How to get URL link on X (Twitter) App
Um 1º ponto é contextualizar. Machado era um mulato que lutou pela sua ascensão social. Nascido no RJ, no Morro do Livramento, filho de um mulato pintor de paredes, sua mãe era portuguesa de origem humilde. Os Machado viviam como agregados no terreno da viúva de um senador.
Antes de falarmos do projeto de Freyre, cabe fazer o dever de todo historiador: contextualizar. As relações entre militares e ARENA não eram boas desde o AI-5. A cúpula militar desconfiava dos arenistas, considerando que durante o AI-5, estes não foram fiéis à "revolução" (+)
https://twitter.com/alvaroborba/status/1593714993077288960
A Cia. Hering foi fundada em Blumenau-SC, em 1880, pelos irmãos Bruno e Hermann Hering. Ambos tecelões, encontravam dificuldades em prosperar na Alemanha, que vivia as dificuldades do processo de unificação e da Guerra Franco Prussiana. Decidem imigrar para o Brasil. (+)
1º passo: não existe região que é naturalmente conservadora ou progressista. Tudo é formação histórica. Blumenau é conservadora hoje? Muitíssimo! Mas, durante a ditadura, a maioria dos prefeitos foi do MDB e a indústria têxtil já foi polo de greves e luta social no Estado (+)
1) Contextualizo o autor/fonte: a obra de Machado pode ser utilizada das mais diversas formas, pois ela é rica e um mundo complexo em si. Mas, neste caso, trata-se de uma atividade sobre a escravidão e a visão de mundo senhorial no século XIX. Eis a introdução do texto/atividade
2) O Império tb foi um desastre socioeconômico. Os índices de crescimento econômico com base na exportação do café na 2ª metade do XIX foram elevados. Mas, crescimento não é desenvolvimento. Os barões do café concentraram renda e violaram cotidianamente os direitos humanos. (+)
CONTÉM SPOILERS! OK? OK.
A "frente ampla" da redemocratização só foi possível pela junção de 4 fatores: 1) uma sociedade industrializada com sindicatos atuantes; 2) o catolicismo progressista como base ideológica; 3) o diálogo do MDB com o trabalhador urbano; 4) o socialismo de base do PT. Explico:
O 1º ponto: o que é lulismo? Lulismo é um fenômeno muito particular e definido pelo politólogo André Singer, e que tem início nas eleições de 2006. Ou seja, 89 foi uma derrota do lulismo? Não. 2002 uma vitória do lulismo? Tb não. Cuidado com os anacronismos. Mas pq 2006? (+)
Nesse fio, vamos contar a história de Jorge Konder Bornhausen (daqui em diante, JKB). Quem acompanhou a política durante as décadas de 2000, 90, 80, 70 e/ou 60, provavelmente, o conhece. Mas, vamos citar aqui parte do seu currículo para vocês.
Comecemos por José do Patrocínio (1853-1905). Nascido no Rio de Janeiro, Patrocínio era filho de um vigário com uma quitandeira liberta. Ser filho de vigário lhe deu certa rede de proteção na juventude, como moradia sem aluguel e certos contatos para conseguir emprego.
25/08/61- O presidente Jânio Quadros declara sua renúncia ao cargo. A razão? Acreditava que o povo aclamaria para que ficasse no posto e isso lhe daria mais poderes para governar. O povo ficou em silêncio. Pela lei, o seu vice, João Goulart, assumiria a presidência, mas...
Comecemos pelas eleições de 1978. FHC era um intelectual muito conhecido, no BR e no exterior, escrevia para a @folha, e tinha se aproximado do MDB durante a década de 1970. Em 1978, o MDB indicou para o Senado: FHC (da ala mais combativa) e Franco Montoro (da ala mais moderada).