Epoch Times Brasil Profile picture
O Epoch Times é uma mídia independente pautada em Verdade, Tradição e Esperança. Estamos em 36 países e disponíveis na versão online no Brasil.
Aug 22 17 tweets 8 min read
🇨🇳China 🆚 🇺🇸EUA e 🇧🇷Brasil: como o regime chinês aperfeiçoou práticas desonestas para driblar regras comerciais🧵

A batalha da Charlotte Pipe, fabricante de tubos com 124 anos de história, revela um jogo complexo de evasão de tarifas, empresas fantasmas e medidas cada vez mais duras do governo americano.

O caso envolve a concorrência desleal normalizada pelo regime chinês, praticada em larga escala contra o Brasil devido a vulnerabilidade de nossas defesas diante do nosso "maior parceiro comercial".

Segundo a Coalizão Indústria: o Brasil está sob o risco de perder até R$ 500 bilhões em diversos segmentos da indústria até 2027 sob a pressão da concorrência predatória chinesa.

Vamos entender a situação e o modus operandi do regime comunista chinês. 🧵⏬Workers produce cast iron fittings at Charlotte Pipe’s North Carolina foundry. Industry leaders continue to fight a trade war over pipe imports from China. Courtesy of Charlotte Pipe and Foundry Company 📌 O início da disputa
Em 2018, os EUA impuseram tarifas antidumping de até 360% sobre tubos chineses.

Motivo? Preços artificialmente baixos que quebravam a indústria doméstica.
A expectativa era simples: tarifa alta = queda nas importações chinesas.

Mas os exportadores encontraram uma saída… 👇Illustration by The Epoch Times, Getty Images, Shutterstock
Aug 19 14 tweets 7 min read
🔇🚫Entenda os riscos que o PL das Big Techs representa para a liberdade da internet no Brasil

O Congresso está prestes a votar um dos projetos mais polêmicos da década: o chamado PL das Big Techs.

Defendida pelo governo como um avanço na proteção de crianças, consumidores e dados pessoais, a proposta também é acusada de abrir brechas para censura, concentração de poder e insegurança jurídica.

Vamos explorar os pontos que tem potencial de afetar a liberdade de expressão, inovação e privacidade. Sigamos🧵👇An illustration picture shows the logos of Google, Apple, Facebook, Amazon and Microsoft displayed on a mobile phone and a laptop screen. Justin Tallis/AFP via Getty Images 1/12 O que é o PL das Big Techs

O pacote envolve dois projetos distintos:
🔹 Regulação de conteúdo e segurança digital – voltada para redes sociais, buscadores, marketplaces e apps com mais de 3 milhões de usuários;

🔹 Regulação econômica – combatendo práticas anticompetitivas das “Big Five” (Google, Amazon, Apple, Meta e Microsoft).

Principais mudanças:
🔹Multas de até 10% do faturamento do grupo econômico no Brasil
🔹Bloqueio administrativo de plataformas por até 60 dias
🔹Criação da Agência Nacional de Proteção de Dados e Serviços Digitais
🔹Responsabilidade civil objetiva sobre conteúdos impulsionados
🔹Novas regras para publicidade digital e proteção de criançasBruno Spada/ Câmara dos Deputados
Aug 13 19 tweets 9 min read
🛑🇧🇷Durante anos, o Brasil viu o PCC (Primeiro Comando da Capital) passar de uma facção prisional para uma das maiores organizações criminosas do mundo.

💼 Domínio da economia formal
⚖️ Infiltração no Judiciário e MP
💻 Tecnologia a serviço do crime
⚠️ Cooptação silenciosa de agentes públicos

O governo dos Estados Unidos declarou guerra contra o crime organizado e propôs classificar o PCC e o Comando Vermelho como terroristas, mas a proposta foi rejeitada pelo governo brasileiro.

Mas a realidade no Brasil é grave... Vamos explicar como o PCC está profundamente infiltrado na economia, na justiça e na sociedade brasileira — e o que isso significa para o país. Segue o fio 🧵👇(Arquivo/Agência Brasil) 1/17📌 Origem e expansão
Criado em 1993, no presídio de Taubaté-SP, o PCC começou como um grupo supostamente para proteção contra abusos nas prisões.

