Gabriel Andrezo Profile picture
🎙⚽️ Jornalista, radialista e narrador esportivo na @radiotupi.
Nov 8, 2022 24 tweets 10 min read
🧵 THREAD: Você sabia que o Vasco da Gama é o clube carioca que mais vezes enfrentou times da Europa em todos os tempos? A partir de agora, mais um super fio com todos os detalhes de como é o retrospecto do Gigante diante dos europeus ao longo da História. Segue a linha. O Vasco foi o primeiro time carioca a atravessar o Atlântico, em 1931. Embora já tivesse enfrentado europeus aqui no Rio, anos antes, o clube aproveitou sua óbvia ligação com Portugal para facilitar a logística da viagem, feita de navio. Além da Terrinha, viajou também à Espanha.
Nov 6, 2022 23 tweets 9 min read
🧵 THREAD: O Flamengo ganha tudo na América do Sul e pode até ter a chance de enfrentar o Real Madrid no começo de 2023. Mas como será que o Mengão se saiu contra adversários europeus ao longo de sua história? Segue o fio que começa agora pra saber: O Flamengo começou a enfrentar times europeus mais ou menos na mesma época que os outros times brasileiros, a partir do fim da década de 1940. Mas, tudo aqui no Rio. Repercutiram muito o jogo com o Arsenal, da Inglaterra (vitória por 3x1) e o empate com o Malmö, da Suécia (4x4).
Nov 5, 2022 23 tweets 9 min read
🧵 THREAD: O Botafogo vai voltar a fazer um jogo na Europa depois de 14 anos, em dezembro, contra o Crystal Palace. Mas, como será o retrospecto geral do Fogão contra times europeus? Segue esse fio, que nele tem todos os detalhes sobre os jogos que o Bota fez no Velho Continente: Pra começar, o Botafogo (assim como quase todos os times brasileiros), fez poucos jogos contra os europeus até a metade do Séc. XX. As viagens eram de navio e a aviação comercial não atravessava o oceano. Então, até 1951, estes jogos eram todos no Rio. E o Bota não perdeu nenhum.
May 12, 2022 21 tweets 7 min read
Começa nesta semana a Série C do Campeonato Carioca, que é a 5ª divisão do Rio. Uma competição interessante e divertida, mas que tem sido palco de "eventos estranhos" nos últimos tempos, assim como todas as divisões inferiores do RJ. Abro fio 🧶 pra falar dessas "coincidências": Image A Quintona é um campeonato praticamente escondido. Mesmo profissional, tem pouca cobertura da mídia e, por isso mesmo, visibilidade próxima de zero. Somando isso a uma realidade em que quase nenhum clube paga salário aos jogadores, é o cenário perfeito para os "casos estranhos". Image
Mar 4, 2022 16 tweets 8 min read
🧶 A história do gol fantasma que "derrubou" quase todas as rádios do Rio de Janeiro.

Certo dia, um locutor gritou gol, mas não era exatamente gol. E quem foi na onda, "caiu do cavalo". Conhece esse causo maravilhoso do rádio esportivo carioca? Então segue o fio que vale a pena: Em 1990, Atlético Nacional, da Colômbia, e Vasco da Gama faziam as quartas de final da Copa Libertadores. Primeiro jogo, 0x0 no Maracanã. O segundo confronto estava marcado para Medellín e a expectativa era enorme, mas nem toda a imprensa tinha condições de ir pra lá.
Jan 20, 2022 23 tweets 9 min read
É comum achar histórias de como estádios foram palco de prisões e torturas nas ditaduras da América Latina. O Brasil não fugiu à regra. Aqui também aconteceu, meio que por acaso, mais precisamente em General Severiano, o campo do Botafogo. Segue fio 🧶: Vamos a um pouco de contexto. O ano era 1968, um dos mais duros do período militar. No Rio, a polícia matou o estudante Édson Luís após a invasão do Calabouço, um restaurante que era um reduto de jovens universitários. Este fato gerou grande comoção da opinião pública.
Dec 11, 2019 22 tweets 5 min read
Ontem, chegou de surpresa a notícia de que o Bonsucesso não vai jogar a Copa do Brasil em 2020: desistiu da disputa sem avisar ninguém. Todo mundo só ficou sabendo porque a CBF divulgou os potes pro sorteio de amanhã. Parece estranho e realmente é. Só por jogar a CdB, o clube já embolsa R$ 500 mil. Pra quem está na 2ª divisão do Carioca, isso é uma fortuna. Então, por que a desistência quando o mais racional aponta para montar um time e jogar, mesmo caindo logo na primeira fase? A resposta: o Bonsucesso, hoje, é uma zona.