Epoch Times Brasil Profile picture
O Epoch Times é uma mídia independente pautada em Verdade, Tradição e Esperança. Estamos em 36 países e disponíveis na versão online no Brasil.
Sep 19, 2025 11 tweets 5 min read
🧵Antifa: designação como organização terrorista, origens comunistas e debate sobre segurança nacional

🇺🇸 Em meio à comoção pelo assassinato de Charlie Kirk, Donald Trump fez um anúncio histórico: os EUA vão designar a Antifa como organização terrorista.

A decisão reacende debates antigos: o que é a Antifa, quais suas origens e como se tornou símbolo de radicalismo da extrema-esquerda?
Nessa thread, explicamos essas questões.👇Counter-protesters, some carrying Antifa flags, wait to confront a "Patriot March" demonstration in support of then President Donald Trump in the Pacific Beach neighborhood of San Diego on Jan. 9, 2021. Patrick T. Fallon/AFP via Getty Images 1/10 “Estou designando a ANTIFA, UM DESASTRE RADICAL DE ESQUERDA, COMO UMA GRANDE ORGANIZAÇÃO TERRORISTA.”
📢 Foi assim que Trump comunicou sua decisão no Truth Social.
O presidente também prometeu recomendar investigações contra financiadores do grupo. President Donald Trump answers questions from reporters after signing a Presidential Memorandum in the Oval Office in Washington, on Sept. 15, 2025. Kevin Dietsch/Getty Images
Sep 6, 2025 19 tweets 13 min read
🧵Provas sobre a extração forçada de órgãos na China: uma exposição da verdadeira face do regime chinês

Diante da repercussão da nossa última thread sobre a conversa entre Xi Jinping e Vladimir Putin, apresentamos um dossiê sobre a extração forçada de órgãos praticada pelo Partido Comunista Chinês.

São relatórios, artigos, organizações e documentários que expõem esse crime sem precedentes e que o regime chinês não mede esforços para ocultar, inclusive comprando o silêncio ou colaboração de mídias e influenciadores ao redor do mundo.

As maiores vítimas desse crime são os praticantes do Falun Gong, uma disciplina espiritual perseguida desde 1999 na China, mas cristãos, tibetanos e uigures também são alvos documentados.

O regime chinês transformou inocentes em bancos de órgãos vivos, assassinando-os sob demanda para alimentar sua indústria hedionda. 🧵👇Uma cena de “State Organs”, um documentário que destaca a extração forçada de órgãos sancionada pelo Estado na China, durante uma exibição na Universidade de Harvard, em Boston, em 7 de março de 2024. Samira Bouaou/The Epoch Times O Tribunal da China atuou como um tribunal internacional independente para julgar as alegações sobre os crimes de extração forçada de órgãos cometidos pelo regime chinês contra praticantes de Falun Gong, Uigures e outros grupos minoritários na China.

“Os membros do Tribunal estão certos – por unanimidade e sem sombra de dúvida – de que na China a colheita forçada de órgãos de prisioneiros de consciência tem sido praticada por um período de tempo substancial, envolvendo um número muito substancial de vítimas.”
chinatribunal.comO primeiro dia de audiências públicas no Tribunal da China na sala De Vere Grand Connaught, em Londres, em 8 de dezembro de 2018 (Justin Palmer)
Sep 3, 2025 16 tweets 7 min read
🧵Extração forçada de órgãos: a conversa entre Xi Jinping e Putin toca no maior crime do Partido Comunista Chinês🇨🇳

Xi Jinping e Vladimir Putin caminhavam lado a lado para o desfile militar em Pequim, acompanhados por Kim Jong-un.
Um microfone captou a conversa. O tema? Transplantes de órgãos para viver mais…

O detalhe: a China é acusada há décadas de extração forçada de órgãos, mais precisamente de administrar uma indústria nefasta de extração de órgãos de pessoas de fé.

Vamos esclarecer tudo que o regime chinês luta para esconder.👇🧵Médicos carregam novos órgãos para transplante em um hospital na província de Henan, China, em 16 de agosto de 2012. Captura de tela via Sohu.com 1-14 O diálogo que chocou o mundo🎙️
Em plena transmissão da mídia estatal chinesa para bilhões de espectadores:

Xi: “Hoje, aos 70, você ainda é uma criança.”

