Porto, Portugal / Billings, MT, USA / Doha, Qatar / Nicaragua / Venezuela / and a few other places
Jun 13 • 9 tweets • 2 min read
Há dias fiz uma thread sobre as origens do punk. Hoje deixo aqui 26 minutos do show dos Ramones em Londres, 1977. Mas, algumas reflexões: o punk nasceu em Londres, e as suas implicações sociais foram muito mais fortes no Reino Unido que na América. Não há discussão.
As conexões musicais a ambos lados do Atlântico são mais curiosas, interessantes e complexas. Os grupos à frente do movimento punk eram britânicos: The Clash/Sex Pistols/The Damned/Buzzcocks. No entanto, não influenciaram bandas americanas, o que só aconteceu a finais da década.
Jun 2 • 31 tweets • 7 min read
Hoje volto a falar de Joe Strummer, particularmente da última fase (e a melhor) da sua carreira a solo. Primeiro, um pouco de contexto: entre 1982 e finais dos anos 90, Strummer teve de atravessar o deserto. É certo que fez coisas interessantes e não andou a dormir.
Foi produtor do álbum "Hell's ditch" dos Pogues, depois substituiu Shane MacGowan a pedido da banda, compôs música para vários filmes e gravou um bom álbum em 1989, "Earthquake weather". O álbum não vendeu muito e a crítica também não ficou entusiasmada.
Aug 4, 2024 • 8 tweets • 3 min read
Para quem nunca ouviu, este é o discurso de Dylan ao aceitar o Nobel da Literatura. Abre uma janela sobre as suas influências, começa com Buddy Holly e Leadbelly, toca em D. Quixote, Ivanhoe, Gulliver e depois fala em grande detalhe sobre os 3 livros que mais o influenciaram.
"Moby Dick"
"A Odisseia"
"All quiet on the Western Front"
Uma digressão fascinante sobre os livros e como influenciaram e apareceram muitas vezes nas suas letras e músicas.
@MiguelR43502938 Eu também não. Aliás, nem a voz nem a ele. Quanto ao Antero, só digo isto: @MiguelR43502938 Uma pessoa pode ser um génio, mas se não tiver princípios não vale nada. Posto isto em claro, posso dizer que AH fez grandes contratações e também contratou fiascos. Como outros, antes e depois dele.
Jul 14, 2021 • 12 tweets • 5 min read
@brunoandrd Admito que por vezes pague o justo pelo pecador. Mas a cartilha existe, os cartilheiros e as avenças também. Vemos, lemos e ouvimos todos os dias o tratamento de cidadão de segunda que é dado ao FC Porto.
@brunoandrd Acabamos de ver uma capa de revista com referência aos casos em investigação relativos à Luís Filipe Vieira e quem aparece na foto? Jorge Nuno Pinto da Costa.
Apr 7, 2021 • 8 tweets • 7 min read
@FrancoB82371705@DiogoDaCosta_@92minut0 (1) Isto é uma história verídica, dos meus tempos de lugar cativo nas Antas, no período imediatamente pré-Pedroto e os 2-3 anos seguintes.
@FrancoB82371705@DiogoDaCosta_@92minut0 (2) Perto do nosso lugar (o meu Pai e eu), sentava-se um indibídio desse estilo, desses que insultava os jogadores, treinador, massagista, apanha-bolas etc. Non stop. Na altura, tinha subido aos seniores o Júlio, considerado uma grande promessa.