Maurício Angelo (mgangelo.bsky.social) Profile picture
Fundador do @obsmineracao. Pesquisador CDS/@unb_oficial. Neoextrativismo, clima, transição energética, política e Direitos Humanos. Mining & metals expert.
Apr 26 15 tweets 5 min read
Bom esclarecer: sabe os supostos contratos da Starlink de Elon Musk com o Ministério das Comunicações e MEC firmados em 2021/22 com Bolsonaro e cia? Que Musk ameaçou outro dia que o gov Lula não "poderia quebrar"? ELES NÃO EXISTEM. Via LAI, os Ministérios me confirmaram...🧵 Abre aspas: "não haver contratos administrativos firmados com a empresa Starlink, nem subsidiárias ou empresa do mesmo proprietário (Musk)"., disse o MCOM. Ou seja: NUNCA EXISTIU parceria oficial para "levar internet a milhares de escolas na Amazônia". Nada. Zero...
Dec 2, 2023 11 tweets 3 min read
Pesquiso sobre mineração todos os dias desde 2015. O que ainda me impressiona no caso Braskem, em um setor responsável por desastres variados de grandes proporções, é a impossibilidade de reparação. Simplesmente não existe reparação adequada e justa ali. Ou solução viável... Afinal, o que é adequado e justo para dezenas de milhares de famílias que perderam suas casas, escolas, comércios, igrejas, sua história, seu chão? Tecnicamente, tapar as crateras subterrâneas criadas por total irresponsabilidade da Braskem também não é viável.
Jul 17, 2023 10 tweets 3 min read
A railroad of mining giant Vale cuts through the Mãe Maria Indigenous Territory in the Brazilian Amazon. The railroad cut off access to important water bodies and disrupted the Indigenous peoples’ way of life. By me and @sarahl_sax on @MongabayOrg news.mongabay.com/2023/07/divide… Now, the mining giant has secured permission to build a second railroad track. ndigenous leaders say that the railroad extension cause greater environmental damage, but also that the company reached the agreement by using “divide and conquer” tactics over the years. Several chiefs in the Mãe Maria Indigenous Territory had resisted agreeing to the duplication of the track that cuts through the land. They argued that the cumulative impacts from the expansion would further wreck their environment, cause harm to animals and people, pollute their villages and water bodies, and divide their people. Image by Ingrid Barros.
Mar 20, 2023 5 tweets 2 min read
A volta do Mais Médicos é uma grande notícia. Programa que Bolsonaro destruiu, lembre-se, ao lado de Mandetta e demais ministros, por pura ideologia. Programa que leva ATENÇÃO BÁSICA de saúde a lugares que nunca tiveram dignamente, impedindo que pessoas morram de CAUSAS EVITÁVEIS Atenção básica é a porta de entrada do SUS, capaz de resolver boa parte dos problemas que, por exemplo, atinge populações indígenas. Bolsonaro e cia ltda empreenderam o maior caso de genocídio da história republicana brasileira. Algo que a pandemia escancarou. Todos impunes.
Mar 20, 2023 9 tweets 2 min read
Destaques do relatório-síntese do IPCC sobre mudanças climáticas, em análise de hoje do @obsclima:
1 - em 2019, a concentração atmosférica de CO2 (410 partes por milhão) foi a maior em pelo menos 2 milhões de anos, e as de metano e óxido nitroso, as maiores em 800 mil anos. 2 - Setenta e nove por cento das emissões globais
de gases de efeito estufa vieram dos setores de energia, indústria e transporte e 22% da
agricultura, silvicultura e de outras formas de uso da terra.