Putin: “Com os avanços da biotecnologia, órgãos podem ser continuamente transplantados, ficando cada vez mais jovens… talvez até a imortalidade.”

Xi: “As previsões são de que, neste século, haverá a possibilidade de viver até os 150 anos.”

Uma risada discreta ecoa. A câmera corta. O som desaparece.Uma exibição mostra o líder chinês Xi Jinping (C) caminhando ao lado do presidente russo Vladimir Putin (centro L) e do líder norte-coreano Kim Jong Un (centro R) antes de um desfile militar marcando o 80o aniversário da vitória sobre o Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial, na Praça Tiananmen, Pequim, em 3 de setembro de 2025. Pedro Pardo/AFP via Getty Images
Sep 3, 2025 11 tweets 6 min read
🧵O que a República Tcheca pode ensinar ao Brasil sobre a China comunista e o que ela representa🇨🇳

A República Tcheca sofreu os males do comunismo sob a tirania da União Soviética e esse passado impulsionou a nação a agir com consciência e moral.

Indo na contramão do Brasil, que cada vez mais se aproxima e fortalece não só os laços, mas o próprio Partido Comunista Chinês.

O presidente Petr Pavel, ex-chefe das Forças Armadas e da OTAN, foi o responsável pela mudança. Ele adotou uma abordagem dura, classificando a China como uma ameaça à segurança e um país "não amigável" e "não compatível" com as democracias ocidentais.

Enquanto o presidente Lula é fundador do Foro de São Paulo, grupo formado por lideranças socialistas da América Latina e comandado inicialmente pela URSS e atualmente pela China.

Como dois países tão diferentes enfrentam o avanço da China e do comunismo e o que isso revela sobre soberania, liberdade e geopolítica global.👇🧵Image 1. Dois passados, duas mentalidades
A República Tcheca carrega um trauma profundo: quatro décadas de ditadura comunista (1948-1989) sob o domínio soviético.
🔸160 mil presos políticos
🔸248 execuções confirmadas
🔸Campos de trabalho forçado
🔸Censura e vigilância constantes

Para os tchecos o comunismo é uma desgraça vivenciada. Essa memória molda a política externa: autoritarismo não é parceiro, é ameaça.

O Brasil, por outro lado, não viveu um regime comunista. Sem esse trauma histórico, o país enxerga a China sob uma ótica essencialmente econômica, ignorando riscos geopolíticos e de soberania.O Memorial às Vítimas do Comunismo, uma série de estátuas em homenagem àqueles que sofreram sob o regime comunista de 1948 a 1989.
Aug 30, 2025 14 tweets 7 min read
🧵Como IA espiã do governo foi usada pelo PCC e quais riscos isso representa

A megaoperação realizada na última quinta mostrou uma parte da infiltração do PCC em vários setores do Brasil, ilustrando o “Risco PCC”, mas uma outra operação deflagrada em 2024 revelou algo muito mais grave: a Operação i-Fraude.

Por que essa operação é tão séria? Imagine uma plataforma de vigilância chamada “Guardião do Brasil”, criada pelo governo federal para rastrear alvos móveis em tempo real, além de amplo acesso a banco de dados de cidadãos e empresas, agora imagine todo esse poder justamente na mão de criminosos…

Essa é a realidade e Córtex é o nome dessa plataforma.

Credenciais da plataforma foram comercializadas e o Primeiro Comando da Capital transformou o Córtex em "arma", acessando informações sensíveis de inúmeras pessoas e autoridades, monitorando em tempo real alvos do grupo e causando estragos usando o aparato estatal que deveria ser utilizado contra o crime organizado.

Vamos entender tudo nesta thread.👇Image 1. A plataforma
O Córtex, criado pelo Ministério da Justiça para integrar 160 bases de dados sigilosas e rastrear alvos em tempo real, deveria ser uma ferramenta para combater o crime organizado.

