David Deccache Profile picture
Doutor (UnB) e Mestre (UFF) em Economia. Assessor Econômico na Câmara dos Deputados/PSOL. Diretor do IFFD. Coautor do livro Teoria Monetária Moderna (...)
Itamar Assiere Profile picture Felipe Me Profile picture Neuder Buzaglo Profile picture Pablo 🇧🇷🏴 Profile picture Hertz Leal Profile picture 6 subscribed
Mar 3, 2023 6 tweets 2 min read
Taxar dividendos já!

1. A PETROBRAS pagará R$ 215,7 bilhões em dividendos aos acionistas em 2022, o dobro d 2021. R$ 77,4 bi vai p/ o governo e 137,6 p/ os demais. O dinheiro sai do bolso do povo direto p/ os ricos acionistas sem nem pagar Imposto de Renda! Anomalia brasileira 2. Os altos dividendos para acionistas decorrem da política de precificação do gás de cozinha, diesel e gasolina. Cobram o mais caro possível do povo para maximizar o lucro dos acionistas. Transferência regressiva de renda. Na distribuição da grana, nem imposto de renda é cobrado
Jan 23, 2023 8 tweets 2 min read
Sobre a moeda comum.

1. Já existe, desde 2008, o Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), que dispensa o dólar em transações entre Argentina, Uruguai e o Paraguai. O sistema pode ser aperfeiçoado e expandido, mas já funciona, e sem moeda comum. 2. Portanto, quando Galípolo afirma que "O ponto principal é a dificuldade que existe de aceitar pesos no comércio internacional. O problema hoje no comércio entre Brasil e Argentina é depender de moeda de um terceiro país", não é algo completamente correto.
Dec 8, 2022 20 tweets 3 min read
1. Haddad, segundo o Estadão, pediu ao relator da PEC, um Senador de centro, que retirasse trechos da justificativa que o mercado não quer que o povo leia. Os trechos se referem ao que Lula defende hj, mas que Haddad parece discordar - ou talvez seja um mero gesto de subordinação 2. Trata-se de uma das justificativas mais avançados da história do Congresso. Os trechos que Haddad trabalhou para alterar são uma verdadeira aula de macroeconomia. Ferramentas fundamentais para o povo disputar o orçamento. Por isso o mercado não gostou nada. Trechos abaixo:
Dec 7, 2022 16 tweets 3 min read
Balanço do texto da PEC de transição aprovada na CCJ do Senado: avanços e retrocessos.

1. A CCJ do Senado aprovou a PEC da Transição, que libera espaço no Orçamento de 2023 para o Bolsa Família, gastos sociais e o aumento real do salário mínimo. Segue para votação em Plenário 2. O principal avanço foi a previsão de um novo arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos a ser encaminhado pelo próximo governo no prazo de seis meses da posse. Trata-se de um dispositivo defendido pelo PSOL durante a tramitação da PEC.
Dec 4, 2022 26 tweets 4 min read
O MALIGNO CICLO DA AUSTERIDADE

1. O Brasil entrou em um círculo destrutivo de austeridade fiscal, imoralidade orçamentária e ineficiência fiscal. Círculo iniciado em 2015 com a austeridade, aprofundado com o golpe e teto de gastos e levado ao extremo com Bolsonaro, Lira e Guedes 2. A austeridade visava destruir o que é público para garantir privatizações e avanço do mercado para esferas que em 1988 optamos por serem públicas, universais e gratuitas. Um ataque ao nosso pacto social para recompor as taxas de lucro do capitalismo periférico.
Nov 21, 2022 8 tweets 2 min read
1. Qual a diferença de sofisticação dos economistas liberais atuais p/ David Hume no século 18? Hume alegava exatamente o mesmo q eles sobre o papel do Estado, dívida pública e inflação. Que estranha convergência, não? O motivo é simples: ambos defendem o mesmo projeto de classe 2. Em Of Money, Hume chega a mesma conclusão do economistas atuais: incentivos monetários podem até estimular a economia no curto prazo, mas no longo implicam apenas inflação. O Estado é, portanto, indesejável.
Nov 20, 2022 19 tweets 3 min read
TRÊS MITOS SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA: A QUEM SERVEM?

