Horacio Neiva Profile picture
Doutor e Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Advogado, professor e twitteiro. Contatos: horacioneiva@gmail.com
6 subscribers
Jun 16, 2023 11 tweets 2 min read
O argumento da “atuação excepcional legítima” de Alexandre de Moraes se sustenta em duas estratégias retóricas: usar como alternativa um formalismo extremamente radical ingênuo (a única opção era não fazer nada) e nunca analisar decisões individuais, mas sempre em bloco. A primeira estratégia é simplesmente um erro: se ele não tivesse feito *tudo* que fez, então não teríamos tomado controle da situação e corríamos risco de golpe. Nunca consideram que a alternativa talvez não fosse um formalismo (que duvido que alguém sério defenda)
May 19, 2023 4 tweets 1 min read
Não conheço a metodologia, mas é importante esclarecer alguns pontos: 1) tecnicamente, Deltan não foi cassado. Ele teve seu registro de candidatura indeferido. 2) Se o número se refere a deputados eleitos que tiveram os registros indeferidos posteriormente, há um qualificativo: É que, via de regra, os registros de candidatura são julgados e concluídos *antes* da data da eleição. Isso significa que muita gente tem registro indeferido e é substituída ao longo da disputa. Não sei se a pesquisa controlou essa variável.
May 19, 2023 4 tweets 1 min read
“Esse tempo da liberdade de expressão como um valor absoluto (…) esse tempo acabou no Brasil”. Foi isso o que disse o Ministro Flavio Dino. A pergunta que deve ser feita é: quando ele começou?

Dizer que o Brasil viveu algum período de liberdade de expressão absoluta é falso. A verdade é o contrário: sempre lidamos muito mal com liberdade de expressão. Depois de 1988, já tivemos revistas sendo censurados, matérias que não podiam citar nomes de pessoas, desmonetização de canais de YouTube e muitas, muitas decisões autoritárias contra lib.exp
May 19, 2023 4 tweets 1 min read
O Ministro afirmou que a “imunidade parlamentar não pode servir de escudo para a prática de atividades ilícitas”. Essa formulação geral, no entanto, deixa um problema: então qual o sentido da imunidade? O que ela protege que a liberdade de expressão já não proteja? Não é uma questão retórica. O STF vem, de fato, avançando na relativização da imunidade parlamentar (e podemos discutir isso em outro momento). Mas é preciso alguma elaboração conceitual para identificar situações protegidas pela imunidade e que não seriam protegidas sem ela.
May 17, 2023 10 tweets 2 min read
Vejo algumas pessoas mencionando o argumento de que o TSE não equiparou sindicância a um PAD, mas sim que reconheceu fraude. Aqui é importante observar o seguinte: o próprio dispositivo da alínea "q" já foi introduzido para evitar a fraude. Para evitar que um magistrado ou membro do MP pedisse exoneração antes de ser demitido a lei *já estabeleceu a regra objetiva* de que com a exoneração no curso do PAD o servidor já incorreria em inelegibilidade.
May 17, 2023 12 tweets 3 min read
Eis a tese que consta no recurso - provido hoje, pelo TSE - que cassou Deltan. A exoneração *antes da instauração do PAD*, mas pendente sindicância, atrairia inelegibilidade. É um erro. Image As regras envolvendo inelegibilidade devem ser interpretadas *restritivamente*. E é isso o que a Justiça Eleitoral tem feito ao longo de diversos anos de jurisprudência consolidada. A alínea q do art. 1º, I, da LC estabelece o seguinte: Image
May 10, 2023 9 tweets 2 min read
Existem duas discussões diferentes sobre a mensagem do telegram (e, antes dela, a do Google): 1) saber se plataformas podem se posicionar sobre PL dessa forma; 2) saber se elas (ou outras pessoas) podem dizer que o PL "pretende acabar com a liberdade de expressão" no país. Não quero discutir o primeiro ponto, mas o segundo. É fake news dizer que o PL acaba com, ataca a, prejudica ou viola a liberdade de expressão? A menos que você use um conceito alargado de fake news (que trará muitos problemas), a resposta é *não*.
May 8, 2023 7 tweets 1 min read
Grande parte do discurso de legitimação de decisões do Supremo baseia-se num contrafactual: teria sido pior se o Ministro Alexandre de Moraes não tivesse feito o que fez. Há alguns problemas nessa narrativa, no entanto: 1) Ela coloca todas as decisões do STF e de Moraes num bloco único, monolítico, que devem ser avaliadas em conjunto, e não individualmente. Assim, se uma decisão foi, digamos, necessária para preservação da democracia, as outras também foram. É um erro.
Mar 31, 2023 8 tweets 2 min read
Diante de tantos comentários (com evidentes toques racistas), resolvi pesquisar um pouco sobre essa visão de Joaquim Barbosa como um equivalente de Sérgio Moro, um punitivista sem preocupações com a Constituição.