Mar 18, 2023 4 tweets 2 min read
Há anos várias mineradoras começaram a explorar ilegalmente a Serra do Curral, cartão postal de BH e fundamental para o abastecimento hídrico da cidade. A guerra judicial inclui ilegalidades investigadas pela PF e acordos desrespeitados. Falei para a Globo Minas sobre 👇🏻 Image A cara de espanto ilustra o absurdo da situação. Exploração irregular debaixo do nariz de milhões de pessoas, em área protegida (info "escondida" pela mineradora) e lobby forte na SEMAD e na ANM. Enquanto a justiça se debate, os danos ambientais seguem g1.globo.com/mg/minas-gerai…
Mar 15, 2023 16 tweets 5 min read
Quando Elon Musk visitou o Brasil ano passado, bajulado por Bolsonaro e Fabio Faria, prometendo "internet para as escolas na Amazônia" e escondendo seus negócios em níquel com a Vale e seu real interesse na região, muitos celebraram. Quem realmente amou a Starlink: os garimpeiros "The high-speed internet system has also proved a new and valuable tool for Brazil’s illegal miners, with reliable service for coordinating logistics, receiving advance warning of law enforcement raids and making payments without flying back to the city" apnews.com/article/amazon…
Feb 27, 2023 9 tweets 2 min read
A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou hoje resolução para prevenção à lavagem de dinheiro e ao FINANCIAMENTO DO TERRORISMO e da proliferação de ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA atribuídos aos mineradores produtores de pedras e metais preciosos 👇 Agora, toda pessoa jurídica e física que atue na exploração e na cadeia do ouro, diamante, prata e gemas precisará cumprir uma série de exigências que inclui, por exemplo, "identificação e realização de devida diligência para a qualificação dos clientes e beneficiários finais"
Feb 26, 2023 10 tweets 4 min read
O caso do trabalho escravo na cadeia das vinícolas Aurora, Salton e Garibaldi não é exceção. O café que bebemos, a carne que comemos, o açúcar, as frutas e verduras, o fumo, o ouro, os móveis (...) quase tudo no Brasil está impregnado de trabalho escravo e crimes ambientais... Um país que dependeu por quase 400 anos de mão obra escravizada e continua a depender. Quando não trabalho análogo à escravidão, trabalho brutalmente precarizado e mal pago. Tudo isso sempre existiu e piorou com as ~reformas que começaram com Temer e se agravaram com Bolso/Guedes
Jan 30, 2023 21 tweets 6 min read
A matéria de @SoniaBridi sobre o genocídio Yanomami causado pelo garimpo com total suporte do governo Bolsonaro é um registro importante. Foi uma ação proposital de toda a cúpula bolsonarista. Enquanto crianças morriam, figurões do garimpo eram recebidos em Brasília 👇🏻 No @obsmineracao, a cronologia dos fatos, com várias dessas reuniões que reportei e investiguei nos últimos anos. Denúncias foram ignoradas porque a prioridade era atender ao lobby do garimpo e liberar de vez mineração em terras indígenas observatoriodamineracao.com.br/enquanto-yanom…
Jan 24, 2023 13 tweets 4 min read
O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho completa 4 anos esta semana. Para o mercado, 270 trabalhadores mortos, toda a bacia do Rio Paraopeba contaminada e milhares de vidas impactadas foi um mero detalhe 👇 No primeiro pregão após o desastre, em 28 de janeiro de 2019, as ações da Vale caíram 24,5%, resultando na perda de R$ 70,5 bilhões em valor de mercado para a companhia. O volume foi considerado, até março de 2020, como o maior prejuízo da Bolsa brasileira em um único dia...
Jan 22, 2023 4 tweets 2 min read
A situação brutal vivida pelos yanomami foi EXAUSTIVAMENTE DENUNCIADA nos últimos anos não só por veículos "alternativos" como o @obsmineracao @amazonia_real @reporterb @TheInterceptBr @InfoAmazoniaBR e outros, como pela grande mídia: JN, Fantástico, Folha, Reuters, etc... Além, é claro, de lideranças e organizações indígenas e ONG's. Inclusive a morte de centenas de crianças. Dizer que "ninguém cobriu" a situação revela muito mais sobre quem diz isso que sobre a mídia. Sobre as prioridades do público, dos algoritmos e "cultura da atenção"...
Oct 27, 2022 23 tweets 5 min read
Tenho dito que a vitória de Lula e a derrota de Jair Bolsonaro é essencial para a própria MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA. Exagero? Não. Fatos, dados e ciência. 👇 O desmatamento na Amazônia CAIU 67% durante o governo Lula. Com Bolsonaro, AUMENTOU 72% (até agora). Floresta no chão, carbono na atmosfera. O "ponto de não retorno" é uma realidade e a Amazônia, nesse estado, já EMITE MAIS CARBONO DO QUE ABSORVE (Nature, 2021).
Oct 26, 2022 12 tweets 2 min read
Bolsonaro passou 3 décadas sendo um bandidinho do baixo clero irrelevante no Congresso: roubando salário de funcionário fantasma, desviando dinheiro de gasolina, ensinando seus filhos a roubar. Alçado a "mito" pela elite fascista cansada de perder eleição pro PT, deu no que deu. Incensado por programas de TV de gosto extremamente duvidoso, pouco a pouco foi construindo seu nome entre os golpistas, milicianos, membros de grupos de extermínio, togados suspeitos, ruralistas tarados por matar, lavajatistas e jornalistas cúmplices, lenientes e covardes.
