Ernesto Araújo Profile picture
❤🇧🇷⬆ Ex-Ministro das Relações Exteriores do Brasil / Former Minister of Foreign Affairs of Brazil ACADEMIA FOLHA POLÍTICA - Clique para fazer parte! 👇🏻
12 subscribers
Nov 23, 2022 4 tweets 1 min read
O povo brasileiro está nas ruas para derrotar um sistema de corrupção material e moral e de manipulação mental.

A revolta popular se baseia no princípio de que cada ser humano é capaz de buscar a verdade por si mesmo, sem o intermediário da mídia ou das autoridades;
⬇️ de que as pessoas possuem sentimentos morais que lhes permitem reconhecer o bem e o mal quando os encontram, tal como os veem, e não como os seus senhores supremos na mídia e no Estado mandam que eles vejam;
⬇️
Nov 23, 2022 4 tweets 1 min read
The Brazilian people are set to overcome a powerful system of material & moral corruption and mental manipulation.

Their revolt is based on the principle that each human being is able to search the truth by him or herself without the intermediary of media or the authorities;
⬇️ that people possess moral sentiments allowing them to know good and evil by themselves when they see them, as they see them, and not as the “overlords” in media or government tell them to see;
⬇️
Nov 19, 2022 24 tweets 3 min read
Tenho falado em vídeos, textos e palestras sobre a necessidade de um Plebiscito Reconstituinte: uma profunda reforma do sistema político brasileiro que retire o poder da elite política (aí incluído o STF) e o devolva ao povo. O movimento popular que está nas ruas pela manutenção da liberdade somente trará a Refundação Nacional de que o Brasil necessita se conduzir a uma reforma estrutural que destrua a Ditadura do Corruptariado hoje imperante.

Segue o fio⬇️
Jan 20, 2022 4 tweets 1 min read
(1) Fábio Faria, seu processo contra mim só confirma sua sanha em perseguir conservadores. Não consegue formular resposta decente aos ataques diários da esquerda/oposição ao governo, mas é veloz em processar a mim, um conservador fiel ao projeto original do Presidente JB, Image (2) quando eu critiquei a você e disse a verdade.