Um dos textos que encontrei, do Luis Nassif, afirma isso: É um texto de um nível bem baixo, que destila ódio em cada frase. Mas me questionei: mas qual exatamente a razão disso? No caso da Lava Jato, a mobilização decorria do fato de que as pessoas consideravam que Lula foi condenado sem provas.
Jan 17, 2023 21 tweets 6 min read
Por que a interpretação extensiva do conceito de terrorismo é ruim e perigosa?

Muitos têm defendido que os criminosos que invadiram prédios da república praticaram atos terroristas em razão de sua motivação política.

Será mesmo? Muitos já mencionaram: o art. 2º não prevê motivação política para a caracterização do terrorismo, mas apenas xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião. Image
Jan 16, 2023 8 tweets 2 min read
A história do Brasil dos últimos 200 anos envolve, em maior ou menor medida, o desejo dos militares de ou governarem diretamente ou então tutelar o poder civil. Saímos de uma ditadura e, em razão de um espírito conciliador, não enfrentamos esse problema. Ainda que a Constituição seja clara - militares são servidores públicos e, portanto, estão subordinados ao governo civil - a nossa prática foi leniente com essa turma. Essa leniência veio acompanhada de uma mitologia que colocava os militares com mais preparados e menos corruptos
Jan 15, 2023 5 tweets 1 min read
Dizer que a liberdade de expressão protege A ou B “porque nos EUA é assim” é um argumento ruim. Mas também é um argumento ruim dizer que “nossa Constituição é diferente”, como se isso fosse justificativa suficiente para uma interferência controversa na liberdade de expressão. Temos uma tradição diferente dos EUA, isso é certo. Mas isso não nos desincumbe de construir argumentos sobre o que, afinal de contas, consideramos estar protegido pela liberdade de expressão. A questão não é se nossa tradição é diferente, e sim se ela é melhor ou pior.
Oct 23, 2022 18 tweets 4 min read
A nova resolução do TSE sobre fake new tem gerado polêmicas. Alguns dizem que o Presidente do TSE agora tem poder absoluto para decidir o que pode ou não ser dito na internet. Será mesmo?

