para tudo quanto é lado, cobrança, o que a gente fala não tem crédito, tudo é para anteontem. Estamos cercados também de gente que, como você escreveu aí em cima, sabe?

Então, é muito difícil. Muito difícil.Image Agora deixo algumas observações:

1- Nós revelamos na Vaza Toga 2.0 que quando Vieira finalmente resolveu deixar o posto de juiz auxiliar de Moraes, voltando a ser desembargador no TJSP, ele mandou a mensagem no grupo do Whatsapp das audiências de custódia: “Despeço-me aqui, singelamente, pois nos demais grupos já estou me despedindo... Que nas audiências de custódia possamos dar a cada um o que lhe é de direito: a prisão! 😜😜😜😜😜”

2- Na Vaza Toga de @ggreenwald e @FabioSerapiao Vieira aparece dando instruções de como falsificar a origem de relatórios para justificar prisões e proibições de conteúdo, coordenou a censura extraoficial e pediu a criação de e-mails anônimos para “aquecer” denúncias.

Ele reconheceu a ilegalidade do esquema e temia ser exposto — o que acabou acontecendo.

Em um chat em grupo, quando Tagliaferro levantou preocupações sobre a falta de conteúdo incriminatório em um caso que ele estava montando contra a @RevistaOeste, Vieira encorajou a fabricação: “Use sua criatividade... rsrsrs”.
Aug 1 5 tweets 2 min read
Em junho, estive em Londres onde apresentei a uma plateia de ativistas da liberdade de expressão de todo o mundo os 8 passos usados para transformar o Brasil em uma juristocracia.

Este relatório é resultado de anos de pesquisas.

📑 Leia agora: [] ainvestigacao.com/p/manual-brasi…Image Para vencer um inimigo, é preciso primeiro conhecer suas táticas e o objetivo de suas ações. Só assim é possível se preparar e derrotá‑lo.

De volta ao Brasil, transformei tudo em um relatório exclusivo que revela como nos tornamos um laboratório de controle da informação.
Jul 30 6 tweets 2 min read
A militância petista está comemorando aos gritos que, graças ao Lula, o Brasil “saiu do Mapa da Fome” e que 33 milhões de pessoas passavam fome no governo Bolsonaro.

Nessa reportagem, eu mostro que essa narrativa cai por terra quando se olha os dados. Image A questão é simples: eles comparam duas pesquisas com metodologias e períodos completamente distintos.

->A 1ª, foi realizada na época da pandemia, com amostras mais concentradas no Norte e Nordeste.
->A 2ª, da FAO, usa outro método e médias trienais que suavizam os picos. Image
Image
Jul 26 8 tweets 4 min read
A esquerda está gritando em “defesa da soberania nacional” por causa das taxas e sanções dos EUA.

Na verdade, os mesmos que hoje fingem nacionalismo são os que entregam o Brasil para interesses estrangeiros. Sim, entregaram uma boa porção do país de graça. Segue o fio.
ainvestigacao.com/p/soberania-pa…Image Antes de continuar.

Você já é assinante de A Investigação? Se ainda não é, peço que considere apoiar nosso trabalho. Temos muitas histórias cabeludas pra contar! Mas sem apoio não dá. Posso contar com você?ainvestigacao.com/subscribe
Jul 23 7 tweets 2 min read
Um fio breve pra vocês saberem quem é o Leandro Demori. Dispenso maiores comentários. Image
May 18 5 tweets 2 min read
Nas eleições de 2022, os EUA agiram nos bastidores para influenciar o resultado das urnas no Brasil.

Nesta investigação, detalho as reuniões secretas com o governo americano e campanhas orquestradas por ONGs para a censura. Image 🔎 O que você vai encontrar no texto:
✅ O pedido do STF a Washington para conter a oposição
✅ As visitas secretas de agentes da CIA, Departamento de Estado e Defesa ao Brasil
✅ A atuação de ONGs americanas
✅ O Brasil como laboratório para censura
Mar 25 6 tweets 4 min read
Sobre o "julgamento do golpe" de hoje. Produzi em @a_investigacao_ uma série de 4 reportagens que demonstram, de forma clara, as diversas lacunas e inconsistências nas investigações da PF, além de revelarem as intenções obscuras por trás desse inquérito.

Segue o fio: Reportagem 1

Na primeira reportagem, demonstrei que a investigação usa termos vagos, correlações frágeis e suposições como se fossem provas. Faltam provas materiais, conexões claras e evidência de intenção prática.

A narrativa do plano contra Alexandre de Moraes é central, mas não se sustenta nos documentos. O relatório é recheado de especulações e não apresenta prova de que houve, de fato, planejamento para atacar o ministro.

ainvestigacao.com/p/kids-pretos-…
Mar 17 9 tweets 3 min read
18 mil ou 400 mil? Depois de toda manifestação é sempre a mesma discussão de quantas pessoas participaram.

O motivo é simples: mais do que o discurso ou a pauta defendida, é o tamanho da mobilização que define o peso político dos organizadores e sua capacidade de barganha.

Bolsonaro é um dos poucos políticos no Brasil (e do mundo) capazes de arrastar multidões. Esse é seu maior trunfo – e ele sabe disso. Curiosamente, aqueles que dizem que o ato em Copacabana "flopou" são os mesmos que não conseguem reunir meia dúzia de pessoas em uma kombi.

No entanto, é inegável que o número de participantes em manifestações tem diminuído. Abaixo, listo alguns dos prováveis motivos para isso:Image 1- Medo

Hoje, vivemos em um estado de exceção, um Regime ainda sem nome, mas que governa com base no medo.

Muita gente acha arriscado participar de manifestações, considerando que a cúpula do Regime já atingiu políticos e bilionários (como @LucianoHangBr e @elonmusk).
Mar 10 8 tweets 5 min read
Jornalismo pressupõe não apenas relatar eventos, mas investigar os fatos. Uma apuração mínima demonstra que a afirmação abaixo é falsa.

Resumo: o Ministério da Defesa não publicou mensagem pedindo que Bolsonaro desse golpe. Provavelmente o canal foi hackeado.

Siga o fio. Image No dia 7 de novembro de 2022, o perfil do Ministério da Defesa no Twitter fez a publicação abaixo anunciando o resultado do seu relatório sobre as eleições. A publicação direciona para o canal do ministério no Telegram.