Sua ação revela o intuito deliberado de utilizar indevidamente o Poder Judiciário como mordaça ao debate, tão necessário na democracia.
Jul 20, 2021 8 tweets 2 min read
Texto da Veja insinua que, durante minha gestão no MRE, nada foi feito para preparar a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.
Isso é redondamente falso.
Já em meados de 2020 reuni uma equipe de diplomatas e encomendei propostas p/ a celebração do Bicentenário.
(1)
A partir daí, preparamos um ambicioso programa editorial da FUNAG, composto pela reedição de grandes obras e lançamento de trabalhos originais sobre a temática da Independência. (Espero que o programa seja mantido apesar da substituição do Presidente da FUNAG.)
(2)
May 29, 2021 9 tweets 2 min read
Em 1/1/2019 o Brasil começou a construir uma relação especial com Israel e abandonou o anti-sionismo sistemático na ONU, o qual nunca trouxe a paz e só serviu para alimentar o anti-semitismo. Ao mesmo tempo, elaboramos nova parceria com os países árabes. Essa engenharia diplomática era considerada impossível pelos “especialistas”, e ainda é ignorada por aqueles que só conhecem ideias pré-concebidas e narrativas simplistas, recusando-se a estudar o mundo tal como ele realmente existe.
May 1, 2021 5 tweets 1 min read
Ao eleger o PR Bolsonaro, em 2018, o povo brasileiro ganhou a chance de transformar o Brasil, de uma cleptocracia numa verdadeira democracia. Chegamos a avançar. Mas, a partir de meados de 2020, a reação do sistema, cavalgando a pandemia, começou a desmantelar essa esperança. Um governo popular, audaz e visionário foi-se transformando numa administração tecnocrática sem alma nem ideal. Penhoraram o coração do povo ao sistema. O projeto de construir uma grande nação minguou no projeto de construir uma base parlamentar.
Apr 27, 2021 5 tweets 2 min read
Em 12/3, em evento do Atlantic Council falei sobre os 30 anos do Mercosul:
“O Mercosul é filho do primeiro momento da globalização. Sua primeira cúpula, em dezembro de 1991, foi realizada alguns dias antes da dissolução da União Soviética, por exemplo. Portanto, somos >> contemporâneos do novo mundo que começou a se abrir no início dos 90. E o Mercosul nasceu sob as estrelas que estavam no céu naquele momento, as estrelas da democracia e do livre comércio, da liberdade política e da liberdade econômica andando de mãos dadas como meio para a >>
Apr 22, 2021 8 tweets 2 min read
Matéria na CNN me atribui “perda de protagonismo em agendas internacionais”. Só se foi perda de protagonismo na agenda do Foro de S. Paulo. Aí sim perdemos protagonismo, e espero que ninguém esteja pensando em recuperá-lo. No mundo real, o Brasil ganhou protagonismo em minha gestão:
- Lançamos a campanha para uma vaga não-permanente no Conselho de Segurança da ONU e estamos em vias de consegui-la.
- Revitalizamos o G-4 (com Alemanha, Índia e Japão) para pleitear uma vaga permanente no Conselho.
Apr 22, 2021 4 tweets 2 min read
Para entender como o Brasil pode mover-se no sistema multilateral sem cair no Multilateralismo Mágico, sugiro ler minhas intervenções em vários debates em que falei de Covid e cooperação internacional.
Na reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 26/3 p.ex.: Ou na reunião de cúpula do PROSUL, em que representei o Presidente da República, no dia 26 de fevereiro último:
Apr 18, 2021 12 tweets 3 min read
1)Todos esses 50 milhões de doses foram: a) adquiridos no exterior durante a gestão do General Pazuello no MS e minha no MRE; ou b) produzidos no Brasil com insumos importados durante as gestões de Pazuello e minha.
Desde que deixei o cargo, não chegaram novas vacinas.
Fio >> 2)O anúncio em 17/4 de que chegarão 4 milhões de doses da AZ pela COVAX em maio fica aquém da promessa que já havíamos obtido durante nossas gestões (+8 milhões de doses até fim de maio). 800mil doses da Pfizer a serem recebidas em junho (anúncio em 14/4) não compensam o déficit.
Mar 11, 2021 4 tweets 1 min read
Só para recordar como era a política externa da Era Lula:

hostilizar os EUA e a Europa, ignorar o Japão, discriminar Israel, desvincular o Brasil dos países desenvolvidos e das democracias, fechar a América do Sul para criar um bloco coeso de corrupção, terrorismo e crime,➡️ confraternizar com antissemitas, financiar ditadores, defender na ONU a agenda anti-vida e anti-família, perder acordos comerciais, abandonar nossos exportadores e investidores para não incomodar os aliados na Argentina e Bolívia, desindustrializar o país,➡️
Mar 10, 2021 10 tweets 2 min read
CNN gets it all wrong on Brazil and Covid.
Here are the facts:

•After a Supreme Court ruling of April 2020, State Governors -not the President- have, in practice, all authority to establish/manage all social distancing measures.

•President Bolsonaro sent US$ 98 billion to...> the States in 2020 to keep and expand their public health systems with more ICU beds etc (number of ICU beds had decreased under previous Presidents)

•The President created a direct transfer program with US$ 47 billion reaching 67 million poor people, those most affected by...>
Jan 7, 2021 7 tweets 1 min read
-Há que lamentar e condenar a invasão da sede do Congresso ocorrida nos EUA ontem.

