Estação Brasil Profile picture
O seu podcast de História do Brasil. Apresentado por @DuweRicardo. Financiamento coletivo: https://t.co/UxCwoa8Rt0 Pix: estacaobrasilfm@gmail.com
Felipe Me Profile picture 1 subscribed
Mar 31 24 tweets 4 min read
Neste dia 31, que marca os 60 anos do golpe de 1964, um fio para ajudar você a entender um ponto importante dos debates sobre os anos de governos militares:

Foi um regime militar, uma ditadura militar, uma ditadura civil-militar ou uma ditadura empresarial-militar?

Segue... 🧶 Aviso que o objetivo deste fio não é dar uma resposta pronta e objetiva, mas apresentar um histórico sobre um debate conceitual de longa data, e que é influenciado por escolhas tanto acadêmicas quanto políticas. Importante: tudo adiante será simplificado para caber no fio. (+)
Feb 3, 2023 4 tweets 1 min read
"Mas, você tem doutorado e dá aula em escola pública?"

Fica uma dica a você que está lendo esse tweet: não seja essa pessoa.

1. É um desrespeito à escola pública.
2. Uma demonstração de não entendimento da realidade profissional dos doutores no Brasil.
3. É um ato invasivo. E o curioso é: diversos alunos meus têm orgulho que o professor é doutor. Muitos ostentam entre os seus. Faz com que eles não se sintam os "tadinhos da escola pública". Estão corretíssimos. Precisamos de profissionais cada vez mais capacitados em todas as áreas do ensino.
Nov 20, 2022 18 tweets 5 min read
O @obrigahistoria me marcou nesse tweet do grande @alvaroborba para tentar ajudar a traçar um histórico da empresa Hering - e, por consequência, da família homônima.

Da formação oligárquica na 1ª República ao apoio à ditadura militar, há muito para se falar. Então, vamos de 🧶.. A Cia. Hering foi fundada em Blumenau-SC, em 1880, pelos irmãos Bruno e Hermann Hering. Ambos tecelões, encontravam dificuldades em prosperar na Alemanha, que vivia as dificuldades do processo de unificação e da Guerra Franco Prussiana. Decidem imigrar para o Brasil. (+)
Oct 31, 2022 21 tweets 5 min read
"Não à toa somos um dos estados mais desenvolvidos do país".

O tweet jogado para a plateia bolsonarista da deputada eleita me dá margem para explicar: por qual razão SC é tão conservadora? A história do desenvolvimento capitalismo local ajuda a explicar!

Segue o fio 🧶 1º passo: não existe região que é naturalmente conservadora ou progressista. Tudo é formação histórica. Blumenau é conservadora hoje? Muitíssimo! Mas, durante a ditadura, a maioria dos prefeitos foi do MDB e a indústria têxtil já foi polo de greves e luta social no Estado (+)
Oct 22, 2022 4 tweets 1 min read
Um aluno do 9o é muito interessado por política. Um colega definiu ele ideologicamente como "muito MBL".

Descobri hoje que ele e o colega dele me admiram como um "monstro que sabe tudo que aconteceu nos últimos 300 anos e explica em detalhes" 😂

Hoje, ele me perguntou (+) "Prof, qual pensamento econômico que você mais admira?"

Perguntou durante uma aula sobre Vargas, que ele disse gostar muito. E ele gosta também do MBL. E do Enéas. Ele odeia o Bolsonaro.

Expliquei que eu admiro a economia que quer diminuir a distância entre pobres e ricos. (+)
Mar 18, 2022 10 tweets 3 min read
Há uma polêmica marcada pela ausência de casos práticos que é recorrente e parte do seguinte pressuposto (falso): usar Harry Potter em sala de aula é melhor que (insira autor clássico).

Então, quero compartilhar como trabalho Machado nos 8ºs/9ºs nas minhas aulas de História 🧶 1) Contextualizo o autor/fonte: a obra de Machado pode ser utilizada das mais diversas formas, pois ela é rica e um mundo complexo em si. Mas, neste caso, trata-se de uma atividade sobre a escravidão e a visão de mundo senhorial no século XIX. Eis a introdução do texto/atividade
Nov 15, 2021 13 tweets 3 min read
Guia "anti-monarquismo de internet" da Proclamação da República:

1) O Império foi um desastre social. A manutenção da escravidão, especialmente no Rio de Janeiro, freou o desenvolvimento do Brasil por anos e gerou irreparável desigualdade que macula nossa sociedade até hoje. (+) 2) O Império tb foi um desastre socioeconômico. Os índices de crescimento econômico com base na exportação do café na 2ª metade do XIX foram elevados. Mas, crescimento não é desenvolvimento. Os barões do café concentraram renda e violaram cotidianamente os direitos humanos. (+)
Nov 13, 2021 16 tweets 3 min read
Desde que eu vi Mariguella eu quis fazer um fio para falar sobre e quem sabe ajudar algumas pessoas fora da área de história a entender uma das tensões centrais e que movem o filme:

O debate dentro das esquerdas se a luta armada era o caminho para enfrentar a ditadura.🧶... Image CONTÉM SPOILERS! OK? OK.