➡️ Inicialmente restrito a São Paulo, durante a primeira década, focou no tráfico e no controle carcerário
➡️ Expansão nacional após 2001
➡️ Consolidação internacional após 2010

Nos últimos 10 anos, o PCC evoluiu para um modelo mais sofisticado: tornou-se uma organização com braços logísticos, rede de coleta financeira e inserção empresarial.

Agora, o objetivo não é apenas lucrar — é lavar, expandir e influenciar.
De grupo prisional a império criminal. 🏴‍☠️( Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Aug 12 12 tweets 6 min read
🇺🇸⚠️🇧🇷Brasil no radar internacional: relatório dos EUA sobre direitos humanos intensifica tensão diplomática

O Departamento de Estado dos EUA publicou seu aguardado Relatório de Direitos Humanos 2024 e o capítulo sobre o Brasil tem potencial para intensificar a crise diplomática com Washington.

Vamos para uma análise completa. Sigamos o fio🧵👇Madalina Kilroy/The Epoch Times 🎯O que é o relatório e por que ele importa

✴️É produzido anualmente pelo Departamento de Estado desde 1977.

✴️É a principal ferramenta global para embasar sanções, tarifas, condicionamento de acordos e políticas externas.

✴️Cada país recebe um capítulo específico, com base em fontes governamentais, ONGs, imprensa e investigações próprias.

✴️O de 2024 foi publicado com atraso incomum — normalmente sai em fevereiro ou março; desta vez veio em agosto, sob a administração Trump, que reviu critérios e aumentou o peso da liberdade de expressão na avaliação.Departamento de Estado em Washington em 27 de janeiro de 2025. Madalina Vasiliu/The Epoch Times
Aug 11 18 tweets 8 min read
🚨🏛️A senadora Damares Alves formulou um dossiê, enviado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, onde detalha 15 violações sistemáticas contra garantias fundamentais.

Segundo a senadora @DamaresAlves , as ações do ministro Alexandre de Moraes relacionadas ao 8 de Janeiro, no âmbito dos Direitos Humanos, ultrapassam mais do que os limites constitucionais.

Quais são as violações e as leis e tratados que respaldam a denúncia?
Sigamos o fio🧵🧶👇Foto: Dorivan Marinho | SCO/STF 1. Prisões arbitrárias e sem individualização da conduta
Milhares foram presos por vestirem verde e amarelo, por orarem diante de quartéis e por publicarem críticas nas redes.
📌 Nada de provas concretas. Nenhuma individualização de condutas.
Apenas “indícios” ideológicos e “certidões” secretas — como denunciado na Vaza Toga 2.

📜 Violação: CF/88, art. 5º, incisos LIV e LXI;
PIDCP, art. 9; CADH, art. 7.Image
Aug 9 10 tweets 5 min read
🇺🇸🌐Acordo EUA–Armênia–Azerbaijão: como o “Trump Route” representa uma vitória sem precedentes contra Rússia, China e Irã

Hoje, Armênia e Azerbaijão assinam na Casa Branca uma declaração de paz histórica. O acordo, mediado por Trump, promete reconfigurar o comércio euroasiático e enfraquecer a Rússia, China e Irã.

No contexto do encontro com o líder russo, Vladimir Putin, as negociações de paz e o fim da invasão contra a Ucrânia ganham uma perspectiva diferente.

Entenda o que está em jogo 🧵🧶👇WASHINGTON, DC - 08 DE AGOSTO: EUA. O presidente Donald Trump (C) se une ao presidente azerbaijano Ilham Aliyev (esq.) e ao primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan (dir.) durante uma cerimônia de assinatura no Salão de Jantar de Estado da Casa Branca em 8 de agosto de 2025 em Washington, DC. Trump reuniu os dois líderes em uma tentativa inicial de acabar com o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão que dura décadas. Foto de Andrew Harnik/Getty Images 1/ 🚨Após décadas de conflito, a Armênia aceitará a construção de um corredor comercial ligando o Azerbaijão à sua região autônoma de Nakhchivan, que faz fronteira com a Turquia.

Batizado de Trump Route for International Peace and Prosperity (TRIPP), o projeto tem ambição global.

🎯O TRIPP será um corredor multimodal: estrada, ferrovia, dutos de petróleo e gás, e rede de fibra óptica.

