Repórter de política no @BahiaNoticias. Integrante do podcast Terceiro Turno. Youtuber no @Extracampo_Br. Colaborador do @Podcast45 e do @PodcastAgamenon.
Sep 21, 2022 • 11 tweets • 3 min read
Eu fiquei realmente impressionado com a repercussão da minha mini-thread sobre a origem das comidas tradicionais da Bahia. Não esperava. As quatro que citei (acarajé, abará, caruru e vatapá) têm origem em povos que se concentram num país hoje conhecido como Nigéria.
A Bahia recebeu gente escravizada de muitos pontos da África. Primeiro, houve a vinda de africanos de locais onde hoje estão Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau. Durou pouco. Logo começaram a vir os negros do Congo e principalmente de Angola. O Brasil inteiro tem muito de Angola.
Sep 21, 2022 • 4 tweets • 1 min read
Amanhã, a Metrópole deve publicar a terceira rodada das suas pesquisas Datafolha. Na última, lançada na quarta passada (14), ACM Neto caiu de 54% para 49%, Jerônimo subiu de 16% para 28% e João Roma oscilou de 8% para 7%. O movimento acendeu sinal amarelo para a campanha de Neto.
Alguns detalhes que não exploramos analiticamente antes, porque o Datafolha só divulgou o relatório completo ontem: ACM Neto tinha 40% das intenções de voto entre quem diz que o PT é o partido preferido. Bom pra ele? Não. Ruim. Significa que ele tem chance de perder mais votos.
Sep 18, 2022 • 8 tweets • 8 min read
DE ONDE VIERAM AS COMIDAS DA BAHIA?
1. Acarajé
Oriundo de um prato típico dos povos iorubá e haussá. É servido em tabuleiros nas ruas, mas também em casa, especialmente no café da manhã (!). Para os iorubás, o nome é akará (bola de fogo, em português). Para os haussás, é kosai. 1. Acarajé
Na Nigéria, a massa é feita com feijão fradinho, cebola, pimenta e sal. Curiosamente, ela não é frita no azeite de dendê, mas sim em óleo de cozinha comum.
Iorubás e haussás vieram aos montes para a Bahia nos últimos 100 anos de tráfico escravo.