Fernando de Barros e Silva Profile picture
Apresentador do Foro de Teresina, repórter e colunista da @revistapiaui. Opiniões pessoais.
Oct 1, 2022 6 tweets 2 min read
Essa imagem, escolhida pelo próprio candidato, é um epitáfio político. Vou me ocupar de Ciro pela última vez. Sua campanha se fez (ou se destruiu) em torno de dois pilares: 1. Lula e Bolsonaro são equivalentes, representam a ruína do país; 2. Só eu, Ciro, tenho um plano de governo e reúno condições de pacificar o Brasil. (Cont. 🧵)
Sep 4, 2020 4 tweets 1 min read
Aqui à toa, pensando em Bacurau. Gosto muito deste filme. Fará sentido dizer que está para a distopia bolsonariana como Terra em Transe esteve para a ditadura? Glauber respondeu a 64 e antecipou muita coisa. Faz muitos anos que não assisto Terra, mas vi sete ou oito vezes. Está tudo ali, nos exageros e nos defeitos, na forma circular. Eu sempre o considerei o maior filme brasileiro de qualquer tempo. Filmes alegóricos sempre estão no limite do desastre. E costumam envelhecer mal. Não Bacurau. Tudo fica cada vez mais agudo e sintomático nesse filme.
Apr 16, 2020 4 tweets 1 min read
Há um mês, em 15 de março, Bolsonaro fez aquela lambança na entrada do Planalto com incautos que o apoiavam no ato contra Congresso e STF. De lá pra cá, até a demissão de Mandetta, foi uma sucessão de atos e palavras na contramão do que faz o mundo e recomenda a ciência. O novo ministro, Teich, deixou claro na sua fala inicial, muito débil, que fará média, facilitando a opção do chefe pelo obscurantismo. Faz sentido. Fazer as coisa errrada e apsotar na calamidade são pré-requisitos para integrar o governo. Estão aí Weintraub, Salles, Araujo etc.
Mar 4, 2020 4 tweets 1 min read
Um desqualificado da Rede Record, a quem chamam de humorista, imitando outro desqualificado, o próprio, distribuiu hoje bananas a jornalistas na porta do Alvorada. A degradação da Presidência da República atinge níveis inimagináveis. (1/3) Além da intenção óbvia de fazer bagunça para desviar a atenção da notícia do dia (o PIB pífio e suas consequências para o país) _além disso, há o gosto pelo obsceno, o prazer em humilhar, a vontade de agredir e o desejo de degradar. Bolsonaro é um palhaço predador. (2/3)
Mar 11, 2019 4 tweets 1 min read
Três definições de dicionário:
1. Delírio: convicção errônea mantida por uma pessoa, baseada em falsas conclusões tiradas dos dados da realidade exterior, e que não se altera mesmo diante de provas ou raciocínios em contrário. 2. Paranoia: doença mental caracterizada por mania de perseguição ou de grandeza.