Tudo isso sob concessão exclusiva dos EUA — que vão delegar o controle a um consórcio privado, atualmente em fase de seleção de operadores.O presidente Donald Trump (C), o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev (esq) e o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan (dir) assaltam um acordo assinado durante uma cerimônia na Sala Leste da Casa Branca em 8 de agosto de 2025. Andrew Harnik/Getty Images
Aug 7 15 tweets 7 min read
🚨⚠️Como o STF e o TSE criaram uma força-tarefa secreta para manter cidadãos presos com base em postagens em redes sociais — sem provas, sem contraditório, sem defesa.

Segundo publicação aqui no X, David Ágape @david_agape_ , participará de uma audiência pública hoje (07/08) na Câmara dos Deputados, onde detalhará as denúncias feitas na "Vaza Toga 2.0".

David afirmou: "Entregarei em mãos, aos parlamentares, os documentos que comprovam a atuação ilegal de setores do Judiciário na classificação e perseguição dos presos de 8 de janeiro."

Vamos aos fatos do que já foi denunciado por ele e Eli Vieira @EliVieiraJr na #VazaToga2. Quais serão os desdobramentos deste esquema escandaloso? Todas as questões serão devidamente apuradas, tratadas e respondidas? Sigamos o fio 🧵🧶👇 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte Foto: Valter Campanato/Agência Brasil ⚠️O caso das "certidões" do 8 de Janeiro é o retrato de um Judiciário fora de controle.

Documentos internos e mensagens vazadas revelam como o STF e o TSE construíram um esquema paralelo de vigilância e repressão para manter presos, por meses ou anos, manifestantes que jamais cometeram qualquer ato violento.

⚠️Tudo começa com a operação que sucedeu o 8 de Janeiro de 2023.

Apenas 243 pessoas foram presas dentro dos prédios invadidos. O restante — quase 2 mil — foi detido no dia seguinte, após ser atraído para um ônibus do Exército com a promessa de retorno para casa. Foram direto para presídios. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Aug 6 18 tweets 7 min read
🇻🇪⛓️🇳🇮O processo de deterioração da democracia na Venezuela e Nicarágua: como os dois países se transformaram lentamente em ditaduras

Da repressão institucional ao culto à personalidade, Venezuela e Nicarágua seguiram caminhos distintos — mas chegaram ao mesmo destino: o autoritarismo.

Com modelos diferentes, mas muitas semelhanças, os dois regimes mostram como é possível estabelecer uma ditadura de forma gradual e utilizando as instituições democráticas.

Entenda como. 🧵🧶👇Image 🇻🇪 VENEZUELA
O país vive um processo acelerado de colapso democrático desde a ascensão de Hugo Chávez e sua consolidação sob Nicolás Maduro.

Eleições fraudadas, repressão política e controle de instituições passaram a ser a norma.
O marco mais recente: a eleição de 28 de julho de 2024.Venezuelan President Nicolas Maduro passes by a portrait of late Venezuelan President Hugo Chavez as he arrives to speak before the Constituent Assembly, at the Federal Legislative Palace in Caracas on Jan. 14, 2019. Federico Parra/AFP/Getty Images
Aug 1 20 tweets 8 min read
🧵🏛️A Magnitsky como anatomia global: por que China e Rússia são incapazes de substituir a posição dos EUA

As sanções da Lei Magnitsky chegaram ao Brasil e com elas uma realidade insistentemente ignorada por parte da sociedade: a dependência dos EUA no fornecimento e manutenção de serviços essenciais ou amplamente consumidos no mundo!

E foi através da livre iniciativa e da escolha, não da imposição autoritária, que os Estados Unidos alcançaram o topo.

A Magnitsky é uma vitrine da hegemonia americana e vamos explicar tudo. Sigamos! 🧶👇Vista aérea panorâmica da Estátua da Liberdade, Jersey City e paisagem urbana de Manhattan na cidade de Nova York, NY. Sergii Figurnyi/Shutterstock 1/18 Bancos, nuvem, redes sociais, e-commerce, cartão de crédito, e-mail, smartphones — boa parte do mundo usa soluções baseadas nos EUA.

