Juliana Cunha Profile picture
Esta rede está morrendo e a internet inteira está colapsando.
May 28, 2023 4 tweets 2 min read
Uma amiga minha sofrendo no zap porque vendeu uma pauta muito boa e difícil pra um veículo, ficou extasiada por ter tido a pauta aceita, cagou sangue pra escrever o texto e depois o editor sumiu, o texto vai ficar velho e provavelmente não será publicado justamente pq datou. É por isso que eu não vendo mais pauta pra lugar nenhum. Da última vez que tentei, a @revistapiaui não apenas fez justamente isso comigo como o editor hominho deles reescreveu meu texto sobre Anna Karenina e transformou em um texto sobre um personagem homem DE OUTRO LIVRO.
May 27, 2023 4 tweets 1 min read
Era pra ter um grupo de pesquisa interdisciplinar sobre Torto Arado, com gente de Teoria Literária, Editoração, Marketing, Estudos Raciais, Gênero, Fan Studies etc. Um livro nacional contemporâneo vendeu mais de 400 mil exemplares. Isso é um grande acontecimento. Não é algo que se explique por um só fator. Tem que ter gente estudando a capa, gente estudando o efeito pandemia, gente estudando a figurante fulaninha que aparece na página 32. E também gente estudando o valor artístico, mas não só isso, e eu diria q não principalmente isso.
Mar 17, 2023 9 tweets 2 min read
Eu faço preparação de texto para artigo acadêmico. Os que chegam mais mal escritos são os de Direito. Em segundo lugar, Filosofia. Quem contrata preparador é porque sabe que não tá legal, mas a pessoa passa por todo um condicionamento pra escrever mal, é até premiada por isso. Em muitos casos, não existe uma dificuldade individual com a escrita. Só que a pessoa passou dez anos sentindo na pele que imitar o estilo hermético, confuso e pomposo com que os professores falam e escrevem era algo que rendia notas melhores e sensação de pertencimento ao campo.
Oct 6, 2022 20 tweets 6 min read
A Annie Ernaux foi laureada com o Nobel de 2022 e esta é uma excelente notícia por vários motivos, mas eu vou resumir em cinco.

❶ O primeiro motivo de festa é que os livros são muito maravilhosos e muito acessíveis. Pra começar, quase todos são bem curtinhos, alguns com tipo 70 páginas. Lendo na velocidade normal, um adulto mata 70 páginas em menos de 2h. Se quiser, você começa e termina um livro dela ainda hoje. E, se quiser mais ainda, dá pra ler todos os 20 livros dela até o fim do ano.
Oct 5, 2022 9 tweets 3 min read
Na década de 1940, dois críticos publicaram um artigo chamado "The Intentional Fallacy", argumentando que a intenção autoral não era um dado relevante na análise de texto. Depois da publicação, o que vale é o que está escrito, e o autor não é autoridade para definir o sentido. Na batalha pela definição do sentido, o que valem são evidências textuais. Ou seja, é você pegar trechos da obra ou aspectos da sua construção formal e explicar como esses elementos confirmariam a sua interpretação.
Aug 27, 2022 8 tweets 2 min read
O índice de leitura dos textos da faculdade caiu drasticamente por causa da popularização do smartphone. Fiz 2 graduações na mesma universidade, mesma área, mesmo público, um prédio do lado do outro, a única diferença sendo antes e depois do smartphone e posso atestar isso aí. Quando fiz Letras (2010 – 2014), as pessoas liam os textos. Você entrava no circular e geral estava lendo texto. Nos corredores, lendo texto. Intervalo: café e texto. Claro que quem trabalhava mais ou farreava mais lia de modo mais precário, ou pela metade. Mas a regra era ler.
Aug 25, 2022 4 tweets 1 min read
Hoje minha mãe se formou como Arquivista pela Uneb. Ela já tinha feito Biblioteconomia antes, na Ufba, e é bibliotecária da prefeitura de Salvador há muitos anos. Ela entrou na faculdade aos 32 anos, depois de ter largado Ciências Sociais para criar a mim e a minha irmã. A família do meu pai é toda da universidade. Minha avó era professora de psicologia da Ufba e meu avô da Unb. Meu bisavó e o irmão dele já eram professores da Ufba (Belas Artes e Medicina). Mas a família da minha mãe não era bem assim, e ela quis isso pra vida dela desde sempre.
May 25, 2022 14 tweets 5 min read
A ideia de cobrar mensalidade na universidade pública é uma ideia burra. Copio aqui uma declaração do ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, sobre o assunto. Agopyan sabe contar (engenheiro) e não é de esquerda (recebeu uma medalha do Exército em 2020)🧵politica.estadao.com.br/noticias/geral… Universidades fazem muito mais do que formar alunos e não vivem de mensalidade. Mensalidades só bancam 10% dos custos de Yale, 17% dos de Cornell e 21% dos de Harvard. Muitas vezes, a mensalidade alta está ali só pra desincentivar a entrada de pobres aosfatos.org/noticias/verif…
May 11, 2022 5 tweets 2 min read
Fiquei sabendo que estão tentando emplacar "femenagem" como contraponto a "homenagem" e "ovulário" em vez de "seminário". Dei um Google nisso e bateu um putz desânimo. É isso, galera. Vamos falar de modo cada vez mais ridículo, intrincado e incompreensível pro resto da sociedade É isso que vai resolver a violência doméstica, a falta de creche, a dupla jornada, o fato de ganharmos 30% a menos e sermos o alvo preferencial das demissões 🍻🤪
May 9, 2022 4 tweets 1 min read
O Twitter precisa ouvir Beto Guedes e entender que 1 + 1 é sempre mais que 2. O problema de casos como o que a Rita... está sofrendo é que — mesmo que pouca gente saia da civilidade —, o efeito de ter milhares de pessoas falando mal de você ao mesmo tempo é enlouquecedor Um grupo contra um indivíduo sempre será uma coisa muito violenta. O ideal seria que, ao perceber que o volume de comentários negativos saiu do razoável, as pessoas parassem de falar no assunto, de preferência até apagassem o que já tinham comentado antes
Apr 25, 2022 12 tweets 3 min read
Força de vontade é um recurso finito, não gaste a sua pra sair do Twitter por princípios. Espere ele completar seu ciclo inevitável e se tornar um fantasma. Aconteceu com o Tumblr, Flickr e Facebook, só pra citar três elefantes brancos que teoricamente continuam existindo🧵 O fim do Twitter é triste pq ele ainda era um suspiro da internet dos blogs: a internet ARTE que operou entre 1999 e 2013 e que tinha como espinha dorsal o feed RSS. Ela nasceu quando o Netscape inventou essa maravilha e morreu quando a Google matou o Google Reader