(vou dividir em 4 partes, um fio por dia)

Parte 1

1. Desde 2015, a sociedade vem sendo submetida à narrativa de que o dinheiro acabou e a austeridade fiscal é a única saída para a retomada econômica e o controle de preços 2. De lá para cá, o1 observamos após o teto dos gastos; das reformas trabalhistas e previdenciárias e das privatizações são recordes de desemprego e precarização do mundo do trabalho em paralelo às mais baixas taxas de crescimento da história, como podemos observar no gráfico 1.
Nov 13, 2022 13 tweets 3 min read
Os investidores vão fugir com o fim do teto?

1. Um dos principais argumentos dos defensores do teto de gastos é derivado do conceito de Bond Vigilantes. O argumento é q os governos são reféns do que os investidores internacionais consideram como uma política fiscal disciplinada 2. Dizem que com o fim do teto, haveria uma venda massiva dos títulos do país e a elevação dos spreads cobrados sobre títulos públicos e privados, oq forçaria o país a elevar as taxas de juros domésticas ou a sofrer pressões inflacionárias decorrentes da desvalorização cambial.
Nov 12, 2022 5 tweets 2 min read
ESPERANÇA?
1. O post do Felipe Salto me convenceu que pessoas podem mudar pra melhor. Outro dia, ele dizia que "A apropriação p/ interesses partidários foi talvez um dos maiores crimes que o governo do PT tenha cometido"

Chamava o PT de criminoso. Defendia o teto como salvação! 2. Olha como ele mudou. A matéria abaixo é de 2016, quando ele e outros economistas tentavam destruir Dilma, Lula e o PT. Deus faz milagres, irmãos. As pessoas mudam até a concepção teórica. infomoney.com.br/mercados/todos…
Nov 9, 2022 12 tweets 2 min read
1. Pq a austeridade e o neoliberalismo é um risco não só para a democracia, mas tb para a própria sobrevivência do planeta e da nossa espécie🔥?

Segue o fio, com dados de um amplo relatório - "Finance for climate action: scaling up investment for climate and development"🧶 2. O estudo é decorrente de solicitação da presidência egípcia da COP27 e da presidência britânica da COP26.

Calculou os investimentos necessários nos países em desenvolvimento em três frentes – energia, natureza e adaptação/perdas e danos.

bityli.com/pcdCZTEA
Nov 6, 2022 10 tweets 2 min read
1. Abaixo, alguns trechos do último trabalho do André Lara Resende, o mais brilhante economista (ex)liberal brasileiro e criador do plano real. Ele se tornou um economista extremamente progressista, especialmente nos últimos seis anos. Vejam uma síntese do seu pensamento atual: 2. "Não se pode ter democracia sem reduzir a desigualdade, mas não se reduz a desigualdade amarrando as mãos do Estado na camisa de força ideológica da macroeconomia neoclássica"
Nov 5, 2022 7 tweets 2 min read
1. Uma boa PEC de transição, politicamente viável e mais EFICIENTE, seria assim

A. revogação do teto agora, com estabelecimento de um limite alto apenas para 2023 e

B. exigência de Lei complementar, a ser aprovada já em 2023, passando a funcionar como diretriz fiscal em 2024 2. Isso reduz o custo político de ter que fazer uma PEC como essa em discussão: fura o teto em valor insuficiente,em 2023 faz outra PEC para revogar o teto. Depois uma PLP com nova regra. Seria um custo político altíssimo. Obstruirá a agenda do governo.
Nov 5, 2022 6 tweets 2 min read
Este texto do @jlfevereiro60 é fundamental para a gente se localizar no que anda acontecendo no Brasil. E no que precisamos fazer.

1. 2.
Oct 8, 2022 6 tweets 2 min read
1. Fio potente do @Glauber_Braga. Revela o impacto cruel e oportunista e da combinação dos dois maiores esquemas de corrupção da história: teto de gastos + orçamento secreto. E sim, não podemos esquecer que não é apenas o orçamento secreto. O teto também é corrupção e destruição Image 2. Aqui é o Bolsonaro colocando milhares de vida em risco! Destruindo famílias, sonhos e vidas para beneficiar os bancos e o setor privado da saúde. Image
Oct 6, 2022 4 tweets 2 min read
🚨URGENTE🚨

Bolsonaro assinou Projeto de Lei que permite que BANCOS TOMEM A ÚNICA CASA DE UMA FAMÍLIA POBRE E ENDIVIDADA!