Oct 24, 2022 7 tweets 2 min read
Se eu fosse o Lula, deixaria esse país derreter em seu fascismo eterno e iria curtir o que resta da minha vida ao lado da mulher que eu amo. Mas não. Lula segue aí tentando fazer o melhor que pode e representa a única contenção que a democracia tem contra a ultradireita perversa. Essa eleição é muita coisa. Uma delas é mostrar para tantos que tentaram destruir Lula e o PT que, em que pese seus inúmeros problemas, o PT é o melhor que temos e não é por acaso. Não existe partido maior e mais orgânico de centro-esquerda na América Latina.
Oct 23, 2022 5 tweets 1 min read
Bob Jeff atira contra policiais da PF e incentiva, em vídeo, seguidores de Bolsonaro a fazer o mesmo. A "resistir" para "colocar a cruz de Cristo no topo do mundo". Mais um apitando pra matilha daqui 7 dias. Imagina se fosse um lulista fazendo o mesmo? 24/7 de cobertura na mídia. Só vou lembrar aqui dois casos recentes: um militante do PT ASSASSINADO POR BOLSONARISTA por ser de esquerda e outro MORTO A MACHADADAS pelo mesmo motivo. Casos que CAÍRAM NO ESQUECIMENTO rapidinho, para não listar outros. Vivemos essa barbárie há muito tempo. Sem normalizar.
Oct 22, 2022 4 tweets 2 min read
Neymar, envolvido em sonegação e outras mutretas, está fazendo de tudo para minar a torcida pelo Brasil na Copa, já contaminada pelo uso da camisa da CBF pela fascistada. Parabéns, está conseguindo. Aqui serei Sérvia, Suiça e Camarões desde criancinha. Parabéns para o VISIONÁRIO @fabiomozine, que já mandava essa 10 anos atrás
Oct 21, 2022 6 tweets 2 min read
47 barragens de rejeitos de mineração no Brasil não tem estabilidade garantida e representam altíssimo risco para as pessoas e o meio ambiente. Isso 7 anos depois de Mariana e quase 4 anos depois de Brumadinho. Comentário no Jornal Nacional, @obsmineracao: globoplay.globo.com/v/11046166/ Image Para piorar, segundo o último Relatório de Segurança de Barragens, de julho, a fiscalização realizada em campo de barragens no Brasil caiu mais de 90% desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019. observatoriodamineracao.com.br/fiscalizacao-e…
Oct 11, 2022 9 tweets 2 min read
Cartilha do Bannon, do olavismo cultural, QAnon, Deep Web, 4chan, incels, teorias da conspiração adoidado, enxurrada de fake news, doutrina do choque, domínio da narrativa e a escória da ditadura com a máquina na mão. O Brasil é o maior laboratório da extrema-direita no mundo. O MBL (aquele grupelho fascista fartamente financiado por ~think tanks liberais) tem participação direta nisso desde 2013, pelo menos. A fórmula foi aperfeiçoada e levada ao extremo por Bolsonaro e seus asseclas via lawfare e a complacência da mídia, sempre normalizando a Besta.
Oct 11, 2022 7 tweets 3 min read
O documento entregue pela FIEMG a Jair Bolsonaro contém detalhes da pauta defendida pela indústria para o Brasil nos próximos 4 anos. Em alinhamento total com a bancada ruralista, a consequência pode ser enorme destruição ambiental. No @obsmineracao observatoriodamineracao.com.br/fiemg-entrega-… O pacote pedido pela Fiemg “é um desrespeito completo a todo o arcabouço normativo da política ambiental. O resultado disso vai ser muita degradação. É uma tragédia ambiental”, me disse @SuelyMVG, especialista em políticas públicas do @obsclima e ex-presidente do Ibama.
Oct 9, 2022 4 tweets 1 min read
Lula comete "um ACINTE", diz a Folha. "Já passa da hora de reconhecer que a agenda liberal dos últimos anos trouxe avanços duradouros", afirma o jornal de banqueiro. "Relativa calmaria financeira de agora". É na economia e nos editoriais que as entranhas dos patrões se revelam. É pior do que eu pensava: orgulhosa, a Folha ostenta no destaque principal do site esse editorial, dizendo que Lula está OBRIGADO - veja, "obrigado" - a dizer o que pretende mudar na economia. Como se a cartilha pinochetista ultraliberal tivesse colocado o Brasil num paraíso.