Na prática, falhas de segurança, controle e governança transformaram o sistema em um alvo valioso para hackers e principalmente para o Primeiro Comando da Capital.Sede do Ministério da Justiça em Brasília (© Marcello Casal jr/Agência Brasil)
Aug 28, 2025 13 tweets 7 min read
🏛️"Processos do 8 de janeiro são nulos desde a origem", aponta advogado🧵

O jornalista David Agape (@david_agape_) revelou, através de uma entrevista exclusiva com o advogado Silvio Kuroda, irregularidades graves nos processos do 8 de janeiro.

Segundo o advogado, as denúncias apresentadas até dezembro de 2023 violaram garantias constitucionais — o que pode anular todas as condenações.

Nessa thread🧵 vamos abordar pontos cruciais da entrevista com @SilvioKuroda.

No contexto da apuração de violações de direitos no 8 de Janeiro realizada ontem na Câmara dos Deputados, esta é uma questão que merece destaque, principalmente por seguir acumulando denúncias sobre o tratamento desproporcional e condições degradantes às quais os presos continuam sendo submetidos.👇Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil 1-Uma denúncia de nulidade absoluta

Dr. Silvio Kuroda, especialista em Direito Público e ex-assessor de ministro do STJ, defende que todas as denúncias assinadas pelo subprocurador Carlos Frederico são inválidas.

O motivo: ele não tinha atribuição legal para apresentá-las.

Essa violação atinge o princípio do promotor natural, previsto na Constituição, que garante que ninguém pode ser processado por um promotor escolhido a dedo.

Para o advogado, ignorar essa regra abre espaço para um “tribunal de exceção”.Captura de tela via YouTube
Aug 27, 2025 13 tweets 7 min read
🧵Operação Imeri – O plano secreto do Brasil para resgatar Nicolás Maduro 🇧🇷🔸🇻🇪

Nos bastidores da diplomacia sul-americana, uma operação clandestina vem sendo discutida: extrair Nicolás Maduro da Venezuela antes que ele caia nas mãos dos Estados Unidos.

O nome do plano? Operação Imeri. A foi publicada com exclusividade pelo @DefesaNet , sob autoria de Felipe Gonzales Saraiva da Rocha, Especialista em Subversão, Defesa e segurança.

A situação apresentada é surpreendente, tanto pelos possíveis impactos geopolíticos, quanto pelos questionamentos sobre as motivações do governo brasileiro para assumir um risco dessa magnitude.

O editor do defesanet publicou a seguinte nota:
“As informações aqui expostas são reais ao nosso entendimento. Isto porém não garante que a Operação Imeri seja realizada em todo ou em parte ou até mesmo não realizada.”

Agora, vamos entender a operação.🧵👇Ditador venezuelano Nicolás Maduro passa em frente a um retrato do falecido Hugo Chávez quando chega para falar diante da Assembleia Constituinte no Palácio Legislativo Federal em Caracas (Federico Parra/AFP/Getty Images) O que é a Operação Imeri ⚠️
Nos corredores do Itamaraty, documentos sigilosos revelam conversas sobre um plano para evacuar Maduro e parte de sua cúpula, garantindo refúgio no Brasil.

O nome faz referência à Serra do Imeri, na fronteira amazônica entre Brasil e Venezuela, e simboliza a zona de contato entre dois mundos distintos:

🔸De um lado, o Brasil, com sua democracia ainda imperfeita, mas funcional

🔸Do outro, a Venezuela, sob um regime acusado de narcoterrorismo e violações sistemáticas de direitos humanosFotografia de arquivo de 17 de agosto de 2024 mostrando a manifestação em Caracas contra o resultado oficial da eleição presidencial venezuelana (EFE/Miguel Gutiérrez)
Aug 26, 2025 12 tweets 6 min read
🧵🇻🇪Como o Cartel de los Soles opera: por dentro da rede de narcotráfico ligada ao regime venezuelano

Acusado de usar a infraestrutura do “Estado” venezuelano para traficar cocaína e lavar bilhões de dólares, o cartel é hoje considerado pelos EUA uma organização terrorista internacional.

Entenda como funciona essa engrenagem do crime.🧵👇Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Imagem de arquivo (EFE/Cristian Hernández) 1. Uma rede nascida dentro das Forças Armadas 🎖️

O Cartel de los Soles teve sua origem nos altos oficiais da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) e das Forças Armadas da Venezuela.

No início, nos anos 1990, o envolvimento era “passivo”: generais recebiam propinas para permitir a passagem de carregamentos ilegais.