No início, há uma discussão entre Jorge (Capri) e Mariguella. Jorge acredita que a luta armada é um erro estratégico no pós-64. Mariguella acusa-o de passivo e questiona: quando será o momento certo? Essa é a tensão fundamental no PCB pós-golpe. (+)
Jan 6, 2021 21 tweets 4 min read
Há anos, estudo a redemocratização BR. E, baseado nisso, gostaria de levantar 4 razões que me levam a pensar que há não há base material para se repetir uma experiência de "frente ampla" nos mesmos moldes. Ou seja: não é só uma questão de vontade das partes. Desenvolvo no 🧵... A "frente ampla" da redemocratização só foi possível pela junção de 4 fatores: 1) uma sociedade industrializada com sindicatos atuantes; 2) o catolicismo progressista como base ideológica; 3) o diálogo do MDB com o trabalhador urbano; 4) o socialismo de base do PT. Explico:
Aug 22, 2020 29 tweets 10 min read
AS THREADS VOLTARAM! 🍾
THREAD DO EP 07: o bolsonarismo está tentando replicar o projeto lulista?

Com as últimas pesquisas Datafolha e o auxílio emergencial, muito se fala sobre esta possibilidade. Mas, há correspondência entre os 2 fenômenos? Quer entender melhor? Segue o 🧶 O 1º ponto: o que é lulismo? Lulismo é um fenômeno muito particular e definido pelo politólogo André Singer, e que tem início nas eleições de 2006. Ou seja, 89 foi uma derrota do lulismo? Não. 2002 uma vitória do lulismo? Tb não. Cuidado com os anacronismos. Mas pq 2006? (+)
Jun 8, 2020 25 tweets 8 min read
É CHEGADA AQUELA HORA, MEU POVO! 🍾

SAI DO FORNO A THREAD DO NOSSO EP04, E O TEMA É: LIBERALISMO E AUTORITARISMO NO 🇧🇷!

Vocês sabiam que vários liberais apoiaram o golpe de 64 e cresceram politicamente no período? Quer conhecer o caso de um famoso? Então, segue o 🧶! Nesse fio, vamos contar a história de Jorge Konder Bornhausen (daqui em diante, JKB). Quem acompanhou a política durante as décadas de 2000, 90, 80, 70 e/ou 60, provavelmente, o conhece. Mas, vamos citar aqui parte do seu currículo para vocês.
May 13, 2020 40 tweets 15 min read
EIS QUE SURGE A THREAD DO NOSSO EP03 E O TEMA É: OS ABOLICIONISTAS NEGROS!

A cada ano, datas como o 13/05 permitem que analisemos o passado com novos olhares. O que nos leva a perguntar: você conhece a luta dos abolicionistas negros? Não? Então, segue o 🧶 que lá vem história... Comecemos por José do Patrocínio (1853-1905). Nascido no Rio de Janeiro, Patrocínio era filho de um vigário com uma quitandeira liberta. Ser filho de vigário lhe deu certa rede de proteção na juventude, como moradia sem aluguel e certos contatos para conseguir emprego.
Apr 24, 2020 11 tweets 2 min read
Enquanto isso, na sede do Partido Comunista.

- Onde eu assino?
- Olha só, o senhor por aqui!
- É... (disse ele sem jeito)
- Nunca esperei que o senhor tomasse essa atitude.
- Mas, fala baixo, tá? Preciso apresentar documento ou algo do tipo?

(Continua...) - Não, nós aqui do Partido Comunista Internacional Globalista não pedimos documentos. Na verdade, não pedimos nada.
- Mas, poxa, alguma coisa vocês tem que pedir, não? Como vocês vão confiar em mim se eu me filiar?
Mar 31, 2020 41 tweets 17 min read
ACHOU QUE NÃO IA TER THREAD COMPLEMENTAR DO EP02? ACHOU ERRADO!

E o tema é: a cronologia do golpe de 1964.

Aqui está aquele fio para explicar passo-a-passo como se deu o golpe de 64 e não dar margens para dúvida: FOI GOLPE!

Segue o🧶 que a gente explica ponto por ponto! Image 25/08/61- O presidente Jânio Quadros declara sua renúncia ao cargo. A razão? Acreditava que o povo aclamaria para que ficasse no posto e isso lhe daria mais poderes para governar. O povo ficou em silêncio. Pela lei, o seu vice, João Goulart, assumiria a presidência, mas... Image
Mar 6, 2020 19 tweets 9 min read
Como prometido, aqui está a thread complementar do 1º EP do @estacaobrasilfm!

O tema: Lula e FHC na redemocratização brasileira.

Sabia que Lula já pediu votos para FHC? E que FHC via com entusiasmo as greves do ABC e a fundação do PT?

Não? Quer saber mais? Então, segue o 🧶 Comecemos pelas eleições de 1978. FHC era um intelectual muito conhecido, no BR e no exterior, escrevia para a @folha, e tinha se aproximado do MDB durante a década de 1970. Em 1978, o MDB indicou para o Senado: FHC (da ala mais combativa) e Franco Montoro (da ala mais moderada).