Maria Carlotto Profile picture
Cientista Social, doutora em sociologia pela USP, professora da Universidade Federal do ABC e militante, porque o momento exige.
Billybacon Profile picture 1 added to My Authors
Nov 26 15 tweets 2 min read
1/ A decisão de ontem do Ministro Alexandre de Moraes, favorável ao pedido do PP e do Republicanos para serem excluídos da multa de R$22,9 milhões, que agora fica só com o PL, não surpreende. 2/ Independentemente das razões jurídicas mais ou menos justificadas (e até acho que são justificadas), politicamente, o efeito é isolar ainda mais os radicais bolsonaristas que que se concentraram no PL, atraindo o PP e o Republicanos para uma ala direita mais tradicional.
Nov 24 25 tweets 5 min read
Acabo de ler, na íntegra, a decisão do Ministro Alexandre de Moraes. É um massacre porque desmonta, ponto por ponto, a solicitação feita pela coligação de Bolsonaro (PL, mas tbm Republicanos e PP, que estão com o fundo eleitoral bloqueado até pagarem multa de R$22,9 mi). Segue: 1/Primeiro, é espantoso q a solicitação original se limitasse não só ao 2o turno (o que já é um absurdo em si), mas também às eleições presidenciais. Ou seja, de todos os votos depositados nas urnas, só os para presidente estariam comprometidos.
Nov 23 8 tweets 2 min read
Quem acompanha a ação coordenada do bolsonarismo no Twiter vai ver que eles têm, hoje, a missão de disseminar uma mensagem padrão, dizendo que defendem a transparência das eleições mesmo que isso custe o mandato de deputados eleitos. Isso tem uma explicação clara + Por dever de ofício, ouço rádios de direita, inclusive evangélicas. O debate na mais antiga rádio gospel de SP ontem estava intenso. Dois deputados eleitos, um estadual e um federal, foram bem claros: apoiam Bolson*, faraó oposição a Lula mas não questionam as eleições.
Nov 23 4 tweets 1 min read
Como eu disse, aqui e em outros espaços, como no @operamundi, todos os movimentos do bolsonarismo radical, neste momento, não é para impedir a posse de Lula,mas para criar condições para uma oposição desestabilizadora que inviabilize o governo e abra caminho para a sua volta Isso inclui esse relatório criminoso (não tem outra palavra) do PL. Eles sabem muito bem que não vai dar em nada, por várias razões, incluindo que não ciste questionar um turno e não outro.
Nov 11 4 tweets 1 min read
O que incomodou o mercado ontem não foi Lula criticar a intransigência das políticas fiscais. Ele passou a campanha toda fazendo isso. Também não foi o desprezo pela responsabilidade fiscal. No mesmo discurso,ele lembrou seu compromisso com isso. O que incomodou mesmo foi que... ... ele explicitou a crueldade de muitas dessas políticas e, com isso, partiu para batalha ideológica que esse setor tanto teme. Não só ao chorar falando do retrocesso que a austeridade produziu, mas principalmente ao se perguntar pq alguns precisam sofrer em nome desse princípio
Oct 23 9 tweets 2 min read
Uma aluna de iniciação científica montou uma base de dados com todos os tweets Haddad e Bolson* 12 meses antes da eleição de 2018. Com base nesse material, analisei o padrão de interação de Bolson* considerando especialmente citações. Sabe o que eu concluí? Que se tratava de uma interação essencialmente masculina. Considerando só os perfis individuais, quase 90% dos citados eram homens. As mulheres citadas eram, na maioria das vezes, adversárias.
Oct 21 11 tweets 2 min read
Duas coisas chamam a atenção de quem já mexeu com técnica de análise conteúdo e de discurso na comparação da participação de Lula no Flow e de Bolson*** no Inteligência limitada (sic): 1/os comentários na live do Bolso*** têm todos praticamente a mesma semântica e, às vezes, a mesma estrutura discursiva: simulam eleitores indecisos, que se abstiveram, votaram branco ou nulo, ou mesmo em Lula e que, depois de pesquisar ou se informar, mudou de voto.