Filipe Barros Profile picture
🇧🇷 Deputado Federal eleito pelo povo do Paraná. ✏️ Relator da PEC 135/2019: voto impresso + apuração pública.
Moleno Profile picture 3 added to My Authors
2 Aug
[1/4] Dentro de várias informações técnicas equivocadas na nota do TSE (como a de que as urnas não são conectadas na internet, e por isso não podem ser invadidas), me limito a comentar uma questão de direito e de cidadania:
[2/4] “A Justiça Eleitoral, por seus representantes de ontem, de hoje e do futuro, garante à sociedade brasileira a segurança, transparência e auditabilidade do sistema”, diz a nota do TSE.
[3/4] Isso é um grave equívoco. A Corte Alemã, por exemplo, decidiu que numa democracia, o processo eleitoral tem como titular o eleitor e, por isso, é o eleitor que deve, ele próprio, atestar a integridade de seu voto e a lisura nas eleições.
Read 4 tweets
22 Jul
[1/5] VOCÊ SABIA? Um fato sobre a auditoria do @PSDBoficial:

Urnas eletrônicas são como computadores. Memórias são onde ficam gravados arquivos com os dados (logs, RDV, lista de eleitores, etc.) e os programas (software, como os de votação, de auto-teste, manutenção, etc).
[2/5] As memórias são de dois tipos:

- as temporárias (RAM) que se apagam ao serem desligadas; e,

- as permanentes, que continuam gravadas mesmo quando desligadas.
[3/5] É nas memórias permanentes que se deve fazer as perícias depois do uso, retirando essas memórias do equipamento, fazendo cópias idênticas (para preservar as originais) e analisando o conteúdo das cópias para procurar eventuais problemas.
Read 5 tweets
18 Jul
[1.4] Vou desenhar, porque tem jornalista que escreve sem conhecer minimamente o assunto ou, pior, sem sequer entrar em contato com a pessoa referida na matéria:

Guilherme Marconi, da Folha de Londrina, e Derick do Portal 24h - casos que tomarei medidas judiciais cabíveis:
[2.4] - Com o destaque, como o próprio nome diz, a parte destacada sai do texto e só retornará se for aprovada na votação separada.

- Na votação da LDO, portanto, era o texto todo com excessão dos trechos previamente destacados, dentre os quais o fundão.
[3.4] - Mentira 1 desmentida: votar na LDO não era votar no fundão.

- A votação separada dos destaques ocorreu partido a partido. O PSL, meu partido, votou NÃO ao aumento do fundão (SIM ao destaque).

- Mentira 2 desmentida: houve votação dos destaques e votei NÃO.
Read 4 tweets
3 Jul
[1/8] A matéria do jornalista José Eudes Silva de Lima, para a @RevistaISTOE, é uma fraude do início ao fim, recheada de desinformação repetidas como mantra, sem qualquer respaldo científico.

Vejamos: 👇🏻✏️
[2/8] “A volta do voto impresso.”

Não se volta àquilo que nunca existiu. Nunca tivemos urnas de 2 geração (voto eletrônico + voto impresso). O jornalista tenta, portanto, induzir o leitor a erro, como se estivéssemos propondo a volta do voto em cédula de papel.
[3/8] “Não há risco de dizer que o nosso sistema é um dos melhores do mundo.”

Falso. A comunidade acadêmica e os cientistas de todo o mundo rechaçaram as urnas DRE, de primeira geração, que hoje só são utilizadas pelo Brasil, Bangladesh e Butão (BBB).
Read 8 tweets
1 Jul
1. Ministro Dias Toffoli fez uma defesa veemente das urnas eletrônicas de primeira geração, as que o Brasil utiliza.

Respeitosamente, a posição do Ministro não encontra respaldo científico. A saber:
2. O Ministro afirmou que “as urnas eletrônicas abriram caminho pra um modelo de votação seguro, eficiente e célere”.

- O modelo é, de fato, célere e eficiente. Mas não é eficaz (denota a qualidade da solução), muito menos seguro (como a comunidade acadêmica é unânime em dizer).
3. Disse ainda que nossas urnas de 1 geração são “inspiração para vários países do mundo.”

