Jana Viscardi Profile picture
Uma linguista interessada por como nos comunicamos. Porque importa. Palestras, publicidade: contato@janaviscardi.com.br Conteúdos e infos aqui 👇🏼
Sep 27, 2023 21 tweets 6 min read
ATENÇÃO: ESTE FIO NÃO É SOBRE A ASSESSORA DEMITIDA DA MINISTRA ANIELLE FRANCO

No dia em que surgiu a "matéria" do Estado sobre a viagem da ministra, eu me surpreendi porque, no final das contas, é permitido fazer uso dos aviões da FAB pelos ministros. e eles o fazem. Image Fizeram até uma certa comparação "moral" com o ministro Silvio, que não usou o avião, e foi de voo comercial (e um monte de gente caiu nessa pilha e agradeceu o ministro pela postura (?)).

Atenção para o verbo "evita" aqui. Ele "desviou" dela? Houve mal estar? Image
Jun 15, 2023 4 tweets 1 min read
Minha mãe de 79 anos, fumante, está perdendo dentes. Um dentista fez um implante porco, sem nunca mencionar que, em fumantes, implantes podem dar problemas. O dente implantado não ficou legal.

Procuramos outros dentistas da cidade, por termos achado o trabalho do primeiro ruim. Acontece que todos os outros dentistas falaram em fazer diversos implantes, passaram orçamentos caríssimos, nunca falaram na possibilidade da dentadura, mas nunca NUNCA falar que implantes funcionam muito mal em fumantes.
Nov 5, 2022 6 tweets 2 min read
Gente, uma dica: sempre se pergunte de onde vem esses argumentos de autoridade. “Estudiosos da Linguística orientam que não se diga mais isso ou aquilo”. De onde está vindo a informação? Quem são os estudiosos? Qual o embasamento para aquela argumentação? Desde ontem eu venho recebendo prints variados sobre não usar o termo “bolsonarismo” e os argumentos são rasos e simplistas. Uma leitura crítica do mundo passa por buscarmos compreender de onde vem as informações, analisar o momento da história em que vivemos+
Jan 22, 2022 6 tweets 1 min read
Vivemos um momento da história em que parece que estamos mais atentos às palavras que usamos. Ou, ao menos, várias das discussões em torno do uso de determinadas palavras se intensificaram e chegou a um número maior de pessoas - o que é ótimo, evidente. O problema está quando, tão focados em olhar pra palavra, nos esquecemos do que acontece em volta dela, no contexto da conversa em que essa palavra está inserida. No tal reality, uma discussão em torno da palavra tr*v*c*, q é péssima, “ignorou” a piada q a acompanhou.
Jan 19, 2022 4 tweets 1 min read
Eu lendo um artigo acadêmico pra elaborar um roteiro e o autor me lança essa:

"O desejo de aparecer, ou mesmo a falta do que fazer,"

Mas, gente, que argumentação é essa? rs hahah mas, ai, a visão de língua dos membros da ABL...

"(...) são elementos que não podem ser descartados nesse lamentável processo de desconstrução do nosso idioma."
Apr 12, 2021 15 tweets 3 min read
Deixem-me trazer meus dois segundos pra esse meme que agitou o dia aqui no Twitter: A interpretação desejada para o tuíte seria pensar que apenas a medida de uso de máscaras pff2/pff3 não é suficiente para resolver o problema da pandemia, e que o negacionismo, a galera aglomerando e tudo o mais são um problemão que a máscara, sozinha, não resolve. Certo?
Apr 10, 2021 5 tweets 2 min read
VINTE E OITO PEDIDOS DE SOCORRO

Uma coisa q me impressionou qdo me mudei pra Salvador (adianto q esta é uma realidade brasileira) é q td apto q eu visitava pra alugar tinha quarto de empregada. Não importava o tamanho do apê. Mas vc pode imaginar o tamanho do quarto... Lembro de estar no ponto de ônibus pra voltar pra casa e um homem me abordar perguntando se eu não precisava de empregada. Ele estava abordando as pessoas no ponto. Eu não entendi. Ele disse q “mandava trazer do interior”, “menina nova q fica na casa”, “gente de confiança”.
Jul 8, 2020 12 tweets 3 min read
Há dias vi que foi retomada, nas redes, a discussão sobre a questão do gênero neutro. Digo retomada porque vi que voltou a pipocar de várias pessoas falando sobre a questão do emprego de algumas estruturas para marcar o gênero neutro. Algumas dessas conversas me causam incômodo. E me causam incômodo porque passam ora pela questão da norma ora pela questão do que os leitores são capazes de fazer. A primeira conclusão a que se chega desses argumentos é que ninguém deveria usar mais o "dxs", porque a forma não é do português e pq o aplicativo não lê.
Nov 18, 2019 10 tweets 2 min read
De quantos produtores de conteúdo que vc conhece vc já ouviu/leu "desculpe o sumiço, está corrido postar, mas voltei"?

Já parou pra pensar o que é que isso significa e por que isso acontece? Tentar manter-se relevante, acompanhar o que está acontecendo, fazer conteúdo que atenda às expectativas da audiência, que tenha qualidade. Entender as necessidades técnicas, promover o canal, fazê-lo crescer. Defender um ponto de vista, estudar para isso. E muito mais.
Jun 24, 2019 21 tweets 4 min read
* Sobre discursos e as desculpas *

Eu estava acompanhando desde de manhã o episódio com a gamer que teria feito um comentário gravíssimo e, por isso, vinha sendo muito criticada, tendo sofrido, inclusive ameaças de morte.

Eu então pensei: "nossa, o que será que ela disse?" Pois é, eu assumi que, já q vinha sendo criticada, algo ela devia ter dito de grave. Foi então q vi o comentário, que era "homem é lixo e os que não são, são exceções".

Toda msg, dentro e fora do Twitter, vem acompanhada de contexto. O contexto dessa mensagem é o mundo gamer.+
Mar 27, 2019 10 tweets 2 min read
QUANTO VALE O MEU TRABALHO?

Fui chamada para dar uma palestra em um evento de uma empresa grande. Essa empresa fará um evento para várias empresas grandes, endinheiradas, e o tema tem a ver com a (baixa) presença da mulher no mercado de trabalho. Eu faria uma palestra pensada para esse público especificamente. Tudo desenhado para o evento. Entendi a temática na primeira reunião e faria o orçamento para encaminhar para essa empresa, minha mais nova possível cliente.

Encaminhado o orçamento, tardei em receber um retorno.
Oct 26, 2018 8 tweets 3 min read
Deixe-me trazer p/ vocês um exemplo absurdo, mas tão presente na nossa sociedade, e q tem tudo a ver com a manifestação explícita de preconceitos pela linguagem.

Esse exemplo não é brasileiro, mas tem a mma lógica de negar o q está posto, o q está dado na comunicação. Um senhor branco, num voo que ia da Espanha para a Inglaterra, começou a brigar c/ uma senhora negra. E, na briga, sabe o que ele disse para ela? Dentre outras frases criminosas, ele disse: