How to get URL link on X (Twitter) App
O Vasco foi o primeiro time carioca a atravessar o Atlântico, em 1931. Embora já tivesse enfrentado europeus aqui no Rio, anos antes, o clube aproveitou sua óbvia ligação com Portugal para facilitar a logística da viagem, feita de navio. Além da Terrinha, viajou também à Espanha.
O Flamengo começou a enfrentar times europeus mais ou menos na mesma época que os outros times brasileiros, a partir do fim da década de 1940. Mas, tudo aqui no Rio. Repercutiram muito o jogo com o Arsenal, da Inglaterra (vitória por 3x1) e o empate com o Malmö, da Suécia (4x4).
Pra começar, o Botafogo (assim como quase todos os times brasileiros), fez poucos jogos contra os europeus até a metade do Séc. XX. As viagens eram de navio e a aviação comercial não atravessava o oceano. Então, até 1951, estes jogos eram todos no Rio. E o Bota não perdeu nenhum.
A Quintona é um campeonato praticamente escondido. Mesmo profissional, tem pouca cobertura da mídia e, por isso mesmo, visibilidade próxima de zero. Somando isso a uma realidade em que quase nenhum clube paga salário aos jogadores, é o cenário perfeito para os "casos estranhos".

Em 1990, Atlético Nacional, da Colômbia, e Vasco da Gama faziam as quartas de final da Copa Libertadores. Primeiro jogo, 0x0 no Maracanã. O segundo confronto estava marcado para Medellín e a expectativa era enorme, mas nem toda a imprensa tinha condições de ir pra lá.
Vamos a um pouco de contexto. O ano era 1968, um dos mais duros do período militar. No Rio, a polícia matou o estudante Édson Luís após a invasão do Calabouço, um restaurante que era um reduto de jovens universitários. Este fato gerou grande comoção da opinião pública.