Explico abaixo os pontos mais polêmicos da resolução 🧶 O caput do art. 2º - que veda a divulgação de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados e que atinjam a integridade do processo eleitoral - não é totalmente novo. Ele reproduz o teor do art. 323 do Código Eleitoral.
Oct 23, 2022 5 tweets 1 min read
Como já ficou claro, sou bastante crítico a algumas decisões - que considero discricionárias - do TSE. Disso não se segue que concordo com a tese da "censura do PT". Gente, quem já trabalhou em campanha sabe que a lógica do jurídico é trabalhar para remover o máximo + de conteúdo negativo. A campanha do Bolsonaro faz o mesmo (embora obtenha menos vitórias). O objetivo das partes da disputa eleitoral é vencer a eleição. Naturalmente, qualquer inserção ou propaganda que tire votos pelo seu cunho negativo será alvo de representação.
Oct 22, 2022 6 tweets 1 min read
É difícil discutir e avançar num debate sobre tomada de decisão do TSE quando os termos do debate são liberdade de expressão plena, irrestrita, geral (e irreal), de um lado, e restrições aleatórias e mal justificadas por parte de um Tribunal, de outro. É claro para *qualquer* pessoa razoável que o discurso político em período eleitoral é regulado. Quem defende a total desregulamentação é ou radical ou ignorante. Regulamentação existe, deve existir, fim.
Sep 28, 2022 14 tweets 2 min read
Toda escolha envolve um contexto de escolha. Se alguém lhe pergunta "quem você escolhe", a resposta imediata deve ser: para que? Escolher um marido é diferente de escolher um empregado, um sócio... ou um presidente. Não existem, portanto, escolhas em abstrato. Pense no seguinte exemplo. A, B e C são candidatos a Presidente. A e B estão empatados, com o mesmo número de votos. C, por sua vez, tem uma quantidade ínfima de apoios e está fora da disputa.
Sep 16, 2022 10 tweets 2 min read
A discussão sobre se Lula é inocente, se foi absolvido etc. reflete, em geral, uma confusão entre o sentido técnico-jurídico e o sentido ordinário dos conceitos. É óbvio que o sentido técnico não pode ser simplesmente ignorado: mas é igualmente um erro achar que … + Os sentido jurídico dos conceitos tem prioridade ou impedem o uso do conceito em seu sentido ordinário. Por exemplo: até o trânsito em julgado, não podemos dizer que alguém que sabidamente cometeu um crime é culpado … +
Jan 25, 2022 32 tweets 5 min read
E morreu Olavo de Carvalho. Talvez não tenha havido, no Brasil recente, nenhuma personalidade do mundo da cultura mais influente politicamente que ele. O resultado dessa influência está aí: radicalismo ideológico, polarização e degradação do debate público.

Sigam o longo fio. Por ocasião da data, gostaria de falar da minha própria experiência com o olavismo e que talvez ajude a entender a influência e o impacto que o Olavo teve nessa geração.
Jan 24, 2022 4 tweets 1 min read
Vi hoje no Instagram um post com "dicas para escolher um Ministro do STF". Uma delas seria escolher um Ministro que "cultue a tradição constitucional brasileira e não estrangeirismos". Há tanto um ponto certo quanto um excesso de ingenuidade (e desconhecimento) nessa "dica". O ponto certo é que, sim, um excesso de estrangeirismo não é bom. O errado é que muitos desses estrangeirismos foram incorporados nessa mesma tradição e, portanto, fazem parte dela.
Jun 1, 2021 4 tweets 1 min read
Hoje tomei uma decisão importante e contratei um profissional para me ajudar a deixar minhas redes sociais um pouquinho mais organizadas. Já comecei a postar algumas coisas no Instagram, e meu site deve sair em breve (aliás, se quiserem seguir: instagram.com/horacioneiva) + Confesso que estava um pouco saturado de internet e resolvi, fora meus trabalhos formais, produzir conteúdo que acho legal e possa ser relevante. A experiência de ver alguns seguidores daqui no meu curso sobre o Notion ajudou +
Jun 1, 2021 7 tweets 1 min read
A Nise Yamaguchi é um bom símbolo da intelectualidade de direito dos últimos anos no Brasil. Desde sua origem remota no olavismo, a direito propagandeou que pensadores e pessoas inteligentíssimas eram boicotadas apenas por serem de direito. O resultado está aí. Ainda hoje alguns conservadores que tentam esconder suas ligações com a origem desses movimentos vendem a imagem do "outsider", da crítica à academia e da existência de uma sabedoria profunda, escondida e ignorada pelo mainstream progressista.