Mas por que, mesmo com tanta tensão geopolítica, China e Rússia ainda não são substitutos viáveis? A resposta está nos detalhes.ArtBackground/Shutterstock
Jul 29 20 tweets 7 min read
🇨🇳🧵China sem máscaras: regime comunista decidiu institucionalizar o roubo de propriedade intelectual estrangeira

O novo regulamento permite sanções unilaterais, retaliações e, na prática, legaliza o roubo de tecnologia.

Veremos o Partido Comunista confiscando os ativos da Apple ou Tesla?
O primeiro passo foi dado… Entenda o que está em jogo:Illustration by The Epoch Times, Getty Images 1/18 Em 19 de março de 2025, o Conselho de Estado da China publicou os “Regulamentos sobre a Resolução de Disputas de Propriedade Intelectual Envolvendo Estrangeiros”, que entraram em vigor em 1º de maio.

⚠️À primeira vista, parece técnico. Mas na prática, é um instrumento de guerra econômica.A paramilitary policeman stands guard in Tiananmen Square in on March 15, 2019. Fred Dufour/AFP via Getty Images
Jul 26 19 tweets 7 min read
🇨🇳🌐O avanço do “colonialismo de vigilância” da China na África: esse modelo pode chegar no Brasil?

Pesquisadores alertam: a China está exportando seu modelo de “Estado de vigilância” para países africanos, ajudando regimes a perseguir opositores e consolidar poder.

Nesta thread vamos entender como isso funciona. 👉🧵Image 1/17 💻O conceito de “colonialismo de vigilância”, cunhado pelo pesquisador Adio-Adet Dinika, é descrito como:
Um sistema em que governos terceirizam o controle político para empresas estrangeiras – no caso, companhias chinesas – que fornecem IA, câmeras, softwares de espionagem e análise de dados. Yasuyoshi Chiba/AFP via Getty Images
Jul 24 25 tweets 9 min read
🇺🇸💵 🇨🇳A guerra EUA–China entrou em uma nova fase — e agora o alvo é a supremacia do dólar

Não se trata mais só de tarifas, chips ou navios cargueiros. A disputa agora é sobre quem controla o dinheiro que move o mundo.

🧵Fique nesta threads até o final e entenda sobre a batalha monetária que pode redefinir a ordem global.(Illustration by The Epoch Times, Shutterstock, 1/23 🇺🇸 O dólar é o pilar do sistema financeiro global.
Ele é a principal moeda de reserva e meio de transações internacionais. Essa supremacia garante aos EUA poder geopolítico, financiamento barato e estabilidade econômica.

Mas a China quer mudar isso.Chinese 100 yuan notes and U.S. dollar notes in Beijing on Jan. 6, 2017. Fred Dufour/AFP via Getty Images
Jul 23 15 tweets 6 min read
🧵🇨🇳26 anos de repressão brutal na China: a história de quem sobreviveu, escapou, mas nunca esqueceu

Você talvez nunca tenha ouvido falar sobre o que acontece com praticantes do Falun Gong na China. Mas deveria!
Este é uma thread sobre fé, perseguição e coragem. 🧶👇Praticantes do Falun Gong participam de uma vigília à luz de velas em memória dos praticantes do Falun Gong que foram perseguidos até a morte pelo Partido Comunista Chinês na China, em Washington, em 17 de julho de 2025. Madalina Kilroy/The Epoch Times 1/13 🔆Shi Baohua acordou numa cama de hospital, com a coluna fraturada, costelas quebradas perfurando os pulmões e os pulsos deslocados.

Tinha passado 6 dias em coma. Mas o que ela fez para merecer isso?
⚠️Praticar meditação e não abandonar sua fé. Isso mesmo.Image
Jul 18 18 tweets 6 min read
💵🇧🇷O agro brasileiro está sob fogo cruzado: quais são os riscos?

Entre o aumento do IOF e as tarifas dos EUA, o setor enfrenta um choque duplo que ameaça crédito, exportações, empregos e toda a economia brasileira.

Explicaremos a situação nesta thread🧵Brasília (DF), 01/07/2025 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam do lançamento do Plano Safra 2025/26, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 1/17📌 IOF mais alto por decisão do STF

O Supremo restabeleceu um decreto do governo que eleva o IOF sobre crédito, câmbio e seguros, afetando diretamente o financiamento do agronegócio — com efeito retroativo.(© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Jul 17 13 tweets 6 min read
🇨🇳📉China em 2025: o colapso que o Partido Comunista Chinês não consegue mais esconder

Enquanto o Partido Comunista insiste em dizer que "tudo vai bem", analistas e os próprios dados oficiais mostram o oposto:
⚠️A economia chinesa desacelera perigosamente e a sociedade entra em colapso.