NÃO É FAKE. Se ele ganhar, você pode perder a sua única casa.

Oito em cada dez famílias estão endividadas no Brasil!

Não vamos permitir isso! Repassem Image @AnarcoFino e @gduvivier. Projeto gravíssimo. É real. Não é exagero afirmar que 8 em cada dez famílias que possuem casa própria estão em severo risco. Projeto do Boslonaro, apoiado pelo Bancos e em vias de aprovação.
Sep 26, 2022 4 tweets 2 min read
1. O grupo neofascista Nova Resistência, "infiltrado" no PDT, acabou de elogiar efusivamente o discurso de Ciro Gomes, que fez referências a frases integralistas. Para o líder dos fascistas, o pronunciamento do Ciro significa que "a disputa por 2026 já começou" Image 2. O autor do texto de apoio a Ciro Gomes tem posicionamentos detestáveis e explicitamente fascistas/nazistas em suas redes sociais. Image
Sep 16, 2022 17 tweets 4 min read
1. Esso fio do @Fausto é extremamente lamentável. Escadalosa a falta de embasamento teórico, de honestidade intelectual e de interpretação de texto. Lula está perfeitamente correto do ponto de vista teórico e empírico, conforme irei demonstrar no fio. E ele muito errado 2. Lula resumiu brilhantemente oq aconteceu nas últimas décadas de hegemonia neoliberal: empiricamente, os trabalhadores estão mais produtivos do que nunca, mas seus salários não acompanharam o ritmo da produtividade, enquanto os ganhos do 1% dispararam.
Sep 15, 2022 17 tweets 3 min read
1. Ontem, em debate muito rico c/ os candidatos a Dep. Federal e Distrital pelo DF, @raphaelsebba e @Marivaldo4P, conversamos s/ como os jovens das igrejas evangélicas são bem mais resistentes que os + velhos ao debate político progressista e solidário. Diagnósticos e desafios?🧵 2. Fui criado em igreja pentecostal de periferia. Na adolescência, meu principal espaço de sociabilidade era a juventude da igreja. Tudo girava em torno disso: relações afetivas, lazer e senso de pertencimento. Domingo era o dia todo dedicado à igreja.
Sep 7, 2022 8 tweets 2 min read
1. Keynes, em 1936, se questionou sobre o pq a doutrina liberal de Ricardo, tão absurda p/ o homem comum, conquistou a Inglaterra tão absolutamente quanto a Inquisição conquistou a Espanha. A resposta que Keynes encontra é tão atual que surpreende. 2. Para Keynes, a doutrina de Ricardo (Lei de Say), ao explicar muitas injustiças sociais e crueldades como incidentes inevitáveis da marcha do progresso e que tentativas governamentais de modificar o estado de coisas (mesmo que terrível), causariam mais danos do que benefícios+
Sep 7, 2022 4 tweets 1 min read
Duas conclusões sobre os atos bolsonaristas de hoje. Uma boa, outra não tão animadora, mas importante.

1. A forma dos atos reforça o isolamento da base bolsonarista.

São grandes? Certamente não p/ ganhar a eleição. Precisam agregar para vencer. Porém, reforçaram o isolamento+ 2. Notícia boa: isolamento = derrota eleitoral cada vez mais próxima.

3. desafio posto: bolsonaristas são insuficientes p/ vencer eleição. Porém, fica claro q parcela relevante da sociedade apoia o atual estado de coisas: liberalismo (miséria dos pobres) c/ ofensiva reacionária
Sep 7, 2022 5 tweets 1 min read
O TETO DOS GASTOS DEU ERRADO? DEPENDE.

1. Muita gente, à direita e à esquerda, está pedindo o fim do teto dos gastos alegando que ele não deu certo e é insustentável (e é). Porém, será mesmo que ele não deu certo? 2. Óbvio que ele deu certo para o fim a que se propôs: criar uma violenta restrição orçamentária de modo a legitimar a retórica de que o dinheiro acabou e que reformas, como a previdenciária, eram urgentes.