Hoje, segundo os EUA, trata-se de uma organização criminal estruturada, com cadeia de comando, divisão de funções e controle direto sobre toda a logística do tráfico.Membros da Guarda Nacional Bolivariana protegem a ponte internacional Francisco de Paula Santander, que liga Ureña, na Venezuela, e Cúcuta, na Colômbia (GEORGE CASTELLANOS / AFP / Getty Images)
Aug 22, 2025 17 tweets 8 min read
🇨🇳China 🆚 🇺🇸EUA e 🇧🇷Brasil: como o regime chinês aperfeiçoou práticas desonestas para driblar regras comerciais🧵

A batalha da Charlotte Pipe, fabricante de tubos com 124 anos de história, revela um jogo complexo de evasão de tarifas, empresas fantasmas e medidas cada vez mais duras do governo americano.

O caso envolve a concorrência desleal normalizada pelo regime chinês, praticada em larga escala contra o Brasil devido a vulnerabilidade de nossas defesas diante do nosso "maior parceiro comercial".

Segundo a Coalizão Indústria: o Brasil está sob o risco de perder até R$ 500 bilhões em diversos segmentos da indústria até 2027 sob a pressão da concorrência predatória chinesa.

Vamos entender a situação e o modus operandi do regime comunista chinês. 🧵⏬Workers produce cast iron fittings at Charlotte Pipe’s North Carolina foundry. Industry leaders continue to fight a trade war over pipe imports from China. Courtesy of Charlotte Pipe and Foundry Company 📌 O início da disputa
Em 2018, os EUA impuseram tarifas antidumping de até 360% sobre tubos chineses.

Motivo? Preços artificialmente baixos que quebravam a indústria doméstica.
A expectativa era simples: tarifa alta = queda nas importações chinesas.

Mas os exportadores encontraram uma saída… 👇Illustration by The Epoch Times, Getty Images, Shutterstock
Aug 21, 2025 12 tweets 6 min read
💉🇺🇸A revolução das vacinas no governo Trump

Entenda como a gestão da saúde sob comando de Robert F. Kennedy Jr. está mudando radicalmente a política de vacinação nos EUA.

Vamos explicar tudo, portanto, siga o fio!🧵⏬A nurse carries a tray with a Pfizer-BioNTech COVID-19 vaccine at a health care center in Miami on May 29, 2025. Joe Raedle/Getty Images 1. 🚨 Virada histórica na política de vacinas
O governo Donald Trump anunciou uma série de medidas que redefinem completamente a estratégia nacional de imunização.

No centro dessa transformação está o secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr., conhecido por suas críticas à segurança de vacinas.

Principais medidas recentes:
❌ Cancelamento de 22 contratos de vacinas de mRNA (US$ 500 milhões)
🍼 Reativação da Força-Tarefa de Vacinas Infantis
⚖️ Novos processos contra o CDC
🔄 Redirecionamento de investimentos para tecnologias mais “seguras e abrangentes”Getty Images
Aug 19, 2025 14 tweets 7 min read
🔇🚫Entenda os riscos que o PL das Big Techs representa para a liberdade da internet no Brasil

O Congresso está prestes a votar um dos projetos mais polêmicos da década: o chamado PL das Big Techs.

Defendida pelo governo como um avanço na proteção de crianças, consumidores e dados pessoais, a proposta também é acusada de abrir brechas para censura, concentração de poder e insegurança jurídica.

Vamos explorar os pontos que tem potencial de afetar a liberdade de expressão, inovação e privacidade. Sigamos🧵👇An illustration picture shows the logos of Google, Apple, Facebook, Amazon and Microsoft displayed on a mobile phone and a laptop screen. Justin Tallis/AFP via Getty Images 1/12 O que é o PL das Big Techs

O pacote envolve dois projetos distintos:
🔹 Regulação de conteúdo e segurança digital – voltada para redes sociais, buscadores, marketplaces e apps com mais de 3 milhões de usuários;

🔹 Regulação econômica – combatendo práticas anticompetitivas das “Big Five” (Google, Amazon, Apple, Meta e Microsoft).