-Há que investigar se houve participação de elementos infiltrados na invasão

-Há que deplorar e investigar a morte de 4 pessoas incluindo uma manifestante atingida por um tiro dentro do Congresso - Há que reconhecer que grande parte do povo americano se sente agredida e traída por sua classe política e desconfia do processo eleitoral.
Jul 25, 2020 12 tweets 2 min read
1/Há um ano e meio procuro explicar o novo Brasil ao mundo, nossa luta para desmantelar o sistema de corrupção e atraso, nosso compromisso e fé na liberdade e democracia, nosso projeto de erguer uma nação próspera e soberana alicerçada nos valores e identidade do povo brasileiro. 2/ Nossa política externa tem contribuído não só para explicar mas para realizar esse novo Brasil, mediante novos acordos comerciais fundamentais a uma economia dinâmica integrada ao mundo, pela defesa de nossos valores e pela criação de parcerias com as grandes democracias.
May 25, 2020 5 tweets 1 min read
Para os amigos que, ao verem minha fala na reunião de 22/4, acham que defendi a "Nova Ordem Mundial", esclareço: é exatamente o contrário. Critiquei a globalização cega aos valores e à liberdade. "Nova Ordem Mundial" é um dos nomes dados a essa globalização cega e desumanizante. Usei o termo no sentido genérico de “uma nova ordem mundial”, ou seja, de uma nova estrutura mundial de poder. Não me referi à “Nova Ordem Mundial” (NOM) que se tornou marca registrada de um globalismo desenraizado, materialista e antinacional.
May 10, 2020 10 tweets 2 min read
Os ex-Ministros da Bolha, um ex-Presidente e eterno ídolo da Bolha, ficam repetindo seu mantra patético, tentando compensar com estridência a falta de ideias. (Uma mentira publicada em quatro “grandes” jornais vale infinitamente menos do que uma verdade escrita num papel de pão.) Eles recitam: “subserviência aos EUA”, “Brasil isolado da governança global”, “Brasil perdendo prestígio”, “interesses nacionais sendo prejudicados”...

Venham aqui para fora da bolha para ver como é o Brasil de verdade, como é o mundo de verdade.
May 8, 2020 12 tweets 2 min read
O Brasil de pé diante do mundo pela liberdade.
O Itamaraty executando uma política externa que honra e defende a Constituição:
Art 1º § único: Todo o poder emana do povo.
Art 4º: O Brasil rege-se nas suas rel. internacionais pelos seguintes princípios: A independência nacional... No MRE hoje respeitamos e defendemos sem descanso os princípios constitucionais da Nação.
Independência nacional é soberania. Não deixamos organismos internacionais legislarem no lugar do nosso Congresso. Quem propõe "governança global" é que fere a Constituição Federal.
May 5, 2020 5 tweets 1 min read
Celebramos hoje, 5 de maio, o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

A história da língua portuguesa, com 250 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, é essencialmente a história de uma grande aventura de navegação e desbravamento. Em meio a todas as contradições e frustrações, o português se desdobrou no mundo como uma língua de coragem na busca de novos horizontes. Língua de humildade e ao mesmo tempo de majestade recôndita, oculta no coração dos homens e mulheres que nela vivem, pensam, sofrem e esperam.
May 1, 2020 5 tweets 2 min read
Aloysio Nunes, ex-Senador, ex-Ministro, ex-Motorista de Marighela, frequentador das páginas da Lava-Jato. Pragmático e realista, citou Mao Tsetung no discurso de posse e Lênin numa 1a. reunião. Agora membro do “grupo Ricupero”. Vai convidar Paulo Preto para tesoureiro do grupo? Image Sua principal realização no MRE foi trair o oprimido povo venezuelano q depositava no Brasil esperanças de firme apoio contra a ditadura. Reuniu-se todo sorridente e obsequioso com o Chanceler de Maduro para normalizar as relações com aquela tirania genocida. Image
Apr 30, 2020 5 tweets 2 min read
Ex-chanceleres e ex-ministros despeitados decidiram criar o “grupo Ricupero” para falar mal de nossa política externa, que está ajudando o Brasil a se livrar da corrupção, da promoção de ditaduras, ou da letargia medrosa que caracterizaram as políticas deles ou dos seus governos. O nome do grupo é dado por um de seus membros, Rubens Ricupero, que em 1994, quando Ministro da Fazenda, foi flagrado na parabólica confessando-se desonesto (“eu não tenho escrúpulos”) e enganador do povo (“o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde”).