How to get URL link on X (Twitter) App
O MNU nasce no dia 18 de junho de 1978, mas foi no dia 7 de julho que o movimento negro se mobiliza nas escadarias do Teatro Municipal em São Paulo, em um ato público contra o racismo.
A data – instituída para homenagear o líder do Quilombo Palmares, Zumbi, se tornou um momento de reflexão e de tomada de consciência sobre a significância da população negra brasileira e também sobre a valorização de sua cultura e ancestralidade.
O primeiro ato evocativo do #DiadaConscienciaNegra contou com umas vinte pessoas e uma forte certeza: “Nenhum negro que conheça a história de Palmares terá complexo de inferioridade”.
A princípio, na presença de pessoas mais velhas e desenvoltas nos debates sobre a chamada “História do Negro”, ela mais escutava que falava. Era difícil não se intimidar diante da potência de figuras como Helena Vitória Machado.
A data vem da realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, que teve início em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. [+]