Médico de família e comunidade, professor, mestre em Saúde Coletiva, defensor do SUS, contribuo no podcast @MedicinaEmDBT. Membro do #TeamHalo @projecthalo.
Aug 16, 2025 • 4 tweets • 1 min read
Sempre que o Programa Mais Médicos é alvo de críticas infundadas, vale lembrar os motivos de sua criação.
Em 2013, a Frente Nacional de Prefeitos entregou um abaixo assinado (Cadê o Médico) ao então e atual Ministro da Saúde @padilhando, assinado por 4600 prefeitos.
+
E o que estava acontecendo?
A pesquisa Demografia Médica de 2013 apontava que apenas 823 municípios, dos mais de 5 mil, tinham densidade superior ≥ 1 médico/1.000 habitante.
A desigualdade na distribuição dos profissionais era gigante entre as regiões.
+
Jun 25, 2023 • 6 tweets • 2 min read
Segundo a Veja:
“Atual secretário de Saúde do Rio de Janeiro, o parlamentar é médico, teve um papel importante no Congresso durante a pandemia e é homem de confiança do presidente da Câmara.”
Tirem suas próprias conclusões sobre o tal Dr. Luizinho e o papel dele na pandemia.
Sim, ele era defensor do “tratamento precoce”.
Oct 27, 2020 • 5 tweets • 1 min read
Tem uma capital do nordeste brasileiro, não vou citar nomes, que utiliza os serviços de uma cooperativa médica para alocar profissionais da atenção primária.
Pois bem, a prefeitura dessa capital realizou concurso públicos com salários baixíssimo
1/5
e, obviamente, isso resultou no não provimento das vagas. Agora, a cooperativa paga um valor líquido quase 4 vezes maior que o do concurso, mas os trabalhadores não tem direito a férias, décimo terceiro, terço de férias e não tem obrigatoriedade de fixação
2/5
Dec 1, 2019 • 7 tweets • 2 min read
como a portaria nº 2.979, de 12/11/19 vai destruir o SUS que conhecemos? segue...
1 - os recursos que antes era repassados para os municípios de acordo com o número de habitantes (PAB fixo) agora terão como base o número de usuários cadastrados;
+
2 - o componente variável dos recursos (PAB variável) agora chamado incentivo para ações estratégicas não incluiu o NASF como um dos programas custeados, ou seja, vai depender de cada município manter o programa, sem os recursos antes repassados;