- Tal afirmação também não procede. Hoje, só o BBB (Brasil, Bangladesh e Butão) usam as nossas urnas. Os países que usaram, deixaram de usar e evoluíram pra urnas de 2 e 3 gerações.
Read 4 tweets
4 Mar
1/8. A câmara de vereadores de Londrina votará hoje projeto de decreto legislativo, proposto pela @a_jessicao, que prevê a suspensão do lockdown.

Fora qualquer legítima discussão, se deve ou não ter lockdown, o MP de Londrina entrou com medida para impedir tal discussão: 👇🏻
2/8. Trata-se de interferência completamente INDEVIDA e ILEGAL do MP no devido processo legislativo, afrontando a Lei Orgânica do MP e a CF. MP querendo tolher a função legislativa da câmara de vereadores significa fechar a câmara para eles legislarem. É o novo AI5!
3/8. Tal medida do MP afronta também a jurisprudência majoritária do STF, que determina o direito dos parlamentares ao devido processo legislativo, sendo excepcionalíssimo seu controle judicial preventivo (apenas quando afronta a cláusulas pétreas do art. 60, p. 4, CF).
Read 9 tweets
25 Feb
1/17. Presidente, neste ponto, discordo:

A imunidade material há de ser absoluta devendo, o parlamentar que abusá-la, responder na comissão de ética da respectiva casa legislativa.
2/17. Quem definirá “atacar a democracia”? Juiz? Um ministro do STF? Se meras palavras tiverem o condão de “atacar” a democracia a ponto de não estarem cobertas pela imunidade material e, portanto, passíveis de condenação criminal, desculpe, mas nossa democracia é deveras fraca.
3/17. Democracia é vontade popular. Ataque a democracia é, portanto, não respeitar a vontade de povo. Como não é viável uma democracia direta, se estipulou criar instrumentos para vocalizar o anseio popular: as nossas instituições.
Read 17 tweets
4 Feb
Tendo em vista os recentes e graves episódios de censura promovidos por redes sociais, comunico que iniciarei a batalha que considero como a mais importante atualmente: a defesa da liberdade de expressão contra a tirania das Big Techs.

👇🏻 Segue...
Compartilho com vocês ações que já tomei para garantir o direito de todos os brasileiros de expressar o que pensam livremente.

Ajudem-me nessa luta com manifestações públicas que deixem claro às Big Techs nossa revolta e vigilância.

👇🏻
OF.27/2021: questiono ao YouTube sobre a exclusão do canal Terça Livre, cobrando qual foi o embasamento técnico usado pela empresa para a decisão, se foi respeitado o direito à ampla defesa e solicito cópia do procedimento que cerceou a liberdade de expressão do canal.

👇🏻
Read 8 tweets
22 Jan
Baleia tem twitado que não se pode deixar o legislativo na mão do executivo e que @ArthurLira_ está junto com grupos que apoiam o fechamento da câmara.

Tal afirmação merece resposta.

Segue o fio...👇🏻
Acredito ter havido equívoco por parte do candidato de Maia, afinal de contas ele é do MDB, que sempre esteve, e está novamente, alinhado com PT.

Juntos, os dois partidos, PT e MDB, fecharam EFETIVAMENTE o parlamento através da compra de parlamentares via propina, no MENSALÃO.
O mensalão não foi um simples esquema de corrupção. Foi um dos mais graves golpes à democracia brasileira.

Rebaixou o parlamento brasileiro a mero batedor de carimbo das vontades do poder executivo. Anulou as prerrogativas do legislativo. Fechou a câmara e o senado.
Read 4 tweets
12 May 20
1. Excelente a entrevista do @blogdojefferson na Jovem Pan hoje cedo.

No final, foi questionado sobre o que quis dizer quando disse que deveriam demitir os 11 Ministros do STF. Os jornalistas argumentavam que ao dizer isso, Dr. Roberto estava defendendo o fechamento do STF.
2. Existe hoje, por parte do establishment, uma tentativa de reduzir as instituições brasileiras a pessoas.

Se critica Maia, é ataque ao Congresso.
Se critica Alexandre de Moraes, é ataque ao STF.
Se critica algum jornalista, é ataque contra a imprensa.
3. Agora, criticam @jairbolsonaro o dia inteiro. Não é ataque. É liberdade de expressão.