🧵Nesta thread, apresentamos os principais fatos, com fontes e análises. Confira👇Xi Jinping, na parte inferior, é aplaudido ao chegar à sessão de encerramento do Congresso Nacional do Povo no Grande Salão do Povo, em Pequim, em 20 de março de 2018. Kevin Frayer/Getty Images 1/11 Crescimento ilusório: os dados oficiais não convencem

Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS), o PIB cresceu 5,2% no segundo trimestre. Parece sólido — mas analistas discordam.

📉 Capital Economics: “Os números oficiais ainda superestimam a força do crescimento.”
📊 O próprio vice-diretor do NBS, Sheng Laiyun, admitiu que “a base da operação econômica ainda precisa ser fortalecida”.Pepole attend a job fair in Shenyang, Liaoning Province, China, on Oct. 22, 2024. STR/AFP via Getty Images
Jul 15 19 tweets 7 min read
🧵🇺🇸 Por que os EUA estão saindo da OMS — e o que isso revela sobre o futuro da saúde global

Enquanto o mundo celebra um tratado histórico sobre pandemias, os EUA acusam a OMS de corrupção, submissão a interesses privados e desvio de sua missão original.

🩸A saída dos EUA da OMS vai além da política: expõe um embate entre duas visões sobre o que é saúde pública e quem deve comandá-la.

Vamos aos fatos. 🧵Illustration by The Epoch Times 1/17 A ausência da delegação dos EUA na Assembleia Mundial da Saúde, onde o tratado foi aprovado com 124 votos a favor, marca uma virada.

➡️ Robert F. Kennedy Jr. discursou por vídeo e anunciou que os EUA buscariam uma nova coalizão global de saúde, fora da "moribunda" OMS.Health Secretary Robert F. Kennedy Jr. testifies on Capitol Hill in Washington on June 24, 2025. Madalina Kilroy/The Epoch Times
Jul 10 17 tweets 8 min read
🧵 Trump ameaça o Brasil com tarifa de 50% – além das narrativas, o que está por trás dessa escalada?

📈 Guerra comercial
⚖️ Acusações de censura
🌎 BRICS e desdolarização
🇧🇷🇺🇸 Relação Brasil–EUA sob tensão

A carta de Trump para Lula sacudiu o cenário diplomático. Mas o que ela revela sobre os rumos da política global e os riscos ao Brasil? Nesta thread, destrinchamos tudo. 👇(Chip Somodevilla/Getty Images) 1/15 🧨 Trump envia carta à Brasília

No dia 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou uma carta pública enviada a Lula:
➡️ Ameaça de tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA
➡️ Críticas duras ao julgamento de Bolsonaro
➡️ Acusações de censura, barreiras comerciais e ataques à liberdade de expressão

O gesto foi incomum no protocolo diplomático, ao incluir críticas a temas internos e sinalizar possíveis sanções comerciais.Image
Jul 8 16 tweets 6 min read
🇺🇸🇧🇷 Como a acusação de “caça às bruxas” feita por Trump em defesa de Bolsonaro pode resultar em sanções contra o Brasil

A declaração do presidente dos EUA em apoio a Bolsonaro acende um alerta: e se Washington deixar de enxergar o Brasil como uma democracia?

Do desgaste gerado pelas ações do Judiciário ao alinhamento do Brasil com regimes autoritários e adversários estratégicos dos Estados Unidos, as semelhanças com Venezuela, Nicarágua e outros países sob sanções não podem ser ignoradas.

Essa thread é sobre democracia, geopolítica, economia e reputação internacional. Sigamos! 🧵👇
#Bolsonaro #Trump #Brasil #JulgamentoDoBolsonaroIllustration by The Epoch Times, Getty Images, Madalina Vasiliu/The Epoch Times 1/14📢 No dia 7 de julho, o presidente Donald Trump publicou uma mensagem chamando o julgamento de Jair Bolsonaro de “caça às bruxas”.

