Gustavo Ramos Profile picture
Fã da liberdade, do comportamento humano, inovação, mercado, empreendedorismo, tendências, história, política, café, psicanálise, gente e da @esentiabrasil.
Nov 2, 2022 10 tweets 2 min read
O que estamos vendo com as manifestações é um processo emocional coletivo de luto. Com exceção da supressão do direito de ir e vir - que é condenável - a reação mais humana é ter compreensão e compaixão, e assumir que a livre manifestação é garantia constitucional. O Modelo de Kübler-Ross propõe uma descrição de cinco estágios pelos quais as pessoas passam ao lidar com a perda, o luto, a tragédia ou grande decepção. E cada um tem um ritmo para atravessá-los.
Apr 8, 2020 10 tweets 2 min read
Conversando com amigos médicos (não vou citar nomes nem instituições), soube que um agravante para os óbitos de COVID-19 é a CIVD (Coagulação Intravascular Disseminada). Médicos que pesquisam na prática podem ter feito (mais uma) descoberta muito importante. Fazendo autópsias, acharam um padrão de microtrombos em todo lugar: rim, pulmão, coração, pele etc. O problema se inicia no 7º dia do início dos sintomas. A partir disso, fizeram um manual de condutas que já foi enviado a 3 hospitais de SP (públicos e privados) e à Prefeitura.
May 17, 2019 20 tweets 7 min read
Sequência de alguns pensamentos pessoais sobre o governo.

O bolsonarimo vai incendiando pontes e se volta cada vez mais para dentro. O problema é que não há coesão interna, nem um vigor contundente nos resultados práticos.

(Os GIFS são pra ajudar no entendimento 👍.) Ao contrário, o que se vê é um país estagnado enquanto os líderes do governo lacram e ironizam, esquecendo-se que não estão mais em campanha e não há mais “inimigos”, mas sim um povo à espera de avanço.
Apr 13, 2019 5 tweets 2 min read
Me parece que os que votaram em Bolsonaro acreditando no mito, e agora passam pano para qualquer erro do governo, desenvolveram uma espécie de simbiose psíquica com o presidente. É como se qualquer crítica, mesmo as mais evidentes, os atacassem diretamente. E isso não se estende só ao presidente, mas também ao “seu” partido, o PSL. Segunda maior bancada na Câmara, parecem nem estar lá, muito menos integrar a base do governo. Com poucas excessões, são uma salada de pessoas de todos os tipos, com ideias e visões de mundo desconexas.
Mar 18, 2019 9 tweets 2 min read
Direitos versus privilégios Basicamente, “direitos” são coisas que você tem em virtude do seu nascimento, como indivíduo único, livre e soberano. Basicamente o direito de viver em paz (contanto que deixe os outros viverem em paz), o da livre expressão e o da propriedade.
Mar 10, 2019 13 tweets 2 min read
As lições de Singapura para tornar o Estado eficiente (enquanto ele ainda é necessário). Há cerca de 200 anos, Singapura era só mato. Daí veio Thomas Raffles com um tal de livre mercado.
Mar 6, 2019 4 tweets 2 min read
58% do consumo mundial de cimento vem da China. Consomem também quase 45% do aço produzido. Chama atenção também o uso de robôs industriais: eram 3,5% em 2005 e saltou para quase 40% em 2018. O consumo de café tem aumentado bem: foi de zero para quase 2,5%. Pena para os produtores brasileiros que a maior parte da importação está vindo da Índia, que está investindo na produção do Robusta, outra qualidade de café inferior ao Arábica, mas mais barato.
Mar 5, 2019 8 tweets 2 min read
A geração “mimimi tenho-direito-a-tudo” seria fruto da falta de vínculos afetivos parentais na primeira infância e do posterior excesso de tutela parental e estatal? Pais narcísicos e egoístas (daí a ausência dos primeiros vínculos afetivos dos filhos), loucos para voltar à vida de antes, terceirizando a educação dos filhos pra escolas, avós etc.
Dec 31, 2018 22 tweets 2 min read
Em 2019 eu desejo: 1) Que tenhamos mais senso de responsabilidade, sem postura de vítimas. Façamos mais e critiquemos menos.