Juliana Kunc Dantas Profile picture
Jornalista especializada em cuidados paliativos, morte e luto. Diretora de comunicação do movimento inFINITO. Diretora do Instituto Ana Michelle Soares.
Apr 13, 2023 6 tweets 1 min read
Costumamos associar processos de luto apenas a casos de morte.

Mas a gente passa constantemente por situações que nos geram luto ⬇️ Exemplos:
Divórcio;
Fim de amizade;
Demissão;
Mudança de casa, cidade ou país;
Adoecimento;
Perda de mobilidade/ autonomia.

+
Dec 3, 2022 24 tweets 5 min read
Pelé e os cuidados paliativos exclusivos
O que isso significa? 🧶⬇️ Antes, a reportagem completa da @collucciclaudia na Folha:
bit.ly/3Fxr0SJ
Dec 2, 2022 6 tweets 1 min read
Assustada não só com a transfobia do texto como com a porta que se abriu para a transfobia nos comentários.

A gente tem muito chão, sério vontade de chorar, juro por Deus
Apr 18, 2022 19 tweets 4 min read
Pq precisamos falar sobre luto gestacional e neonatal?

Cristiano Ronaldo anunciou que um dos filhos gêmeos dele e da esposa não resistiu ao parto. O menino morreu, a menina sobreviveu.

Pq essa dor é tão dilacerante? E pq quem está em volta pode, sem querer, piorar tudo? ⬇️ Quando perdemos uma avó ou um pai com quem convivemos por um tempo, conseguimos lembrar de manias, trejeitos, gostos musicais. Conseguimos reproduzir uma receita, tatuar a assinatura da pessoa amada que partiu. +
Mar 14, 2022 15 tweets 5 min read
Por motivos diferentes, o suicídio está em pauta na mídia hoje.

Vamos falar a respeito? ⬇️ Antes de seguir, saiba que o @CVVoficial é um serviço 24h, 100% gratuito, via tel 188, e-mail ou chat pelo site.

Para atendimentos gratuitos psicológicos ou psiquiátricos, conheça o mapasaudemental.com.br - online ou presencial, em todo o Brasil +
Feb 24, 2022 4 tweets 1 min read
E NÃO É MEME!! Ao contrário do Mon*r*, Rafa Kalimann não comete crime aqui.
Entretanto, o cerne é o mesmo: será que devemos nos informar por gente que não tem preparo pra lidar com informação? Há jornalistas e especialistas em suas áreas por razões específicas.
Feb 24, 2022 11 tweets 3 min read
E este é o significado de luto.

Mais uma vez, teremos de nos adaptar à quebra do mundo presumido.

Todos os sintomas de luto já estão em nós, em maior ou menor grau. Vou escrever alguns detalhes sobre isso e publico amanhã (hoje) pra gente refletir junto a respeito
Nov 2, 2021 34 tweets 8 min read
Conforme prometido, vou fazer um fiozinho sobre luto - assunto sobre o qual falamos no @PodcastFinitude ao longo do ano todo, não só no #DiadeFinados - mas sabemos que datas assim podem nos deixar com as emoções mais afloradas 🧶 Uma pergunta filosófico-existencial-psicológica: luto acaba?

Existem leituras de que não. Algumas metáforas: "o luto não acaba, ele só muda de cor." / "Num determinado momento paramos de SER a dor para 'apenas' TER a dor." No entanto, a falta é permanente. +
Aug 14, 2021 15 tweets 3 min read
Sobre Audálio Dantas e Carolina Maria de Jesus

1) Depois de quase 70 anos de carreira comprovadamente pautada pelos Direitos Humanos, pela defesa das minorias, pela cultura e pela educação, Audálio agora aparece em papel de vilão. ⬇️ 2) Durante todo o tempo em que esteve vivo, permaneceu à disposição da sociedade para qualquer esclarecimento, palestra, aula, bate-papo para o qual fosse solicitado. A grandessíssima maioria, inclusive, de graça. +
Mar 24, 2021 18 tweets 4 min read
Nessa altura do campeonato, você consegue imaginar um hospital no Brasil onde o coronavírus NUNCA entrou?
Ele existe.

E por que estou falando disso hoje?

🧶Segue o fio: Estamos às vésperas de completar um ano de uma iniciativa inédita que se tem notícia no mundo. No dia 25 de março de 2020 (14 dias depois de a OMS decretar pandemia), o hospital que é pioneiro a se dedicar integralmente aos cuidados paliativos no Brasil entrou em lockdown.
Mar 20, 2021 30 tweets 7 min read
Equipes de saúde da linha de frente não deveriam carregar o ônus de decidir quem vive e quem morre.

Por quê?

🧶Segue o fio - por @dadaltoluciana e @jkdantas ⬇️ Exigir que esses profissionais, que já estão há um ano trabalhando com medo, à exaustão, e sem abraçar seus familiares, escolham para quem dar um leito, um respirador ou um medicamento, é contra todos os critérios científicos sobre o tema.
Mar 19, 2021 14 tweets 4 min read
(1/11)

Você sabe o que é MISTANÁSIA?

A prática já acontecia no Brasil antes da pandemia e, agora, está se intensificando.

🧶Segue o fio - por @dadaltoluciana e @jkdantas. ⬇️ (2/11)

Trata-se de uma morte cruel, desumana, indigna, por omissão de socorro, falta de atendimento ou falta de medicamento/leito/exame. Ou seja: morre-se numa fila de hospital, à espera de um medicamento, leito de UTI ou de um cilindro de oxigênio, por exemplo.
Jan 11, 2021 16 tweets 4 min read
Com todo o respeito pelo Ruy Castro e com todo o desprezo por Trump e Bolsonaro, me sinto no dever de escrever sobre isso.
Não sou psicóloga, sou jornalista. Já fiz reportagens sobre suicídio em grandes redações e atualmente cubro especificamente temas relacionados à morte. + Antes de a gente seguir neste fio, vale lembrar que se você está passando por alguma situação delicada ou conhece quem está, o @CVVoficial é um atendimento sigiloso, gratuito e 24h. Pelo telefone 188 ou pelos canais de comunicação na internet. +
Jul 5, 2020 8 tweets 2 min read
Nos últimos dias tive uma das experiências mais incríveis da minha vida.

Segue o 🧶 O Hospital Premier, o 1º do Brasil a se dedicar integralmente aos cuidados paliativos, esteve 100 dias em isolamento.
Metade da equipe escolheu ficar e a outra metade - por razões diversas - esteve do lado de fora, recebendo o salário integralmente.
A princípio, a quarentena+
Jun 18, 2020 25 tweets 7 min read
Como lidar com alguém em luto - A THREAD

Nos próximos dias, infelizmente, chegaremos aos 50 mil mortos por Covid-19 no Brasil. A estimativa é de que cada uma dessas perdas deixe 10 pessoas em luto. Numa conta rápida: meio milhão de brasileiros em sofrimento.+ Isso sem falar sobre a subnotificação e sobre os óbitos por outros motivos, que continuam acontecendo.

Tem sido difícil encontrar quem não conhecia alguém que morreu por causa do coronavírus - ou que conheça quem esteja em sofrimento pela partida de um parente ou amigo. +