Lucas
Afrobrasileiro puro, diz Itamar Assumpção. Psicólogo social, investigador de polícia (19a!), pesquisador-doutorando, professor, modelo, atriz.
Jun 16 20 tweets 4 min read
Tava ali pensando atoa, e por caminhos tortuosos cheguei na memória do dia EXATO em que mudei minhas convicções sobre o aborto.
Não sei se já contei essa história nas interwebs, mas se tiver contado, azar, conto de novo.
Não lembro o ano, mas eu ainda era novo de polícia. + Image + Trabalhava na Homicídios ainda. Na época os rabecões eram vinculados à Divisão (hoje são ligados ao IML), e a cada equipe de detetives de local de crime coincidia uma equipe de rabequeiros. Naquela época, tinha muito polícia antigão nos rabecões: +
Jun 28, 2023 8 tweets 3 min read
Acabo de ouvir uma conversa aqui na firma sobre um professor que jogou o trabalho do aluno no GPT e perguntou se aquele texto tinha sido escrito com a ferramenta.
O Chat disse sim e o professor tirou nota, mandou refazer.
Quem tava contando o caso era o aluno.
+ + Que estava puto, mas não pelo que você imagina: ele de fato tinha jogado o texto, DE SUA AUTORIA, na ferramenta, pra dar uma melhorada. Ele tava puto por acreditar que, ao fazer isso, o Chat tinha incorporado o texto ao banco de dados e, quando o professor foi testar... +
Jun 18, 2022 8 tweets 3 min read
Além dos gestuais que o Dennis aponta muito bem (destaco que a criança branca, livre da marca de Cam, abençoa a avó, ainda "marcada"), há outros elementos simbólicos interessantes nesse quadro de Modesto Brocos. Bora brincar com eles!
+ +1º: e se traçarmos uma linha vertical dividindo a imagem ao meio? Uma separação bem clara: o lado esquerdo, da avó, negro; e o direito, do pai, branco. A linha divide a mãe e o bebê, mas suas cabeças dizem de que lado eles estão de fato (perceba que a linha segue o batente). +
Jun 16, 2022 4 tweets 2 min read
Inclusive, revendo Freakazoid, nunca pulo a abertura e o verso "Freud corta seu cabelo" me deixava encafifado.
Porque o barbeiro não parece com Freud, nem na sua representação mais tradicional, nem com o Freud que aparece DE FATO na abertura ("um bom caso para Freud" é o verso)
+ ImageImage +Mas nunca lembrava de pesquisar, e agora decidi. O verso original diz "Floyd the barber cuts his hair", mas QUEM CARALHOS É Floyd, o barbeiro?
É uma música do Nirvana (que eu não conhecia porque quase não conheço Nirvana), mas isso também não resolve.
QUEM É FLOYD, O BARBEIRO?
+
Jun 16, 2022 4 tweets 2 min read
Estou fazendo 3 coisas por entretenimento: lendo a Liga da Justiça cômica, revendo Freakazoid e vendo Ms. Marvel.
LJ me faz sentir que já deu de super-herói na minha vida. Freakazoid, que eu talvez tenha virado um velho amargurado (mas que ainda pode rir). E Ms. Marvel...
+ + Ms. Marvel tá sendo ÓTIMA. É cedo, mas até aqui a série tem o frescor que os primeiros gibis da personagem tinham, o mesmo ar de renovação com os exatos mesmos ingredientes que já vimos tantas vezes. O que há de novo, esse jenesequá paquistanês e muçulmano é MUITO RICO.
+ Image
Jun 7, 2022 4 tweets 1 min read
ATENÇÃO PSICÓLOGAS CLÍNICAS
Tá rolando um golpe em MG que é o seguinte: começam a chegar mensagens no whats do seu telefone profissional, com gíria de cadeia total, dizendo que você dedurou gente do tráfico, que vc tem um policial se passando por paciente pra sacar o movimento.+ + E que por tanto ele, o autor do áudio, vai cobrar o vacilo, vai invadir seu consultório e tirar a história a limpo. Reitero: É GOLPE.
Só ontem de manhã, 06/06/22, foram registradas 3 ocorrências idênticas, em 3 cidades DIFERENTES.
Numa o estelionatário falou o nome da psi. +
Jun 5, 2022 11 tweets 3 min read
Regina Navarro, psicanalista e escritora famosa, soltou essa platitude (isso é comum). Seria uma postagem completamente perdida se não ajudasse a entrever uma parada que me intriga há tempos, que é a defesa da não-monogamia como panaceia universal que ALGUMAS pessoas fazem.
+ Image + Porque essas pessoas partem de uma noção tosca e pobre de monogamia - que não chega a ser um espantalho, porque existe de fato: a noção de que um relacionamento monogâmico deve ser um relacionamento total.
A melhor amiga, a melhor prosa, o melhor sexo... tudo em uma pessoa só.+
May 31, 2022 18 tweets 4 min read
Deixa eu aproveitar esse lance da Carol Nakamura (revistaquem.globo.com/QUEM-News/noti…) pra trocar uma ideia: trabalhei sete anos na Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida da PCMG, muita gente sabe.
O que pouca gente sabe é o tanto de caso de "desistência de adoção" que pintava lá.
+ + Brasil afora, se registra MUITO desaparecimento de adolescentes. Em geral, são desaparecimentos voluntários, sem indício de crime "ativo" (as aspas são importantes - quero diferenciar da possibilidade de um abandono/negligência).
+
Feb 8, 2022 13 tweets 3 min read
Talvez a demissão do Monark seja o exemplo mais claro do qe se tem chamado de racismo estrutural contra a população negra.
Tudo, absolutamente TUDO o que ele disse sobre antissemitismo e nazismo já foi dito sobre pessoas negras antes, por ele mesmo.
Por que só agora deu em algo?+ + Porque antes ele estava atacando pessoas atacáveis. Pessoas que são COLETIVAMENTE tomadas como sub-pessoas.
É assim que homens negros batem num sujeito negro também até matar ("Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos/ Dando porrada na nuca de malandros pretos").+
Feb 7, 2022 4 tweets 2 min read
Ainda sobre esse lance, porque ele conversa direto com a minha pesquisa de doutorado, sobre a imagem do negro no Brasil.
É impressionante como imagens ligadas à escravidão ainda ecoam, e o impacto que as gravuras de Debret e Rugendas ainda têm.
+ + Ainda outro dia um artista branco encheu uma praça com artes dos dois sobre a violência escravista, de açoites e tal, removendo os açoitadores ("o açoitador é você", sugeria). A Folha (sempre ela), fez o mesmo para ilustrar texto do Narloloch ()+