Principais mudanças:
🔹Multas de até 10% do faturamento do grupo econômico no Brasil
🔹Bloqueio administrativo de plataformas por até 60 dias
🔹Criação da Agência Nacional de Proteção de Dados e Serviços Digitais
🔹Responsabilidade civil objetiva sobre conteúdos impulsionados
🔹Novas regras para publicidade digital e proteção de criançasBruno Spada/ Câmara dos Deputados
Aug 13, 2025 19 tweets 9 min read
🛑🇧🇷Durante anos, o Brasil viu o PCC (Primeiro Comando da Capital) passar de uma facção prisional para uma das maiores organizações criminosas do mundo.

💼 Domínio da economia formal
⚖️ Infiltração no Judiciário e MP
💻 Tecnologia a serviço do crime
⚠️ Cooptação silenciosa de agentes públicos

O governo dos Estados Unidos declarou guerra contra o crime organizado e propôs classificar o PCC e o Comando Vermelho como terroristas, mas a proposta foi rejeitada pelo governo brasileiro.

Mas a realidade no Brasil é grave... Vamos explicar como o PCC está profundamente infiltrado na economia, na justiça e na sociedade brasileira — e o que isso significa para o país. Segue o fio 🧵👇(Arquivo/Agência Brasil) 1/17📌 Origem e expansão
Criado em 1993, no presídio de Taubaté-SP, o PCC começou como um grupo supostamente para proteção contra abusos nas prisões.

➡️ Inicialmente restrito a São Paulo, durante a primeira década, focou no tráfico e no controle carcerário
➡️ Expansão nacional após 2001
➡️ Consolidação internacional após 2010

Nos últimos 10 anos, o PCC evoluiu para um modelo mais sofisticado: tornou-se uma organização com braços logísticos, rede de coleta financeira e inserção empresarial.

Agora, o objetivo não é apenas lucrar — é lavar, expandir e influenciar.
De grupo prisional a império criminal. 🏴‍☠️( Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Aug 12, 2025 12 tweets 6 min read
🇺🇸⚠️🇧🇷Brasil no radar internacional: relatório dos EUA sobre direitos humanos intensifica tensão diplomática

O Departamento de Estado dos EUA publicou seu aguardado Relatório de Direitos Humanos 2024 e o capítulo sobre o Brasil tem potencial para intensificar a crise diplomática com Washington.

Vamos para uma análise completa. Sigamos o fio🧵👇Madalina Kilroy/The Epoch Times 🎯O que é o relatório e por que ele importa

✴️É produzido anualmente pelo Departamento de Estado desde 1977.

✴️É a principal ferramenta global para embasar sanções, tarifas, condicionamento de acordos e políticas externas.

✴️Cada país recebe um capítulo específico, com base em fontes governamentais, ONGs, imprensa e investigações próprias.

✴️O de 2024 foi publicado com atraso incomum — normalmente sai em fevereiro ou março; desta vez veio em agosto, sob a administração Trump, que reviu critérios e aumentou o peso da liberdade de expressão na avaliação.Departamento de Estado em Washington em 27 de janeiro de 2025. Madalina Vasiliu/The Epoch Times
Aug 11, 2025 18 tweets 8 min read
🚨🏛️A senadora Damares Alves formulou um dossiê, enviado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, onde detalha 15 violações sistemáticas contra garantias fundamentais.

Segundo a senadora @DamaresAlves , as ações do ministro Alexandre de Moraes relacionadas ao 8 de Janeiro, no âmbito dos Direitos Humanos, ultrapassam mais do que os limites constitucionais.

Quais são as violações e as leis e tratados que respaldam a denúncia?
Sigamos o fio🧵🧶👇Foto: Dorivan Marinho | SCO/STF 1. Prisões arbitrárias e sem individualização da conduta
Milhares foram presos por vestirem verde e amarelo, por orarem diante de quartéis e por publicarem críticas nas redes.
📌 Nada de provas concretas. Nenhuma individualização de condutas.
Apenas “indícios” ideológicos e “certidões” secretas — como denunciado na Vaza Toga 2.

