Geledés Instituto da Mulher Negra Profile picture
Geledés - Instituto da Mulher Negra foi criado em 30 de abril de 1988.
Jul 7, 2023 11 tweets 4 min read
Você conhece a história do dia 7 de julho? uma thread sobre o dia que o Movimento Negro se unificou em praça pública contra a discriminação racial no Brasil.

Foto: Jesus Carlos O MNU nasce no dia 18 de junho de 1978, mas foi no dia 7 de julho que o movimento negro se mobiliza nas escadarias do Teatro Municipal em São Paulo, em um ato público contra o racismo.

Foto: Folhapress
Nov 20, 2021 4 tweets 1 min read
Geledés Instituto da Mulher Negra destaca a relevância de um marco na história recente dos movimentos negros: 50 anos do Dia 20 de Novembro como o #DiadaConscienciaNegra, hoje consagrado em todo território nacional. A data – instituída para homenagear o líder do Quilombo Palmares, Zumbi, se tornou um momento de reflexão e de tomada de consciência sobre a significância da população negra brasileira e também sobre a valorização de sua cultura e ancestralidade.
Nov 20, 2021 7 tweets 2 min read
Rede de Historiadorxs Negrxs: Noite de sábado, 20 de Novembro de 1971. Clube Náutico Marcílio Dias. Bairro Menino Deus. Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O primeiro ato evocativo do #DiadaConscienciaNegra contou com umas vinte pessoas e uma forte certeza: “Nenhum negro que conheça a história de Palmares terá complexo de inferioridade”.
Nov 20, 2021 6 tweets 2 min read
Rede de Historiadorxs Negrxs: Aos 23 anos, quando ingressou no Grupo Palmares, Maria Conceição Lopes Fontoura era uma jovem estudante do curso de Letras na UFRGS. O convite foi feito por Anita Abad. A princípio, na presença de pessoas mais velhas e desenvoltas nos debates sobre a chamada “História do Negro”, ela mais escutava que falava. Era difícil não se intimidar diante da potência de figuras como Helena Vitória Machado.
Jul 25, 2021 9 tweets 2 min read
Neste 25 de julho, homenageamos Nilza Iraci, Lucia Xavier, Mara Viveros, Josefina Báez e Beatriz Ramirez Abella.

E você, conhece a origem do Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha?

Nilza Iraci, nossa Coordenadora de Advocacy e Incidência Política, explica.

Segue o 🧶 Image A data vem da realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, que teve início em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. [+]
Jan 15, 2020 6 tweets 2 min read
Vamos falar sobre como afetividades e relações amorosas entre negros se constroem?

Mas, para que isso aconteça , separamos uma Thread com textos que contribuem para a construção desse debate Entenda: "O mito da democracia racial possibilitou a convivência entre brancos e negros, mas falhou porque a afetividade não foi compreendida, abrindo assim uma lacuna emocional muito potente que dá o tom da cordialidade, mas camufla a repulsa." geledes.org.br/as-barreiras-c…