Segundo Trump:
💬“Estão atacando um oponente político. Eu sei bem o que é isso!”
E prometeu acompanhar “de perto” o caso.Image
Jun 30 14 tweets 5 min read
💥🇺🇸 A verdade por trás dos ataques dos EUA ao Irã: uma operação de 15 anos que criou bombas sob medida para destruir instalações nucleares enterradas em montanhas

Siga essa thread para entender a missão ultrassecreta chamada Operação Martelo da Meia-Noite 🧵👇

🇺🇸⚛️🇮🇷Desde o início dos anos 2000, o programa nuclear do Irã tem sido motivo de tensão global, especialmente com os Estados Unidos.

O enriquecimento de urânio em instalações subterrâneas como Fordow levantou suspeitas de ambições nucleares militares, levando Washington a planejar por anos uma resposta estratégica e cirúrgica.A June 25, 2025, poster from the Defense Threat Reduction Agency (DTRA) shows unclassified aerial images of Iran's Fordow Fuel Enrichment Plant’s two ventilation shafts during construction in 2008, post-construction in 2009, and after the June 21, 2025, strike. According to Joint Chiefs of Staff Chairman Gen. Dan Caine, two DTRA employees spent years analyzing the site's geology, construction materials, and equipment to model the facility and develop a strike plan. The Pentagon 1/11🛑 Fordow: alvo número 1
Em 2009, o Pentágono desenhava um objetivo: destruir Fordow, instalação nuclear iraniana oculta sob uma montanha.

🌐Dois especialistas da Agência de Redução de Ameaças (DTRA) se dedicaram por 15 anos a esse único alvo.Image
Jun 27 20 tweets 10 min read
🇨🇳⛓️📡Ditadura digital: como o regime comunista da China criou o maior aparato de repressão online do mundo — e por que tudo começou por conta da perseguição religiosa

O regime desenvolveu mecanismos de censura, vigilância e repressão digital sem precedentes e criou o modelo classificado por especialistas de "ditadura digital de alta tecnologia".

⚠️Quer saber tudo sobre o assunto? Então fique nessa thread até o final👇🧵

Vamos nos aprofundar na máquina totalitária do Partido Comunista Chinês, que deve ser repudiada e condenada por todos que respeitam os direitos e valores fundamentais da humanidade.
#CENSURA #censuranão #ditadura #China #repressão #perseguiçãoIllustration by The Epoch Times, Shutterstock 1/18 💻🇨🇳O que hoje chamamos de "ditadura digital chinesa" não nasceu com o 5G, nem com Xi Jinping. Suas raízes remontam aos anos 1990 e à brutal perseguição a um grupo espiritual chamado Falun Gong.

☣️O arquiteto inicial desse aparato de repressão foi Jiang Zemin, que liderou o Partido Comunista Chinês (PCCh) entre 1989 e 2002 e transformou a China num reino de terror.Policiais à paisana observam enquanto uma praticante do Falun Gong resiste à prisão enquanto é forçada pela polícia em direção a uma van, na Praça Tiananmen, em Pequim, em 11 de maio de 2000. Stephen Shaver/AFP via Getty Images
Jun 19 21 tweets 9 min read
🇮🇷🌊Entenda por que o Estreito de Ormuz é a arma mais poderosa do Irã e uma questão de sobrevivência para a China🇨🇳

Vamos navegar nessa thread e conhecer os horizontes turbulentos dessa questão 🧵👇

O conflito entre Israel e Irã coloca muito mais em jogo. Essa guerra é uma ameaça direta à segurança energética da Ásia, à estabilidade de rotas comerciais e à geopolítica do século.

E esse perigo reside numa pequena faixa de água sob o alcance do regime iraniano: o Estreito de Ormuz.Estreito de Ormuz (Foto: Estação Espacial Internacional/NASA) 1/19🔎Por que o Estreito de Ormuz é tão crucial?

➡️ 33 km de largura, com apenas 3,7 km navegáveis em cada direção.
🛢️ Por ali passam 20% do consumo global de petróleo e 1/3 do gás natural liquefeito (GNL).
➡️ Isso significa cerca de 20 milhões de barris de petróleo por dia.

🌎O Estreito de Ormuz é o ponto mais estratégico do petróleo mundial. Qualquer bloqueio tem um impacto gigantesco, mas seu fechamento tem potencial de “parar o mundo”.