Mas o fato é: reduzir as instituições aos seus membros, nada mais é do que a expressão do absolutismo moderno. É o novo “L’État c’est moi" defendido pelo Rei Sol: o establishment.
Read 4 tweets
12 Feb 20
Segue minha análise da matéria da @camposmello na @folha:

1. A narrativa que a Folha de S. Paulo tenta emplacar agora, de modo a parecer que não mentiu, é dizer que a matéria à qual Hans River se referiu era a de 2 dezembro de 2018, quando, na verdade, a primeira matéria 👇🏻
2. sobre o caso foi a de 18 de outubro, e trazia como título “Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp”.

É esta matéria, de outubro, que foi usada para tentar difamar a campanha de Bolsonaro em 2018 e, depois, cassar a chapa no TSE. 👇🏻
3. A acusação, contudo, não vingou e, em setembro de 2019, o tribunal inocentou Bolsonaro da acusação.

A decisão da justiça expôs que a acusação da Folha era mentirosa. É por causa disso que a Folha, agora, tenta esconder aquela matéria, de outubro, e insiste em dizer 👇🏻
Read 15 tweets
15 Dec 19
Dr. @AMendoncaAGU:

1. A CF é clara: legislar sobre educação é competência concorrente entre união, estados e municípios. Defender que seja privativa da união, além de não ter respaldo jurídico na CF, não tem respaldo político com o plano de governo “menos Brasília e mais Brasil”
2. Grande parte dos problemas educacionais hoje em dia, se não todos, que colocaram a educação brasileira nas piores posições do PISA, tem uma origem: a centralização da educação na união.
3. Aliás, o argumento “se deixarmos estados e municípios legislares não poderemos questionar, portanto o poder central deve decidir” é o grande foco de TODOS OS problemas brasileiros.
Read 4 tweets
25 Oct 19
A VERDADE SOBRE A CRISE NO PSL

1. Você sabe o que está acontecendo no partido do presidente Bolsonaro? Este é um esclarecimento público à população brasileira do grupo pró-Bolsonaro.
2. Nós, deputados e deputadas federais e senador leais ao presidente Jair Bolsonaro, temos a obrigação de explicar para você o que está acontecendo no nosso partido, o PSL.
3. Você deve ter lido na imprensa ou ouvido por aí que o partido “está em crise”, que existe uma disputa pelo poder, e pior, que essa disputa seria por dinheiro.
Read 21 tweets
12 Sep 19
IMPARCIALIDADE:

1. O site @TheInterceptBr, que se auto intitula “jornalismo destemido e sem amarras” em sua conta no Twitter, numa rápida pesquisa no Google, fez aproximadamente 16 matérias sobre o COAF e o senador @FlavioBolsonaro.
2. Até agora, não fez NENHUMA matéria sobre os 2,5 milhões de reais, movimentados de forma suspeita e identificados pelo COAF, na conta do @davidmirandario que, por sua vez, se auto intitula “favelado” em sua conta do Twitter e figura como colaborador da versão americana do site.
3. Que tipo de “favelado” é esse com uma conta milionária?

Que “jornalismo destemido e sem amarras” é esse que não noticia fatos relativos ao cônjuge do dono do site e colaborador da versão americana do site?
Read 5 tweets
26 Jul 19
Minha denúncia na PGR, com pedido de prisão de Greenfraude se baseia:

1. O jornalista disse, tempos atrás, que tinha preocupação com a integridade do hacker. Ou seja, agiam deliberadamente em conjunto.
2. O hacker assumiu que mantinha diálogos com Greenfraude e que passou os diálogos a ele sem cobrar nada. Porém, o advogado de um dos hackers disse que seu cliente iria vender o suposto material para o PT.
Pergunto: Se o hacker queria obter vantagem financeira vendendo o material, porque passaria gratuitamente ao Greenfraude?

3. COAF identificou R$ 630 mil em transações suspeitas dos presos.

4. PF encontrou R$ 100 mil, em notas vivas, na casa de outro preso.
Read 7 tweets
12 Jul 19
Nos próximos tweets vou explicar por que o PSL seguiu a orientação do governo Bolsonaro, optou pela redução de danos e salvou a Nova Previdência:
1.Antes mesmo de chegar ao plenário, na Comissão Especial, o partido votou contra alterações mais benéficas aos policiais. Eu mesmo que orientei a votação.
2.Para a aprovação em plenário, do texto base e dos destaques, são necessários 308 votos. A bancada do PSL detém 54 votos. Portanto, para conseguir qualquer aprovação é preciso encontrar um consenso com outros 254 parlamentares.
Read 12 tweets