📜 Violação: CF/88, art. 5º, incisos LIV e LXI;
PIDCP, art. 9; CADH, art. 7.Image
Aug 9, 2025 10 tweets 5 min read
🇺🇸🌐Acordo EUA–Armênia–Azerbaijão: como o “Trump Route” representa uma vitória sem precedentes contra Rússia, China e Irã

Hoje, Armênia e Azerbaijão assinam na Casa Branca uma declaração de paz histórica. O acordo, mediado por Trump, promete reconfigurar o comércio euroasiático e enfraquecer a Rússia, China e Irã.

No contexto do encontro com o líder russo, Vladimir Putin, as negociações de paz e o fim da invasão contra a Ucrânia ganham uma perspectiva diferente.

Entenda o que está em jogo 🧵🧶👇WASHINGTON, DC - 08 DE AGOSTO: EUA. O presidente Donald Trump (C) se une ao presidente azerbaijano Ilham Aliyev (esq.) e ao primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan (dir.) durante uma cerimônia de assinatura no Salão de Jantar de Estado da Casa Branca em 8 de agosto de 2025 em Washington, DC. Trump reuniu os dois líderes em uma tentativa inicial de acabar com o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão que dura décadas. Foto de Andrew Harnik/Getty Images 1/ 🚨Após décadas de conflito, a Armênia aceitará a construção de um corredor comercial ligando o Azerbaijão à sua região autônoma de Nakhchivan, que faz fronteira com a Turquia.

Batizado de Trump Route for International Peace and Prosperity (TRIPP), o projeto tem ambição global.

🎯O TRIPP será um corredor multimodal: estrada, ferrovia, dutos de petróleo e gás, e rede de fibra óptica.

Tudo isso sob concessão exclusiva dos EUA — que vão delegar o controle a um consórcio privado, atualmente em fase de seleção de operadores.O presidente Donald Trump (C), o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev (esq) e o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan (dir) assaltam um acordo assinado durante uma cerimônia na Sala Leste da Casa Branca em 8 de agosto de 2025. Andrew Harnik/Getty Images
Aug 7, 2025 15 tweets 7 min read
🚨⚠️Como o STF e o TSE criaram uma força-tarefa secreta para manter cidadãos presos com base em postagens em redes sociais — sem provas, sem contraditório, sem defesa.

Segundo publicação aqui no X, David Ágape @david_agape_ , participará de uma audiência pública hoje (07/08) na Câmara dos Deputados, onde detalhará as denúncias feitas na "Vaza Toga 2.0".

David afirmou: "Entregarei em mãos, aos parlamentares, os documentos que comprovam a atuação ilegal de setores do Judiciário na classificação e perseguição dos presos de 8 de janeiro."

Vamos aos fatos do que já foi denunciado por ele e Eli Vieira @EliVieiraJr na #VazaToga2. Quais serão os desdobramentos deste esquema escandaloso? Todas as questões serão devidamente apuradas, tratadas e respondidas? Sigamos o fio 🧵🧶👇 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte Foto: Valter Campanato/Agência Brasil ⚠️O caso das "certidões" do 8 de Janeiro é o retrato de um Judiciário fora de controle.

Documentos internos e mensagens vazadas revelam como o STF e o TSE construíram um esquema paralelo de vigilância e repressão para manter presos, por meses ou anos, manifestantes que jamais cometeram qualquer ato violento.

⚠️Tudo começa com a operação que sucedeu o 8 de Janeiro de 2023.

Apenas 243 pessoas foram presas dentro dos prédios invadidos. O restante — quase 2 mil — foi detido no dia seguinte, após ser atraído para um ônibus do Exército com a promessa de retorno para casa. Foram direto para presídios. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Aug 6, 2025 18 tweets 7 min read
🇻🇪⛓️🇳🇮O processo de deterioração da democracia na Venezuela e Nicarágua: como os dois países se transformaram lentamente em ditaduras

Da repressão institucional ao culto à personalidade, Venezuela e Nicarágua seguiram caminhos distintos — mas chegaram ao mesmo destino: o autoritarismo.

Com modelos diferentes, mas muitas semelhanças, os dois regimes mostram como é possível estabelecer uma ditadura de forma gradual e utilizando as instituições democráticas.

Entenda como. 🧵🧶👇Image 🇻🇪 VENEZUELA
O país vive um processo acelerado de colapso democrático desde a ascensão de Hugo Chávez e sua consolidação sob Nicolás Maduro.

Eleições fraudadas, repressão política e controle de instituições passaram a ser a norma.
O marco mais recente: a eleição de 28 de julho de 2024.Venezuelan President Nicolas Maduro passes by a portrait of late Venezuelan President Hugo Chavez as he arrives to speak before the Constituent Assembly, at the Federal Legislative Palace in Caracas on Jan. 14, 2019. Federico Parra/AFP/Getty Images
Aug 1, 2025 20 tweets 8 min read
🧵🏛️A Magnitsky como anatomia global: por que China e Rússia são incapazes de substituir a posição dos EUA

As sanções da Lei Magnitsky chegaram ao Brasil e com elas uma realidade insistentemente ignorada por parte da sociedade: a dependência dos EUA no fornecimento e manutenção de serviços essenciais ou amplamente consumidos no mundo!

E foi através da livre iniciativa e da escolha, não da imposição autoritária, que os Estados Unidos alcançaram o topo.

A Magnitsky é uma vitrine da hegemonia americana e vamos explicar tudo. Sigamos! 🧶👇Vista aérea panorâmica da Estátua da Liberdade, Jersey City e paisagem urbana de Manhattan na cidade de Nova York, NY. Sergii Figurnyi/Shutterstock 1/18 Bancos, nuvem, redes sociais, e-commerce, cartão de crédito, e-mail, smartphones — boa parte do mundo usa soluções baseadas nos EUA.

Mas por que, mesmo com tanta tensão geopolítica, China e Rússia ainda não são substitutos viáveis? A resposta está nos detalhes.ArtBackground/Shutterstock
Jul 29, 2025 20 tweets 7 min read
🇨🇳🧵China sem máscaras: regime comunista decidiu institucionalizar o roubo de propriedade intelectual estrangeira

O novo regulamento permite sanções unilaterais, retaliações e, na prática, legaliza o roubo de tecnologia.

Veremos o Partido Comunista confiscando os ativos da Apple ou Tesla?
O primeiro passo foi dado… Entenda o que está em jogo:Illustration by The Epoch Times, Getty Images 1/18 Em 19 de março de 2025, o Conselho de Estado da China publicou os “Regulamentos sobre a Resolução de Disputas de Propriedade Intelectual Envolvendo Estrangeiros”, que entraram em vigor em 1º de maio.

⚠️À primeira vista, parece técnico. Mas na prática, é um instrumento de guerra econômica.A paramilitary policeman stands guard in Tiananmen Square in on March 15, 2019. Fred Dufour/AFP via Getty Images
Jul 26, 2025 19 tweets 7 min read
🇨🇳🌐O avanço do “colonialismo de vigilância” da China na África: esse modelo pode chegar no Brasil?

Pesquisadores alertam: a China está exportando seu modelo de “Estado de vigilância” para países africanos, ajudando regimes a perseguir opositores e consolidar poder.

Nesta thread vamos entender como isso funciona. 👉🧵Image 1/17 💻O conceito de “colonialismo de vigilância”, cunhado pelo pesquisador Adio-Adet Dinika, é descrito como:
Um sistema em que governos terceirizam o controle político para empresas estrangeiras – no caso, companhias chinesas – que fornecem IA, câmeras, softwares de espionagem e análise de dados. Yasuyoshi Chiba/AFP via Getty Images
Jul 24, 2025 25 tweets 9 min read
🇺🇸💵 🇨🇳A guerra EUA–China entrou em uma nova fase — e agora o alvo é a supremacia do dólar

Não se trata mais só de tarifas, chips ou navios cargueiros. A disputa agora é sobre quem controla o dinheiro que move o mundo.

🧵Fique nesta threads até o final e entenda sobre a batalha monetária que pode redefinir a ordem global.(Illustration by The Epoch Times, Shutterstock, 1/23 🇺🇸 O dólar é o pilar do sistema financeiro global.
Ele é a principal moeda de reserva e meio de transações internacionais. Essa supremacia garante aos EUA poder geopolítico, financiamento barato e estabilidade econômica.

Mas a China quer mudar isso.Chinese 100 yuan notes and U.S. dollar notes in Beijing on Jan. 6, 2017. Fred Dufour/AFP via Getty Images